Acho que ninguem sabe a fauna desta terriola onde estou nos confins do mundoAllistor Escreveu:Se calhar o melhor é procurares que espécies de répteis existem na tua zona e assim descobrir precisamente a espécieozcZ Escreveu:Pois não tenho a certeza de que lagartixa se trata... Ajudem.
DOCUMENTÁRIO FOTOGRÁFICO
Moderador: mcerqueira
A cauda e a coloração dos Psammodromus não engana. Para mim parece um macho Podarcis hispânica (caso o nome ciênt n tenha mudado). Com foto da face ventral é mais fácil. As fêmeas têm linhas mais marcadas e menos pontos.
Tb não tem muito q enganar, pequenos lacertídeos são só 4 (e 2 são muito localizados). 3 médios e 2 lagartos. A menos que existam outras actualizações que eu já não acompanho.
Já reparei que o pessoal não liga muito às espécies nacionais, o que é pena.
Tb não tem muito q enganar, pequenos lacertídeos são só 4 (e 2 são muito localizados). 3 médios e 2 lagartos. A menos que existam outras actualizações que eu já não acompanho.
Tens toda a razão, foi por isso que criei este topico, porque muita gente acha que em portugal nao temos repteis bonitos, e ate este pequeno lagarto e lindissimo. Nota se que Somos um povo muito patriota e nacionalistaApalone Escreveu:
Até nem é bem isso, é que aprende-se muito mais tendo os animais e esses felizmente estão protegidos. Mas há 20 anos atrás se queria ter repteis e anfíbios tinha de os ir apanhar. Bastava sair de Benfica até às obras abandonadas na Damaia (aquilo era um supermercado de bicharada) e não havia lei nenhuma a proibir nem informação a sensibilizar.ozcZ Escreveu:Nota se que Somos um povo muito patriota e nacionalista
É uma forma de expressão, devido à variedade num só sitio. Nos fundos alagados das obras abandonadas existiam anfíbios tipo tritões, pleurodelos, girinos e depois nas zonas tipo pedreiras as serpentes eram muitas (4 ou 5 espécies pelo menos). Isto em meados dos anos 80 para miúdos era como se fosse campo, hoje tudo desapareceu, é só prédios e estradas.ozcZ Escreveu:Supermercado da bicharada como assim? Agora fiquei curioso. Como nao sou dai nao sei do que se trata.