Treino e comandos?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

TiagoVP
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 1:32 pm

sábado ago 21, 2010 12:20 pm

Alguem me sabe dizer se há uma lista de comandos defenida que seja de mais fácil compreensão para o Cão?

Pode um comando ter mais que uma palavra?
por ex:"vai buscar" ou "vai para a cama"

Obrigado
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

sábado ago 21, 2010 3:28 pm

Há. Mas pode inventar os seus próprios comandos, pode usar os comandos em outra língua (conheço pessoas que gostam de dar ordens ao cão em alemão por exemplo), pode usar um clicker, pode assobiar, estalar os dedos ou gesticular. Desde que o cão entenda o que quer dele, desde que os comandos sejam sempre mesmos para não confundir o cão, pode ligar a sua imaginação. E sim, os comandos podem ter mais que uma palavra.
joanaduarte
Membro
Registado: quarta fev 17, 2010 2:14 pm

sábado ago 21, 2010 3:33 pm

Existem varias "listas" de comandos. Há quem use portugues outros o alemão ou o frances, etc mas pode sem problema adoptar uma "lista" sua desde que respeite algumas regras: Uma ordem deve ser uma só palavra. Em vez de "vai buscar" diga só "busca". E tente dize-lo sempre com a mesma entoação e velocidade (pode mudar o volume) Por ex "buuuusca" não é igual a um curto e seco "busca"

Deve também evitar ter ordens muito semelhantes entre si ou ao nome do cão.

Cumps e bons treinos
Wilma
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 8:23 pm

sábado ago 21, 2010 8:08 pm

Olá muito boa noite!!

:arrow: Como já foi dito, tente dar sempre a mesma entoação à ordem :)

:arrow: Tente encurtar o máximo possível a ordem, como por exemplo: 'busca', 'cama', 'senta', 'deita', 'dá a pata', 'a outra', 'ao lado', 'upa', etc etc etc...

:arrow: Se conseguir ligar a linguagem corporal à linguagem propriamente dita, melhor!!!

:arrow: Muitos mimos e guloseimas são a melhor recompensa :p

:arrow: O treino é uma excelente forma de comunicação com o seu amiguinho de 4patas: é uma forma de lhe dar atenção, de brincar com ele e de lhe mostrar quem manda, tudo ao mesmo tempo!!

Espero ter ajudado...

Os melhores cumprimentos e lambidelas do Rudy
"Não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais, como os homens, demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento. " (Charles Darwin)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

domingo ago 22, 2010 11:46 pm

sobaka Escreveu:Há. Mas pode inventar os seus próprios comandos, pode usar os comandos em outra língua (conheço pessoas que gostam de dar ordens ao cão em alemão por exemplo), pode usar um clicker, pode assobiar, estalar os dedos ou gesticular. Desde que o cão entenda o que quer dele, desde que os comandos sejam sempre mesmos para não confundir o cão, pode ligar a sua imaginação. E sim, os comandos podem ter mais que uma palavra.
Olá,

Atenção o clicker não faz o som para que seja usado como ordem, o som do clicker serve de marcador para comunicar com o cão que ele fez o que nós queriamos que ele fizesse, e com ajuda desse marcador associamos uma palavra ao movimento que o cão faz de forma a ser ensinado o "comando".

Em relação aos comandos pode usar os que quiser, é o menos importante... o mais importante é que sejam ensinados de forma clara ao cão e que tenham o significado correcto e preciso.
<p><strong><a href="http://www.bomcaopanheiro.blogspot.com">www.bomcaopanheiro.blogspot.com</a></strong>&nbsp;</p>
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

domingo ago 22, 2010 11:51 pm

doglover80 Escreveu:
Atenção o clicker não faz o som para que seja usado como ordem, o som do clicker serve de marcador para comunicar com o cão que ele fez o que nós queriamos que ele fizesse, e com ajuda desse marcador associamos uma palavra ao movimento que o cão faz de forma a ser ensinado o "comando".

Em relação aos comandos pode usar os que quiser, é o menos importante... o mais importante é que sejam ensinados de forma clara ao cão e que tenham o significado correcto e preciso.
Obrigada. Parece que eu fazia ideia errada do clicker-treino :oops: Tenho que me informar melhor.
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

segunda ago 23, 2010 2:25 pm

por aqui a linguagem gestual funciona muito bem ( ela não é surda mas por vezes faz-se :lol: )

chamo sempre primeiro pelo nome para prender a atenção... depois o comando.
vale a pena investir neste tipo de comando, quem tiver miudos pequenos a dormir durante o dia, ou simplesmente precise de silencio para trabalhar e não queira grandes alaridos em casa... é optimo.
resulta.

bons treinos.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda ago 23, 2010 2:34 pm

Eu farto-me de falar com o meu mas as palavras que ele percebe melhor são comidinha, banhinho, ossinho, toma e rua. :lol:

Também conhece os seguintes comandos básicos:
- AQUI
- STOP
- JUNTO
- UPA
- PATA
E à noite o VAI-TE DEITAR, que é para ele ir para a cama dele.
Confunde o SENTA com o DEITA e não percebe o LARGA, é uma tourada para lhe tirar o churro ou o brinquedo da boca porque o que ele quer fazer é cabo de guerra.

Importante num DA que se senta em todo o lado, o TIRA DAÍ A ***. :lol:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

enolamai
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 4:06 pm

:lol:

eu digo: ei minha... DESALAPA-TE!!

e ela desalapa-se!!
zeca2
Membro Veterano
Registado: quinta nov 26, 2009 4:02 pm

segunda ago 23, 2010 7:35 pm

não percebe o LARGA, é uma tourada para lhe tirar o churro ou o brinquedo da boca porque o que ele quer fazer é cabo de guerra.
Utilize dois churros/bolas. Quando largar um recopense imediatamente com o outro.
dolphy
Membro
Registado: sexta out 23, 2009 10:46 am

terça ago 24, 2010 9:08 am

Por acaso, no inicio, também tinha dificuldade em que ela percebesse SENTA ou DEITA. Então passei a usar DEITAR em vez de DEITA e resulta.
CSofiaMelo
Membro
Registado: sexta nov 27, 2009 2:06 pm

terça ago 24, 2010 9:31 am

A minha também gosta de se fazer de surda... Por vezes é preciso voz de sargento para por a rapariga na ordem 8)
enolamai
Membro Veterano

terça ago 24, 2010 11:21 am

:D esta cachorrada reza toda pela mesma cartilha!!!

CSofiaMelo Escreveu:A minha também gosta de se fazer de surda... Por vezes é preciso voz de sargento para por a rapariga na ordem 8)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 24, 2010 12:56 pm

zeca2 Escreveu:
não percebe o LARGA, é uma tourada para lhe tirar o churro ou o brinquedo da boca porque o que ele quer fazer é cabo de guerra.
Utilize dois churros/bolas. Quando largar um recopense imediatamente com o outro.
Já experimentei a técnica, mas acabo sempre de ter de lhe abrir a boca para retirar o objecto. Obrigada.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

terça ago 24, 2010 1:33 pm

dinodane Escreveu:
zeca2 Escreveu:
Já experimentei a técnica, mas acabo sempre de ter de lhe abrir a boca para retirar o objecto. Obrigada.
tia dinó, usas um macaco dos carros né? looool
Responder

Voltar para “Cães”