Pequenas ajudas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos aquáticos
Pistas
Membro Júnior
Registado: sábado set 26, 2009 1:02 pm

segunda ago 23, 2010 4:49 pm

Boas,

Eu penso que já abri um tópico aqui no forum para me serem esclarecidas várias dúvidas mas por outros assuntos nunca mais me lembrei de ver. Tive à procura do tópico mas não encontrei.

Bem, eu à algum tempo tive um aquário de água fria mas não me dei muito bem pois comprei um caracol que me matou os peixes todos :D

E agora queria começar mas com cabeça para que fique bem feito. Tenho algumas dúvidas que queria ver esclarecidas.

- Eu tenho um aquário de 40litros, quantos peixes +/- poderei por no aquário?

- Que tipos de peixes acham mais adequados para um aquário deste tipo?

- Como e com o quê eu poderei decorar o aquário?

- Deverei colocar iluminação no mesmo?!

- Qual será o melhor? Plantas artificiais ou vivas?

- Estava a pensar em colocar mais plantas de peixes. Quais serão só peixes que se dão melhor entre as plantas?

Espero que me respondam e dêem a vossa opinião e desde já peço desculpa pela minha ignorância nesta área.

Bom começo de semana.

Sem Mais,
Pistas
duda56
Membro Veterano
Registado: quarta fev 24, 2010 1:56 pm

segunda ago 23, 2010 5:29 pm

bem vindo
se esta a pensar em aquario de de agua doce fria esqueça nesse aquario e muito pequeno aconselhava a agua doce tropical e a mesma coisa so que se tem um pouco de mais cuidados como por exemplo a temperatura. filtros. ph.
nesse aquario podia arranjar aquecedortermostato, filtro ,ai podia por uns peixes de cardume que ficava muito dem como por exemplo tetras neon . ou outro tipo de tetra, danio zebra ,e colocava um limpa fundos ou uns camaroes e ficava bem
Pistas
Membro Júnior

segunda ago 23, 2010 5:43 pm

Os cuidados nao interessa tenho paciencia para isso :D

E em relação as plantas?! Poderei por plantas vivas na agua doce tropical? E a agua pode ser da torneira controlando o pH? Como se procede a agua tropical?!

peço desculpa pelo incomodo.

Obrigado :D
duda56
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 7:03 pm

boas
sim pode colocar plantas naturais no aqua entre elas as mais resistentes sao anubias,elodeas ,musgo de java etc.a agua e da torneira mas tens de ser tratada com um produto anti cloro,tambem deve comprar um produto que contem logo as bacteries beneficas que fazem o ciclo do azoto-ja tem filtro e termostato
duda56
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 7:04 pm

boas
sim pode colocar plantas naturais no aqua entre elas as mais resistentes sao anubias,elodeas ,musgo de java etc.a agua e da torneira mas tens de ser tratada com um produto anti cloro,tambem deve comprar um produto que contem logo as bacteries beneficas que fazem o ciclo do azoto-ja tem filtro e termostato
Pistas
Membro Júnior

segunda ago 23, 2010 7:16 pm

Peço desculpa pelo incomodo mas não perebi muito bem o que foi escrito por si.
ambem deve comprar um produto que contem logo as bacteries beneficas que fazem o ciclo do azoto-ja tem filtro e termostato
desde já agradeço a ajuda
duda56
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 7:26 pm

boas estou lhe a perguntar se ja tem termostato e filtro , ? se ja tem tambem de comprar um produto que introduz bacterias que transforma os dejectos dos peixes em substancias nao toxicas, diga me o material que ja tem assim poderei dizer o que falta :wink:
Pistas
Membro Júnior

segunda ago 23, 2010 7:33 pm

duda56 Escreveu:boas estou lhe a perguntar se ja tem termostato e filtro , ? se ja tem tambem de comprar um produto que introduz bacterias que transforma os dejectos dos peixes em substancias nao toxicas, diga me o material que ja tem assim poderei dizer o que falta :wink:
Eu tenho apenas o filtro e o aquário. não me pergunte os modelos pois não sei. O aquario tá quase novo tive peixes durante 3/4 meses e arrumei-o.

Pelo que vi falta-me o aquecedor e o termometro. E esses tal produtos de que falta.
duda56
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 7:42 pm

o aquecedor ja vem com termostato,falta lhe termometro tem luz o aquario
duda56
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 7:43 pm

o aquecedor ja vem com termostato,falta lhe termometro tem luz o aquario
Pistas
Membro Júnior

segunda ago 23, 2010 7:45 pm

duda56 Escreveu:o aquecedor ja vem com termostato,falta lhe termometro tem luz o aquario
Não tem luz. Essa era outra das minhas dúvidas será que posso comprar uma tampa com luz prar o aquario, comprando á parte. ou existe outra maneira de por luz no aquario?
duda56
Membro Veterano

segunda ago 23, 2010 9:50 pm

pois se encontrar a vendda dessas medidas com luz era optimo mas parece me dificil se nao tera de construir a sua propria tampa :wink:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça ago 24, 2010 2:26 pm

Olá pistas.

Por partes:
Eu tenho um aquário de 40litros, quantos peixes +/- poderei por no aquário?
De água fria nenhum. Espécies tropicais pode ter vários. A regra é de um cm de peixe para um litro de água se estivermos a falar de peixes que não atingem mais de 6 cm em adulto como por exemplo espécies de cardume como as diversas espécies de tetras. Se estivermos a falar de peixes que atingem grandes tamanhos em adulto como os escalares, tubarão bala e martelo, plecostomos, bótias palhaço, etc essa regra já não se aplica.
40 litros é um volume de água não muito grande para o hobby mas pode manter um bonito cardume de néons, arlequins, dânios zebra (são exemplos, há imensas espécies) de uns 10 indíviduos ou ainda optar pelos víviparos como os guppy mantendo um macho com 3 fêmeas que se irão reproduzir livremente no aqua.
Que tipos de peixes acham mais adequados para um aquário deste tipo?
Já respondido acima, pequenos peixes de cardume de água tropical. Parto do princípio de que o aqua está equipado com um filtro capaz, isso é essencial tanto para água fria como tropical. Só terá que comprar um aquecedor com termostato adequado à litragem do aquário.
- Deverei colocar iluminação no mesmo?!
Sim. Existem calhas á venda nas lojas da especialidade, leve a medida do aquário. A luz serve para simular o ciclo dia noite e é essencial para as plantas. Nunca colocar o aquário num sítio onde incida o sol.
- Qual será o melhor? Plantas artificiais ou vivas?
As plantas são uma parte importante do habitat. Para além de oxigenarem a água e ajudarem a degradar os detritos dos peixes, servem como locais de esconderijo e descanso dos animais. Existem muitas plantas f´+aceis de cuidar que pouco mais exigem que serem enterradas no areão e serem podadas, como as anúbias, elódeas, cabombas, valisnérias.
Estava a pensar em colocar mais plantas de peixes. Quais serão só peixes que se dão melhor entre as plantas?
Todos os que já referi.
E a agua pode ser da torneira controlando o pH? Como se procede a agua tropical?!
é a mesma coisa que num aquário de água fria. Tem sempre de deixar a água repousar paara dissipar o cloro da rede pública ou tratá-la com um produto próprio para o efeito. O pH da água da torneira raramente é extremo ao ponto de não ser adequado à maioria das espécies de peixes de aquários comunitários. O que distingue a água tropical é a sua temperatura, 24 a 26º são as temperaturas adequadas.
não perebi muito bem o que foi escrito por si.
Leia este tópico por favor: http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=52151
Um aquário tem de passar pelo ciclo do azoto antes de introduzir os peixes. Só então está preparado para processar os dejectos dos peixes. Existem produtos, colónias de bactérias nitrificantes, que aceleram esse processo.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Pistas
Membro Júnior

quinta ago 26, 2010 8:50 pm

Peço desculpa pelo atraso na resposta e agradeço pelo tempo desperdiçado comigo e com as minhas dúvidas.

Já tive a ler muitas coisas e já estou informado sobre o ciclo do azoto.

Uma pequena actualização o aquário tem cerca de 22L brutos, sim é pouco mas por agora para inicio chega. Sei que para começar devíamos começar com um aquário maior mas tinha este guardado e vamos ver no que dá este hobby.

Eu já estive a visitar várias lojas de animais e já me estive a informar e vou esperar pelo inicio do mês para ver o que e que vem em novos carregamentos, em termos de aquecedor e plantas. A minha ideia para a aquário era fazer tipo um relvado á frente e por trás plantas altas. Fiz um pequeno desenho de como queria as coisas.

Imagem

Para o "relvado" pensei em musgo de java mas já li que dão problemas e tambem seria bom um Taxiphyllum barbieri mas sei que este último será mais dificil de encontrar à venda em qualquer estacionamento.

Já me estive a informar e sei que aconselham colocar uma placa de esferovite por baixo, será que isso favorece nalguma coisa o aquário e/ou as seres vivos?
filipe95
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2008 9:06 pm

quinta ago 26, 2010 10:07 pm

Nao querendo desanimar, eu acho esse aquario muito pequeno para o que quer que seja, o que quero disser é que da muito mais trabalho de manutençao e acaba por ser frustante porque nunca fica como se quer...
E se guarda-se umas massas para comprar um aquario com uns 60 litros que ja nao é mau,ja com caixa para tudo o que é material filtrante e motores para movimentar a agua, tampa com calhas para luz.
Ja vi que esta com uma ideia interesante, mas pense bem antes de fazer uma coisa que se possa arrepender :wink:
<p>Cumprimentos, Filipe Jorge</p>
Responder

Voltar para “Peixes”