Dúvida!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta nov 05, 2003 10:54 am

Olá a todos!! ;)

Como sabem eu tenho uma cadelinha muito pequena que é a Meggy. No sábado fui buscar outra, de seu nome Luna, que é uma schnauzer com 6 semanas. As duas dão-se lindamente, sendo muitas vezes a Meggy a ir buscar a Luna para a brincadeira! A Meggy é muito paciente, meiga e protectora com a Luna. O que se passa desde ontem é o seguinte, a Meggy, agora com nove meses, anda sempre a "montar" a Luna!!! :o Sendo agora maior do que a Luna, quando esta crescer vai ser do dobro do tamanho da Meggy. A minha dúvida é a seguinte. Esta atitude da Meggy é para mostrar de certa forma quem manda? Ou seja, a Meggy quer submeter a Luna ou faz isto porque a Luna é pequena? É que quando a Luna crescer e ficar bem maior do que a Meggy não sei como vai ser!!! :roll:

Gostava que me dessem as vossas opiniões.

Desde já obrigada!! ;)
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta nov 05, 2003 10:57 am

É uma situação perfeitamente normal, a Meggy está a dizer á Luna que quem manda é ela (por enquanto ;) ).

No fundo estão a definir a hierarquia entre elas.

Só é necessário tomar atenção caso haja uma briga violenta entre elas.

Eu tenho duas cadelas que vivem juntas á casa 1 ano e ainda hoje a mais velha monta a mais nova e de vez em quando existem brigas menores, principalmente na altura de comer.
;)
isabelpo
Membro Veterano
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quarta nov 05, 2003 11:06 am

Olá Baixo!!!

Pois é, mas para já a Luna é pequenina e já se chateia muitas vezes com a Meggy por causa disso!! A Meggy até quando a pequenina está a dormir...zás, lá vai mais montadela!!! :o A Luna fica aborrecida e rosna bastante à Meggy! A Luna além de maior vai ser muito mais robusta, pesada e vai ter muito mais força do que a Meggy que é uma finguelinhas com apenas três kilos. E depois como vai ser?
bbaixo
Membro Veterano
Registado: quinta jul 03, 2003 10:59 am

quarta nov 05, 2003 11:10 am

Isabel,

No meu caso eu não tenho problemas de tamanho entre as minhas cadelas, ambas tem aprox. 25 kg.

Agora no teu, penso que também não haverá problema porque a certo momento elas irão decidir quem manda lá casa, só é necessário alguma atenção caso elas tenham um briga, mas se for uma briga ligeira, mais vale não intervir e deixar elas mesmo resolver o problema.

Mas esperemos que outro forista dê a sua opinião.
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

quarta nov 05, 2003 11:18 am

Olá,
Essa atitude é de facto para mostrar quem manda.
Quando a Luna crescer pode acontecer uma de duas coisas.
- A Luna aceita de bom grado a dominância da meggy, mesmo que esta já não a monte ;). Se a Meggy fizer bem os trabalhos de casa agora, como parece, vai estabelecer a dominância desde cedo e mais tarde já não precisa de fazer mais nada além de uns rosnaditos, e umas demonstrações de poder ( eu como primeiro, o brinquedo é meu, a dona é minha, etc.).
- A Luna cresce, torna-se maior que a meggy e decide tomar conta do pedaço. Aqui poderá ou não ter problemas. Se a meggy se conformar a coisa resolve-se e passa a Luna a mandar, se a meggy não quiser aceitar podem haver mazelas fisicas.
Já agora aproveito para contar o que se passa lá em minha casa. A Mara é uma cadela muito dócil e submissa. Quando chegaram as cadelas da Andrea (Sasha e Misha) a Mara não mostrou qualquer agressividade para com elas, mas as refilonas da cadelitas ( uma pinscher e uma mestiça de Pinscher e Chihuahua) desde cedo quiseram mandar (sobretudo a Misha). Ela foi ganhando confiança e tornou-se cada vez mais atrevida, até que chegou a um ponto em que às vezes quase a mordia a Mara para impor 'respeito'. Pois bem....ontem, quando a Misha fazia um "GGGRRR"" saltando ao pescoço da Mara, esta decidiu mandar-lhe uma patada e depois colocou-se por cima dela rosnando ( mas sem morder). A Misha desatou a ganir e depois fugiu. Passado algum tempo, estavam as duas a brincar que nem cachorrinhas ( o que nunca tinha acontecido)!!!! Em resumo, a Mara decidiu dar um 'já chega' à Misha. Como ainda não se tinha apercebido que a Mara é umas 11 vezes maior que ela ;), agora que o percebeu, a Misha mudou a sua politica de guerra e decidiu agir pela 'via diplomática' e criar amizades com a Mara.

Abraços
Paulo C.
susanasaraiva
Membro Veterano
Registado: quinta abr 24, 2003 11:03 am
Localização: Juma;Shiva;Biggy;passaros e agora um porquinho da India
Contacto:

quarta nov 05, 2003 11:37 am

bbaixo Escreveu: É uma situação perfeitamente normal, a Meggy está a dizer á Luna que quem manda é ela (por enquanto ;) ).

Só é necessário tomar atenção caso haja uma briga violenta entre elas.

Eu tenho duas cadelas que vivem juntas á casa 1 ano e ainda hoje a mais velha monta a mais nova e de vez em quando existem brigas menores, principalmente na altura de comer.
;)
O que me aconteceu foi precisamente o contrário, a mais nova é que montava na mais velha, e nesta altura ainda acontece, uma tem agora 8 meses e a outra 4. Mas á parte disso elas não brigam, por enquanto :roll:
isabelpo
Membro Veterano

quarta nov 05, 2003 12:52 pm

Ufffff!!

Começo a ficar mais descansada! Mas o problema das brigas, se forem um pouco mais "feias", como se resolve? Acham que elas podem brigar já, ou só quando a Luna for mais crescidinha?

O que me descansa é que a diferença entre a Meggy e a Luna, mesmo assim, não vai ser tão grande como a da Mara e da Misha...o que já não é mau! ;)

Uma coisa que me esqueci de contar é o seguinte. A casota delas é em esponja, muito fofinha e maleável, mas tem mesmo a forma de uma casota normal! No fim de semana, portanto mal a Luna chegou a casa, mostrei-lhe o sítio para dormir e ela logo percebeu, passado um bocado entra na casota e tira uma soneca! Qual não é o meu espanto quando olho e vejo a D. Meggy muito deitada em cima do "telhado" da casota. A casota como é mole abateu toda em cima da Luna que estava lá dentro. Fiquei aflita e tirei a Luna, mas claro que estava tudo bem. Agora tirei o tecto da casota para não voltar a acontecer! Esta atitude da Meggy também já era uma forma subtil de ela mostrar quem manda lá em casa (depois de mim...claro! :lol: )???
shelyra
Membro
Registado: quarta jan 29, 2003 3:54 pm

quinta nov 06, 2003 2:00 am

[quote=bbaixo]
É uma situação perfeitamente normal, a Meggy está a dizer á Luna que quem manda é ela (por enquanto ;) ).

[/quote]

Até aqui eu também entendo...até porque tenho uma cadelinha nova em casa e isso está a suceder...

Mas e qual é o significado de a Duna (cadela mais antiga cá em casa) "montar" toalhas, cobertores e afins?? :o

Causa-me algum embaraço, de vez em quando :oops: :roll:

:p
isabelpo
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 12:51 pm

Olá a todos!!

Fui buscar de novo este tópico uma vez que as coisas lá por casa andam um pouco mais acesas! Isto é assim, a Meggy continua a montar a Luna, mas só quando a apanha distraída. Entretanto a Luna vira-se à Meggy com uma fúria que me preocupa! Ela rosna com uma vontade tal que até assusta! A pobre da Meggy, que é muito meiga e um pouco assustadiça, foge dela com aquelas orelhitas todas para trás! Será que se está agora a dar o contrario e a Luna quer impor-se como "chefe"? Quando é que a briga entre elas pode ser tão grave que seja necessária a minha intervenção! Até onde as deixo ir?
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 12:58 pm

Dado o tamanho das duas não haverá grande perigo para a integridade física delas, quando muito umas pequenas medalhas de combate... como dizem os espanhois "o sangue não chegará ao rio"...
Interfira o menos possível e deixe-as resolver quem é que manda. Interferir pode atrasar o esclarecimento da situação e só vai provocar mais confrontos.

Cumprimentos

José Carlos
isabelpo
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 1:02 pm

Olá José Carlos!!!

Por agora pode não me preocupar muito, mas a Luna é mais robusta do que a Meggy, tem muito mais força quando morde e quando crescer (o que acontece de dia para dia) vai ser bem maior do que a Meggy! A minha preocupação é que a Luna está a ficar grande mas um pouco "agressiva" (esta palavra é um bocado forte, mas não encontro outra) para a Meggy!
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 3:42 pm

´Mais uma razão para você as deixar resolver o problema enquanto a Luna não é muito grande (Schnauzer gigante?)
FAbarm
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 3:56 pm

sexta nov 14, 2003 5:58 pm

Mas uma cachorra com 6 semanas não devia ainda estar com a mãe?

Cump

Tiago
A forma é a imagem plástica da função
isabelpo
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 6:05 pm

FAbarm Escreveu: Mas uma cachorra com 6 semanas não devia ainda estar com a mãe?

Cump

Tiago
Devia!! Claro que sim, se a mãe não tivesse morrido era lá que estava! Entretanto ela vai fazer 8 semanas!

José Carlos, não é uma schnauzer gigante, mas ao lado dos três kilinhos da Meggy qualquer cão é gigante!!! :lol:
Responder

Voltar para “Cães”