cao de guarda

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda ago 23, 2010 9:03 pm

Rafaelmelo Escreveu:Fila de s.miguel a mim não me da assim tanto receio. O cao tem que dar receio ao ladrao para este nem sequer entrar. Porque se ele entrar já é muito mau.
Peço desculpa por me meter na sua discussão mas tenho um amigo meu que vive nos USA, numa quinta no meio de nada, ele tem um casal de filas de s.miguel, encomendou de propósito de Portugal. São exelêntes guardas e têm ambos o ar bastante ameaçador, os raros vizinhos têm tanto medo deles que nem se aproximam da quinta do meu amigo.
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda ago 23, 2010 9:19 pm

E estão a ser usados na força aérea portuguesa!
Tem a vantagem de não serem muito grandes, não é um mastim, mas são muito ágeis e são duros de roer ou não fosse um cão que lida com bois e vacas!
O comer coisas envenenadas pode ser evitado com treino próprio.
Nunca lidei com esta raça, vi muitos só que não é cão que dê muita vontade de ir ver de perto, pelo menos no pasto! Mas quem os tem confia plenamente neles. Devia-se valorizar as nossas raças.
Um cão nunca é só para guarda, tem de haver um laço entre ele e os donos, mas há animais que são de trabalho e é na funcionalidade para que foram apurados que se sentem bem, na cidade as pessoas esquecem-se disso, mas os cães de trabalho bem tratados são animais equilibrado.

Eu tive cães de guarda que só se queriam ver na rua, por muito que os metese em casa, a cada barulho iam disparados.
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

segunda ago 23, 2010 9:29 pm

moslie Escreveu:E estão a ser usados na força aérea portuguesa!
Tem a vantagem de não serem muito grandes, não é um mastim, mas são muito ágeis e são duros de roer ou não fosse um cão que lida com bois e vacas!
O comer coisas envenenadas pode ser evitado com treino próprio.
Nunca lidei com esta raça, vi muitos só que não é cão que dê muita vontade de ir ver de perto, pelo menos no pasto! Mas quem os tem confia plenamente neles. Devia-se valorizar as nossas raças.
Um cão nunca é só para guarda, tem de haver um laço entre ele e os donos, mas há animais que são de trabalho e é na funcionalidade para que foram apurados que se sentem bem, na cidade as pessoas esquecem-se disso, mas os cães de trabalho bem tratados são animais equilibrado.
Eu tive cães de guarda que só se queriam ver na rua, por muito que os metese em casa, a cada barulho iam disparados.

concordo... e não , nas cidades acho que ninguem se esquece disso... até porque nas cidades tambem existem zonas suburbanas onde as pessoas vivem com tanto ou mais espaço exterior do que em muitas zonas rurais. cada caso é um caso.

pessoalmente gosto do conceito de doggy door, em que o animal tem acesso à casa e ao exterior (jardim ou pátio ) ao seu ritmo e segundo os seus apetites. parece-me bem.
sobaka
Membro Veterano
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

segunda ago 23, 2010 9:29 pm

É verdade, alguns cães que foram criados para o trabalho quando não têm nada para fazer sofrem bastante, tornam-se destrutivos ou até enloquecem.

Eu pessoalmente também não lidei com os filas de s.miguel mas o tal amigo diz que são cães maravilhosos.
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

terça ago 24, 2010 12:25 am

sobaka Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Fila de s.miguel a mim não me da assim tanto receio. O cao tem que dar receio ao ladrao para este nem sequer entrar. Porque se ele entrar já é muito mau.
Peço desculpa por me meter na sua discussão mas tenho um amigo meu que vive nos USA, numa quinta no meio de nada, ele tem um casal de filas de s.miguel, encomendou de propósito de Portugal. São exelêntes guardas e têm ambos o ar bastante ameaçador, os raros vizinhos têm tanto medo deles que nem se aproximam da quinta do meu amigo.
Tudo bem, não é preciso pedir desculpa :D
Secalhar é por não conhecer a raça, mas sabado e domingo vi muitos(pela primeira vez ate) mas não me meteram aquele receio, aquele respeito como me metem alguns. Eles parecem-me é muito hienas, com as orelhas cortadas, parecem mesmo.
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta ago 25, 2010 11:52 am

moslie Escreveu:Segundo indicações da policia, entre assaltar uma casa com cão e uma sem cão, os assaltantes optam sempre pelas que só tem sistema de alarme...tirem daqui as vossas conclusões.
Um cão é sempre um elemento muito dissuasor. Vão lá pôr alarmes em quintas grandes, no meio do nada! E vão lá entrar na casa dos meus ex-vizinhos com pastores alemães que não sabem o que é uma trela ou uma coleira, e patrulham aquilo tudo como uma alcateia de lobos! São muito seguros com os donos, quando é preciso, recolhem-se no canil.Foram adquiridos crias. Por vezes fica um em casa e os outros na rua. Para mim é o ideal.
Exactamente como os meus excepcionando que andam sempre de coleira e conhecem a trela. Na nossa presença, qualquer pessoa pode estar à vontade; qualquer criança ou adolescente jovem pode brincar e agarrar os cães. Já com adultos (ou adolescentes espigadotes) brincam e toleram festas mas se são agarrados dão um rosnido ou arreganham o dente.
A maior parte dos cães de guarda aqui da zona são cães da serra da estrela. Depois há também bastantes dober e rott. E depois, PA. Todos eles deixam entrar as pessoas à vontade na presença dos donos, mas como cães de guarda, não foram habituados a conviver com pessoas estranhas. Não estou a ver nenhum destes cães serem fácilmente adoptados. Incluindo os meus. Não estou a dizer que não seja possível! Mas iria exigir bastante tempo e ajuda especializada, concerteza.

Para quem referiu que o cão devia estar/dormir em casa, não se esqueçam que em ambiente rural, os valores a guardar (máquinas, alfaias, colheitas, animais, ...), não estão própriamente dentro de casa.

Por observação, notei que os cães de Grupo II, quase não precisam de ser treinados para não comerem nada que não esteja dentro das malgas deles. Já os PA são outra história! Alguém me confirma se é mesmo assim?
Maria João
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quarta ago 25, 2010 12:10 pm

Enolamai, talvez a palavra irresponsabilidade usada por mim tenha sido um bocado forte demais, mas não é de todo fácil adoptar um cão de guarda adulto que é o que transparece da sua 1ª intervenção. E não esteja a confundir um cão de guarda com um cão de defesa pessoal. Um cão destinado a guardar bens tem que ter um forte sentido de territoriedade e para isso não pode estar habituado a conviver com pessoas estranhas. Aliás, não é que conheça muitos canis municipais mas nunca vi um cão com forte sentido do seu território estar disponível para adopção. Mesmo cães de raça como os dobs, ou serras ou rotts quando estão para adopção são sempre sociáveis para as pessoas estranhas logo, não são bons cães de guarda!
Maria João
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta ago 25, 2010 1:28 pm

Rafaelmelo Escreveu:
sobaka Escreveu:
Tudo bem, não é preciso pedir desculpa :D
Secalhar é por não conhecer a raça, mas sabado e domingo vi muitos(pela primeira vez ate) mas não me meteram aquele receio, aquele respeito como me metem alguns. Eles parecem-me é muito hienas, com as orelhas cortadas, parecem mesmo.
é diferente, um fila num lugar neutro é completamente dum fila no seu territorio se o podemos chamar, so o ladrar faz tremer
Rafaelmelo
Membro Veterano
Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm

quarta ago 25, 2010 1:32 pm

Estava aqui a pensar, sabem o que eu acho? cão e guarda é desnecessario, arranjem um cao de alerta eheheh. Arranjam um pincher ou um chiuhauha(nao sei escrever) que esses ladram imensoooo, quando um ladrao vier têm o alarme disparado eheheheh :lol: :lol: :lol:
enolamai
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 4:15 pm

mjoaomarques Escreveu:Enolamai, talvez a palavra irresponsabilidade usada por mim tenha sido um bocado forte demais, mas não é de todo fácil adoptar um cão de guarda adulto que é o que transparece da sua 1ª intervenção. E não esteja a confundir um cão de guarda com um cão de defesa pessoal. Um cão destinado a guardar bens tem que ter um forte sentido de territoriedade e para isso não pode estar habituado a conviver com pessoas estranhas. Aliás, não é que conheça muitos canis municipais mas nunca vi um cão com forte sentido do seu território estar disponível para adopção. Mesmo cães de raça como os dobs, ou serras ou rotts quando estão para adopção são sempre sociáveis para as pessoas estranhas logo, não são bons cães de guarda!
sem stress MJoao :wink:
temos só pontos de vista distintos... não passa nada. 8)
Tekilla
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 4:50 pm

Rafaelmelo Escreveu:Estava aqui a pensar, sabem o que eu acho? cão e guarda é desnecessario, arranjem um cao de alerta eheheh. Arranjam um pincher ou um chiuhauha(nao sei escrever) que esses ladram imensoooo, quando um ladrao vier têm o alarme disparado eheheheh :lol: :lol: :lol:
mas o ladrar dum pinscher nao assusta como o ladrar dum fila, rot, DA
enolamai
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 4:52 pm

Tekilla Escreveu:
Rafaelmelo Escreveu:Estava aqui a pensar, sabem o que eu acho? cão e guarda é desnecessario, arranjem um cao de alerta eheheh. Arranjam um pincher ou um chiuhauha(nao sei escrever) que esses ladram imensoooo, quando um ladrao vier têm o alarme disparado eheheheh :lol: :lol: :lol:
mas o ladrar dum pinscher nao assusta como o ladrar dum fila, rot, DA
mas irrita o ladrão de tal forma, que a criatura vai à vida dele e até se esquece do que vinha ali fazer.
de maneiras que, a eficácia, é mais que muita.
Tekilla
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 4:57 pm

irrita? eu acabava a irritaçao dando um pontapé o cao morria logo, coisa que nao acontecia com um dos que mensionei ;)
enolamai
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 5:01 pm

isso dos pontapés mortais fez-me partir a rir :lol:

há gente muito violenta!!!

nada disso... estrangulados é que é!!

why do I even care??? :lol: :lol:
Última edição por enolamai em quarta ago 25, 2010 5:04 pm, editado 1 vez no total.
enolamai
Membro Veterano

quarta ago 25, 2010 5:02 pm

mencionei.
<p>"O valor das coisas n&atilde;o est&aacute; no tempo em que elas duram, mas na intensidade com que acontecem. </p>
<p>Por isso existem momentos inesquec&iacute;veis, coisas inexplic&aacute;veis e pessoas incompar&aacute;veis".</p>
Responder

Voltar para “Cães”