Petzone Escreveu:a minha cadela faz 6 anos em Dezembro e também tem pelagem castanha. Só tem na cabeça e nas patas e escovo todos os dias por isso nao pode ser pelo morto. Mas tambem nao é gene chocolate porque tambem a uns dias estive a ver a árvore geneologica e só tem pretos e amarelos. A 1ª veterinária onde fui dizia que era mistura de cor. Como tinha preto e amarelo havia zonas em que se misturava a cor (tipo aguarelas). Pelo que sei sobre genética isto é impossível mas já agora podiam me dar a vossa opiniao...  

Uma ascendência inteira até à 8ª geração se possível só de cães amarelos e pretos puros (genéticamente falando)????????????????? Lá por na ascendência (árvore genealógica) só ter exemplares pretos e amarelos não quer dizer que não seja portadora de gene chocolate. Os exemplares amarelos e/ou pretos podem ser portadores do gene chocolate e transmitirem em herança genética à prole. O facto por exemplo de olhar para um cão e ver que ele é preto e olhar para uma cadela e  ver que ela é amarela, não quer dizer que a prole nascerá apenas de cor amarela e preta. Podem nascer só pretos, como podem nascer pretos e chocolates e até pode nascer uma ninhada com as 3 cores sendo que nessa nascerá concerteza pelo menos 1 cachorro dudley/pink nose. A ninhada de pretos de um cruzamento deste tipo poderão ser portadores apenas de amarelo como poderão ser portadores de amarelo e chocolate. Quanto á ninhada de pretos e chocolates de um cruzamento deste tipo poderão ser portadores de amarelo ou de amarelo e chocolate os cachorros pretos e os cachorros chocolate portadores de amarelo. Quanto á ninhada das 3 cores com dudley á mistura, os pretos seriam portadores de amarelo, amarelo e chocolate e, os cachorros chocolate portadores de amarelo, os amarelos seriam amarelos "puros" e outros amarelos portadores  de gene chocolate e teria ainda uma pequena percentagem de dudley/pink nose, ou seja amarelo desprovido de pigmentação preta nas orlas dos olhos, boca e nariz e os olhos demasiado claros.
O resultado numa prole tudo depende do par de genes dos progenitores que serão os responsáveis por transmitir essa herança, herança que eles próprios também já receberam dos seus progenitores e não está exactamente à vista na cor do pêlo que exibem, mas sim no código genético.
Ahhhh gandas veterinários que para aí andam sim senhor!!!!!!!!!!!!