FAQ sobre alimentação RAW

Este é o fórum dedicado exclusivamente à raça Dogue Alemão! Troque ideias e tire dúvidas sobre esta raça.

Moderador: dinodane

Debora20
Membro Veterano
Mensagens: 1878
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm
Localização: muitos e bons!!

terça mar 02, 2010 4:25 pm

Hum, não me pareceu muito explicito, prefiro a papa feita da dinodane, traduções e tal, relatos reais. 8)

Tambem bastante facil e claro pareceu-me este site brasileiro ja aqui dado:
http://www.cachorroverde.com.br/
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
LFBM
Membro
Mensagens: 162
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

terça mar 02, 2010 11:17 pm

Debora20 Escreveu:Hum, não me pareceu muito explicito, prefiro a papa feita da dinodane, traduções e tal, relatos reais. 8)

Tambem bastante facil e claro pareceu-me este site brasileiro ja aqui dado:
http://www.cachorroverde.com.br/

olá debora,

infelizmente em português há pouca informaçaõ, e é sobre muita coisa, não só este tema.

Se procura relatos reais www.rawlearning.com, é um forum de discussão com mais de 12.000 participantes


Em relação ao site brasileiro, atenção que é uma versão da alimentação RAW em que usam cereais e vegetais. Chaman-lhe BARF. implica muitos gastos com suplementos, formulas e doses complicadas. Quem apareceu com o BARF foi um veterinário que começou a vender doses pré feitas. portanto já tem uma filosofia mais comercial, Além disso não defende a alimentação com peças grandes mas sim moidas ou pequenas, o que não permite a limpeza diária dos dentes dos cães, levando, inevitavelmente, a problemas de tártaro que depois vão afectar vários orgãos.
Última edição por LFBM em terça abr 06, 2010 11:21 pm, editado 1 vez no total.
MrWoofWoof
Membro Veterano
Mensagens: 895
Registado: segunda dez 14, 2009 8:31 pm
Localização: Rufus (Cão SRD), Farra (Periquito Australiano) e Alga(zarra) (Tartaruga de Faces Rosadas)

sábado mar 13, 2010 11:02 pm

LFBM Escreveu:
Debora20 Escreveu:Hum, não me pareceu muito explicito, prefiro a papa feita da dinodane, traduções e tal, relatos reais. 8)

Tambem bastante facil e claro pareceu-me este site brasileiro ja aqui dado:
http://www.cachorroverde.com.br/

olá debora,

infelizmente em português há pouca informaçaõ, e é sobre muita coisa, não só este tema.

Se procura relatos reais www.rawlearning.com, é um forum de discussão com mais de 12.000 participantes


Em relação ao site brasileiro, atenção que é uma versão da alimentaça~ºo raw en que usam cereais e vegetais. Chaman-lhe BARF. implica muitos gastos com sulementos e formulas e doses complicadas. Quem apareceu com o BARF foi um veterinário que começou a vender doses pré feitas. portanto já tem uma politica mais cmercial, Além disso não defende a alimentação com peças grandes mas sim moidas ou pequenas, o que não permite a limpeza diária dos dentes dos cães, levando, inevitavelmente, a problemas de táartaro que depois vão afetar vários orgão.
Os dentes dos cães têm que ser lavados inevitavelmente, não? :o
<p>"o contr&aacute;rio de estar vivo, &eacute; estar morto" de Fil&oacute;sofa e Pensadora cont&ecirc;mporanea Lili Cane&ccedil;as.</p>
<p>VOTA na causa: QUEREMOS PLANTAS NA ARCA! http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78489</p>
LFBM
Membro
Mensagens: 162
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

terça abr 06, 2010 11:18 pm

Quem quiser mais informação com artigos e estudos ciêntificos, e noticias sobre problemas e maleficios das rações pode consultar este link

http://www.ukrmb.co.uk/showcontent.toy? ... nid=111089

Só não vê quem não quer, ou melhor, a quem não intere$$a. Quem defende as rações tem SEMPRE interesses financeiros escondidos, a começar pêlos veterinários. A saúde não dá dinheiro a ganhar a ninguém, mas a doênça alimenta industrias e negócios multimilionários.
Walter07
Mensagens: 6
Registado: domingo ago 24, 2008 9:37 pm
Localização: 1 Pastor Alemão
10 Caturras

domingo abr 11, 2010 9:51 pm

Boas a todos!

Eu também aderi a alimentação natural, mais concretamente uma mistura de BARF, RAW e "Pitcairn"... embora na minha opinião a alimentação RAW seja a melhor entendo que a qualidade das carnes disponiveis devido a forma como são produzidos e armazenados empobrece um bocado o produto de forma que opto por sumplentar com outros alimentos naturais ou integrais e frescos, sobretudo com uma grande variedade de plantas que tenho no jardim. A fitoterapia veterinaria é outrO aliado a considerar .

Quanto as rações ou outros alimentos ditos comerciais para pets sem duvida que não chega aos calcanhares da alimentação natural, obviamente o mesmo se aplica na alimentação humana e ai falo por experiencia propria. A industria medica/alimentar é altamente corrupta e manipuladora. O "sucesso" deles deve-se muito mais a propaganda ou marketing do que aos reais beneficios que apregoam.

Pesquisem sobre Vernon Coleman, adoro este homem! Fala sem papas na lingua! :wink:
raquelxinha1
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 07, 2010 7:47 pm

quinta ago 26, 2010 6:55 pm

Li este tópico e achei muito interessante o seu conteúdo.
Estou mesmo interessada em falar disto com os meus filhos e recomendar-lhes para os cães deles.

Contudo tenho uma duvida, se calhar um bocado arcaica e estúpida, mas que gostaria de ver respondida…
Os meus avós e os meus pais costumavam dizer que não se deve dar carne crua aos cães, pois por exemplo quando eles mordem em alguém, sentem o odor a carne e mordem a pessoa ainda mais. Ou se sentirem o odor do sangue numa ferida qualquer de uma pessoa, podem atacá-la. Será isto verdade? A nível da fisiologia do animal, sentir esses odores, traduzirem-nos para “comida” e poderem atacar para se satisfazerem?

Peço desculpa se a pergunta é muito estúpida…
nicasxi
Membro Veterano
Mensagens: 5381
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 26, 2010 8:03 pm

raquelxinha1 Escreveu:Li este tópico e achei muito interessante o seu conteúdo.
Estou mesmo interessada em falar disto com os meus filhos e recomendar-lhes para os cães deles.

Contudo tenho uma duvida, se calhar um bocado arcaica e estúpida, mas que gostaria de ver respondida…
Os meus avós e os meus pais costumavam dizer que não se deve dar carne crua aos cães, pois por exemplo quando eles mordem em alguém, sentem o odor a carne e mordem a pessoa ainda mais. Ou se sentirem o odor do sangue numa ferida qualquer de uma pessoa, podem atacá-la. Será isto verdade? A nível da fisiologia do animal, sentir esses odores, traduzirem-nos para “comida” e poderem atacar para se satisfazerem?

Peço desculpa se a pergunta é muito estúpida…
Não faz ideia das vezes que já me disseram tal coisa. Com a agravante que o meu cão é um pitbull. :lol: :lol: :lol:
Posso dizer-lhe que isso é um mito. Uma fantasia bem imaginativa , por sinal.
Ainda no outro dia a minha filha mais nova deu um valente trambulhão com os patins. Esfolou os joelhos e os braços.
Posso dizer-lhe que estava cheia de sangue, a chorar e o cão só queria era consolá-la. Lambia-lhe a cara, gania, mas não mostrou o minimo interesse pelo sangue. Nitidamente estava era preocupado em " saber" que ela estava bem. :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...



"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 26, 2010 10:25 pm

Os meus avós e os meus pais costumavam dizer que não se deve dar carne crua aos cães, pois por exemplo quando eles mordem em alguém, sentem o odor a carne e mordem a pessoa ainda mais. Ou se sentirem o odor do sangue numa ferida qualquer de uma pessoa, podem atacá-la. Será isto verdade?
É tão verdade como o céu da boca preto ser sinónimo de pureza de raça.
Crendices populares sem qualquer fundo de verdade.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

raquelxinha1
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 07, 2010 7:47 pm

sexta set 03, 2010 4:36 pm

Boas tardes a todos! Peço desculpa pela resposta tardia, e agradeço aos que responderam à minha dúvida... Gostaria de colocar aqui algumas questões acerca deste tipo de alimentação... já fiz várias pesquisas, inclusivé li alguns livros, mas não encontrei respostas...

- O meu filho está a pensar começar a dar RAW ao seu cão, e alternar com ração, ou seja, ela dá a carne uma vez por dia, e se o cão tiver fome durante o resto do dia vai comendo ração. (o cão deverá comer aproximadamente 400gr/carne p/dia) Isto faz mal?

- As desparasitações são para ser cumpridas à risca, o cão dele toma drontal plus de 6/6 meses... 1 comp para cada 10kg de peso... Haverá mais algumas desparasitações intestinais e afins recomendadas?

- Há vacinas específicas no caso do cão ser alimentado a RAW?

- Por último, li que a carne de porco deve ser evitada, por risco de conter um virus (não me lembro do nome...), isto é verdade ou pode-se dar porquinho?

Desde já, muito obrigado a quem tiver a disponibilidade de me esclarecer!! Muito obrigado,

Cumprimentos, Ermelinda
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 03, 2010 5:55 pm

Na minha opinião:
O meu filho está a pensar começar a dar RAW ao seu cão, e alternar com ração, ou seja, ela dá a carne uma vez por dia, e se o cão tiver fome durante o resto do dia vai comendo ração. (o cão deverá comer aproximadamente 400gr/carne p/dia) Isto faz mal?
Não faz sentido. Ou dá RAW ou dá ração comercial. Pode dividir a quantidade diária de carne com osso em duas refeições se quiser.

As desparasitações são para ser cumpridas à risca, o cão dele toma drontal plus de 6/6 meses... 1 comp para cada 10kg de peso... Haverá mais algumas desparasitações intestinais e afins recomendadas?
As desparasitações são nem mais nem menos que aquelas que qualquer cão deve fazer periodicamente.
Há vacinas específicas no caso do cão ser alimentado a RAW?
Não, como é evidente. Os vírus que provocam as doenças dos cães não têm nada a ver com a alimentação... um parasita é uma coisa, um vírus é outra e nenhuma vacina previne infestações de ténias, lombrigas e afins.
- Por último, li que a carne de porco deve ser evitada, por risco de conter um virus (não me lembro do nome...), isto é verdade ou pode-se dar porquinho?
Não existem vírus na carne de porco nem em qualquer outra carne, podem é ser transmitidos parasitas como as ténias...
Eu dou porco muitas vezes.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

raquelxinha1
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 07, 2010 7:47 pm

sexta set 03, 2010 6:14 pm

Dinodane muito obrigada pela disponibilidade e respostas rápidas.
Ou dá RAW ou dá ração comercial. Pode dividir a quantidade diária de carne com osso em duas refeições se quiser.
Neste caso não é prejudicial dar comida ao cão apenas uma vez por dia? Sendo que dava as 400gr ao final da tarde...

Obrigado
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sábado set 04, 2010 12:45 am

Um cão adulto pode comer apenas uma vez por dia. Nas raças grandes para minimizar o risco de torção dá-se duas ou mais refeições.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

LFBM
Membro
Mensagens: 162
Registado: sábado jan 09, 2010 12:01 am

segunda set 06, 2010 9:30 pm

Descobri este estudo feito há 70 anos em que foi comprovado cientificamente que a carne e ossos crus eram mais benéficos que a carne cozida.
Na altura a conclusão óbvia foi que a cozedura destroi determinados nutrientes, levando a uma saude mais debilitada.
Mais, os investigadores descobriram que os maleficios da alimentçao cozida extrapolava para as gerações seguintes.
Agora imaginem o que é que a maioria das rações processadas fazem, cheias de cereais, aditivos quimicos, etc.

O estudo envolveu 900 gatos durante 10 anos

http://www.for-petes-sake.com/Pottenger.pdf
raquelxinha1
Membro Júnior
Mensagens: 12
Registado: sábado ago 07, 2010 7:47 pm

quarta set 08, 2010 2:22 pm

Obrigado Dinodane, Nicasxi e LFBM pelas explicações. Não tenho muito tempo para andar por aqui, por isso só agora respondo. Muito obrigado. Nos entretantos ando a ler uns livritos acerca deste tipo de alimentação, e já me inscrevi nuns sites.

Cumprimentos e agradecimentos :idea:

Ermelinda
Teffie
Membro Veterano
Mensagens: 973
Registado: sexta mai 11, 2007 5:51 pm
Localização: teffie

quinta fev 03, 2011 4:17 pm

Muito interessante este tópico! Adorei ler e aprende sobre a dieta RAW, parece-me atractiva, visto que dizem ser mais saudavel. A minha cadela come ração, mas as vezes damos-lhe patas de frango e asinhas e ela adora, tenho a certeza que nao se importaria nada de mudar para RAW, eu é que tenho receios... :? vou pesquisar mais!!!
Responder

Voltar para “Dogue Alemão”