Pelos do cao é perigoso para a saude ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 14, 2003 4:16 pm

Obrigado a todos pelo v/ esclarecimento.
Os meus filhos sempre conviveram com caes assim como eu. Aqui em casa somos todos membros da mesma "matilha" e os meus filhotes sempre foram saudaveis, sem qualquer tipo de alergia.

As vezes até partilham o mesmo "gelado" o que eu digo para nao fazerem, embora quando eu tinha a idade de 7 anos fizesse exactamente a mesma coisa com a minha cadelinha ....e nunca tive problemas de saude.
Mais uma vez os meus agradecimentos.
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta nov 14, 2003 5:14 pm

sea Escreveu:
Na loja dos animais do Carrefur, a empregada demitiu-se ( ou foi convidada a sair!) porque tinha engravidado e não podia tocar nos animais... e dizia isso aos clientes...

Tenho de levar o texto da Elsa para a loja!!!
Sea provavelmente a senhora não se demitiu por causa disto mas sim por causa da toxoplasmose!

Essa sim é bastante perigosa quando contraída por mulheres grávidas.. o que se calhar não foi bem explicado á senhora pelo seu médico era que ela tinha que manter um contacto ou nulo ou bastante cuidadoso com os gatinhos!!

Muitos de nós somos positivos e não sofremos nada com isso a senhora provavelmente era negativa e teria a possibilidade de apanhar durante a gravidez!

Ou se calhar até nem gostava muito daquele trabalho e arranjou maneira de preguiçar, porque se havia algum perigo o médico ter-lhe-ia dado baixa concerteza!
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

sexta nov 14, 2003 5:27 pm

Megaran,

Ela não tocava em nada que tivesse haver com os animais. Nem sequer sei se fez um exame ou não. Ela apenas disse-me que não podia tocar neles( cães ou gatos) para não apanhar doenças pois estava grávida.

Eu não percebo muito dessa doença, mas se os animas estiverem vacinados, devidamente tratados podem, na mesma, provocar algum tipo de doença às grávidas?
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

sexta nov 14, 2003 5:39 pm

Quando estive gravida dos meus dois filhos, ambos os medicos me informaram que seria perigoso eu manter o meu boxer em casa, pois poderia causar problemas. Claro que eu ignorei, porque achei RIDICULO essa afirmaçao completamente ultrapassada.
Das duas uma, ou existem médicos muito mal informados, o que nao deveria acontecer, ou pura e simplesmente aqueles nao gostavam de animais. E tem graça que quando o meu filho mais novo foi ao pediatra , na sua primeira consulta, uma das primeiras coisas que o pediatra me questionou, foi se eu tinha algum cao, porque poderia causar alergias á criança... Quando eu disse que tinha um boxer, o medico arregalou os olhos e disse para eu ter muito cuidado...E de morrer a rir, nao é ?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sexta nov 14, 2003 7:04 pm

Penso que os americanos provaram (via estatísticas) que as pessoas criadas com animais tem muito menos problemas de alergias.

Este estudo surgiu a propósito da enormidade de doenças alérgicas nos países avançados em contraste com o número deminuto nos países pobres.
Ora bem, parece que eles (os do 3º mundo) estão mais defendidos.

Pasmai, ò gentes..

Cá pensa-se o contrário.
Na realidade o contacto com a tal porcaria, lixo, animais, etc. em bébés, cria defesas no organismo contra as agressões de toda a espécie a que vão estar sujeitas durante o resto da vida.

Claro que sem exagero (nem 8 nem oitenta), ok ?

.
Megaran
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 9:25 pm

sea Escreveu:

Eu não percebo muito dessa doença, mas se os animas estiverem vacinados, devidamente tratados podem, na mesma, provocar algum tipo de doença às grávidas?
A toxolpalsmose é provocada pelo parasita Toxoplasma gondii. Este multiplica-se no intestino do gato e forma oocitos, estes são espelidos pelas fezes do gato.
os oocitos no meio ambiente esporulam, sendo muito resistentes aos gactores ambientais e podem sobreviver em solo húmido á sombra até mais de 1 ano.

Muitos de nós fomos infectados pelo parasita, embora nem sequer tenhamos dado pela presença dele (somos positivos).
Quando uma mulher negativa engravida se ocorrer uma infecção generalizada no 1º trimestre da gravidez pode provocar aborto ou nascimento prematuro do feto.

Agora se ela era negativa o médico devia ter dado baixa!! Se não deu, ela até pode ter as suas razões ou então ser mesmo daquelas que vão ser umas galinhas com os filhinhos!!
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

sábado nov 15, 2003 10:28 am

A toxolpalsmose é provocada pelo parasita Toxoplasma gondii. Este multiplica-se no intestino do gato e forma oocitos, estes são espelidos pelas fezes do gato.
Pois, mas aí a questão põe-me apenas com o areão dos bichanos... se a mulher grávida usar luvas ao mudar o areão, os riscos ficam reduzidos ao mínimo, penso eu...

Eu fui criada toda a minha vida entre cães, pássaros e outras espécies. Uma vez, fui apanhada a partilhar um chupa-chupa com o cão: ora lambia eu, ora lambia o cão. Ninguém me podia acusar de ser egoísta, né? ;)
O certo é que nunca tive alergias nem problema nenhum durante o meu crescimento, sempre fui uma criança saudável, apenas com uma lamentável tendência, que ainda hoje tenho, para torcer os pés. :?

Hoje em dia as crianças sãao super-protegidas. Muitas não podem mexer em animais, não brincam na rua, os pais fazem o possível e o impossível para o mundo delas se cingir (será assim que se escreve?) à escola, televisão e computador. Acho que isto não são maneiras de se educar uma criança![/code]
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

sábado nov 15, 2003 4:37 pm

Megaran

Então a toxoplasmosa só é provocada pelos gatos e não pelos cães?
MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

domingo nov 16, 2003 3:25 am

Elsa Escreveu: olá,

Essa história da inspiração dos pêlos dos cães fazerem mal, normalmente referindo-se ao quisto hidático, é o resultado da má informação sobre a doença, inclusive, advogado no passado por alguns médicos mal esclarecidos.

Ora bem, não é pêlo do animal que provoca a doença, mas sim, os ovos do parasita Echinococcus granulosus que se encontram no pêlo.

Explicando melhor.... O Echinococcus granulosus é uma ténia que vive no intestino dos cães. Elas libertam ovos e que podem fica retidos nos pêlos do cão e espalhados se ele se lamber. De qualquer forma, a forma mais comum de infecção são as verduras mal lavadas, contaminadas com fezes do cão. Ora se uma criança lavar aos mãos á boca depois de ter estado a mexer num cão parasitado, pode ingerir os ovos e contrair quisto hidático.

Os ovos ao chegarem ao estômago libertam a larva ou embrião e migram através do sangue até chegarem ao figado ou outros orgãos como o pulmão e fixam-se aos tecidos criando um quisto cheio de liquido que pode crescer até atingir tamanhos tão grandes como uma bola de ténis ou maior.

O quisto não provoca sintomas a não ser que esteja a comprimir alguma estrutura adjacente e desde que seja único. Têm que ser removido cirurgicamente com muito cuidado, pois se rebenta, pode espalhar mais larvas e cada uma delas causa um novo quisto.

O homem á apenas um hospedeiro acidental, pois o objectivo do parasita é contaminar as ovelhas. Este ciclo de vida é simples:

O cão ao defecar contamina as ervas com os ovos. Por sua vez, as ovelhas comem essas ervas e desenvolvem quistos nas suas visceras. Os animais ao serem mortos, havia o costume de dar as visceras cruas aos cães que por sua vez se contaminavam comendo os quistos e desenvolvendo a ténia adulta no seu intestino, prepetuando assim o ciclo de vida do parasita.

Portanto, o quisto hidático era um problema mais dos cães pastores e das populações rurais. Na cidade é raro, pois não há forma do cão se contaminar com visceras de ovelhas.

De qualquef forma, as medidas de prevenção são as seguintes:

- Desparasitar o cão contra o Echinococcus granulosus. Alguns desparasitantes não abranjem esta ténia. Perguntar ao veterinário qual o mais indicado.

- Lavar muito bem as verduras com água corrente.

- Lavar bem as mãos depois de mexer no cão.

Em relação ao mito do pêlo do cão inspirado.. está ultrapassado. Está provado que um pêlo de cão não tem tamanho suficiente para passar das vias aéreas superiores. Nunca chega aos pulmões. Era uma forma antiga de explicar o ciclo de vida deste parasita...errada claro.

A única forma dos pêlos dos cães provocarem algum problema pulmonar, é se a pessoa for alérgica e mesmo assim é a caspa microscópica que está no pêlo e não o pêlo em si.

Espero que tenha ajudado.
;)
Nem de propósito, hoje no telejornal da SIC, deu uma reportagem sobre este assunto. O Alentejo é um dos sítios com mais casos de quisto hidático. Não consegui ver tudo, mas mais alguém viu?
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

terça nov 18, 2003 12:29 pm

sea Escreveu: Então a toxoplasmosa só é provocada pelos gatos e não pelos cães?
Sea,

A toxoplasmose é uma doença que pode ser transmitida única e exclusivamente pelas fezes do gato. Para isso as grávidas fazem um teste para saber se podem apanhar ou não (acho que é isto.). Mas não precisam de estar "longe" dos animais, podem perfeitamente utilizar luvas para manusear e limpar o caixote do gato. E sempre lavar as mãos.

O meu namorado era daquelas pessoas até alérgica às fotografias dos gatos, a partir do momento que começou a conviver com os meus gatos e cães, as alergias desapareceram, já nem Febre dos Fenos tem!

Isto só para dizer que realmente os animais ajudam-nos a ganhar defesas a todos os níveis. Quando tiver um filho há-de estar rodeado de animais, só lhe vai fazer bem! ;)

Beijokitas,
Filipa
aflbs
Membro Veterano
Registado: quarta jul 02, 2003 10:16 am

terça nov 18, 2003 12:30 pm

sea Escreveu: Então a toxoplasmosa só é provocada pelos gatos e não pelos cães?
Sea,

A toxoplasmose é uma doença que pode ser transmitida única e exclusivamente pelas fezes do gato. Para isso as grávidas fazem um teste para saber se podem apanhar ou não (acho que é isto.). Mas não precisam de estar "longe" dos animais, podem perfeitamente utilizar luvas para manusear e limpar o caixote do gato. E sempre lavar as mãos.

O meu namorado era daquelas pessoas até alérgica às fotografias dos gatos, a partir do momento que começou a conviver com os meus gatos e cães, as alergias desapareceram, já nem Febre dos Fenos tem!

Isto só para dizer que realmente os animais ajudam-nos a ganhar defesas a todos os níveis. Quando tiver um filho há-de estar rodeado de animais, só lhe vai fazer bem! ;)

Beijokitas,
Filipa
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça nov 18, 2003 1:21 pm

olá,

Em relação á toxoplasmose quero só acrescentar que há outra via de infecção: comer carne mal passada, principalmente porco e cordeiro, levar as mãos á boca quando se manuseia carne crua ou utilizar a mesma faca ou utensilios que estiverem em contacto com carne crua e são utilizados depois para outros alimentos.

Tal como nós, outros animais podem se contagiar com toxoplasma gondii e este forma quistos nos musculos. Portanto ao ingerirmos estes animais, também podemos ser contagiados. Tal como o gato é contagiado se ingerir carna crua.

Em relação ao gato... ele só liberta toxoplasma nas fezes durante algumas semanas em toda a sua vida. Depois nunca mais liberta. E os oocitos só são infectantes passados 24horas ou mais depois de serem eliminados, portanto não há grande risco se as fezes forem removidas diáriamente. Claro que o ideial será que não seja uma grávida a fazê-lo.... mas se for calça umas luvinhas e lava bem as mãos depois.

De qualquer forma, para os amantes da jardinagem, cuidado com o manuseamento de terra, pois pode ter sido contaminada com fezes de gato.

O que é certo é que eu sempre tive gatos, sempre andaram soltos na rua, sempre limpei o caixote deles, sempre andei com eles ao colo... e surpresa das surpresas.. quando recentemente fui fazer exames ao sangue daqueles que se fazem antes de engravidar... e sou negativa!!!!
Presumo então.. que afinal não é assim tão fácil apanhar como nós pensamos!

Em relação ás alergias... bem eu posso ser um pouco atipica, mas já tenho conhecido cada vez mais pessoas com um percurso alérgico semelhante ao meu... ou seja.... sempre tive animais em casa desde que nasci, sempre andei com eles ao colo, dormir com eles, sempre vivi longe da cidade e aos 16 anos tive o meu primeiro ataque de asma..até então tem vindo sempre a piorar até agora estar estabilizado á custa de medicamentos diários... fiz testes de alergias e deu positivo a animais! e cada vez o leque de animais está a aumentar á medida que vou tendo contacto com mais espécies....

A culpa... para mim é da poluição! Até há estudos que demonstram que idosos estão a desenvolver asma, sem nunca terem sido alérgicos na vida!
Nos cães está acontecer a mesma coisa...

É um sinal dos tempos.... :?
Megaran
Membro Veterano

terça nov 18, 2003 5:59 pm

Elsa
A mim aconteceu-me precisamente o contrário!
Sempre tive ataques de asma muito fortes e diários! os médicos sempre aconselharam a minha mãe a afastar-me de todos os animais e a retirar todas as alcatifas e tapetes!
Azar dos azares é que enquanto a minha mãe me superprotegia eu anadava sempre atrás de todos os bichos. Ia prá terra e pirava-me de casa pra brincar com os cães, ordenhar as ovelhas e as vacas, pastar os porcos! Sempre que podia lá estava eu com um bichinho ao colo!

a coisa foi melhorando substancialmente, mas a mãmã galinha insistia numa proteção exagerada! quando o meu pai (que nunca foi nada destas coisas) imigrou achou que eu devia ter um animal para compensar (psicologicamente) a ausencia dele! Comprou-me um casal de piriquitos, eles tiveram filhos e mais filhos!
Aí a asma era só quando o rei fazia anos mas aumentou a renite alérgica!

Hoje tenho 24 anos tenho 2 papagaios, 2 fishers, 2 cadelas, 1 cavalo, 3 rolas e peixes! Asma nem vê-la desde os 12 anos...

a renite alérgica é que persiste mas é mais acentuada quando estou em contacto com gatos, coisa que não evito! tenho até a expriência de estar muitos dias seguidos com gatos isto vai melhorando depois se estiver algum tempo sem contacto volta a ser pior quando tiver com um gato!

Pelo meu caso vê-se que por vezes a superprotecção das crianças até pode ser maléfica!
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça nov 18, 2003 6:09 pm

sim, eu também concordo que não vale a pena proteger as crianças. Não exemplefiquei o meu caso, para propor essa medida. O que eu quero dizer é que também não há garantias que ter animais em casa desde que se nasce, previne as alergias em adulto.

Além disso, a asma das crianças tem tendência a desaparecer com a idade, pois o seu sistema imunitário altera-se e adapta-se. O pior são pessoas não alérgicas que passam a sê-lo em adulto. Normalmente são casos bem piores e com probalilidade de cura ou insensibilização mais baixos.

Eu, quando tiver filhos, motivarei a convivência com animais, é super saudável tanto a nivel fisico como psicológico, mas a única precaução que tomarei é... viver no campo!!!! ;)
Megaran
Membro Veterano

terça nov 18, 2003 6:17 pm

Elsa Escreveu:
Eu, quando tiver filhos, motivarei a convivência com animais, é super saudável tanto a nivel fisico como psicológico, mas a única precaução que tomarei é... viver no campo!!!! ;)
Pois os meus também não hão-de escapar a essa saudavel convivencia! Quanto a viver no campo eu adorava e queria mesmo ir para os açores viver, mas as coisas a nivel profissional obrigam uma pessoa a ter que ir todos os dias para o meio da poluída lisboa e o meu namorado também não aceita de animo leva essa alteração de morada tão drástica! mas de uma casinha no meio de verde ninguem me tira! :lol:
Responder

Voltar para “Cães”