Gatos com idades diferentes & Ração

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

maraya
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 6:43 pm

quinta ago 26, 2010 11:08 pm

Boa noite,
Espero que alguem me consiga ajudar em relação a esta questão:

Tenho um gato e uma gata com aproximadamente 4 meses e uma gata com cerca de um ano.
Até á pouco tempo viviam separados, pois ainda não se davam muito bem, assim era fácil controlar a alimetação de cada um. Os gatinhos comiam uma rção e a gata comia outra.
Recentemente conseguimos junta-los sem grandes problemas e já andam todos juntos pela casa.

Agora surgiu-me um problema :roll: qual a ração que devo dar... há alguma que se adapte aos 3, tendo eles idades diferentes?
Dar ração separada parece-me bastante complicado, pois só poderiam comer ás 7:00h e ás 19:00h. Parece-me que seria muito tempo sem comerem.

Alguem tem sugestões para ajudar a resolver este problema?

Desde já obrigada :wink:
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

quinta ago 26, 2010 11:33 pm

Pode dar a ração junior aos 3 não há qualquer tipo de problema, só tem que manter-se atenta para que a sua gata mais velha não aumente de peso pois esta ração é mais nutritiva. Esta mesma ração é administrada ás gatas gestantes. Já dar a ração de adulto aos mais novos não aconselho.

Cumprimentos
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
maraya
Membro Veterano

quinta ago 26, 2010 11:36 pm

sanaMalina Escreveu:Pode dar a ração junior aos 3 não há qualquer tipo de problema, só tem que manter-se atenta para que a sua gata mais velha não aumente de peso pois esta ração é mais nutritiva. Esta mesma ração é administrada ás gatas gestantes. Já dar a ração de adulto aos mais novos não aconselho.

Cumprimentos
Obrigada pela ajuda :)
Um dos meus medos é exactamente esse, que a gata engorde, pois ela foi recentemente esterilizada e apenas tem 3 patas, por isso não convem mesmo egordar :?
<p>"A d&uacute;vida &eacute; o principio da sabedoria." - Arist&oacute;teles </p>
<p>"<strong>N&atilde;o existe conversa mais tediosa do que aquela onde todos concordam</strong>." - Michel de Montaigne</p>
maraya
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 12:07 am

Já agora, qual aconselham?:
- Iams Kitten & Junior
ou
- Royal Canin Kitten 36
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

sexta ago 27, 2010 12:09 am

Pois de facto nessa situação é mais complicado. A minha gata só come realmente o que precisa mas é saudável e faz bastante "exercício". De qualquer forma talvez o melhor seja experimentar uns dias para ver se ela se controla ou se come mais do que precisa.
Outra dica e por a gata a comer em cima de um banco enquanto os outros comem sempre no chão.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta ago 27, 2010 12:57 am

maraya Escreveu:Já agora, qual aconselham?:
- Iams Kitten & Junior
ou
- Royal Canin Kitten 36
Eu uso Iams. :) Mas acho preferível dar ração de adulto aos infantes do que ração de bebés aos adultos; aos bebés sempre se pode complementar com ração própria quando os adultos não comem, já que bebés comem mais vezes que os adultos. Eu deixaria ração de adulto à disposição e daria a ração de bebés "às escondidas". Tb já n é propriamente bebézinho, bebézinho...
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
maraya
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 1:49 pm

Obrigada a todos pela ajuda :)

Então o que é melhor afinal?
Comprar ração de adulto para todos ou ração kitten & junior para todos?
Chamarrita
Membro Veterano
Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.

sexta ago 27, 2010 1:55 pm

maraya Escreveu:Obrigada a todos pela ajuda :)

Então o que é melhor afinal?
Comprar ração de adulto para todos ou ração kitten & junior para todos?
o que aqui tem são opiniões... é a si que cabe decidir o que é melhor! :)
Acredito na Paci&ecirc;ncia, na Persist&ecirc;ncia, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
Tulipa3
Membro Júnior
Registado: terça ago 17, 2010 5:03 pm

sexta ago 27, 2010 2:12 pm

Em relação à sua pergunta inicial, existem sim rações que os fabricantes dizem serem aptas para gatos e gatinhos júniores: A Acana, a Orijen e a Taste of the Wild. Estas são as que conheço.
Eu neste momento tenho um gatão com 1 ano e 1 gatinha com 5 meses e estou a dar a TOTW aos 2.
anusca46
Membro
Registado: sábado out 06, 2007 8:02 pm
Localização: 2 gatas siamesas (Princesa e Duquesa); 1 cão SRD (King)

sexta ago 27, 2010 9:34 pm

Já passei por uma situação idêntica à que foi relatada pela forista Maraya.

Tenho duas gatas com quatro meses de diferença. Quando a minha gatinha mais velha - a Princesa - completou o primeiro ano de vida, a mais nova - a Duquesa - tinha 6 meses. Perguntei ao veterinário o que deveria fazer em relação à alimentação. Ele aconselhou-me a dar à mais velha a ração júnior até a Duquesa completar o ano.
maraya
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 9:45 pm

Mais uma vez obrigada a todos :)

Acabei por comprar um saco de 4kg de Royal Canin kitten 36 (dos 4 aos 12 meses) e um de 2kg de Royal Canin indoor 27 (para gatos adultos)

Será que posso misturar as duas rações e deixar durante o dia, ou terei mesmo de lhes dar separadamente?

(hoje ainda só comeram separados)
Ramy79
Membro Júnior
Registado: sábado jun 26, 2010 2:22 pm

sexta ago 27, 2010 9:57 pm

eu estou na mesma situação, tenho a Mia com um ano e pouco e o Mishu com 6 meses e o meu vet tambem disse que não fazia mal dar junior aos dois. A Mia faz dois meses desde quando a resgatei da rua e esta ainda muito magrinha.
beep
Membro
Registado: domingo mar 22, 2009 6:52 pm

quarta set 01, 2010 1:14 pm

Bem, o meu Xi- Coração tem 5 mesitos e a Bee tem 2 anos...também me coloquei essa questão...que ração dar, uma vez que trabalho todo o dia e não conseguia evitar que um comesse a comida do outro ( dar gatinhos ou comida para gata castrada?) Então aconselhei-me com o Vet... e foi-me dito que é preferiível ambos comerem comida de gato castrado , apesar de não ser tão nutritiva para o pequenito, mas é sempre melhor do que a gatinha comer comida júnior e ficar obesa... por vezes compro comida de gatinhos e dou ao pequeno ás escondidas, mas ele até nem pega muito, prefere a de castrados, talvez por hábito... de qualquer forma peça uma sugestão ao seu veterinário, ele melhor que ninguém saberá dizer-lhe...
Aida Borges
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta set 01, 2010 4:13 pm

Olá!

Também tenho esse "problema"... A minha Rita tem 2 anos e a Margarida tem 4 meses... então o vet aconselhou a manter as rações separadas e dar a Junior à pequenina e a de adulto à mais velha... impossivel! Assim que me descuidava já estavam a comer donde não deviam... :lol:

Decidi misturar as racções... umas vezes ponho mais de uma e outras vezes ponho mais de outra... tento equilibrar! E penso que foi a melhor solução! Já contei à vet o que fiz e ela apenas me disse que não era a unica pessoa que fazia isso e que apenas devia controlar o peso da mais velha! :wink:
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta set 01, 2010 8:22 pm

eu separo os meus. a rita e o isaias vão para a casa de banho, o xiquinho para o corredor e os outros ficam na cozinha. uma vez saí e só voltava à noite. enchi várias tijelas para o dia. qual é o meu espanto. ainda não tinha saído de casa e já estava quase tudo comido :P
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”