é o seguinte vou começar a trabalhar em part-time a ganhar quase 200€. tenho algum regalia por ser primeiro emprego? e vou ter que descontar?quanto? é num shopping..
agradeço se alguem me puder ajudar
Aaaah ! Dino....dinodane Escreveu: é o empregador que faz as retenções e entrega os impostos ao glutão... ui desculpem, ao Estado.
nao..dizeram-me esse valor e eu perguntei dos descontos e não me souberam dizer..provavelmente ainda tenho de reduzir a esse valor os descontos..chowista Escreveu:não tem regalias directas por ser primeiros emprego e sim, por lei vai ter que descontar.
provavelmente disseram-lhe 200€ líquidos, não?
Pois, nesse caso é melhor informar -se melhor é que desse dinheiro ainda lhe fizerem descontosdicosta Escreveu:nao..dizeram-me esse valor e eu perguntei dos descontos e não me souberam dizer..provavelmente ainda tenho de reduzir a esse valor os descontos..chowista Escreveu:não tem regalias directas por ser primeiros emprego e sim, por lei vai ter que descontar.
dicosta Escreveu:nao..dizeram-me esse valor e eu perguntei dos descontos e não me souberam dizer..provavelmente ainda tenho de reduzir a esse valor os descontos..chowista Escreveu:não tem regalias directas por ser primeiros emprego e sim, por lei vai ter que descontar.
Não tem regalia nenhuma... 20% fica logo retido para o fisco independentemente do valor! E não tem segurança nenhuma pois a qualquer momento vai para a rua, recibo verde só é bom para o patrão que não tem de pagar segurança social pelo empregado, ainda mete os recibos como despesa no IRC e não existe qualquer vínculo contratual...e ainda tem outras preocupações, tais como ter de abrir actividade nas finanças como profissional independente de outra forma nem consegue comprar o livro de recibos.No caso de ser a recibos verdes, ai tem a "regalia" de ser isenta no primeiro ano
Dicosta então e contrato de trabalho e por quanto tempo, há? Isso é que devia ter perguntado. Vai na volta é por fora, sem contrato, sem descontos, sem nada...nao..dizeram-me esse valor e eu perguntei dos descontos e não me souberam dizer..provavelmente ainda tenho de reduzir a esse valor os descontos
Não... independentemente do valor 20% ficam retidos para o fisco e nem lhes vê a cor porque é retenção na fonte... está é isenta de IRC e de descontos para a segurança social.Só faz descontos para as Finanças quem atinge determinado rendimento anual, no meu caso como não atingi em 10 meses os 9500€, não fiz descontos...
Sim, senão tinha um balúrdio para pagar... Cessei antes de acabar o primeiro ano de actividade.dinodane Escreveu:Vanesisa, cessou a actividade nas finanças...? Se não o fez, recomendo que o faça.
Retenção na Fonte é o quê?dinodane Escreveu:Vanesisa, cessou a actividade nas finanças...? Se não o fez, recomendo que o faça.
Não... independentemente do valor 20% ficam retidos para o fisco e nem lhes vê a cor porque é retenção na fonte... está é isenta de IRC e de descontos para a segurança social.Só faz descontos para as Finanças quem atinge determinado rendimento anual, no meu caso como não atingi em 10 meses os 9500€, não fiz descontos...