o primeiro emprego - regalias?

Conversas sobre outras temáticas e o que não se enquadrar em nenhuma outra secção.
dicosta
Membro
Registado: sábado jul 31, 2010 6:46 pm

quinta ago 26, 2010 8:21 pm

olá! creio q esta parte é um pouco para estas questoes out off topic não? :lol:

é o seguinte vou começar a trabalhar em part-time a ganhar quase 200€. tenho algum regalia por ser primeiro emprego? e vou ter que descontar?quanto? é num shopping..

agradeço se alguem me puder ajudar
chowista
Membro Veterano
Registado: quinta jun 24, 2010 5:52 pm
*shar pei

quinta ago 26, 2010 9:25 pm

não tem regalias directas por ser primeiros emprego e sim, por lei vai ter que descontar.
provavelmente disseram-lhe 200€ líquidos, não?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quinta ago 26, 2010 10:15 pm

Quem tem regalias com o 1º emprego são os empregadores, não o empregado. Porque o empregador também tem de pagar contribuição à segurança social por empregado, para além da parte paga pelo trabalhador. Em situações de primeiro emprego, o empregador está isento ou tem uma redução nessa contribuição.
Se tiver contrato de trabalho terá de fazer descontos tanto para a segurança social como para o fisco. Recebe ao fim do mês o líquido, pois é o empregador que faz as retenções e entrega os impostos ao glutão... ui desculpem, ao Estado.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

quinta ago 26, 2010 10:42 pm

dinodane Escreveu: é o empregador que faz as retenções e entrega os impostos ao glutão... ui desculpem, ao Estado.
Aaaah ! Dino.... :roll: :roll: :roll: :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dicosta
Membro
Registado: sábado jul 31, 2010 6:46 pm

sexta ago 27, 2010 10:29 am

chowista Escreveu:não tem regalias directas por ser primeiros emprego e sim, por lei vai ter que descontar.
nao..dizeram-me esse valor e eu perguntei dos descontos e não me souberam dizer..provavelmente ainda tenho de reduzir a esse valor os descontos.. :?
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta ago 27, 2010 10:54 am

dicosta Escreveu:
chowista Escreveu:não tem regalias directas por ser primeiros emprego e sim, por lei vai ter que descontar.
nao..dizeram-me esse valor e eu perguntei dos descontos e não me souberam dizer..provavelmente ainda tenho de reduzir a esse valor os descontos.. :?
Pois, nesse caso é melhor informar -se melhor é que desse dinheiro ainda lhe fizerem descontos :o
Sónia
VanesIsa
Membro Veterano
Registado: quinta mai 29, 2008 10:10 pm
Localização: *6.Tartarugas *3.Cadelas *1.Caturra *3.Gerbos *1.PDI

sexta ago 27, 2010 10:54 am

dicosta, como o valor é baixo não vai fazer descontos para as finanças, somente para a segurança social, espero que seja o empregador a fazer isso, senão vai ficar com pouquíssimo dinheiro... A Dino disse que se fazia para ambos, mas o meu namorado está a part time, ganha 320 euros e julgo que não faz descontos para as finanças... Agora estou na duvida! :?

No caso de ser a recibos verdes, ai tem a "regalia" de ser isenta no primeiro ano e não faz descontos para a segurança social e se não atingir os 9500€ por ano (o que me parece o caso) também não faz descontos para as finanças.
Pelo menos há 3 anos nos recibos era assim, agora não sei... :P
perapado
Membro Veterano
Registado: terça ago 04, 2009 6:54 pm

sexta ago 27, 2010 11:18 am

dicosta Escreveu:

Exploradores!!! :roll:
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

sexta ago 27, 2010 11:25 am

Também acho muito pouco, mas obviamente que depende das horas e da função, de qualquer forma há cerca de 18 anos atrás no meu 1º trabalho tb em part time ganhava mais...
Informe-se bem :wink:
Sónia
dinodane
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 12:47 pm

VanesIsa terá razão, o desconto ao fisco só será feito a partir de determinado escalão de rendimentos.
No caso de ser a recibos verdes, ai tem a "regalia" de ser isenta no primeiro ano
Não tem regalia nenhuma... 20% fica logo retido para o fisco independentemente do valor! E não tem segurança nenhuma pois a qualquer momento vai para a rua, recibo verde só é bom para o patrão que não tem de pagar segurança social pelo empregado, ainda mete os recibos como despesa no IRC e não existe qualquer vínculo contratual...e ainda tem outras preocupações, tais como ter de abrir actividade nas finanças como profissional independente de outra forma nem consegue comprar o livro de recibos.
Sim senhor, por esse valor fica isenta da segurança social no primeiro ano, mas se se descuidar e se esquecer de dar baixa na actividade nas finanças passado um ano começa a receber as guias de pagamento da ss cujo mínimo para os profissionais independentes são cerca de 130 euros por mês... e se não as pagar fica devedora ao Estado.
nao..dizeram-me esse valor e eu perguntei dos descontos e não me souberam dizer..provavelmente ainda tenho de reduzir a esse valor os descontos
Dicosta então e contrato de trabalho e por quanto tempo, há? Isso é que devia ter perguntado. Vai na volta é por fora, sem contrato, sem descontos, sem nada...

VanesIsa
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 12:54 pm

Eu estive a recibos verdes durante 10 meses e não fiz descontos, nem para as finanças nem para a segurança social. Só faz descontos para as Finanças quem atinge determinado rendimento anual, no meu caso como não atingi em 10 meses os 9500€, não fiz descontos... No caso da Segurança Social estamos isentos no primeiro ano.
Depois disso as coisas podem ter mudado, pois isto foi há 3 anos...

Eu tinha "estabilidade" pois estava a fazer um estágio para a Ordem dos Arquitectos, logo tinha de permanecer no local durante aquele período de tempo, contudo não recomendo a ninguém se não for para primeiro emprego e que ganhe muito, pois se ganhar mais do que um X vai ter de fazer descontos para as finanças e lá se vai grande parte do ordenado.
dinodane
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 1:21 pm

Vanesisa, cessou a actividade nas finanças...? Se não o fez, recomendo que o faça.
Só faz descontos para as Finanças quem atinge determinado rendimento anual, no meu caso como não atingi em 10 meses os 9500€, não fiz descontos...
Não... independentemente do valor 20% ficam retidos para o fisco e nem lhes vê a cor porque é retenção na fonte... está é isenta de IRC e de descontos para a segurança social. :|

VanesIsa
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 1:24 pm

dinodane Escreveu:Vanesisa, cessou a actividade nas finanças...? Se não o fez, recomendo que o faça.
Sim, senão tinha um balúrdio para pagar... Cessei antes de acabar o primeiro ano de actividade. :)
VanesIsa
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 1:25 pm

dinodane Escreveu:Vanesisa, cessou a actividade nas finanças...? Se não o fez, recomendo que o faça.
Só faz descontos para as Finanças quem atinge determinado rendimento anual, no meu caso como não atingi em 10 meses os 9500€, não fiz descontos...
Não... independentemente do valor 20% ficam retidos para o fisco e nem lhes vê a cor porque é retenção na fonte... está é isenta de IRC e de descontos para a segurança social. :|
Retenção na Fonte é o quê? :oops: É a pessoa que paga?
dinodane
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 1:29 pm

Nos recibos verdes, seja qual for o valor do mesmo, paga 20% de imposto ao Estado. Mas é quem recebe o recibo que retem esse valor e faz a entrega ao Estado, daí retenção na fonte, no pagador, na pessoa que recebeu o serviço. A VanesIsa quando passa o recibo já o passa pelo valor líquido a receber... veja lá as cópias dos seus recibos a ver se não largou 20% do valor da prestação de serviço...

Responder

Voltar para “Outros Tópicos”