Ainda que me arrisque a levar nas trombas de todos os machos latinos deste forum, aqui venho eu, a favor da castracao :p .
Vivo na Holanda, onde a excepcao e ter caes nao castrados. Quando se faz o seguro de saude para o cao, a castracao e contemplada. So quem quer participar com os caes em exposicoes ou caes muito inseguros sao aconselhados a nao castrar. O resto, a malta vai toda a faca.
A ideia vigente aqui e que o cao castrado e mais feliz porque nao tem stress de origem sexual.
Conheco dois caes em Portugal que foram castrados: um tinha 6 anos, andava na rua e foi adoptado por uma familia. A familia nao dormia porque a cadela do vizinho estava em cio, o cao uivava toda a noite e quando podia fugia. Fazer o que? Uma cura se sono ao cao? Castrou-se e nunca mais houve problemas. E um animal feliz e afavel que busca brincadeira com tudo e com todos. Nunca mais quiz fugir nem arranjou namoradas.
Outro e de rua, e e pai de todos (ou quase todos) os SRD da linha de Sintra (e que adora andar de comboio e acham-lhe graca

). Quiseram adopta-lo mas fugia e tornava-se agressivo quando nao podia ir a namorada. Mais uma vez nao houve cura de sono: foi a faca e deixou de andar em correrias. Esta muito feliz com os novos donos...
Por favor nao tenham medo de falar em castracao: repitam atras de mim: CAS-TRA-CAO (podem meter-lhe acentos). Nem todos nos somos treinadores eximios de caes, nem todos os caes tem os genes para obedecer como um PA bem treinado. Metemos-lhes trelas para os controlar. Metemos-lhes estranguladoras nao e por serem tao lindas. Nao tenham medo de falar em castrar!