administrar medicação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
zorbita
Membro Veterano
Registado: sábado nov 08, 2003 5:01 pm
Localização: 2 periquitos, 4 canários, 1 tartaruga, 1 chinchila e 1 beta

sábado ago 28, 2010 9:59 am

Bom dia a todos!
Passa-se o seguinte...a minha vizinha tem um gato, é um europeu comum com 2 anos...o problema é que sempre que o animal esta doente é complicadissimo dar-lhe os medicamentos :| ...Desta vez esta com uma gastroentrite e o vet receitou o antibiotico e um charope para darmos com a seringa ou tentarmos misturar com a comida...nada feito ele não se deixa enganar com nada. Visto que os charopes não resultaram o vet deu-nos comprimidos para ver se conseguiamos misturar na comida, mas nada não conseguimos que coma tambem :| ...O gato desde pequenino que come uma ração especial (não posso mencionar marcas) porque tem intolerancia à lactose, então não podemos dar-lhe tudo, ja tentamos o comprimido num quadrado de fiambre de perú, em iogurtes de soja que ele adora (e são aconselhados pois não têm lactose)...ja tentamos de tudo e ele nao aceita nada, mesmo aquilo que mais gosta...
Gostava de saber aquilo que voces costumam fazer para dar medicamentos aos vossos, para ver mais hipoteses que não nos tenhamos lembrado ainda :? ...
Obrigada pela vossa atenção
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
<p><strong>Mahatma Gandhi</strong></p>
sanaMalina
Membro Veterano
Registado: terça jul 21, 2009 2:58 pm

sábado ago 28, 2010 10:41 am

Enfiar-lho na boca e manter a cabeça inclinada para cima.

A minha cadela faz-me o mesmo tenho de dar-lhe o comprimido como se não se passasse nada. Se tiver ansiosa ela percebe e cospe fora e claro tem de ser realmente com o que ela gosta porque se torcer o focinho a alguma coisa o comprimido já não passa. Com gatos não sei pois nunca foi preciso. Mas não deve ser fácil uma fez que eles têm uma boca?

Edição:Só agora dei conta que a última parte to meu poste tá incompleta. Não sei como a apaguei mas cá vai o que tinha escrito: Mas não deve ser fácil uma fez que eles têm uma boca pequena e sentem melhor o que estão a comer. Já tentou desfazer o comprimido em pó?
Última edição por sanaMalina em sábado ago 28, 2010 12:26 pm, editado 1 vez no total.
<p>760 501015 - fa&ccedil;a uma chamada e ajude a alimentar um animal abandonado!</p>
<p><a href="http://www.uniaozoofila.org/index.php?o ... &acute;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>Sandra</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado ago 28, 2010 12:05 pm

zorbita, veja se este tópico ajuda:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78712
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
zorbita
Membro Veterano

sábado ago 28, 2010 2:24 pm

sanaMalina Escreveu:Enfiar-lho na boca e manter a cabeça inclinada para cima.

A minha cadela faz-me o mesmo tenho de dar-lhe o comprimido como se não se passasse nada. Se tiver ansiosa ela percebe e cospe fora e claro tem de ser realmente com o que ela gosta porque se torcer o focinho a alguma coisa o comprimido já não passa. Com gatos não sei pois nunca foi preciso. Mas não deve ser fácil uma fez que eles têm uma boca?

Edição:Só agora dei conta que a última parte to meu poste tá incompleta. Não sei como a apaguei mas cá vai o que tinha escrito: Mas não deve ser fácil uma fez que eles têm uma boca pequena e sentem melhor o que estão a comer. Já tentou desfazer o comprimido em pó?
Sim é o que temos feito é desfaze-lo em pó...no fiambre partimos um quadradinho de fiambre e colocamos o comprimidio m po la dentro e no iogurte a mesma coisas estava em pó tambem, mas ele simplesmente recusa-se :| ...

Enfiar-lho na boca directamente é mais facil aos caes, ja o fiz com varios e é rasoavel de se fazer...agora com gatos é complicado, ja tentamos mas ele fica muito nervoso logo aranha tudo e todos tenta morder-nos....
fica afilito coitadinho porque ele é muito meigo...
Obrigada pela sua resposta
<p>Sara</p>
<p><strong>"A grandeza de uma na&ccedil;&atilde;o pode ser julgada pelo modo que os seus animais s&atilde;o tratados."</strong></p>
zorbita
Membro Veterano

sábado ago 28, 2010 2:25 pm

Tassebem Escreveu:zorbita, veja se este tópico ajuda:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=78712
Obrigada pelo link do topico vou ler com atenção :wink:
<p>Sara</p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sábado ago 28, 2010 3:17 pm

Os meus pestinhas são a mesma coisa mas para grandes males, grandes remédios :twisted:

O dono segura-os a um de cada vez e eu abro-lhes a boca como se faz às crianças, aplicando alguma pressão na zona das bochechas para que abram a boca. Uma vez aberta, comprimido na ponta do indicador e coloco-o no fundo da boquita deles. De seguida é manter a boca bem fechadinha até que engulam.

Um truque que me ensinou uma vet: Na altura em que estão com a boca fechada, soprar levemente para a zona do focinho, a imediata reacção é suspirarem e lá vai o comprimido.

Para xaropes ou comprimidos desfeitos em água, com uma seringa própria (sem agulha, lógico!! :roll: ):

Nos cantos da boca, há uma zona em que os gatos não tem dentes, logo é a abertura perfeita para colocar a ponta da seringa... Aí há que juntar paciência e algum engenho para que eles engulam, já que são peritos em deixar tudo na boca para cuspirem logo a seguir :twisted:

Tudo isto com o cuidado e delicadezas devidas, claro ;)
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

sábado ago 28, 2010 3:53 pm

Bem eu tenho sorte, o meu Riscas deixa fazer tudo. Uma vez tive que lhe dar cápsulas na boca e consegui com uma mantinha. Pousei-o numa mesa e envolvi-o com a mantinha, só deixei a cabeça de fora, depois já sabem o resto: abrir a mandíbula e zás, meter o comprimido lá dentro pela tal parte lateral onde há um espacito entre os dentes.

Nem na comida deixa? Que safadinho...
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
zorbita
Membro Veterano

sábado ago 28, 2010 6:15 pm

Obrigada a todos pelas respostas...
Hoje vamos tentar numas latinhas que ha de atum e salmao como tem um cheiro mais activo a ver se ele come, mas nem na comida se deixa enganar é tão esperto :roll: ...

Assim que conseguirmos dou noticias obrigada :wink:
<p>Sara</p>
mOreirinha01
Membro Veterano
Registado: domingo fev 11, 2007 8:52 pm

domingo ago 29, 2010 6:46 pm

Não costuma dar-lhe ração com a mão?
Às vezes dou à minha gata, ponho um pouco de ração seca na mão e ela come, adora...
Quando ela era pequenina, o meu pai segurava-a e eu abria-lhe a boca e colocava o comprimido lá no fundo e fechava-lhe a boca e massajava o pescoço até ela engolir... Depois ela cresceu e ficou muito complicado porque ela tem muita força e tínhamos medo de a magoar e ela magoava-nos a nós, enfim, um dia tentei sozinha de todas as maneiras possíveis e foi um terror, acabei por desistir, estava mesmo naquela de esperar que os meus pais chegassem para me ajudar, num acto de desespero estiquei a mão com o comprimido para ela ver e ela comeu-o... :o Agora é sempre assim, quando tem de tomar um comprimido, eu mostro-lho e ela come-o!
<p>Joana Martins ] <strong>mOreirinha </strong>[ </p>
<p>] <strong>LuZ</strong> [ A ferinha mais doce de sempre&nbsp; =^.^=</p>
zorbita
Membro Veterano

segunda ago 30, 2010 11:22 pm

Boa noite!
Esta a tornar-se mais facil conseguirmos sar o remedio ao pequeno...ate agora foi a unica coisa que resultou, depois de muito coisa que tentamos...a minha vizinha encontrou um paté que em mousse de atum, então ela esmaga o comprimido em pó. mistura num bocadinho de mousse e "lambusa-lhe" o focinho e os bigodes e ele come é obrigado a lamber lá vai o comprimido!
ate agora foi a unica coisa que resultou, porque ele não pega em nada que tenha o cheiro do comprimido é impressionante!
Obrigada a todos os que responderam a esta topico....
:wink:
<p>Sara</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda ago 30, 2010 11:40 pm

zorbita Escreveu:a minha vizinha encontrou um paté que em mousse de atum, então ela esmaga o comprimido em pó. mistura num bocadinho de mousse e "lambusa-lhe" o focinho e os bigodes e ele come é obrigado a lamber lá vai o comprimido! :wink:
Para grandes males, grandes remédios. Ainda não me tinha lembrado dessa ... :o :lol: :lol: :lol:

Mais uma para o saco das ideias. Pode vir a ser preciso pois as minhas também são umas safadas... :lol: :lol:
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 31, 2010 12:10 am

Maior que a manha dos gatos só a inventiva dos donos... :lol:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
zorbita
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 7:06 pm

:lol: foi a maneira que conseguimos e ate agora ja la vao 4 dias de comprimido de manha e á noite dessa maneira :P ...
Mais uma vez obrigada a todos pelas dicas :wink:
<p>Sara</p>
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quarta set 01, 2010 4:43 pm

Boa tarde!

Quando os meus gatos precisam de tomar comprimidos abro-lhes a boca e enfio-lhes os comprimidos à garganta abaixo. Foi um vet que me disse para fazer assim. Convém é terem as unhas aparadas :) .
Responder

Voltar para “Gatos”