Querer querem todos, mas manter isso que é dificil. Ao inicio fazemos tudo claro, mas passado um tempo chegamos a casa cansados e não passeamos com ele ou nao lhe damos atenção. Mas claro, ha excepçoes.Marcia97 Escreveu:Isso quer dizer que uma "criança" não pode querer um cachorro?MarciaSilva Escreveu:Rafael a miúda tem 13 anos...
Acha bem incentivar uma criança a querer um cachorro???
![]()
Claro que não é o horário que está em questão, é mesmo a idade.
Retriever do Labrador
Moderador: mcerqueira
-
Rafaelmelo
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
-
MarciaSilva
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum
Márcia (belo nome
)
Como qualquer outra pessoa, independentemente da idade, tens o direito de querer e ter um cão. Lógico!
Agora vamos lá ver uma coisa, os teus pais têm que estar totalmente de acordo e conscientes nesse enorme passo pois são eles que vão assumir quaisquer gasto relacionado com o animal.
Não é só querer, passear e dar-lhe mimo e atenção pois certamente isso ele irá ter, a questão é os teus pais terem o perfeito conhecimento das despesas que advém ter um cão. Tens noção que tu não podes suportar gastos, uma vez que és estudante, certo?
Veterinário, alimentação, acessórios e nunca esquecer que tal como as pessoas, os cães também adoecem e precisam de intervenções urgentes que poderão levar uns valentes euros...
Como qualquer outra pessoa, independentemente da idade, tens o direito de querer e ter um cão. Lógico!
Agora vamos lá ver uma coisa, os teus pais têm que estar totalmente de acordo e conscientes nesse enorme passo pois são eles que vão assumir quaisquer gasto relacionado com o animal.
Não é só querer, passear e dar-lhe mimo e atenção pois certamente isso ele irá ter, a questão é os teus pais terem o perfeito conhecimento das despesas que advém ter um cão. Tens noção que tu não podes suportar gastos, uma vez que és estudante, certo?
Veterinário, alimentação, acessórios e nunca esquecer que tal como as pessoas, os cães também adoecem e precisam de intervenções urgentes que poderão levar uns valentes euros...
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
Como dona de um labrador (de outras raças não posso falar porque não sei), é um cão que precisa de muita (mas mesmo muita) atenção, e muito exercício e uma alimentação cuidada para evitar o excesso de peso (que não é com rações de hipermercado que se vai lá). Tudo isto deve ser pensado para uns 12 a 14 anos, tempo que o cão poderá viver connosco.
Algumas perguntas que deverá fazer a si própria e aos seus pais:
- Tem dinheiro para responder a todas as necessidades do cão?
- Tem tempo para lhe proporcionar o exercício diário e brincadeira de que este necessita? Quer chova quer faça sol?
- Nas férias onde fica o cão?
- A casa tem condições para o cão ficar em segurança? (vedações, espaço para ele ficar abrigado, etc)
E não é só passear de manhã e a noite. Enquanto é cachorro e isto dura meses, tem que lhe dar várias refeições ao dia, vir à rua mais vezes.
Os meus vizinhos (crianças) também queriam cãezinhos quando viram o meu, agora estão os cães lá, tristes, só vêem os donos na hora de comer, nem uma festa, nem passeio na rua, nada...cresceram deixaram de ser o capricho das criancinhas.
- Tem tempo para lhe proporcionar o exercício diário e brincadeira de que este necessita? Quer chova quer faça sol?
- A casa tem condições para o cão ficar em segurança? (vedações, espaço para ele ficar abrigado, etc)
E não é só passear de manhã e a noite. Enquanto é cachorro e isto dura meses, tem que lhe dar várias refeições ao dia, vir à rua mais vezes.
Os meus vizinhos (crianças) também queriam cãezinhos quando viram o meu, agora estão os cães lá, tristes, só vêem os donos na hora de comer, nem uma festa, nem passeio na rua, nada...cresceram deixaram de ser o capricho das criancinhas.
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!" - Campanha de adopção no Brasil
Como dona de um labrador (de outras raças não posso falar porque não sei), é um cão que precisa de muita (mas mesmo muita) atenção, e muito exercício e uma alimentação cuidada para evitar o excesso de peso (que não é com rações de hipermercado que se vai lá). Tudo isto deve ser pensado para uns 12 a 14 anos, tempo que o cão poderá viver connosco.
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!" - Campanha de adopção no Brasil
Isso acontece com toda a gente do Mundo.. Um ou dois dias por ano em que estamos exaustos..Rafaelmelo Escreveu:Querer querem todos, mas manter isso que é dificil. Ao inicio fazemos tudo claro, mas passado um tempo chegamos a casa cansados e não passeamos com ele ou nao lhe damos atenção. Mas claro, ha excepçoes.Marcia97 Escreveu:Isso quer dizer que uma "criança" não pode querer um cachorro?MarciaSilva Escreveu:Rafael a miúda tem 13 anos...
Acha bem incentivar uma criança a querer um cachorro???
![]()
Claro que não é o horário que está em questão, é mesmo a idade.
Sim claro , os meus pais estao de total acordoMarciaSilva Escreveu:Márcia (belo nome)
Acredite , se não tivesse feito todas essas perguntas a mim própria, não abdicava da minha mesada para receber um cão..Lukilu Escreveu:Como dona de um labrador (de outras raças não posso falar porque não sei), é um cão que precisa de muita (mas mesmo muita) atenção, e muito exercício e uma alimentação cuidada para evitar o excesso de peso (que não é com rações de hipermercado que se vai lá). Tudo isto deve ser pensado para uns 12 a 14 anos, tempo que o cão poderá viver connosco.
-
Rafaelmelo
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 29, 2010 9:19 pm
Isso ao inicio é tudo muito bonito, abdicamos disto e daquilo para convencer os pais. E quando crescer? Quando quiser sair a noite? quando quiser sair com os amigos e as amigas, festivais de verao, ferias nos estrangeiro etc etc etc.
marcia, quem vai ter que ter total noção das responsabilidades são os seus pais....eles é que vão pagar a ração, o vet, vacinas, etc, e inclusivamente o cão! Eles é que vão ter de andar com o cão de um lado para o outro.
Qualquer asneira que o cão faça ou qualquer custo, são os adults que tem a responsabilidade.
Eles é que vão ter de educar o cão.... Tem a certeza que eles estão dispostos a isto? E tem noção da carga de porcaria que vai ter em casa até o cão se habituar a ir à rua?
Tem ideia dos estragos que o cão vai fazer? Os seus pais não se importam? A marcia tem ideia da capacidade de estragar e de chatices que um cachorrinho faz em casa?
Os filhos com a sua idade o que fazem é curtir o cachorro. A 1ª cagadela dele no tapete quero ver quem limpa!
Agora está de férias e depois no tempo de aulas?
Espero que os seus pais pensem bem. Não sei de quanto é a sua mesada mas olhe que um cão como o que pretende não fica nada barato, espero que tenha uma mesada generosa!
Qualquer asneira que o cão faça ou qualquer custo, são os adults que tem a responsabilidade.
Eles é que vão ter de educar o cão.... Tem a certeza que eles estão dispostos a isto? E tem noção da carga de porcaria que vai ter em casa até o cão se habituar a ir à rua?
Tem ideia dos estragos que o cão vai fazer? Os seus pais não se importam? A marcia tem ideia da capacidade de estragar e de chatices que um cachorrinho faz em casa?
Os filhos com a sua idade o que fazem é curtir o cachorro. A 1ª cagadela dele no tapete quero ver quem limpa!
Espero que os seus pais pensem bem. Não sei de quanto é a sua mesada mas olhe que um cão como o que pretende não fica nada barato, espero que tenha uma mesada generosa!
Não vejo problema nenhum nisso. Há gente que pensa que as "crianças" so ligam no inicio , sim , pode ser verdade, mas nem todas elas são assim. Tambem existem menores que se interessam pelos animais. Agora não percebo porque persiste na ideia de ser contra as crianças terem cães. E sabe que mais ? Eu vou pedir mesmo o cão. E vou fazer dele , o ser mais feliz do Mundo (!)Rafaelmelo Escreveu:Isso ao inicio é tudo muito bonito, abdicamos disto e daquilo para convencer os pais. E quando crescer? Quando quiser sair a noite? quando quiser sair com os amigos e as amigas, festivais de verao, ferias nos estrangeiro etc etc etc.
A minha mesada é apenas um corte para que os meus pais possam disponibilizar todo o dinheiro que o cão necessitar. Estragos e porcaria todos fazem , todos sujam , e todos destroem. A 1ª, a 7ª e até a 1000ª cagadela dele no tapete vai ser limpa, quer por mim, quer pelos meus pais. E eles não vão ter de andar com ele de um lado para o outro (!) Eu também sirvo para alguma coisa, e nunca, mas nunca deixaria o meu cão sofrer. Agora , em relação ao seu comentario , informo , Há pessoas responsaveis e irresponsaveis. E Informo-lhe que esse não é o meu caso, nem o da minha familia.moslie Escreveu:marcia, quem vai ter que ter total noção das responsabilidades são os seus pais....eles é que vão pagar a ração, o vet, vacinas, etc, e inclusivamente o cão! Eles é que vão ter de andar com o cão de um lado para o outro.
Eh lá! Sendo assim ninguém pode ter animais. Será que existe aqui alguém que não goste de sair, passar tempo com os amigos, ir de férias...? É uma questão de conjugar as duas coisas.Rafaelmelo Escreveu:Isso ao inicio é tudo muito bonito, abdicamos disto e daquilo para convencer os pais. E quando crescer? Quando quiser sair a noite? quando quiser sair com os amigos e as amigas, festivais de verao, ferias nos estrangeiro etc etc etc.
Com 13 anos eu cuidava do cão da casa onde eu morava. O cão nem era meu (era dos pais do meu padrasto) e eu é que lhe dava a comida de manhã, acordava mais cedo para o levar a passear, chegava a casa da escola e levava-o à rua, dava-lhe a comida à noite e à hora de dormir, era eu que o levava para a sua casinha. Quando fomos embora, se dependesse de mim, teríamos trazido o cão connosco, mas infelizmente os donos dele não aceitaram tal coisa.
Lá por ter 13 anos, não significa que uma pessoa não seja responsável (voltamos à conversa da idade vs maturidade). Temos ideias muito diferentes sobre responsabilidade, pelos vistos.
Existe sim a possibilidade da Márcia vir a fartar-se do cão. É possível que ela não saiba cuidar dele como deve ser. Mas e se for exactamente o oposto? Não é um ponto a favor o facto dela ter vindo aqui perguntar se com o horário dela era possível ter um cão? Isso demonstra que ela tem pensado no assunto do ponto de vista do cão, não do seu próprio ponto de vista (a vontade de ter um cão). Quantas pessoas neste fórum não levaram nas orelhas por terem comprado um animal apenas porque o acharam fofinho? Pessoas que depois vêem-se em situações inesperadas e não sabem como agir, escolhendo dar o animal para adopção? Agora temos um caso completamente oposto.
Eu vejo uma rapariga que gosta de animais, tem maturidade (as respostas dela demonstram isso, na minha modesta opinião) e pode vir a ser uma excelente dona de um cão feliz.
Mas pronto... é apenas a minha opinião. Para mim a idade não é indicativo de maturidade.
Há adultos com cabeças de 10 anos, isso de certeza!
Mas com 13 anos não se pode ter a responsabilidade de um animal. Quando muito pode ajudar a tratar dele: limpar a porcaria, dar comida, limpar comedouros, escová-lo, ir à rua, mas no fim de contas, a carga principal cai sempre para os pais, o comprar ração, o levar ao vet, o pagar contas, ter o cuidado de renovar licenças, o ensinar, porque os miúdos querem é brincar com o cão.
Ela já está a dizer que a porcaria é ela e os pais que limpam...
Educar um cão não é tão simples como isso, e muita gente arrepende-se amargamente de ter metido um cachorro em casa quando vê tapetes, móveis, roupa, estragados, um amigo meu tem um labrador lindo que foi carissimo, o que aquele cão já destruiu não se imagina, mas lá está, ele é adulto, foi ele que o pagou e que o meteu em casa, os filhos pediram imenso, o cão já está velhote, é claro que é de todos mas a trabalheira e os cuidados: pais!
Quando vejo miúdos a pedir cães arrepia-me um bocado porque muitas vezes a história acaba mal, especialmente quando as pessoas não tem experiência de bichos em casa.
Ela diz que todos estragam. Mas quando os pais virem um sofá roído, não se interessam com os outros, interessam-se com o sofá deles!
É sempre melhor quando a ideia parte dos adultos...
Mas com 13 anos não se pode ter a responsabilidade de um animal. Quando muito pode ajudar a tratar dele: limpar a porcaria, dar comida, limpar comedouros, escová-lo, ir à rua, mas no fim de contas, a carga principal cai sempre para os pais, o comprar ração, o levar ao vet, o pagar contas, ter o cuidado de renovar licenças, o ensinar, porque os miúdos querem é brincar com o cão.
Educar um cão não é tão simples como isso, e muita gente arrepende-se amargamente de ter metido um cachorro em casa quando vê tapetes, móveis, roupa, estragados, um amigo meu tem um labrador lindo que foi carissimo, o que aquele cão já destruiu não se imagina, mas lá está, ele é adulto, foi ele que o pagou e que o meteu em casa, os filhos pediram imenso, o cão já está velhote, é claro que é de todos mas a trabalheira e os cuidados: pais!
Quando vejo miúdos a pedir cães arrepia-me um bocado porque muitas vezes a história acaba mal, especialmente quando as pessoas não tem experiência de bichos em casa.
Ela diz que todos estragam. Mas quando os pais virem um sofá roído, não se interessam com os outros, interessam-se com o sofá deles!
A responsabilidade não se baseia em dinheiro. E alem disso, nem todos os Labradores são iguais. Uma coisa que eu não percebo é , se com 13 anos não se tem responsabilidade de cuidar do cão, então quando se terá?moslie Escreveu:Há adultos com cabeças de 10 anos, isso de certeza!