CRITÉRIOS PARA ADOPÇÃO

Fórum para tópicos de animais para adoptar.
drilldown1
Membro Veterano
Registado: quarta jun 16, 2010 5:30 pm

sábado ago 28, 2010 6:37 pm

Taro Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
tiabela Escreveu:Eu acho que as visitas dos responsáveis têm mesmo que ser uma exigência, pois como todos sabemos, hoje em dia é preciso muito cuidado nas adopções.

E se realmente todos agirmos de boa fé, os adoptantes não colocam restrições

Os termos de adopção têm que ser cada vez mais promenorizados e exigentes para precaver o bem estar do animal.
~

Completamente em desacordo! EXIGÊNCIA...nunca!
Isto nada tem a ver com adopção responsável nem boa fé.

Afinal, quem dá para adopção não pode e/ou não quer ficar com ele e ainda se dá ao luxo de pôr e dispôr dos recursos, tempo, paci^encia dos outros.

Outra coisa que discordo é pedir-se e fotocopiar-se documentos identificação do adoptante.
Não creio que estas medidas ABUSIVAS contra o direito dos outros, previna abandonos.

Quando fiquei com o meu Yuri (já lá vão 7 anos e 4 meses), fui eu que disponibilizei a minha casa e até um lanche para irem ver o cachorro. Partiu de mim... se me tivessem exigido... a adopção não se teria realizado e o Yuri não teria vindo, e eu considero-me uma boa dona
!
Não me venham agora dizer que quem está de boa fé não se importa, porque isso não é verdade.
Eu não faço a minima ideia que experiência tem em adopções, mas a minha diz-me e cada vez mais que todo o cuidado é pouco.
Custa verificar é a distorção do que foi escrito pois se li bem o que escrevi não mencionei a palavra "sempre".
Certamente que quem quer adoptar, terá todo o gosto em mostrar o cão, o que sendo claro e honesto, acho preferível dizer desde logo à partida que os donos gostariam de ver o cão, após doação. Daí e, mais uma vez, digo que quem está de boa fé, nem vê isso como uma exigência mas sim como uma preocupação de quem dá o animal, em assegurar que está tudo a correr bem.

Curioso que esteja tudo tão exaltado pois quem adoptou cães à minha responsabilidade nunca viu tal problema, nem se sentiu indignado, muito pelo contrário, alguns até me enviam mensagens para marcar nova visita.
Resumindo : não facilito nada e não estou nada arrependida.
Agora todos têm direito à sua opinião, mas estando a ajudar o casal em questão tudo farei para que a cadelinha vá bem.

Ah claro..se correr mal, vira logo o discurso para a falta de responsabilidade do responsável..gosto mesmo deste forum, muito se aprende sobre a dualidade da natureza humana! :roll:
A título de exemplo, aponte um, um só, post meu em que verifique o que está a bold.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado ago 28, 2010 6:38 pm

drilldown1 Escreveu:
Taro Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
tiabela Escreveu:Eu acho que as visitas dos responsáveis têm mesmo que ser uma exigência, pois como todos sabemos, hoje em dia é preciso muito cuidado nas adopções.

E se realmente todos agirmos de boa fé, os adoptantes não colocam restrições

Os termos de adopção têm que ser cada vez mais promenorizados e exigentes para precaver o bem estar do animal.
~

Completamente em desacordo! EXIGÊNCIA...nunca!
Isto nada tem a ver com adopção responsável nem boa fé.

Afinal, quem dá para adopção não pode e/ou não quer ficar com ele e ainda se dá ao luxo de pôr e dispôr dos recursos, tempo, paci^encia dos outros.

Outra coisa que discordo é pedir-se e fotocopiar-se documentos identificação do adoptante.
Não creio que estas medidas ABUSIVAS contra o direito dos outros, previna abandonos.

Quando fiquei com o meu Yuri (já lá vão 7 anos e 4 meses), fui eu que disponibilizei a minha casa e até um lanche para irem ver o cachorro. Partiu de mim... se me tivessem exigido... a adopção não se teria realizado e o Yuri não teria vindo, e eu considero-me uma boa dona
!
Não me venham agora dizer que quem está de boa fé não se importa, porque isso não é verdade.
Eu não faço a minima ideia que experiência tem em adopções, mas a minha diz-me e cada vez mais que todo o cuidado é pouco.
Custa verificar é a distorção do que foi escrito pois se li bem o que escrevi não mencionei a palavra "sempre".
Certamente que quem quer adoptar, terá todo o gosto em mostrar o cão, o que sendo claro e honesto, acho preferível dizer desde logo à partida que os donos gostariam de ver o cão, após doação. Daí e, mais uma vez, digo que quem está de boa fé, nem vê isso como uma exigência mas sim como uma preocupação de quem dá o animal, em assegurar que está tudo a correr bem.

Curioso que esteja tudo tão exaltado pois quem adoptou cães à minha responsabilidade nunca viu tal problema, nem se sentiu indignado, muito pelo contrário, alguns até me enviam mensagens para marcar nova visita.
Resumindo : não facilito nada e não estou nada arrependida.
Agora todos têm direito à sua opinião, mas estando a ajudar o casal em questão tudo farei para que a cadelinha vá bem.

Ah claro..se correr mal, vira logo o discurso para a falta de responsabilidade do responsável..gosto mesmo deste forum, muito se aprende sobre a dualidade da natureza humana! :roll:
O que está a bold é um pedido, muito diferente das exigências

"Critérios de adopção:
A entrevista presencial aos eventuais interessados bem como visita ao domícilio do possível adoptante são requisitos obrigatórios, sem compromisso de doação.
Serão permitidas visitas dos actuais donos ao animal no seu novo ambiente familiar.
Cedência de propriedade ( CHIP) só será realizada após algum tempo posterior à doação. "

"Lamento mas se o eventual adoptante não permitir, o cão não é doado a essa pessoa, tão simples como isto."

PS. Não tenho interesse em adoptar o cão, nem nunca adoptaria um cão através de foruns!
Como é sabido comprei uma cachorra e não foi a nenhum criadeiro.
Mas o Yuri foi adoptado na UZ e a drilldown até ficou bastante sentida de se ter oferecido para irem ver o cão várias vezes e ninguém lhe ter respondido ou disponibilizado para tal, ou não foi isto que aconteceu???

Ninguem disse que era má adoptante, eu que a conheço e também conheço o Yuri, acho que ele não poderia estar melhor tratado. Mas não é disso que estamos a falar.

A drilldown está a "falar" na condição de adoptante, agora de fosse doar um cão que estivesse à sua respo0nsabilidade, quais seriam os seus critérios????
Taro
Membro Veterano
Registado: quinta mai 08, 2008 12:46 am

sábado ago 28, 2010 6:41 pm

drilldown1, não vou entrar mais neste diálogo de surdos sobre o que pretendo e como pretendo e que nome coloco ao que pretendo. Como disse, não me dou mal com os critérios que estipulo, aliás, muito bem aprendidos com uma senhora de uma associação que anda nisto há muitos anos.

E admito, se não gostar do adoptante, não dou e não tenho problema nenhum em dizer educadamente que não..e acredite que o não é sempre muito ponderado..tal como o sim. Como disse a natureza humana é muito complexa e o mundo das adopções prova e bem que o que parece ser, nem sempre é!

Respeito a sua opinião, estamos numa democracia ..é tudo!

Quando aparecer um eventual interessado é com ele que tenho de conversar e isso é que é relevante.

Independentemente de ter adoptado, comprado, apenas desejo o melhor de tudo para a sua cadelinha.
drilldown1
Membro Veterano

sábado ago 28, 2010 7:26 pm

moslie Escreveu:Até hoje só dei animais para adopção a pessoas minhas amigas e conhecidas, mas acho importante ficar com todos os dados da pessoa.
Os termos de responsabilidade valem o que valem... o ideal é dar o animal já esterilizado. Também não gostaria de dar um animal a um estranho que vai viver longe. Uns amigos meus entregaram um cachorro de 4 meses rafeiro e abandonado que lhes apareceu na estrada a um casal amigo de uns amigos e que pareciam de toda a confiança, 3 meses depois soubemos que o cão tinha morrido de esgana, foi muito desagradável, as pessoas viviam a uns 300 klm, mas confiaram na relação de conhecimento.
moslie, porque é que responsabiliza os donos pela morte do cachorro com esgana? Acha que se não tivesse entregue, o cachorrinho ainda estaria vivo?

Retirado do http://www.hospvetporto.pt/servicos/are ... e/149.html

A Esgana afecta cães e outros carnívoros selvagens tais como ursos, raposas e furões.
Os cachorros com idades entre os 3 e os 6 meses de idades são os mais susceptíveis de contrair a doença e de morrerem devido a ela. A taxa de mortalidade é proxima de 50 %.
<p>&nbsp;Sou respons&aacute;vel pelo que digo, n&atilde;o pelo que os outros entendem - By Ziggyma</p>
<p>Quer lutar comigo pela Net? For&ccedil;a... ESCREVA TUDO EM MAI&Uacute;SCULAS AT&Eacute; QUE ME CONSIGA MATAR!!!</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado ago 28, 2010 8:00 pm

Se o cachorro tivesse sido dado para mais perto, eles podiam ter pedido para o ver, nada de imposições com as quais não concordo, mas podiam amigávelmente ter visto como corriam as coisas. Ficaram com a impressão que o cão não foi bem cuidado, não viram, não poderam certificar-se, ficou sempre a dúvida. É certo que nada é definitivo, há animais que vão para o estrangeiro e vão muito bem, outros ao pé da porta e as coisas podem correr mal.
Não ando nas adopções, os que dei ou eram meus e foram ofertas a amigos, ou apareceram e dei também a amigos e conhecidos. Dei uma gata nascida na minha casa que até morrer com 12 anos de cancro, soube dela quase todos os dias. E vi o quanto o dono a cuidou e sofreu com a sua morte. Fiquei triste claro, mas os meus amigos ficaram arrependidos, nunca mais quiseram arranjar animais para ninguém.
AlexandreMqs
Membro Veterano
Registado: segunda dez 22, 2008 9:17 pm

sábado ago 28, 2010 8:06 pm

A Minha opinião pessoal.
É importante saber que tipo de animal temos para adopção, se é saudável ou não, etc.
Depois de recolhido os dados do cão, tenta-se procurar um adoptante que seja compatível com o animal.
Antes de uma adopção deve haver conversas entre a pessoa responsável pelo o animal e o adoptante, quer por telefone/mail e pessoalmente.
Deve haver as visitas necessária ao animal, para que ele se sinta familiarizado com o agregado familiar.
Caso esteja tudo bem, parte-se para um fim de semana ou uma semana à experiência.
Se quiserem o cão, terão que assinar um termo de responsabilidade.

Quanto a "polémica" das visitas...acho muito bem.
Sei de n vezes que o cão se encontrava abandonado e quando se telefonava para o adoptante, ele dizia que estava tudo bem.

Mas para fazer uma pós adopção é preciso ter cabeça...e muitas não têm.
Fotografia de animais de estimação (o meu projecto)
Status -Pets Photography https://www.facebook.com/StatusPetsPhotography

moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

sábado ago 28, 2010 8:59 pm

Acho muito importante informar o adoptante de tudo mas mesmo tudo sobre o cão. Se o animal é timido, se é hiperactivo, se chora muito sózinho, se já mordeu, se não gosta de homens ou de mulheres, se reage mal a crianças, etc.
Isto é válido para saúde também.
O que me parece é que as pessoas se empenham mais nas adopções de animais de raça. já várias pessoas me contaram que mesmo nas associações, com animais de raça parece que já estão todos destinados....É assim? os rafeiros amontoam-se, os de raça, quando se lá vai, já estão todos "reservados", já não é a 2º nem 2º pessoa que me conta isto, não sei porque nunca fui buscar animais a canis, mas já me falaram disto várias vezes, os de raça ficam para amigos e conhecidos....
drilldown1
Membro Veterano

sábado ago 28, 2010 9:01 pm

moslie Escreveu:Se o cachorro tivesse sido dado para mais perto, eles podiam ter pedido para o ver, nada de imposições com as quais não concordo, mas podiam amigávelmente ter visto como corriam as coisas. Ficaram com a impressão que o cão não foi bem cuidado, não viram, não poderam certificar-se, ficou sempre a dúvida. É certo que nada é definitivo, há animais que vão para o estrangeiro e vão muito bem, outros ao pé da porta e as coisas podem correr mal.
Não ando nas adopções, os que dei ou eram meus e foram ofertas a amigos, ou apareceram e dei também a amigos e conhecidos. Dei uma gata nascida na minha casa que até morrer com 12 anos de cancro, soube dela quase todos os dias. E vi o quanto o dono a cuidou e sofreu com a sua morte. Fiquei triste claro, mas os meus amigos ficaram arrependidos, nunca mais quiseram arranjar animais para ninguém.
A morte de um amiguinho, desperta em nós sentimentos de culpa. Temos tendência a culparmos ou os outros ou a nós. Por vezes culpamo-nos e aos outros.

Isto, aconteceu comigo, quando morreu o meu Pompeu. O vet dizia-me não se culpe nem culpe ninguém...as coisas acontecem...tente aceitar.

Em relação ao tratamento que damos aos animais;

Tenho uma vizinha que tem uma cadela rafeira. Não vai ao vet com ela, o que significa que não tem vacinas e outras coisas que para a maioria de nós são essenciais ao bem estar, para ela são um desperdício. No entanto, esta mulher defende a cadela com unhas e dentes.
Quando o filho dela disse que queria a cadela (já tem 12 anos) dali para fora, ela disse ao filho que a cadela não saía dali e se ele estava tão incomodado com a cadela que se fosse embora.
Esta mulher, trata mal o bicho? Tenho que dizer que não, embora trate de maneira diferente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado ago 28, 2010 9:09 pm

Eu acho que «exigência» ou «critério de selecção» é uma questão de nomenclatura.

Isso é posto logo bem claro num apelo para que quem não esteja disposto a permitir a visita do responsável pela adopção, seja porque não concorda seja porque está com más intenções, se abstenha de se candidatar.

Eu sou franca, sou novata nestas andanças, mas pelo que já fui lendo e aprendendo também não daria um animal a quem não estivesse disposto a permitir visitas -- devidamente combinadas, claro, não se trata de cair de surpresa em casa de ninguém, a não ser em casos excepcionais de sérias suspeitas de maus tratos, por exemplo.

E nunca ninguém me disse que não as permitiria, pelo contrário, recebo sempre mais convites para visitas do que aqueles que posso aceitar. Os adoptantes ficam satisfeitos por ver que há uma ligação e uma preocupação, e gostam de mostrar que o animal está a ser bem cuidado.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
drilldown1
Membro Veterano

sábado ago 28, 2010 9:12 pm

moslie Escreveu:Acho muito importante informar o adoptante de tudo mas mesmo tudo sobre o cão. Se o animal é timido, se é hiperactivo, se chora muito sózinho, se já mordeu, se não gosta de homens ou de mulheres, se reage mal a crianças, etc.
O que me parece é que as pessoas se empenham mais nas adopções de animais de raça. já várias pessoas me contaram que mesmo nas associações, com animais de raça parece que já estão todos destinados....É assim? os rafeiros amontoam-se, os de raça, quando se lá vai, já estão todos "reservados", já não é a 2º nem 2º pessoa que me conta isto, não sei porque nunca fui buscar animais a canis, mas já me falaram disto várias vezes, os de raça ficam para amigos e conhecidos....
Já há alguns anos, num dos foruns de animais, em relação aos rafeiros eram escritos textos a puxar ao sentimento, com muitos upas e sem informação relevante do animal. Os cães de raça tinham pouca publicidade e eram logo adoptados.
Lembro-me dum caso de uma voluntária qualquer que apanhou um schnauzer miniatura (que tinha ido fazer o seu xixi, sózinho) e que nem passou pelo forum de adopções, foi logo dado a um familiar.
Este assunto foi puxado no forum, porque a dona do schnauzer tinha tido informações aonde ele estava e queria reavê-lo.
A voluntária, depois de andar a fugir da dona do cão, queria que a dona prescindisse do cão, porque as pessoas que o tinham, gostavam já muito dele. :wink:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
reex
Membro Veterano
Registado: quinta out 25, 2007 11:12 am
Localização: tenho 2 cães apanhados da rua .e um fox terrier de 12 anos a viver no Minho com os meus pais ( memor

sábado ago 28, 2010 9:16 pm

moslie Escreveu:Acho muito importante informar o adoptante de tudo mas mesmo tudo sobre o cão. Se o animal é timido, se é hiperactivo, se chora muito sózinho, se já mordeu, se não gosta de homens ou de mulheres, se reage mal a crianças, etc.
que tanga :o
o doberman cachorro que eu levei para a uz , não foi reservado nem foi para amigos nem cunhas, dei-o a um desconhecido que foi a meu mando a uz adopta-lo
se isso fosse verdade eu tinha levado o pequenois para a uz , para a suposta lista de amigos .
<p>quem salva uma vida , salva o mundo inteiro</p>
<p>portugalzoofilo.net</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sábado ago 28, 2010 9:23 pm

Básicamente, entrego os meus dados a uma associação ou canil, a particulares never. Já vi muito e chegou-me. Se muitas associações já me dão a volta á tripa, de particulares nem falo.

Estou básicamente cansada deste mundo de ajuda aos peludos. E quanto mais vejo mais cansada fico.

Não obstante cada um fará o que lhe apetecer e cada um aceitará o que lhe apetecer pelo que é uma discussão inutil e que vai dar azo a má lingua, como já está a dar.
Última edição por LuMaria em sábado ago 28, 2010 9:26 pm, editado 1 vez no total.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado ago 28, 2010 9:25 pm

drilldown1 Escreveu:
Já há alguns anos, num dos foruns de animais, em relação aos rafeiros eram escritos textos a puxar ao sentimento, com muitos upas e sem informação relevante do animal. Os cães de raça tinham pouca publicidade e eram logo adoptados.
Lembro-me dum caso de uma voluntária qualquer que apanhou um schnauzer miniatura (que tinha ido fazer o seu xixi, sózinho) e que nem passou pelo forum de adopções, foi logo dado a um familiar.
Este assunto foi puxado no forum, porque a dona do schnauzer tinha tido informações aonde ele estava e queria reavê-lo.
A voluntária, depois de andar a fugir da dona do cão, queria que a dona prescindisse do cão, porque as pessoas que o tinham, gostavam já muito dele. :wink:
Isso será um caso que, acredito, não corresponda à generalidade das adopções.
O que se passa é que muita gente prefere adoptar animais de raça a rafeiros, seja porque preferem uma determinada raça (e aqui pode ser porque acham bonito, porque se dá melhor com crianças, porque se dá melhor num apartamento, etc., etc.., etc.), seja por uma questão de vaidade. Daí que os de raça sejam mais facilmente adoptáveis. Mas também neste aspecto há excepções, e felizmente há quem prefira dar um lar a rafeiros, a animais menos bonitos, a seniores, a deficientes, até a doentes.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
drilldown1
Membro Veterano

sábado ago 28, 2010 9:53 pm

Tassebem Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
O que se passa é que muita gente prefere adoptar animais de raça a rafeiros, seja porque preferem uma determinada raça (e aqui pode ser porque acham bonito, porque se dá melhor com crianças, porque se dá melhor num apartamento, etc., etc.., etc.), seja por uma questão de vaidade. Daí que os de raça sejam mais facilmente adoptáveis. Mas também neste aspecto há excepções, e felizmente há quem prefira dar um lar a rafeiros, a animais menos bonitos, a seniores, a deficientes, até a doentes.
Tassebem, (só agora reparei que voltou ao seu nick :wink: ) há de tudo! Mas já há muitos anos que vejo (leio) coisas de arrepiar, entre as pessoas ou grupos que se intitulam de "amigos dos animais".
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

sábado ago 28, 2010 9:55 pm

drilldown1 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
drilldown1 Escreveu:
Tassebem, (só agora reparei que voltou ao seu nick :wink: ) há de tudo! Mas já há muitos anos que vejo (leio) coisas de arrepiar, entre as pessoas ou grupos que se intitulam de "amigos dos animais".
Drilldown, também estou de acordo com este seu comentário
Responder

Voltar para “Animais para Adopção”