castração do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sexta nov 14, 2003 7:41 pm

[quote=jcsousa]
Nada chateado, Alícia!!!

Apesar de ainda ter excelentes níveis de testosterona, sou muito sociável e nada agressivo... (Mais um argumento a meu favor!!!!)
[/quote]

Bom, não sei porque mas acho que ficou chateado na mesma :?
Peço-lhe novamente desculpas e vou já a cocinhar porque o meu macho latino esta a chegar do trabalho ;)

Alicia
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta nov 14, 2003 8:01 pm

Ainda que me arrisque a levar nas trombas de todos os machos latinos deste forum, aqui venho eu, a favor da castracao :p .
Vivo na Holanda, onde a excepcao e ter caes nao castrados. Quando se faz o seguro de saude para o cao, a castracao e contemplada. So quem quer participar com os caes em exposicoes ou caes muito inseguros sao aconselhados a nao castrar. O resto, a malta vai toda a faca.
A ideia vigente aqui e que o cao castrado e mais feliz porque nao tem stress de origem sexual.
Conheco dois caes em Portugal que foram castrados: um tinha 6 anos, andava na rua e foi adoptado por uma familia. A familia nao dormia porque a cadela do vizinho estava em cio, o cao uivava toda a noite e quando podia fugia. Fazer o que? Uma cura se sono ao cao? Castrou-se e nunca mais houve problemas. E um animal feliz e afavel que busca brincadeira com tudo e com todos. Nunca mais quiz fugir nem arranjou namoradas.
Outro e de rua, e e pai de todos (ou quase todos) os SRD da linha de Sintra (e que adora andar de comboio e acham-lhe graca 8)). Quiseram adopta-lo mas fugia e tornava-se agressivo quando nao podia ir a namorada. Mais uma vez nao houve cura de sono: foi a faca e deixou de andar em correrias. Esta muito feliz com os novos donos...
Por favor nao tenham medo de falar em castracao: repitam atras de mim: CAS-TRA-CAO (podem meter-lhe acentos). Nem todos nos somos treinadores eximios de caes, nem todos os caes tem os genes para obedecer como um PA bem treinado. Metemos-lhes trelas para os controlar. Metemos-lhes estranguladoras nao e por serem tao lindas. Nao tenham medo de falar em castrar! ;)
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

sexta nov 14, 2003 8:14 pm

xabita Escreveu: Se optar pela castração acho que faz muito bem,pois vai permitir que o seu cão não tenha problemas de próstata podendo dar-lhe uma longevidade maior.
A razão porque não encontra tópicos sobre a castração do cão é porque vivemos numa sociedade machista que não gosta muito que tirem os tim-tims aos seus cães.
A Xabita disse tudo.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 8:19 pm

1.Não se precupe com a pancada, porque machos latinos neste tópico só há um, e é bem pacífico...

2.Temos então mais um argumento a favor da castração - castrar é óptimo, porque na Holanda também se faz...

3. Controlar um cão é um dos principais deveres do dono. Posse responsável não é só dar-lhe do bom e do melhor.

4. A opção é do dono, ele castra se bem entender ou não castra se assim o quiser. Eu cá só dei a minha opinião.

5. Se o cão ladra de noite por causa da cadela do vizinho, castre-o e resolve o problema. Como ele há-de ladrar por outros motivos, vá-o operando aos diversos orgãos - há-de terminar finalmente com um cão bem comportado...

6. Cá vai: CAS-TRA-ÇÃO - não, obrigado
aligra
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 8:32 pm

[quote=JUMP]
[já tive um cão, antes do Max, bastante irrequieto, desconfiado e agressivo, q nunca acasalou, mas nem por sombras me passou pela cabeça castrar o bicho, safa.

se se atirava para cima de alguma cadela, mesmo fora do cio, nunca foi isso uma situação embaraçosa, bem como se exibia o dito, é cão tem os seus instintos e isso é normal.
[/quote]

Desculpe-la, JUMP, mas este foi o argumento mais forte em favor da castração que já li :o

Alicia
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta nov 14, 2003 8:32 pm

jcsousa Escreveu:
5. Se o cão ladra de noite por causa da cadela do vizinho, castre-o e resolve o problema. Como ele há-de ladrar por outros motivos, vá-o operando aos diversos orgãos - há-de terminar finalmente com um cão bem comportado...

6. Cá vai CAS-TRA-ÇÃO - não, obrigado
Faço destas palavras as minhas...

Ainda castrar um cadela para que esta não tenha cachorros afim de não aumentar a população de cães abandonados é uma coisa!! Agora castrar só pelo gozo de ter-mos um cão mais bem educado!! Por favor...

O meu namorado ás vezes também não se comporta como deve ser acho que o vou castrar...
ahh e também pode vir a ter problemas na próstata e pode vir a ser infiel!!! Optimas medidas que eu aqui achei... sim senhora!!

Agora os cães são vossos e fazem deles o que bem quiserem, mas se calhar é melhor começar a operar o cão para não ter pêlo ( é que suja muito) tirar as orelhas (podem ter otites)!! Tão a ver não tão?? ou o melhor é nem ter cão
aligra
Membro Veterano

sexta nov 14, 2003 8:44 pm

Desculpem, mas acho necessario lembrar-vos que estamos a falar do cão, não dos humanos.
Ninguem tenciona castrar nem namorados nem veterinarias, mas olhem que tambem ninguem tenciona ensinar namorados ou veterinarias a obedecer as órdenes de "senta", "deita" o "aqui", nem sair à rua só com trela ou açaime, embora sei de certas pessoas que gostavan de o fazer ;)
Peço-lhes que voltemos a falar de cães.

Alicia
boerboelfan
Membro Veterano
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm

sexta nov 14, 2003 8:50 pm

jcsousa Escreveu:
4. A opção é do dono, ele castra se bem entender ou não castra se assim o quiser. Eu cá só dei a minha opinião.
Que a castração do cão evita problemas clínicos futuros relativos á prostata : evita. Que a castração pode tornar o cão mais calmo dado reduzir-lhe a agressividade por competição sexual : em média é verdade .Que a castração evita que o cão assuma comportamentos indesejáveis em presença de cadelas com cio : é verdade. Que a castração reduza a capacidade de guarda do cão : não é verdade.
Que tudo isto seja motivo suficiente para se proceder á castração do cão : o dono é que sabe.

Saudações
Megaran
Membro Veterano
Registado: segunda out 20, 2003 12:27 pm

sexta nov 14, 2003 8:54 pm

aligra Escreveu: Desculpem, mas acho necessario lembrar-vos que estamos a falar do cão, não dos humanos.
Ninguem tenciona castrar nem namorados nem veterinarias, mas olhem que tambem ninguem tenciona ensinar namorados ou veterinarias a obedecer as órdenes de "senta", "deita" o "aqui", nem sair à rua só com trela ou açaime, embora sei de certas pessoas que gostavan de o fazer ;)
Peço-lhes que voltemos a falar de cães.

Alicia
Alicia!

Não quero de maneira nenhuma estar aqui a impôr nada.. A decisão é sua e eu até a respeito!
Eu nunca faria isso a um cão meu se tal não se justificasse! E questões de comportamento desta forma para mim não eram válidas...
A natureza sabe o que faz e nós como amantes de animais só temos de os saber respeitar tal como são!

Se for um cão que ande sempre a fugir por causa das cadelas, ou bulhe muito com os outros ainda se pode ponderar porque aí a vida do cão está em risco! Agora de um cão pacato que só é mais irrequito do que o custume e não saiba sentar, deitar quando o dono pede para mim isso é tirar a vivacidade e as capacidades naturais do cão!!

Agora se há pessoas, incluido veterinários que dizem que a castração não altera em nada o cão e depois vêem com esta treta do comportamento. Então afinal em que é que vamos??
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta nov 14, 2003 10:23 pm

Não vejo porque não castrá-lo. Evita também a pata alçada para marcar território, que é muito chato.
Sobre os testiculos, bem, já ouvi falar que há outro método em que os testículos ficam, embora seja uma operação mais cara e mais complexa.
Talvez a Elsa, queira dar uma ajudinha.
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 10:27 pm

Eu não acho que a comparação entre castrar os cães e os humanos seja tão disparatada como isso. Eu trato os meus cães como cães que são, respeitando-os como tal, mas também os considero pertencentes ao meu agregado familiar. Considero que cão é cão, mas só em certa medida. Na medida em que são realmente diferentes de nós. Mas sob o ponto de vista biológico, nomeadamente no que respeita aos seus instintos, são iguaizinhos a nós.

Nanico, a Holanda não serve de exemplo. Lá porque aí se desinfecta tudo, por favor, não vamos "desinfectar" os tim-tins dos bichos por dá cá aquela palha ou porque nos dá jeito.
Não vou repetir o que disse na minha primeira mensagem e estou cem por cento de acordo com todas as intervenções do José Carlos.

Deixem-me dizer só isto. Nestas polémicas há sempre a tendência de se extremarem posições. Admito perfeitamente que um dos motivos por que as pessoas não querem que os seus cães sejam castrados se deva à tal cultura do macho latino, normalmente conotada com um certo puritanismo, ou até com um certo sentimento retrógrado mais próprio de um povo ignorante e antiquado. Que se ironize com isto, tudo bem, mas o problema realmente deve colocar-se a outro nível. E sem receios de supostas conotações, mas também sem tomar posições pretensamente vanguardistas.
Realmente, não há receio de se falar em CASTRAÇÃO. O meu receio é banalizá-la. É fazê-la para exclusiva comodidade do dono. Ou da sociedade. Cada vez mais as pessoas se servem do cão. Até às últimas consequências.
Como disse o José Carlos, estas coisas não são só branco ou só preto. Há tons médios pelo meio. Eu concordo com as castrações e as esterilizações nas condições que descrevi anteriormente. E cada vez mais convictamente.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

sexta nov 14, 2003 10:38 pm

ò Nel, está a chover aí em cima?
Ài, credo, não estou habituada a ve-lo assim, tão mal disposto ;)
Isabel
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

sexta nov 14, 2003 10:51 pm

Pedra Escreveu: ò Nel, está a chover aí em cima?
Ài, credo, não estou habituada a ve-lo assim, tão mal disposto ;)
Isabel
:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:

Deu-me pr'aqui. E eu que queria desanuviar.
Mas choveu muito, lá isso choveu :lol:
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sexta nov 14, 2003 11:24 pm

lol lol lol lol Credo! Onde isto ja vai!!!!!!

Eu nao falei na Holanda como comparacao, porque nao ha comparacao possivel. Falei na Holanda porque a posicao quanto a castaracao e tao contrastante com a portuguesa.
As vezes acho piada a posicao tao diferente em foruns portugueses ou foruns holandeses em foruns holandeses fala-se muito em socializar o cao, torna-lo um membro integrante da familia e isso e o mais importante que o cao seja um bom cidadao.
Praticamente todos os cachorros vao para a escola aos tres ou quatro meses. Machos e femeas, se nao vao procriar sao castrados ou esterilizados.
Gostava de vos fazer pensar no seguinte talvez vos choque a minha posicao "pseudo-vanguardista", mas ja repararam que e nos paises nordicos, onde os animais sao praticamente todos castrados/esterilizados que nao ha situacoes tipo "Torres Vedras"? - Vao-me desculpar, mas se queremos que o drama dos caes vadios e abandonados atafulhados em canis acabe, vamos ter de falar muito a serio de esterilizacoes e de castracoes, tambem para os animais que temos em casa.

O meu cao nao esta castrado. Durante mais de um ano tivemos aulas duas vezes por semana. A castracao nao e um remedio magico para todos os problemas de comportamento, mas pode trazer grande descanso a algumas familias e animais. Se nao choca cortar caudas a caes que a podem partir no exercicio das suas actividades, porque nos choca a castracao?

PS. Leram aquele livro do Manuel Alegre "Cao como Nos"? Lembram-se da parte em que o dono tinha tanto orgulho nos cachorros rafeiros que apareciam depois de ter desaparecido o cao? Eu larguei o livro num acesso de raiva quando li isso. Nao gostei.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 15, 2003 12:11 am

eu estou muito arrependida de não ter castrado o max. da última vez, ainda pensei faze-lo, mas estavam à espera da máquina da anestesia :o :o começa a ser uma tortura levá-lo à rua. ele sabe andar ao lado, mas começa a cheirar por todo o lado e puxa desesperadamente. suponho que seja o cheiro de cadelas com cio. isto já para não falar nas investidas que faz ao gato pinóquio e à carlota que está esterelizada. sem contar as nódoas negras que me provoca quando o tento separar da cadela. imagino se ele encontrar uma cadela com cio. leva-me de rastos. tudo isto para quê? além de não o querer reproduzir, não o devo fazer. o max teve sarna e segundo a vet , o cão não deverá nunca acasalar.
Responder

Voltar para “Cães”