acasalamento de chinchilas
pessoal sou novo deste forum e gostaria de que ajudasem numa situação.
um familiar vai-me dar uma chinchila cinza standart (macho) e uma branca (femea) qual ainda nao sei se é branco rosa, mosaico ao branco wilson porque ainda nao as vi.
eu pertendo fazer criação de chinchilas mas estas duas que me vão dar é pai e filha ou seja pai cinza standart e filha branca.
havera algum problema?
o meu familiar diz que ela ainda é nova para acasalar mas quando tiver no tempo que eles acasalam mas nao sei se havera alguum problema com isso..
espero por alguma resposta
boa noite
um familiar vai-me dar uma chinchila cinza standart (macho) e uma branca (femea) qual ainda nao sei se é branco rosa, mosaico ao branco wilson porque ainda nao as vi.
eu pertendo fazer criação de chinchilas mas estas duas que me vão dar é pai e filha ou seja pai cinza standart e filha branca.
havera algum problema?
o meu familiar diz que ela ainda é nova para acasalar mas quando tiver no tempo que eles acasalam mas nao sei se havera alguum problema com isso..
boa noite
Claro que á problema nunca ouviste falar na consanguinidade? nao se deve formar casais apartir de pais e filhos, irmaos, os filhos podem vir com deformaçoes ou mesmo que venham aparentemente bem vem mais fracos em relaçao as doenças.RubenLPT Escreveu:pessoal sou novo deste forum e gostaria de que ajudasem numa situação.
havera algum problema?
boa noite
-
- Membro
- Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm
Basta pesquisar um pouco na internet para verificar quais os problemas que pode ter se houver acasalamento entre crias e pais.
Aquilo que me parece é que vai ter duas chinchilas, que ainda não tem qualquer tipo de experiência de interactividade com elas, e já quer fazer criação...
Se calhar o ideal era ficar apenas com uma delas, talvez a fêmea, aprender a lidar com ela e deixe a possibilidade de criação para mais tarde.
Aquilo que me parece é que vai ter duas chinchilas, que ainda não tem qualquer tipo de experiência de interactividade com elas, e já quer fazer criação...
Se calhar o ideal era ficar apenas com uma delas, talvez a fêmea, aprender a lidar com ela e deixe a possibilidade de criação para mais tarde.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina
a consanguinidade nao é boa opcao pois as crias ficam pequenas e demoram a criar, alguma até nem criam. o melhor é mesmo guardar a femea deixa la amadurecer e atingir a maturidade sexual (entretanto vai se habituando a ela e ela a si e depois pode ver se realmente quer mais uma) e sim depois comprar lhe uma companhia (seja macho ou femea). o melhor sera depois comprar uma chinchila bebe para companhia assim tem certeza que se habituam bem uma a outra. depois poste fotos da menina!! (adoro chinchilas brancas =p)
-
- Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina
um pormenor: se o pai é cinza a branca nao será branco rosa. o branco rosa consiste numa chinchila com um alelo para branco e outro para beje e resulta do cruzamento portanto de uma chinchila branca com outra beje (ou um cruzamento que forneca os dois alelos para originar o branco rosa) o branco rosa nao é albino pois as brancas homozigoticas ( e portanto com dois alelos brancos nao existem) por isso nao se deve cruzar brancos com brancos pois as crias que tenham os dois alelos para o branco carregam o gene letal e morrem ainda antes de nascer.. qualquer outro cruzamento que de branco dá mosaico (que podem ser de ebano cinza beje etc). se o pai é cinza ela sera uma mosaico de cinza. a ver se é wilson =) gosto muito dos wilson, sao no fundo chinchilas mosaico mas o corpo nao tem um pelo que nao seja branco mas as orelhas sao cinza e os olhos preto (em contraste com as rosa em q as orelhas sao rosa e os olhos vermelhos)
ainda não vi a minha chinchila mas sei que é filha de pai cinza e mae branca.
a chinchila ainda é pequena, deve ter uns 3 meses.
gostaria de arranjar uma companhia para ela mais ao menos com a mesma idade para irem-se habituando um ao outro para quando atingirem a maturidade acasalarem o que me dizem?
não gosto de ter só um, gosto sempre de ter casal
amanha irei buscar a minha chinchila ao familiar é postarei logo fotos, mas o que me falta mesmo é a gaiola.
sou de setubal e por estas bandas só ha daquelas de género para passáros mas com prateleiras para as chinchilas poderem saltar.
que me aconselham a comprar?
a chinchila ainda é pequena, deve ter uns 3 meses.
gostaria de arranjar uma companhia para ela mais ao menos com a mesma idade para irem-se habituando um ao outro para quando atingirem a maturidade acasalarem o que me dizem?
não gosto de ter só um, gosto sempre de ter casal

amanha irei buscar a minha chinchila ao familiar é postarei logo fotos, mas o que me falta mesmo é a gaiola.
sou de setubal e por estas bandas só ha daquelas de género para passáros mas com prateleiras para as chinchilas poderem saltar.
que me aconselham a comprar?
gostaria de ter a vossa ajuda pois ja tenho as chinchilas em uma gaiola pequena porque nao sei se heide ir buscar essa gaiola que vem mais completa ou uma gaiola alta com 3 plataformas.
nao sei qual será melhor para se sentirem a vontade
nao sei qual será melhor para se sentirem a vontade
Ora bem, as chinchilas gostam de altura. Quanto mais alto melhor. Sabendo isso, em que gaiola pensa que elas se sentirão melhor? Na de 1 plataforma ou na de 3?
Então vai mesmo ficar com pai e filha juntos? Mesmo depois do que já aqui foi dito?
Então vai mesmo ficar com pai e filha juntos? Mesmo depois do que já aqui foi dito?
-
- Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina
as gaiolas imac sao muito boas mas tem alguns pontos negativos que sao: o preço e a distancia entre as grades que deixam passar os bebes (as vezes passam ate aos dois mesese de idade) ja tive muitas surpresas e agora quando uma femea esta para ter bebes vai para uma gaiola com grades mais estreitas. as gaiolas de papagaio ficam mais em conta, sao mais baratas e fazem se as prateleiras como se quer e de madeira (que é melhor que o plastico).
va ver um topico que abri ha alguns tempos sobre gaiolas e veja as gaiolas que la estao =)
essas medidas sao boas mas tem de ser soltas frequentemente.
boa sorte
va ver um topico que abri ha alguns tempos sobre gaiolas e veja as gaiolas que la estao =)
essas medidas sao boas mas tem de ser soltas frequentemente.
boa sorte
-
- Membro
- Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm
Essa gaiola é muito baixinha para chinchilas. Se quiseres poupar uns trocos, compra uma gaiola para pássaros que há no jumbo por 140€ que tem 90*60*175 e depois acrescenta uns prateleiras, uns brinquedos, uma casinha e tal.RubenLPT Escreveu:estou para comprar uma gaiola imac easy plus 100.
medidas 100x54.5x45
em termos de espaço será que chega para 2 chinchilas? só tem uma plataforma e é tudo de plastico. será que as chinchilas nao roem aquilo tudo?
Como foi aqui dito, tens de separar os filhotes dos pais porque ao chegarem à maturação sexual pode ocorrer cruzaramento entre eles. Cruzamentos entre animais directamente aparentados (quer sejam chinchilas, gatos ou mesmo o ser humano) resulta numa maior probabilidade da descendência ser portadora de "maus genes", isto é genes que farão com que a descendência seja portadora de uma ou mais más características, sejam elas maus dentes, mau pêlo, menor tamanho corporal, etc. etc.

Já vi o tópico das gaiolas e por acaso vi aquele viveiro de pássaros no jumbo mas é muito grande para por cá em casa.
que medidas me aconselham para uma gaiola boa para as minhas chinchilas?
sendo assim aquela da imac não a vou buscar e alem disso aquilo é tudo de plástico e elas roem tudo.
numa loja de animais aqui em setúbal há umas gaiolas altas que trás 3 prateleiras para elas saltarem.
preciso de uma ajuda nas medidas da gaiola
abraços
que medidas me aconselham para uma gaiola boa para as minhas chinchilas?
sendo assim aquela da imac não a vou buscar e alem disso aquilo é tudo de plástico e elas roem tudo.
numa loja de animais aqui em setúbal há umas gaiolas altas que trás 3 prateleiras para elas saltarem.
preciso de uma ajuda nas medidas da gaiola

abraços
-
- Membro
- Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm
É difícil arranjar um consenso para a altura mínima que uma gaiola de chinchila deve ter, há quem diga 60cm, há quem diga 1m. Arranja a gaiola mais alta que conseguires.