acasalamento de chinchilas

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

sexta ago 27, 2010 4:32 am

pessoal sou novo deste forum e gostaria de que ajudasem numa situação.

um familiar vai-me dar uma chinchila cinza standart (macho) e uma branca (femea) qual ainda nao sei se é branco rosa, mosaico ao branco wilson porque ainda nao as vi.

eu pertendo fazer criação de chinchilas mas estas duas que me vão dar é pai e filha ou seja pai cinza standart e filha branca.

havera algum problema?

o meu familiar diz que ela ainda é nova para acasalar mas quando tiver no tempo que eles acasalam mas nao sei se havera alguum problema com isso..

espero por alguma resposta

boa noite
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

sexta ago 27, 2010 10:21 am

RubenLPT Escreveu:pessoal sou novo deste forum e gostaria de que ajudasem numa situação.

um familiar vai-me dar uma chinchila cinza standart (macho) e uma branca (femea) qual ainda nao sei se é branco rosa, mosaico ao branco wilson porque ainda nao as vi.

eu pertendo fazer criação de chinchilas mas estas duas que me vão dar é pai e filha ou seja pai cinza standart e filha branca.

havera algum problema?

o meu familiar diz que ela ainda é nova para acasalar mas quando tiver no tempo que eles acasalam mas nao sei se havera alguum problema com isso..

espero por alguma resposta

boa noite
Claro que á problema nunca ouviste falar na consanguinidade? nao se deve formar casais apartir de pais e filhos, irmaos, os filhos podem vir com deformaçoes ou mesmo que venham aparentemente bem vem mais fracos em relaçao as doenças.
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

sexta ago 27, 2010 12:00 pm

Basta pesquisar um pouco na internet para verificar quais os problemas que pode ter se houver acasalamento entre crias e pais.

Aquilo que me parece é que vai ter duas chinchilas, que ainda não tem qualquer tipo de experiência de interactividade com elas, e já quer fazer criação...

Se calhar o ideal era ficar apenas com uma delas, talvez a fêmea, aprender a lidar com ela e deixe a possibilidade de criação para mais tarde.
RubenLPT
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 4:36 pm

entao se ficar com a femea e comprar outro macho já nao haverá problema certo?
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

sexta ago 27, 2010 7:10 pm

a consanguinidade nao é boa opcao pois as crias ficam pequenas e demoram a criar, alguma até nem criam. o melhor é mesmo guardar a femea deixa la amadurecer e atingir a maturidade sexual (entretanto vai se habituando a ela e ela a si e depois pode ver se realmente quer mais uma) e sim depois comprar lhe uma companhia (seja macho ou femea). o melhor sera depois comprar uma chinchila bebe para companhia assim tem certeza que se habituam bem uma a outra. depois poste fotos da menina!! (adoro chinchilas brancas =p)
golyas
Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina

sexta ago 27, 2010 7:16 pm

um pormenor: se o pai é cinza a branca nao será branco rosa. o branco rosa consiste numa chinchila com um alelo para branco e outro para beje e resulta do cruzamento portanto de uma chinchila branca com outra beje (ou um cruzamento que forneca os dois alelos para originar o branco rosa) o branco rosa nao é albino pois as brancas homozigoticas ( e portanto com dois alelos brancos nao existem) por isso nao se deve cruzar brancos com brancos pois as crias que tenham os dois alelos para o branco carregam o gene letal e morrem ainda antes de nascer.. qualquer outro cruzamento que de branco dá mosaico (que podem ser de ebano cinza beje etc). se o pai é cinza ela sera uma mosaico de cinza. a ver se é wilson =) gosto muito dos wilson, sao no fundo chinchilas mosaico mas o corpo nao tem um pelo que nao seja branco mas as orelhas sao cinza e os olhos preto (em contraste com as rosa em q as orelhas sao rosa e os olhos vermelhos)
RubenLPT
Membro Veterano

sexta ago 27, 2010 10:10 pm

ainda não vi a minha chinchila mas sei que é filha de pai cinza e mae branca.
a chinchila ainda é pequena, deve ter uns 3 meses.

gostaria de arranjar uma companhia para ela mais ao menos com a mesma idade para irem-se habituando um ao outro para quando atingirem a maturidade acasalarem o que me dizem?
não gosto de ter só um, gosto sempre de ter casal :)

amanha irei buscar a minha chinchila ao familiar é postarei logo fotos, mas o que me falta mesmo é a gaiola.
sou de setubal e por estas bandas só ha daquelas de género para passáros mas com prateleiras para as chinchilas poderem saltar.
que me aconselham a comprar?
RubenLPT
Membro Veterano

domingo ago 29, 2010 3:25 am

estou para comprar uma gaiola imac easy plus 100.

medidas 100x54.5x45
em termos de espaço será que chega para 2 chinchilas? só tem uma plataforma e é tudo de plastico. será que as chinchilas nao roem aquilo tudo? :?
RubenLPT
Membro Veterano

domingo ago 29, 2010 3:58 am

gostaria de ter a vossa ajuda pois ja tenho as chinchilas em uma gaiola pequena porque nao sei se heide ir buscar essa gaiola que vem mais completa ou uma gaiola alta com 3 plataformas.

nao sei qual será melhor para se sentirem a vontade
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

domingo ago 29, 2010 12:23 pm

Ora bem, as chinchilas gostam de altura. Quanto mais alto melhor. Sabendo isso, em que gaiola pensa que elas se sentirão melhor? Na de 1 plataforma ou na de 3?

Então vai mesmo ficar com pai e filha juntos? Mesmo depois do que já aqui foi dito?
golyas
Membro Veterano
1cão
1python c. brongersmai
1E. Taeniura
1archachatina

domingo ago 29, 2010 1:07 pm

as gaiolas imac sao muito boas mas tem alguns pontos negativos que sao: o preço e a distancia entre as grades que deixam passar os bebes (as vezes passam ate aos dois mesese de idade) ja tive muitas surpresas e agora quando uma femea esta para ter bebes vai para uma gaiola com grades mais estreitas. as gaiolas de papagaio ficam mais em conta, sao mais baratas e fazem se as prateleiras como se quer e de madeira (que é melhor que o plastico).
va ver um topico que abri ha alguns tempos sobre gaiolas e veja as gaiolas que la estao =)
essas medidas sao boas mas tem de ser soltas frequentemente.
boa sorte
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

domingo ago 29, 2010 4:09 pm

RubenLPT Escreveu:estou para comprar uma gaiola imac easy plus 100.

medidas 100x54.5x45
em termos de espaço será que chega para 2 chinchilas? só tem uma plataforma e é tudo de plastico. será que as chinchilas nao roem aquilo tudo? :?
Essa gaiola é muito baixinha para chinchilas. Se quiseres poupar uns trocos, compra uma gaiola para pássaros que há no jumbo por 140€ que tem 90*60*175 e depois acrescenta uns prateleiras, uns brinquedos, uma casinha e tal.

Como foi aqui dito, tens de separar os filhotes dos pais porque ao chegarem à maturação sexual pode ocorrer cruzaramento entre eles. Cruzamentos entre animais directamente aparentados (quer sejam chinchilas, gatos ou mesmo o ser humano) resulta numa maior probabilidade da descendência ser portadora de "maus genes", isto é genes que farão com que a descendência seja portadora de uma ou mais más características, sejam elas maus dentes, mau pêlo, menor tamanho corporal, etc. etc.

;)
RubenLPT
Membro Veterano

domingo ago 29, 2010 7:59 pm

Já vi o tópico das gaiolas e por acaso vi aquele viveiro de pássaros no jumbo mas é muito grande para por cá em casa.

que medidas me aconselham para uma gaiola boa para as minhas chinchilas?

sendo assim aquela da imac não a vou buscar e alem disso aquilo é tudo de plástico e elas roem tudo.

numa loja de animais aqui em setúbal há umas gaiolas altas que trás 3 prateleiras para elas saltarem.
preciso de uma ajuda nas medidas da gaiola :?

abraços
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

domingo ago 29, 2010 10:59 pm

É difícil arranjar um consenso para a altura mínima que uma gaiola de chinchila deve ter, há quem diga 60cm, há quem diga 1m. Arranja a gaiola mais alta que conseguires. ;)
cinza2009
Membro Veterano
Registado: segunda jan 18, 2010 11:29 pm

segunda ago 30, 2010 9:03 am

sendo assim aquela da imac não a vou buscar e alem disso aquilo é tudo de plástico e elas roem tudo.

Mas isso é normal vai te habituando.
Responder

Voltar para “Exóticos”