Era a companheira de chalet das minhas meninas e fisicamente era igualzinha à Luizia. Era um doce de cadelinha ... muito carente, super meiga e apesar de tudo por quanto já tinha passado ao longo da sua vida ... era muito sociável e confiava em nós ... o dito ser racional.
De cada vez que lá ía a Tininha recebia-me com uma alegria esfusiante ... para ela era dia de festa ... empoleirava-se em mim ... dava-me imensas beijocas ... sentava-se ao meu colo e nunca me hei-de esquecer dos longos momentos passados dentro do chalet com as minhas meninas e com a Tininha. Eram festinhas para cá ... lambidelas para lá ... ela enroscava-se toda à espera dum mimo, duma palavra doce, dum afago. Quando chegava a hora da distribuição das bolachinhas lá se punham todas em fila a aguardar pacientemente (menos a Xiquinha) à espera de serem as felizes contempladas.
Geralmente ficava com a Xiquinha entre as minhas pernas deitadinha no chão do chalet (quando finalmente esta sossegava), a Tininha à minha esquerda a receber miminhos e a Estrelita à direita a receber outros tantos.
Entretanto foram aparecendo novas hóspedes no hotel e a Tininha foi retirada do chalet que partilhava com as amiguinhas, pois uma vez que ela era muito sociável, ficava com qualquer outro que lá estava.
Várias vezes pedi para ela regressar ao chalet das amiguinhas, pois as outras hóspedes tinham madrinhas e como tal era-lhes indiferente ficarem naquele chalet ou noutro qualquer, pois iriam tendo visitas ao passo que a Tininha a única visita que tinha e que lhe dispensava mimos e atenção era eu ... uma vez que ela era uma cadelinha de ninguém.
Um meados de Julho quando fui ao hotel, ía a passar e vi uma cadelinha super feliz a ladrar e aos pulos ... olhei ... era a Tininha que me tinha reconhecido. Ficámos ambas muito felizes.
Entretanto a Estrelita teve uma série de problemas e foi para minha casa para tentar recuperar ... sendo que estive cerca de um mês sem ir ao hotel, sentindo-me com bastantes remorsos por não o poder fazer ... mas infelizmente não me consegui desdobrar.
Como a Luizia e o Mutti estão no chalet da Xiquinha a Vive tem lá ido e fiquei super feliz quando ela me deu a notícia de que a Tininha tinha regressado ao chalet ao Xiquinha. Fiquei super, super, super feliz. A Tininha finamente tinha regressado "à base" e assim da próxima vez que fosse ao hotel ... iria ter dose extra de mimos para compensar a ausência deles.
Na 3ª fui finalmente ao hotel para ver a Xiquinha e constatei que a Tininha não estava lá. Ainda andei pelos chalets mais próximos à procura dela e como não a encontrei, pensei que estivésse solta a passear e não nos tivéssemos visto.
Já perto de me vir embora, perguntei por ela e recebi a triste notícia de que esta menina tinha "partido" no domingo dia 21.
Foi encontrada deitada no terreno e ainda pegaram nela para a levar ao vet ... infelizmente a meio da viagem ... a Tininha tinha terminado ali a sua.
Desatei num pranto agarrada á dona do hotel ... ambas chorámos a partida tão prematura desta doce menina.
Descansa em paz querida Tininha. Desculpa não te ter podido dar mais amor, mais afagos, mais bolachinhas ... eras a cadelinha de ninguém mas, para mim ... eras uma cadelinha muito especial ... eras e serás sempre a doce Tininha que eu irei sempre recordar com muito amor e muita saudade.