Olá a todos,
este tema mexe muito comigo..., faz agora 1,5 ano que perdi o meu Querido e Adorado gatinho para esta doença.
Fiz tudo o que seria possível fazer e gastei tudo o que podia e não podia para o ajudar na luta desta doença.
Pesquisei incessantemente na net acerca da IR e seus possíveis tratamentos e o que Vos tenho a dizer e em Homenagem ao meu peludinho é que se conseguir ajudar muitos, ou pelo menos 1 gatinho, já vai honrar a Sua vida!
Em Portugal devem de existir muito poucos médicos que "agarram" esta doença como ela deve realmente de ser encarada e tratada.
Normalmente indicam a eutanásia para o animal não sofrer, mas…, acreditem só na fase terminal o animal sofrerá!
Não é uma doença contagiosa e nem provoca sofrimento, apenas desconforto.
E dependendo do tratamento adequado até esse desconforto pode ser atenuado e o animal viver de meses a anos com qualidade de vida e até poder vir a falecer de outro problema qualquer.
Por isso meus amigos Insuficiência Renal NÃO É = a Eutanásia por favor!!!
É uma doença incurável mas de progressão lenta caso seja detectada a tempo, que com os tratamentos adequados (a cada caso e a cada etapa da insuficiência) o Vosso peludinho pode dar-vos muitos dias, meses ou até anos do prazer da sua companhia!
Tudo vai no entanto depender da V/ capacidade e vontade para o ajudar, onde sem dúvida será posto há prova o real valor do Amor que sentem pelos vossos animais, já que é uma tarefa árdua, que implica dedicação, paciência e disponibilidade e acima de tudo muito carinho que é o melhor dos tratamentos.
O primeiro passo é procurar um Bom veterinário, nem que se tenha de mudar de veterinário várias vezes.
Este passo é fundamental pois só com uma BOA Equipa-vet mais proprietário, se conseguem Bons resultados em benefício do animal!!!
A maioria dos veterinários apenas indica ração seca e/ou húmida K/d e 1 comp./dia para a tensão arterial. E nos casos mais avançados soro IV.
Esse comprimido (normalmente Fortekor-inibidor da ECA) é na maioria das vezes receitado sem ser feita uma medição de tenção arterial, e se em alguns animais os ajuda, a outros até vai acelerar a insuficiência renal. Além de que é um medicamento que tem gerado grandes controvérsias a nível científico - é só pesquisarem...
O passo seguinte e não menos importante é saber qual a causa da IR, pois muitas vezes tratada o animal recupera. Mas se não tratada ou mal tratada evolui de IR aguda, para IR crónica.
O 3º passo é fazer um exame de sangue onde se procura valores de Creatinina e Ureia mas também de;
Relação Creatinina-Ureia/ Fósforo/ Potássio (P ou Pi)/(K+)/ (Ca) Cálcio/ (Na+) Sódio/ (PCV) ou (HCT) para saber se existe Anemia/ Medição de pressão Arterial/ Testes de urina/ Ecografia renal.
Numa mesma consulta é possível fazer estes testes, de Grande importância a fim de avaliar a causa e estádio (1, 2, 3 ou 4) da insuficiência renal, e só então depois o vetrinário poderá estabelecer o melhor tratamento!, que embora podendo não ser a cura, será de certo um Grande Melhoramento no estado Geral do animal e um prolongamento substancial que pode ser de anos na sua qualidade e tempo de vida.
No fundo o objectivo após o diagnóstico, é poupar e compensar o trabalho debilitado dos rins, por isso muito cuidado com qualquer medicação e/ou tratamento sem o devido e correcto aconselhamento médico, e no que toca a dieta o fundamental é reduzir ao máximo a quantidade de proteína bem como o fósforo.
Na minha exaustiva pesquisa na net encontrei este link que é sem dúvida a “bíblia” da Insuficiência Renal Felina!!!
Foi graças a isso que consegui ajudar o meu gatinho a durar mais de 1 ano com qualidade de vida, contra os dias, no máximo 2 semanas que os 3 veterinários que procurei me informaram; http://www.felinecrf.org
É em inglês mas vale a pena pesquisar!!!, tem tudo o que se possa querer saber acerca desta doença e como tratar. Já ganhou vários prémios mundiais e é uma Boa Ajuda também para os veterinários, mas só aqueles que estiverem receptivos e empenhados em ajudar-nos com os nossos animais!
Para quem tiver dificuldades no Inglês há sempre tradutores online que podem ajudar como este; http://translate.google.pt/#en|pt|grinding
Espero ter sido útil e não deixem de pesquisar este sitio se querem realmente ajudar os Vossos gatinhos!!!
Um Abraço
INSUFICIÊNCIA RENAL
Moderador: mcerqueira
Lamento pela sua perda, nem imagino como deve ser difícil.
Tenho gato há pouco tempo, ano e meio (adoptei um gato adulto com linfoma) e estou a aprender sobre gatos com ele, não sabia nada de nada sobre gatos até ter um e até dizia que nem gostava de gatos
. Mas que viciam lá isso viciam, basta ter o primeiro.
Gostei muito do tópico, é sempre bom aprender mais sobre os nossos amiguinhos e o que podemos fazer para lhes dar qualidade de vida.
Ronrons do Riscas (o jeitoso da foto no meu avatar)
Tenho gato há pouco tempo, ano e meio (adoptei um gato adulto com linfoma) e estou a aprender sobre gatos com ele, não sabia nada de nada sobre gatos até ter um e até dizia que nem gostava de gatos

Gostei muito do tópico, é sempre bom aprender mais sobre os nossos amiguinhos e o que podemos fazer para lhes dar qualidade de vida.
Ronrons do Riscas (o jeitoso da foto no meu avatar)
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!" - Campanha de adopção no Brasil
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
a i.r.não tem cura e não se pode dizer o tempo que um animal pode ou não durar. o que consta , é que um gato senior tem grandes probabilidades de sofre de i.r.
só soube que o meu joão gato tinha essa doença na fase final. o gato tinha quase 16 anos. nada houve a fazer se não acabar-lhe com o sofrimento. o pantufas foi i.r. logo em pequenino. a doença foi progredindo. por volta dos 12 anos teve problemas decorrentes da i.r. deram-lhe dias, durou mais 6 meses. entrou em coma. teve de ser adormecido. a ritinha vai para 16 anos. os rins estão velhinhos. come ração própria e faz medicação. lá se vai aguentando
só soube que o meu joão gato tinha essa doença na fase final. o gato tinha quase 16 anos. nada houve a fazer se não acabar-lhe com o sofrimento. o pantufas foi i.r. logo em pequenino. a doença foi progredindo. por volta dos 12 anos teve problemas decorrentes da i.r. deram-lhe dias, durou mais 6 meses. entrou em coma. teve de ser adormecido. a ritinha vai para 16 anos. os rins estão velhinhos. come ração própria e faz medicação. lá se vai aguentando
anjjazul