SANJI..............................ABATIDO :(

Pedidos de ajuda, de animais, entre outros devem ser feitos neste fórum. Aqui reflecte-se também sobre a adopção, o abandono e possíveis contributos para lutar contra este flagelo.

Moderador: mcerqueira

dolfa
Membro Veterano
Registado: quinta out 16, 2008 7:21 pm

terça ago 31, 2010 7:52 pm

nicasxi Escreveu:Não percebi, mas a associação tem " poder" para decidir o abate ?
Pelo que percebi, os cães estão no canil municipal, certo? Depois, há aqui um qualquer ponto que me escapa á compreensão, porque vejo animais serem divulgados, aqui e noutros sitios, e depois , não poucas vezes, vejo a informação que foram abatidos. Entretanto alguns , como este, recebem cuidados veterinários... por quem ? Como se processa tudo isto? Não percebo... :oops:
Nicas, eu tb n tenho conhecimento suficiente de como tudo se processa na Abra, tanto quanto sei, a Associação pode juntamente com o vet decidir a prioridade no abate, penso que foi algo com que se bateram porque se fosse só por escolha do vet, tudo seria muito mais aleatório e á Associação tb lhe é concedido o especial favor da divulgação dos animais assim como do tratamento e aconchego dos mesmos, penso que o canil será igual a tantos outros com a agravante que tem pouquissimas boxes e todos os dias entram muitos animais :?
Em abono da Abra devo dizer que têm sido muitos canitos e gatinhos adoptados e a parceria com a Associação alemã tb é benéfica, pois muitos tb se têm salvo, sobretudo os deficientes e velhinhos que os Portugas dispensam.
Eu acho que há coisas que são imperfeitas tb e fico chateada ás vezes, todos já lemos ou acompanhámos casos da Abra em que nos chateámos mas uma coisa eles têm que é o facto de conseguirem que tantos sejam salvos e nunca desaparecerem quando as coisas aquecem, há sempre alguem disponivel para debater o assunto, da forma como acham mais razoável.

Sabes uma coisa Nicas? Há uma Associação dos Amigos dos Animais em Angra do Heroismo, eu já as tinha lido aqui na Arca e tb no blog deles na net, sempre tive imensa pena dos poucos e jovens voluntários dessa Associação, juntamente com os de Moura, no Alentejo, chama-me tendenciosa, se quiseres mas, os de Angra é por causa de ser a terra do meu marido e de Moura porque os meus irmãos nasceram lá e é no meu Alentejo.
Pois bem, já há algum tempo que ninguem aparece para actualizar a Ass. de Angra, como estive lá 11 dias, contaram-me, isto porque uma das sobrinhas do meu marido, adoptou uma pekenota no canil municipal, coisa rarissima, naquela terra e, n sou eu que o digo mas pessoas de lá, ninguem ou quase ninguem adopta rafeiros, todo o mundo quer e alguns têm cães de raça.
Disse-me ela que a Associação teve problemas gravissimos, foram obrigados a abater animais :( muitos amigos dos animais cairam-lhes em cima :evil:
Achas normal? Não tinham dinheiro para nada, entravam até com o próprio dinheiro, faziam artesanato com o fim de ajudarem os seus animais, poucas ajudas tinham, estavam na penúria e quando tomaram essa dificil resolução, de certeza que foi a coisa mais dificil que tiveram de fazer, ainda lhes caiem em cima, quando se tivessem arregaçado as mangas e contribuissem um um dollarzinho, que lá há algum, as coisas poderiam n ter chegado a esse ponto, ou se chegassem, pelo menos seria com o aval de todos, todos teriam a sua responsabilidade, n é?

Eu só falo quando o caso é flagrante ou para discordar de alguma medida e fico sempre na expectativa de me explicarem porque fazem dessa ou daquela maneira, acho muito complicado colocar-me na situação de voluntária duma associação de animais...vêem cada coisa triste e horrorosa que nem as adopções que conseguem lhes aquece a alma por aí além. É um non-stop...resolve-se um caso, entram 15 :(
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça ago 31, 2010 8:06 pm

Como já dei a perceber muitas vezes , encaro o abate de maneira um pouco diferente da " corrente". Tanto que há quem diga que faço parte de um esquadrão, o "esquadrão de abate"... :lol: :lol: :lol:
As minhas perguntas foram mais no sentido de perceber porque estavam algumas foristas tão indignadas por o cão ter sido abatido. Por momentos pensei que a ABRA tinha " poder" de decisão nos abates.
Já percebi que não. E no outro post esquivei-me a prolongar a minha ideia mas agora digo-a ( senão fica aqui atravessada ) :
É de facto frustrante ver um animal assim como este, deste tópico, jovem, com um ar muito bem disposto, cheio de vida, ser abatido. Muitas vezes em deterimento de outros a que se prolonga o peso dos dias...
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça ago 31, 2010 8:08 pm

nicasxi Escreveu:Como já dei a perceber muitas vezes , encaro o abate de maneira um pouco diferente da " corrente". Tanto que há quem diga que faço parte de um esquadrão, o "esquadrão de abate"... :lol: :lol: :lol:
As minhas perguntas foram mais no sentido de perceber porque estavam algumas foristas tão indignadas por o cão ter sido abatido. Por momentos pensei que a ABRA tinha " poder" de decisão nos abates.
Já percebi que não. E no outro post esquivei-me a prolongar a minha ideia mas agora digo-a ( senão fica aqui atravessada ) :
É de facto frustrante ver um animal assim como este, deste tópico, jovem, com um ar muito bem disposto, cheio de vida, ser abatido. Muitas vezes em deterimento de outros a que se prolonga o peso dos dias...
Nicas, tens FB?????
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça ago 31, 2010 8:10 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
Nicas, tens FB?????
Tenho. Foi precisamente do facecoiso que a Antónia me caiu em cima... :lol: :lol: :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
dolfa
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 8:30 pm

A mim costume aceitar o abate pelo abate, bem sei que tá tudo a rebentar pelas costuras, tento pensar que estes anos e os próximos sejam um compasso de espera para que se vão esterelizando cada vez mais animais, penso que a solução vai muito por aí.
Dessa forma vou "aceitando" com tristeza aqueles que morrem sem terem tido uma oportunidade ou os que a tiveram e foi foi péssima ou os qua a tiveram e até foram felizes mas por um qualquer motivo cruel, a perderam.

O abate de todos me desalenta, sejam jovens, saudaveis, lindos, SRD, com raça, séniores ou deficientes, excepção feita aos que estão em sofrimento ou os que n possam ser recuperados da sua agressividade.
Acho que escolher-se um ceguinho, perneta, paraplégico, epilépsico, diabético, com paralesia cerebral em detrimento dum completamente saudável, n é discutivel, todos têm direito á vida, basta alguem querer especificamente aquele...

Uma amiga minha encontrou á muitos anos atrás uma gatinha, bébé que n se mexia, n comia tb, ao levá-la á vet, esta pergunta-lhe se era para eutanaziar uma vez que a Shiva, era esse o seu nome, tinha paralesia cerebral com graves lesões neurológicas mas que n estava em sofrimento.
A Maria João trouxe-a para casa, arranjou um parque de bébé, dava-lhe de comer por uma seringa, limpava-a, em pouco tempo, os outros gatos passaram a fazer-lhe a limpeza diária, até os cães (ela tinha 2).
Era a condessa lá do sitio, sempre bem disposta :D quando a Maria João saía, ou no Ano Novo ou nas férias, um dos seus dois filhos ficava a tomar conta da Shiva, nunca ouvi dizer que se queixassem, vários anos, ouvi porque passava, regra geral a noite de fim de ano com ela, ouvia ao telefone com um dos filhos a repetir a ordem da medicação para a Shiva.
Fui a Azeitão conhecê-la e constatei com os meus próprios olhos a beleza da situação. Que familia dedicada que a gatolha arranjou!!!! e ela estava de fraldinha, de certeza porque era por causa das visitas :lol:
A Shiva morreu o ano passado :cry: a dormir...tinha 12 anos.
Foi tão feliz!!!
Agora vou fumar um cigarro que já me emocionei o suficiente!
<strong>Se voc&ecirc; for capaz</strong> de perdoar quando descarregam em si,por motivos pelos quais n&atilde;o tem culpa nenhuma, de aceitar criticas e censuras sem ressentimentos,<strong>ent&atilde;o meu amigo voc&ecirc; &eacute; quase t&atilde;o bom quanto o seu c&atilde;o. _______________________________________________________________ Nunca s&atilde;o demais os amigos dos animais&nbsp; By Dolfa :) :) :) Tufinho, meu gatinho querido...a tua aus&ecirc;ncia &eacute;&nbsp; t&atilde;o dolorosa, meu amigo, meu companheiro :((( &nbsp;</strong><a target="_blank" href="http://www.youtube.com/watch?v=mzMW3_M3 ... M3NeU&nbsp; </a> Animais de Barcelos <strong>

Os animais n&atilde;o s&atilde;o como n&oacute;s, mas s&atilde;o...suficientemente parecidos connosco para que sejam inclu&iacute;dos na comunidade moral.</strong>
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

terça ago 31, 2010 8:35 pm

nicasxi Escreveu:
sofiaabreulopes Escreveu:
Nicas, tens FB?????
Tenho. Foi precisamente do facecoiso que a Antónia me caiu em cima... :lol: :lol: :lol:
dava jeito responderes :roll: no FB!!!!!!
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça ago 31, 2010 8:41 pm

O abate é cruel, desumano e, nem é bom pensar nisso.
A Cher deita a lingua de fora a todos. A quem os abandona, a quem não os ajuda e a quem os mata.
Não interessa quem decide e quais os critérios. Irritam-me outras coisas, mas cada um é livre de fazer o que lhe der na real gana.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tENaTEC
Membro Veterano
Registado: quinta dez 11, 2008 3:39 pm
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

terça ago 31, 2010 8:44 pm

SofiaRakel Escreveu:Nicasxi a ABRA apenas divulga e trata dos animais que estão à guarda do canil municipal..Dá-lhes cuidados básicos de saúde, dá-lhes comida, água, colocam agasalhos, passeiam-nos, etc..Tudo pra que sintam menos que estão num canil de abate e se sintam amados, dentro do possível..Quem decide os abates é o vet municipal..Às vezes os voluntários só quando chegam ao canil é que sabem que o animal x ou y foi abatido..Acho que tudo se passa assim..Se calhar um ou outro que tenha interessados podem avisar o vet pra adiar um pouco o abate, mas já aconteceu de estarmos a tentar resolver a saída de um e ele ser abatido
Cuidado com o que se afirma. Não se deve dar informações sem se ter certezas. As coisas não se passam assim. Em tempos já esclareci este aspecto, mas parece que ainda não é do total conhecimento público. Sem querer atirar pedras a quem tanto luta pelo bem-estar dos canitos do canil, convinha que de uma vez por todas se assumisse que a decisão sobre os abates recai sobre a ABRA. Não pensem que é fácil ter que ditar a sentença de morte. Isso só acontece porque o canil é de abate! Se há animais mais antigos provavelmente terão hipótese de adopção/ algum adoptante em vista, quiçá. Algum motivo haverá. Não culpem a ABRA, mas sim quem os abandonou!
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
Arguida
Membro Veterano
Registado: quarta jul 16, 2008 12:10 pm

terça ago 31, 2010 10:01 pm

SofiaRakel Escreveu:Nicasxi a ABRA apenas divulga e trata dos animais que estão à guarda do canil municipal..Dá-lhes cuidados básicos de saúde, dá-lhes comida, água, colocam agasalhos, passeiam-nos, etc..Tudo pra que sintam menos que estão num canil de abate e se sintam amados, dentro do possível..Quem decide os abates é o vet municipal..Às vezes os voluntários só quando chegam ao canil é que sabem que o animal x ou y foi abatido..Acho que tudo se passa assim..Se calhar um ou outro que tenha interessados podem avisar o vet pra adiar um pouco o abate, mas já aconteceu de estarmos a tentar resolver a saída de um e ele ser abatido
SofiaRakel permite que te corrija mas infelizmente não é assim. :cry: :cry: Não sei se te lembras mas, há cerca de quase um ano (mais precisamente em Outubro de 2009) estourou uma grande bronca, porque efectivamente era essa a "mensagem" que a ABRA tentava transmitir para o exterior mas, tal não corresponde à realidade.

Sempre suspeitei desta "versão" mas um domingo à noite, apareceu uma voluntária da ABRA a dizer que determinada cadelinha tinha de sair até 2ª pois o seu abate iria ter lugar na 3ª :o :o :o Como é que isto era possível se o que nos diziam era que o vet municipal chegava lá e dizia: É este. este e este ... sem a ABRA ter uma palavra a dizer.??? :cry: :cry:

Como quem quer vai e não manda e gosto pouco de "emprenhar" pelos ouvidos adentro sem averiguar por mim própria ... na 2ª liguei para a Câmara Municipal, pedi o contacto do vet o que me foi de imedaito facultado e aí falei com ele que me esclareceu que as coisas não são assim como pretendiam fazer crer. Falei-lhe exactamente de animais que pretendiamos tirar e que ... eram abatidos. Este vet ficou indignadíssimo e disse que nunca tinha sabido de nada, pois não teria qualquer "interesse" em abater animais que poderiam ter uma 2ª oportunidade. :cry: :cry: e informou-me de que a lista era feita em conjunto com a ABRA, pois como ele não frequentava os fóruns não podia adivinhar quais os animais que tinham hipóteses de sair e os que não tinham "pretendentes".

Tudo isto foi exposto por mim no fórum da ABRA no tópico MUDANÇAS que deu uma enorme polémica e que foi na sua grande maioria censurado :cry: :cry:

Para quem duvidar do que afirmo é favor enviar-me mp que de imediato facultarei o contacto do vet ... para poderem confirmar a veracidade do que afirmo.

Como conhecedora da tal elaboração da lista de abates, mais uma vez questiono o porquê de terem "investido" em tratamentos veterinários para este menino que friso ... tinha outros que tinham entrado antes dele e outros 2 ou 3 que entraram no mesmo dia. :cry: :cry:

Descansa em paz meu querido ... mais uma vez falhámos ... :cry: :cry: :cry:
Arguida
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 10:17 pm

TENaTEC é óbvio que a 1ª responsabilidade é para quem abandona os animais e para esses nem ha palavras para descrever o que eles mereciam. :evil: :evil:

Reconheço que devido ao trabalho da ABRA muitos animais têm uma 2ª oportunidade, reconheço que mesmo para aqueles que não a têm ... pelo menos nos últimos tempos conhecem o significado da palavra AMOR e CARINHO. Reconheço o mérito dos voluntários em desempanharem este trabalho tão ingrato, o qual eu não seria capaz de desempenhar ... no entanto, tal não lhes dá o direito de durante anos a fio ... tentarem sacudir a àgua do capote e tentarem desresponsabilizar-se na "selecção" dos que devem viver e morrer, atirando a mesma ÚNICA E EXCLUSIVAMENTE para o vet municipal. :evil: :evil: :evil: Isso é uma postura inadmissível e muito pouco honesta. :evil: :evil: :evil:
SofiaRakel
Membro Veterano
Registado: sexta ago 08, 2008 4:21 pm

terça ago 31, 2010 10:23 pm

Resposta de um voluntário ao meu email à cerca do abate deste lindo

"Infelizmente o Sanji foi adormecido porque o canil encheu completamente e era um dos mais antigos sem qualquer interessado à vista. É a dura e trágica realidade com que nos deparamos todos os dias."
tENaTEC
Membro Veterano
Registado: quinta dez 11, 2008 3:39 pm
Localização: Os meus e todos os que, de uma maneira ou de outra, se vão cruzando no meu caminho

terça ago 31, 2010 10:24 pm

Sem dúvida, Arguida. Também concordo consigo, mas o que está aqui em causa não é o passado mas sim o conhecimento que as pessoas têm da verdade. Daí o meu post a chamar a atenção para as informações prestadas quando não se está por dentro da situação.
S&oacute; os animais conseguem conhecer o que o pr&oacute;prio Homem n&atilde;o consegue: o ser humano.
Arguida
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 10:31 pm

SofiaRakel Escreveu:Resposta de um voluntário ao meu email à cerca do abate deste lindo

"Infelizmente o Sanji foi adormecido porque o canil encheu completamente e era um dos mais antigos sem qualquer interessado à vista. É a dura e trágica realidade com que nos deparamos todos os dias."
SofiaRakel obrigada pela tua resposta mas, mais uma vez a ABRA não está a dizer a verdade. :evil: :evil: :evil: Enfim ... por estas e por outras é que eu deixei de lá andar ... deixei de ter estômago para ver certas "arbitrariedades" para não lhes chamar outra coisa.
Arguida
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 10:32 pm

tENaTEC Escreveu:Sem dúvida, Arguida. Também concordo consigo, mas o que está aqui em causa não é o passado mas sim o conhecimento que as pessoas têm da verdade. Daí o meu post a chamar a atenção para as informações prestadas quando não se está por dentro da situação.
Eu percebi TENaTEC ... só vi a sua resposta depois de ter postado. :wink:
dolfa
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 10:45 pm

Manela eu entendo um pouco o porquê de nunca publicarem essa informação, apesar de na altura tb eu tivesse ficado triste com a "novidade".
Penso que a Abra nunca escondeu mas tb nunca admitiu tal facto, o que se passou foi uma voluntária que já fez "mea culpa", passar uma ideia errada sem que a Abra tivesse nada a ver com isso. Ela é uma menina que teve uma gafe mas que é uma pessoa muito válida n obstante a pouca idade.
A Abra nunca disse que elaborava juntamente com o vet a malfadada lista porque imagina tu que seria? Eu a pedir pelo tótó, tu a pedir pela Tátá, a Maria Alzira a pedir pela Tété, etc, etc...
Outros a dizer que n haverá donativos se o Lulu for abatido, etc...
E se o vet dissesse: Finito! agora sou eu sózinho a escolher aqueles que irão atravessar o arco-iris direitinhos aos braços de S. Francisco de Assis, tás a ver o que seria...os cães são numeros. E achas que o vet receberia chamadas de pessoas a querer adoptar canitos? e Dar-lhe-ia nomes? Coitados!

Eu n sei se era o Sanji ou outro canito que tb foi abatido mas imagina tu que ele andava feliz aos saltinhos atrás duma voluntária e depois foi abatido, achas que essa voluntária n tá de rastos? Até eu tou e n o conheci sequer.

Pois há coisas mal feitas, é claro. Mas eu já aceitei a ideia de terem de ser eles a escolher e embora conheça algumas pessoas, nunca me passaria pela cabeça pedir para pouparem x ou y...é uma decisão que infelizmente tocou a eles e antes a eles que somente a um vet.

Só peço é que n os deixem ir sózinhos...É um pensamento humano mas tou convicta que tb os animais pressentem o que lhes vai acontecer e se alguem lhes fizer uns carinhos e ficar com eles, tenho para mim que eles n terão tanto medo...
:|

Bloqueado

Voltar para “Pedidos e outros tópicos”