Invasão felina....um abuso!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Maet
Membro
Registado: quinta ago 26, 2010 3:31 pm

terça ago 31, 2010 11:27 pm

PauloC1 Escreveu:
Tassebem Escreveu:Está familiarizado com o conceito de «animal doméstico», PauloC1?
Sim, porquê, referi algum animal que o não fosse ou não pudesse ser?
Aliás, sendo este gato um animal doméstico e com dono, mais uma razão para dever estar confinado ao que é a propriedade daquele.
Será que queria perguntar se eu estou familiarizado com o conceito de 'animal de companhia'? É que ainda assim, eu continuaria sem perceber porque é que esses devem ter mais direitos que os outros, numa prespectiva de 'sofrimento animal' e de 'maus tratos' ;)
tem razão... de facto a primeira coisa que passa na cabeça de qualquer um é pegar em duas ratazanas de esgoto e transforma-las em pet dos filhos... de preferencia a dormir no mesmo quarto :roll:

ratos para pet não são considerados PRAGA e AMEAÇA à saude publica.

forçar argumentos sim... mas tanto também não PauloC1.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

terça ago 31, 2010 11:27 pm

O gato é um animal doméstico, o que quer dizer que foi ensinado, há muitos milhares de anos, a estar junto do homem. No entanto, continua a ser o menos facilmente domesticável desse conjunto de animais, pois conserva certos traços de independência que até o tornam mais atractivos para certas pessoas, os chamados «amantes de gatos». Como tal, é inadequada a comparação que fez. Não se trata de algo de indesejável, como normalmente são os ratos (não excluo a possibilidade de isso vir a mudar um dia mas, por enquanto, assim é).

Além disso, é um pouco descabido vir lançar achas para a fogueira, depois de a autora do tópico já ter dito que ia resolver o assunto de uma forma que não molestasse o animal. A não ser que tenha feito muitas pipocas e agora precise de «entretenimento» para acabar de as consumir... Pela minha parte, não vai ter mais. Ponha-as no frigorífico... não sei se são boas de um dia para o outro, porque não sou apreciadora.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

terça ago 31, 2010 11:33 pm

agora sou eu que pergunto:
Está familiarizada com o conceito de «animal doméstico», Tassebem?
tem razão... de facto a primeira coisa que passa na cabeça de qualquer um é pegar em duas ratazanas de esgoto e transforma-las em pet dos filhos... de preferencia a dormir no mesmo quarto

Não vou alargar mais o off-topic, que a minha resposta ao tópico já foi dada há umas mensagens atrás. Mas aconselho-a a dar uma vista de olhos pelo forum dos exóticos....vai ficar supreendida com os Pets que por lá andam.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&nbsp;</p>
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

terça ago 31, 2010 11:34 pm

Pois o conceito " animal doméstico " ou melhor ainda " animal de estimação " é muito subjectivo.
Eu aceito e compreendo que a forista que abriu o tópico não queira ( está no seu pleno direito ) o gato no quintal.
E até acho a solução apresentada pelo Paulo uma boa solução. Como já referi , a minha gata anda por onde quer. Se algum vizinho colocasse uma cerca daquelas e ela , ao ir para lá, apanhasse um choque ... pois, a culpa era minha por a deixar andar á vontade.
Mas,
se esse vizinho ao invés da cerca , decidisse , SEM AVISO PRÉVIO, dar uma vassourada, mangueirada ou pázada na minha gata... eu não ía gostar. Nem acho que isso fosse correcto. Daí achar que antes de partir para outras soluções mais drásticas ( que não a cerca electrica ) tipo vassouras, mangueiras e afins , uma conversinha com o dono do gato seria o mais indicado e civilizado a fazer.
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
tiabela
Membro Veterano
Registado: sexta set 27, 2002 2:37 pm

terça ago 31, 2010 11:36 pm

Tassebem Escreveu:O gato é um animal doméstico, o que quer dizer que foi ensinado, há muitos milhares de anos, a estar junto do homem. No entanto, continua a ser o menos facilmente domesticável desse conjunto de animais, pois conserva certos traços de independência que até o tornam mais atractivos para certas pessoas, os chamados «amantes de gatos». Como tal, é inadequada a comparação que fez. Não se trata de algo de indesejável, como normalmente são os ratos (não excluo a possibilidade de isso vir a mudar um dia mas, por enquanto, assim é).

Além disso, é um pouco descabido vir lançar achas para a fogueira, depois de a autora do tópico já ter dito que ia resolver o assunto de uma forma que não molestasse o animal. A não ser que tenha feito muitas pipocas e agora precise de «entretenimento» para acabar de as consumir... Pela minha parte, não vai ter mais. Ponha-as no frigorífico... não sei se são boas de um dia para o outro, porque não sou apreciadora.
Ou então divide-as com as papagaias :lol: :lol: :lol:
nicasxi
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 11:37 pm

Maet Escreveu:
tem razão... de facto a primeira coisa que passa na cabeça de qualquer um é pegar em duas ratazanas de esgoto e transforma-las em pet dos filhos... de preferencia a dormir no mesmo quarto :roll:

Ahahahahah!!!!
Aqui fica uma foto de uma das minhas quatro meninas ... que adoro, são inteligentíssimas e fofas até dizer chega ...

Imagem

Uma ratazana ! A Tatuia.
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
PauloC1
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 11:39 pm

Pois é nicas, mas animal doméstico e animal de estimação ( ou de companhia) não são exactamente conceitos iguais.
E quanto a falar-se em vassouradas e mangueiradas, acredito mais que se referem à acção do susto do que em atingir propriamente o gato. Não obstante, também não me sinto tão apressado em censurar alguém que atinja fisicamente um gato, num momento de raiva extrema como seja se esse mesmo gato tiver provocado mortes noutros animais da SUA estimação. Eu já tive uma gaiola de passaros há uns anos atrás atacada por um gato, o que resultou na morte de uma ave que muito estimava, e não garanto que se na altura tivesse podido chegar ao gato que ele não ficasse um bocadinho 'traumatizado' dos ossos!
Última edição por PauloC1 em terça ago 31, 2010 11:44 pm, editado 1 vez no total.
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt"><a href="http://www.passarilreal.com"></a></p>
PauloC1
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 11:42 pm

tiabela Escreveu:
Ou então divide-as com as papagaias :lol: :lol: :lol:
Ora bem ;) E ai do gato que entrasse na minha casa e fizesse mal às minhas papagaias, que não lhe rezava pela alma!
nicasxi
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 11:47 pm

PauloC1 Escreveu:Pois é nicas, mas animal doméstico e animal de estimação ( ou de companhia) não são exactamente conceitos iguais.
E quanto a vassouradas e mangueiradas, acredito mais na acção do susto do que se atinja propriamente o gato. Não obstante, também não me sinta tão apressado em censurar alguém que atingisse fisicamente um gato, num momento de raiva extrema como seja se esse mesmo gato tivesse provocado mortes noutros animais da SUA estimação. Eu já tive uma gaiola de passaros há uns anos atrás atacada por um gato, o que resultou na morte de uma ave que muito estimava, e não garanto que se na altura tivesse podido chegar ao gato que ele não ficasse um bocadinho 'traumatizado' dos ossos!
Acredito e compreendo.
Provavelmente , e contra mim falo, tambem não reagiria bem a uma situação dessas.
Mas talvez falar com o dono do gato, pedir-lhe responsabilidades. Eu preferia assumir as minhas responsabilidades, num caso como esse, a que batesses no meu gato e o magoasses.

— Emily Dickinson

PauloC1
Membro Veterano

terça ago 31, 2010 11:59 pm

Acredito e compreendo.
Provavelmente , e contra mim falo, tambem não reagiria bem a uma situação dessas.
Mas talvez falar com o dono do gato, pedir-lhe responsabilidades. Eu preferia assumir as minhas responsabilidades, num caso como esse, a que batesses no meu gato e o magoasses
Responsabilidades? Há coisas que não se pagam. Num tal caso, se o dono deixa o animal solto em propriedade alheia é responsável sim pelos estragos que o gato cause, mas também pelo que de mal lhe possa acontecer, seja baterem-lhe, magoarem-no ou mesmo matarem-no (o que pode suceder inclusivamente por acidente. Desculpa que te diga, mas quem se preocupa com a integridade dos seus animais, não os deixa soltos e sem supervisão na rua.
nicasxi
Membro Veterano

quarta set 01, 2010 12:11 am

É verdade ! Dou-te razão, Paulo !
E quando os acidentes acontecem a responsabilidade é unica e exclusivamente dos donos. :oops:

— Emily Dickinson

pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

quarta set 01, 2010 10:58 am

Olá, bom dia :)

Não vale a pena tanta nervoseira por causa de um gato! Seja ele do vizinho ou da vizinha... até porque se o seu espaço é aberto, tanto lhe aparece por aí um gato dos vizinhos como outros que nem são de ninguém! Não é?

E então, vai andar à vassourada e mangueirada nos gatos todos que por aí lhe possam aparecer? vai ficar de plantão à espera de ver um gato invasor?

Ou será que esse coitado, além de perder o estatuto de gatinho caseiro tem também o estigma de ser o gato "desse vizinho"? O gatinho não tem culpa de ter sido posto na rua... talvez até sinta que no seu quintal pode ter algum carinho... e custa alguma coisa deixar o gatinho andar por aí se até podem andar outros?

Deixe o gatinho... se ele sentir que não há comida por perto vai acabar por ir embora e procurar algum conforto noutro quintal... :(
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

quarta set 01, 2010 11:57 am

Onde é que este tópico já vai....

O gato jamais será maltratado, não me passaria pela cabeça fazer alguma coisa ao animal. Ele afinal vem aqui para comer, não deve ter comida em casa, ou comida que o sacie. Por isso e para bem do animal, vou alimentá-lo, ele acabando de comer volta para o quintal dele. Por algum motivo me deve ter escolhido.
"Procuro dono de ra&ccedil;a, porque dono vira-lata eu j&aacute; tive!"&nbsp; - Campanha de adop&ccedil;&atilde;o no Brasil
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

quarta set 01, 2010 12:05 pm

Então mas a user que abriu o tópico não disse que agora tinha mais uma boca para alimentar? Acho que isso significa que ela não vai fazer mal nenhum ao gato, não vai expulsá-lo do seu quintal e vai até alimentá-lo, visto que é isso que o gato procura no seu quintal.

Se bem entendo português, o assunto já está resolvido, para bem do gato e do seu dono, que não precisa de arcar com consequências nenhumas (boa vida).
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 01, 2010 12:16 pm

A Lukilu já escreveu isso ontem cerca das 9 e meia da noite, que não vai fazer mal ao gato e que vai até continuar a alimentá-lo.

Aliás, as ideias das mangueiradas e das vassouradas não foram dela, mas sugestões dadas por outras foristas.

Se bem me lembro, a principal preocupação da Lukilu era o facto de o gato dela ser doente e por vezes ir para o jardim, temendo ela alguma espécie de contágio por parte do gato «invasor» ao seu gato.

Mas não se preocupe, Lukilu, as doenças dos gatos não se pegam assim, tem de haver contacto muito próximo e, pela descrição, não me parece que isso vá acontecer. :wink:
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
Responder

Voltar para “Gatos”