tENaTEC Escreveu:Tassebem Escreveu:tENaTEC Escreveu:Kaht Escreveu:Sim eu sei que recorre ao abate. Mas a minha pergunta foi mais simples, quem é que tem o tal poder para mandar abater? Isso é como dizer a uma pessoa que tem uma doença grave mas que não quer dizer que não seja curável, olhe agora queremos que morra para o bem da ciência que é uma forma de estudarmos e encontrar-mos a tal cura... Tipo chantagem. Não sei se quer entende onde quero chegar.
Simples: Acolhem o cão, tratam( subornam )... matam-no.
O tratamento do animal é única e simplesmente uma forma de lhe tirarem o sofrimento físico durante o tempo que estiver no canil, o que não pressupõe que ele seja poupado.
O que os voluntátios da ABRA fazem é isso mesmo: acarinhar os animais do canil ao máximo de forma a que sintam o mínimo de mal-estar durante o tempo que ali permanecerem. Entretanto divulgam-nos e caso sejam conseguidos adoptantes antes do canil encher, eles não são abatidos. Eles não matam nenhum.
Simpllesmmente têm a dolorosa tarefa de decidir quem vai e quem fica de acordo com alguns critérios. Não há suborno nenhum. Aliás, não entendo como se poderia subornar um animal!
Poderia esclarecer melhor o que quer dizer a frase que assinalei a negrito? E, se ela quiser dizer o que penso que quer, que critérios são esses? Obrigada desde já.
Tassebem, eu não faço parte da ABRA. Apenas colaboro com ela no salvamento de alguns animais. Não sou contra nem a favor da associação. Tento agir com imparcialidade e o meu único interesse são os animais.
O que sei de fonte segura é que quem decide os abates são os voluntários, alguns claro, uma vez que há hierarquias. Já vi aqui escrito mais que uma vez que as listas são feitas em conjunto com o vet municipal mas não são essas as informações que tenho.
Quanto aos critérios, não sei a ordem exacta. Só a própria ABRA poderá esclarecer, mas têm a ver com o facto de terem interessados, estarem doentes (em sofrimento), antiguidade e adoptatibilidade. Sei que os juvenis são raramente abatidos, a não ser quando não há mesmo espaço. Conheço o canil e sei que os voluntários juntam mais do que um por box de acordo com o temperamento, o sexo e o tamanho. Se assim não fosse o extermínio seria muito superior.
Isto é o que sei. Para mais informações só contactando directamente a associação.
Pois TENaTEC só que, como é óbvio, e a TENaTEC ainda os conhece melhor do que eu ... a Associação nada dirá.
Quanto aos critérios ... tantas e tantas vezes os questionei sobre esse facto e infelizmente não obtive qualquer resposta. Quando os questionei sinceramente que não foi com o intuito de os melgar, foi antes uma forma de tentarmos ter uma "linha de orientação" de forma a tentarmos ajudar os que estivéssem na "linha da frente". Nada foi dito e ainda recebi(emos) como resposta que não tinham satisfações a dar.
Na realidade o abate dos juvenis é a todo o custo evitado ... quanto aos outros e infelizmente é essa a realidade, depende muito de quem está de serviço ao canil no dia em que o animal lá chega.
É verdade sim que a lista é efectuada pela ABRA e pelo vet (isto segundo me foi dito por ele, mas, também é verdade que o vet não sabe quais os animais que têm de ser abatidos para arranjar lugar para os outros que chegam, pelo que os nomes são indicados pela ABRA

pois eles é que sabem quais os animais que têm ou não potenciais interessados daí muitas vezes assistir-se à "indignação geral" por vermos animais com possibilidade de terem uma 2ª oportunidade e ... serem abatidos.
Se é uma tarefa fácil? Nunca aqui ninguém pôs isso em causa e eu pessoalmente mais uma vez afirmo de que não seria capaz de fazer voluntariado num canil de abate, aliás nem mesmo numa associação pois das 2 ou 3 vezes que o tentei fazer, fiquei perturbada e os animais não me saíam da cabeça. Se isto me faz menos amiga dos animais ... para alguns talvez ... para mim, de forma nenhuma o sou ... mas enfim ... todas as opiniões são legítimas desde que feitas com educação o que infelizmente nem sempre acontece.
Taro quanto à tua resposta sobre "elegâncias" ... já que puxáste o tema ... sinceramente que também achei muito "deselegante" para não lhe chamar outra coisa, a tua resposta no tópico da labradora beje e ... ainda ponderei se deveria responder da mesma forma "elegante" com que me respondeste ... preferi optar pela via da educação.
Quanto a desviar o assunto sobre o animal para adopção, quer-me parecer que quando se abre um tópico, o mesmo está sujeito a que as pessoas exprimam a sua opinião e caso não se queiram "desvios" então fala-se com os amigos para não haver desvios e o animal conseguir um lar. Felizmente, não foi pela minha modesta opinião e a de outros foristas que o animal deixou de arranjar um lar em tempo record ... oxalá outros tivéssem as mesmas hipóteses como por exemplo o querido Sanji que tinha tanto direito a viver como qualquer outro animal XPTO.
Para ti meu querido Sanji descansa em paz e perdoa mais uma vez teres sido traído pelos animais de duas patas ... sim, porque o que te aconteceu foi a mais torpe traição ... tratam-te e depois matam-te.
Quanto à querida labradora ... as maiores felicidades do mundo minha linda.