Numero de animais em casa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda jul 22, 2002 1:06 pm

Olà a todos!!! Estão bons? e os quatro patas?

Pois é. A questão que venho apresentar aqui, talvês devesse ser apresentada no consultório do advogado, mas as respostas são tão curtas...

Gostava de saber ao certo quantos animais é que se pode ter numa casa, nomeadamente cães.
Sei que desde Outubro de 2001 passou a ter a haver com os m2 da casa. Como é que estas contas são feitas :?:

Isto tudo porque vou mudar de casa, e penso "aumentar a familia", sempre num numero em que consiga ter um bom controle do estado fisico dos cachorros, nomeadamente sendo capaz de lhes proporcionar bastante exercicio fisico e mental.
A casa é uma moradia, com um pequeno jardim nas traseiras, r/c e 1º andar.

Se me pudessem dizer como fazer as contas.... agradecia imenso....
E já agora, os peixes e os pássaros também entram na equação :?: Também saõ animais, afinal de contas...
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
Joka
Membro
Registado: terça jul 02, 2002 2:38 pm

segunda jul 22, 2002 2:11 pm

Bom no que diz respeito ás criancas, nos jardins de infancia, é obrigatorio por lei 3m quadrados por cada miudo, quanto aos animais é uma novidade para mim, mas posso apostar que vai haver muitas pet-shops a fechar... lol lol lol
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jul 22, 2002 3:01 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:27 pm, editado 1 vez no total.
Sandrara
Membro Veterano

segunda jul 22, 2002 3:12 pm

Olá

Eu acho que ninguém sabe ás quantas anda

:o

Fui renovar a licença de circulação na semana passada e fui informada que este ano (2002) eu podia registar 5 animais numa morada desde que fosse moradia, ou casa com terraço. No caso de apartamentos continuavam a ser 3 animais. Também em conversa com a Madonna fiquei a saber que na zona dela e apesar dela morar em moradia só podia registar 4 animais. Agora a Sealords vem e diz que são 3 animais em áreas urbanas. Isto dá com qualquer um em :o
A mim convém muito mais a posição da "minha" junta freguesia, como devem imaginar ;).

Eu acho que quem faz as leis anda completamente baralhado, mas afinal eles é que têm os canudos, não é ???
Tobias
Membro
Registado: quinta abr 11, 2002 11:01 am
Localização: Duas cadelas: Pastora Alemã e Presa Canário e um casal de Piriquitos

segunda jul 22, 2002 3:13 pm

Já agora, Sealords, a licença camarária é necessária em qq habitação ou só em caso de vivendas??? Onde me posso inf desta situação???

Obrigado

Carla
Sandrara
Membro Veterano

segunda jul 22, 2002 3:24 pm

Olá Carla

O registo é feito uma unica vez e após o animal ter a vacinação anti-rábica, o numero que lhe é dado ao fazer o registo mantem-se, desde que não mude de casa. Depois tem a licença de circulação que é renovada todos os anos nos meses de Junho e Julho. A lei diz que todos os animais devem ser registados, não que tenham algum beneficio, mas enfim isso são outras questões.
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 22, 2002 3:36 pm

http://membros.aveiro-digital.net/rottw ... 7_2001.htm

Esta á a legislação geral que importa para o assunto em questão. Se existem regulamentos municipais mais favoráveis ( isto é importante porque o que se aplica é sempre a legislação mais favorável), isso terá de ser apurado individualmente junto de cada Municipio.

Abraços
Paulo C.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 22, 2002 3:42 pm

pois aqui nos açores não é necessário vacina anti-rábica para registar os cães. em relação ao cachorro, a vet chegou a desaconselhar-me a vacina. fartei-me de andar em bolandas, porque antes de ir à junta, tinha de passar no hospital veterenário estatal. como não estava ninguém para dar informações, vi-me embora depois de muito esperar. continua sem registo.
anjaazul
York
Membro
Registado: quarta jul 10, 2002 12:25 pm

segunda jul 22, 2002 3:43 pm

Há dias, numa acção de formação que frequentei, e por acasião da minha apresentação face à "turma", referi, como aliás sempre faço, que tinha 5 animais, 4 gatos e um cão. Presente nessa acção estava uma técnica superior, licenciada em medicina veterinária, que informou-me que havia legislação que regulamentava o número de animais a ter em casa, sendo que apenas se pode ter 4 animais domésticos, contados entre cães e gatos. Aves e animais exóticos não entrariam neste cálculo. Hoje mesmo, enviei um mail a essa colega a solicitar-lhe o número e ano do diploma em questão, para que eu pudesse manter-me mais actualizada.
Hoje entrei aqui no forum e deparei-me com esta mesma questão.
Vou ficar a aguardar a resposta por mail e depois posso dar-vos algo mais concreto como resposta.

Jinhos

Rita Santos
York
Membro

segunda jul 22, 2002 3:49 pm

Bem, o Paulo C. antecipou-se e já nos forneceu a legislação em vigor!

Obrigada!

Jinhos

Rita Santos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 22, 2002 4:01 pm

Olá a todos,
Publicidade à parte, quando quiserem saber alguma coisa sobre legislação relativa a animais ( canideos em particular), vão a www.rottpt.net e acedam ao tópico 'Legislação'. Não quer dizer que esteja lá TUDO, mas se lá não estiver algum diploma que conheçam, agradeço se me for dado feedback.

Paulo C.
(www.rottpt.net)
SeaLords
Membro Veterano

segunda jul 22, 2002 4:02 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:28 pm, editado 1 vez no total.
York
Membro

segunda jul 22, 2002 4:08 pm

Sealords,

são mesmo só 4 animais ao todo que se pode ter em casa.

Leia-se o ponto nº 2 do Artº 2º da Portaria nº 1427/01, de 15 de Dezembro:

"2 - Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por cada apartamento, tanto nas zonas urbanas como nas rurais, até três cães ou quatro gatos adultos, não podendo no total ser excedido o número de quatro animais."

Jinhos

Rita Santos
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

segunda jul 22, 2002 4:09 pm

Portaria 1427/2001
(...)
Artigo 2.o

Posse e detenção de cães e gatos

1 - A permanência de cães e gatos em habitações situadas em zonas urbanas fica sempre condicionada à existência de boas condições de alojamento dos mesmos e ausência de riscos hígio-sanitários relativamente à conspurcação ambiental e doenças transmissíveis ao homem.

2 - Sempre que sejam respeitadas as condições de salubridade e tranquilidade da vizinhança, podem ser alojados por cada apartamento, tanto nas zonas urbanas como nas rurais, até três cães ou quatro gatos adultos, não podendo no total ser excedido o número de quatro animais.

3 - O alojamento em cada fogo de mais de quatro animais implica autorização sanitária por parte do município, a pedido do dono ou detentor, mediante parecer do médico veterinário municipal, que determinará a construção de canil ou gatil devidamente licenciado em conformidade com o previsto no artigo 22.o

4 - Em caso de não cumprimento do disposto no número anterior, as câmaras municipais, após vistoria conjunta do delegado de saúde e do médico veterinário municipal, podem mandar retirar os animais para o canil ou gatil municipal, se o dono não optar por outro destino.

5 - Da decisão municipal cabe recurso nos termos da lei geral.

6 - A posse, manutenção, comercialização, selecção e multiplicação dos carnívoros domésticos deve obedecer ao disposto no Decreto n.o 13/93, de 13 de Abril.
Acho que está bem claro no numero 2 deste artigo, qual o numero Total de animais ( cães e gatos) a alojar por fogo. Fica também claro que é indiferente se se trata de zonas Urbanas ou Rurais.
No entanto, chamo à atenção que não são só os Decretos Leis e Portarias que regulamentam este assunto. Existem muitos Regulamentos Municipais que legislam sobre animais, nomeadamente sobre detenção, posse e circulação. Mais uma vez, sugiro que se informem no Municipio da vossa residência.

Abraços
Paulo C.
SeaLords
Membro Veterano

segunda jul 22, 2002 4:19 pm

Última edição por SeaLords em terça nov 18, 2008 8:28 pm, editado 1 vez no total.
Responder

Voltar para “Cães”