castração do cão

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

sábado nov 15, 2003 12:15 am

Castre castre....

E depois vá aqui e compre:

www.neuticles.com

Há rijos, moles e "realistas ao toque"....

O cão vai adorar :D
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sábado nov 15, 2003 12:25 am

Bolas, antes que isto dê para o torto, quero uma vez mais dizer que castração/esterilização é uma decisão que cada dono tem liberdade, autoridade e legitimidade "legal" para fazer ou não. A própria Nanico, que veio aqui partir uma lança em prol dos higiénicos costumes holandeses, acaba por confessar que o seu bobi não está castrado. Se são tantas as vantagens que apregoa, convenhamos que a sua decisão não foi muito lógica...

Eu compreendo que um dono resolva castrar um cão por questões de comodismo. Não aceito é que se pretenda dar justificações do tipo que aqui foram dadas (possíveis doenças num futuro mais ou menos distante) quando afinal o que realmente não se quer é ter trabalho, desculpem-me a franqueza. Eu se não quisesse ter trabalho, não teria cães, julgo que é essa a posição mais lógica. Apesar de tudo reconheço, no entanto, que é melhor castrá-los do que abandoná-los por luivarem às namoradas.

Como disse a Isabel, o cão castrado não levanta tantas vezes a pata para marcar território, "o que é muito chato". E afinal o problema é mesmo essa chatice o cerne do problema. Nos anos 30e 40, os gentleman ingleses "amicíssimos" dos animais e exemplo de civismo para os parolos cá da Lusitânia, extirpavam as cordas vocais aos seus bobis para eles não incomodarem a vizinhança com os seus ladridos nocturnos. Então, como agora, era também muito chato...

Eu só quis deixar bem vincada a minha posição neste tópico, porque o sentido do debate era enaltecer as vantagens da castração. De modo que, como macho latino que se preza, vim a terreiro quebrar uma lança pelos tin-tins dos nossos amigos de 4 patas, que aliás já os tinham quando os adquirimos. Rebati, com argumentos lógicos (na minha opinião), que a castração fosse a panaceia para todos os males do universo. Se isso é ser macho latino, paciência...

Cumprido esse meu dever de solidariedade, dou por terminada a minha intervenção no debate, sem resentimentos e no respeito pela posição de todos os participantes.

Cump+rimentos a todos.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

sábado nov 15, 2003 12:30 am

CasadeAnaval Escreveu: Castre castre....

E depois vá aqui e compre

www.neuticles.com

Há rijos, moles e "realistas ao toque"....

O cão vai adorar D
Eu ja tive oportunidade de recomendar loica das Caldas para o mesmo efeito, que fica mais em conta e sempre e produto nacional 8)
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sábado nov 15, 2003 12:41 am

porque não querer poupar trabalho? já não basta o que basta? eu nunca tiraria as cordas vocais para que os cães não ladrem (embora às vezes :p :p :p ), assim como não vou mandar retirar as unhas aos gatos para que não estraguem os sofás. mas porque correr riscos e ter trabalho desnecessário?
JUMP
Membro Veterano
Registado: quarta out 01, 2003 1:09 pm

sábado nov 15, 2003 4:27 pm

aligra Escreveu:
JUMP Escreveu: [já tive um cão, antes do Max, bastante irrequieto, desconfiado e agressivo, q nunca acasalou, mas nem por sombras me passou pela cabeça castrar o bicho, safa.

se se atirava para cima de alguma cadela, mesmo fora do cio, nunca foi isso uma situação embaraçosa, bem como se exibia o dito, é cão tem os seus instintos e isso é normal.
Desculpe-la, JUMP, mas este foi o argumento mais forte em favor da castração que já li o

Alicia

ó Alicia, desculpe lá mas cada vez isto está mais baralhado.
onde é q leu algo a favor da castração no meu texto?
se calhar escrevi de forma incorrecta: volto a dizer: sou contra a castração, sobretudo daquele a quem considero meu amigo!!!

quanto á cura de sono
;) do José Carlos, se calhar devia eu experimentar, ehehheheh
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

sábado nov 15, 2003 5:57 pm

Pois, acho que isto já foi longe demais.
Eu não tinha uma opinião formada sobre este tema, razão pela qual quis conhecer as vossas opiniões, experiências e argumentos em favor ou em contra.

De certeza a sociedade do pais onde eu cresci tem um feitio bem mais "liberal" do que a sociedade do pais onde agora vivo e do que tanto gosto, porque não consigo perceber qual é a diferência "moral" entre a esterilização dum cão e a duma cadela, porque é que podemos falar tranquilamente da esterilização e ainda do aborto duma cadela e pelo contrario se falamos num cão a esterilização é (para algumas pessoas) um acto desprezível que só um dono indigno pode pensar em fazer, para castigo do cão ou por comodidade, como se a castração transformasse ao cão num autómata sem vontade de se mexer, sem alegria de viver. Não ter capacidade para perceber essa diferência é um defeito meu, sem dúvida, que tentarei não corrigir.

Mas, pronto, fiquei com uma ideia muitíssimo mais larga e completa do que a castração pode aportar em quanto a melhoramiento da qualidade de vida do cão e da sua familia humana e agradezo a todos os que fizeram o seu aporte para este debate.

Peço-vos para não esquecer que ainda fica o Gil, que aproveitou este tópico para pôr-vos a questão de se a castração dos cães machos podia facilitar o convivio do seu rottweiller com o boxer que decidiu adoptar (a sua mensagem é uma das primeiras deste debate). Eu não tenho conhecimentos que cheguem para opinar sobre este caso, acho que o exemplo da Elsa, que tem machos de raças ditas dominantes, todos eles castrados, pode ser de utilidade para o Gil, não sei se alguem pode aportar mais alguma coisa para o ajudar. Se calhar não era má ideia o Gil consultar aquela Professora Ilda Gomes Rosa, da Faculdade veterinaria de Lisboa, da que tanto se fala neste forum, para o esclarecer.

Fica minha gratidão para todos e a minha esperança de que ninguem fique chateado demais, francamente nem pensei que o tema seria tão escaldante para algums de nós :o

Alicia
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo nov 16, 2003 12:29 am

olá,

Bem, eu não quis de facto defender com mais convicção a castração, pois já o fiz N vezes aqui neste forum e dá sempre confusão. É uma questão moral para muitos e prática para outros. Por isso apenas digo que o fiz e que sou a favor, apenas!

Se servir de alguma coisa ao caso do Gil, eu tinha 3 machos em casa e uma cadela. O macho mais velho era uma rafeiro do tamanho de um labrador, a seguir tinha um husky muito dominante e corpulento e o mais novo era o cão dágua, o mais submisso. Logo a seguir adquiri a cadela dobermann. Começou a haver escaramuças entre o rafeiro e o husky, diárias, ao que mais tarde se juntou o cão dágua que se unia ao rafeiro contra o husky, fazendo-me ir ao veterinário com enorme frequência cozer o husky, devido aos ferimentos. Começei a optar ter um preso ( o husky) durante o dia e o outro ( o rafeiro) durante a noite. Como era de esperar.. era uma tortura para ambos ficar 12 horas fechado num canil. Ganiam, choravam, partiram-me várias vezes o gradiamento... Quando a cadela começou a entrar em cio.. foi a gota de água.

Peguei no cão dágua e no rafeiro e castrei-os. Porquê? Porque eram os mais submissos dos 3 machos. O husky era o macho dominante e assim ficou inteiro. Resultado... acentuou-se a diferença hierárquica entre eles e numa questão de semanas, a matilha uniu-se e nunca mais tive qualquer tipo de problema. Todos passaram a respeitar o husky e este a eles.

Não obtive quaisquer efeitos indesejáveis. Até algum instinto sexual se manteve, pois os castrados ficavam soltos com a cadela quando ela estava com o cio e a montavam. A agressividade diminuiu drásticamente e as marcações de urina também. Não se tornaram letárgicos, obesos ou apáticos. Eram os mesmos de sempre.

Até hoje não me arrependo, pois eu passei pela experiência, não é só teoria! Se não tivesse optado pela castração, talvez começasse a ponderar dar algum deles, pois não dava para continuar a ir de urgência para o veterinário a toda a hora, para cozê-los. Condená-los a passar 12 horas no canil por dia para o resto das vidas deles também não era justo. Sem falar no stress que é para toda a minha familia, estar 24horas por dia preocupados se acontece alguma coisa e separar 3 cães á luta é um desgaste enorme... enfim.

Para uns.. o que fiz é apenas comudismo. Para mim... uma contribuição para o bem estar e saúde dos meus cães e quem sabe... evitei alguma tragédia..
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo nov 16, 2003 12:35 am

Para uns.. o que fiz é apenas comudismo. Para mim... uma contribuição para o bem estar e saúde dos meus cães e quem sabe... evitei alguma tragédia..

pois, é isso que penso em relação ao max. o prazer de o passear começa a ser uma tortura. ele sai prejudicado. em vez de dar grandes passeios, dá a volta ao quarteirão. enfim, quando os levo a correr, tudo muda de figura. agora, andar a puxar um cáozinho daqueles :D :D não me parece ser falta de treino, porque ele quando quer e em certos locais, anda lindamente. mas viva o comodismo, para quem tem 10 bicharocos. eu, pelo menos, não sou de ferro.
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

domingo nov 16, 2003 9:25 am

Ainda castrar um cadela para que esta não tenha cachorros afim de não aumentar a população de cães abandonados é uma coisa!! Agora castrar só pelo gozo de ter-mos um cão mais bem educado!! Por favor...
Tem graça! E eu a pensar que para uma cadela engravidar também era preciso um cão! Se calhar estou enganada... mas... ;)
porque não consigo perceber qual é a diferência "moral" entre a esterilização dum cão e a duma cadela, porque é que podemos falar tranquilamente da esterilização e ainda do aborto duma cadela e pelo contrario se falamos num cão a esterilização é (para algumas pessoas) um acto desprezível que só um dono indigno pode pensar em fazer, para castigo do cão ou por comodidade, como se a castração transformasse ao cão num autómata sem vontade de se mexer, sem alegria de viver.
Nem mais! Ora um cão não castrado, não se pode também raspar, ir ter com uma cadela vadia e dar uma ninhada?
Não percebo de facto esata lógica... qual a diferença entre a castração de uma cadela ou de um cão??? A masculinidade? E já agora, em relação aos gatos, também ach que o macho não deve ser castrado? Eu tive um gato que castrei com um ano e tal e mesmo assim o vet ainda me disse que eu devia era ter castrado mais cedo.
Isso é mesmo mentalidade machista, desculpem lá... sem ofensas a ninguém! ;)
Nanico
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 9:54 am

[quote=jcsousa]
Bolas, antes que isto dê para o torto, quero uma vez mais dizer que castração/esterilização é uma decisão que cada dono tem liberdade, autoridade e legitimidade "legal" para fazer ou não. A própria Nanico, que veio aqui partir uma lança em prol dos higiénicos costumes holandeses, acaba por confessar que o seu bobi não está castrado. Se são tantas as vantagens que apregoa, convenhamos que a sua decisão não foi muito lógica...
[/quote]

Caro jcsousa:

Aqui estamos de acordo. A castracao do cao e uma decisao que cada dono deve ter a escolha de fazer. Esta escolha deve ser totalmente consciente e o que deve pesar e o bem estar do animal, mas tambem a do dono. E nao nos vamos esquecer aqui que estes dois bem-estares nao se podem desligar.
No caso do meu cao, nao houve, nem ha, necessidade de o castrar: nem para o bem estar dele, nem para o bem estar da familia dele, que sou eu e o meu marido. Tivesse eu outro cao e houvesse lutas continuas, andasse o Oscar solto pelas ruas, vivesse eu perto de cadelas que entrassem em cio, nao pense que hesitava antes de ponderar muito a serio castra-lo.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 11:52 am

Nanico Escreveu: No caso do meu cao, nao houve, nem ha, necessidade de o castrar nem para o bem estar dele, nem para o bem estar da familia dele, que sou eu e o meu marido. Tivesse eu outro cao e houvesse lutas continuas, andasse o Oscar solto pelas ruas, vivesse eu perto de cadelas que entrassem em cio, nao pense que hesitava antes de ponderar muito a serio castra-lo.
Oh Nanico, mas então estamos (todos?) de acordo...
Eu na minha primeira mensagem disse exactamente isto por outras palavras.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 16, 2003 12:06 pm

Ora bem: venho aqui dar o dito por não dito! Não em relação à minha posição, que não mudou, mas em relação a ter abandonado a discussão... firaqm levantados alguns novos aspectos e gostava de me pronunciar sobr eles.

Nanico: eu acho que fez muito bem em manter o cão sem castrar (é o que eu defendo). No entanto, pela veemência da sua intervenção a favor da castração, que no seu discurso é so vantagens, custa-me a perceber que não aproveite os inúmeros benefícios que essa operação traz.

Elsa: o que contou foi um caso particular, há com certeza outros, também particulares e de sentido contrário. A questão das brigas (excluindo a competição sexual em alguns casos) resolve-se por uma perfeita hierarquização do grupo. A possibilidade de confronto entre os Beta mantém-se ainda neste caso. No entanto, se você diz que os animais que castrou ainda mantêm instinto sexual, chegando a montar a cadela com cio...

Não vejo que a castração elimine condutas de competição por territorialidade ou de agressão por instinto de defesa

Outra questão nova é a da permanência dos cães em canil por 12 horas. Ora bem, os meus cães são cães de canil. Fazem exercício diário (TODOS), em grupo ou isolados, e são soltos de manhã e de tarde 1 hora de cada vez. Aceitam o canil como local de descanso onde se sentem protegidos e não são menos felizes por isso. Ebtram em casa quando lhes permito, mas o sítio deles é no canil

O problema do canil é que obriga o dono a um maior trabalho no contacto diário com os seus cães. Como sabe, os cães não têm noção do tempo. O que há que fazer é que a qualidade do tempo passado com o dono seja óptima.

Se alguém afirma que com 10 cães isso não é possível, a minha resposta é muito simples - então tenha menos... uma vez mais estamos a falar de posse responsável.

Ao fim e ao cabo, o argumento utilizado pela Anjazul colocou o dedo na ferida - porque não querer ter menos trabalho? Penso que é a este nível que a discussão da castração/esterilização (sou em princípio contra as duas ) se deve colocar.

Cumprimentos a todos

José Carlos
Nanico
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 12:36 pm

jcsousa Escreveu:
Nanico eu acho que fez muito bem em manter o cão sem castrar (é o que eu defendo). No entanto, pela veemência da sua intervenção a favor da castração, que no seu discurso é so vantagens, custa-me a perceber que não aproveite os inúmeros benefícios que essa operação traz.
Jcsousa,

A resposta a sua questao e muito simples: porque no nosso caso e situacao nao haveria beneficios. Se a nossa situacao fosse diferente e houvesse beneficios para nos ou para o Oscar, ele ja estaria castrado.
O que defendo nao e que se castre porque sim. Defendo que a castracao nao deve ser tabu. Quando se fala em castracao contam mais os argumentos afectivos do que, muitas vezes o bem estar do cao e do dono: e isso com que nao concordo.
Como ja disse, o bem estar do cao e do dono estao interligados: se o cao esta relaxado e feliz, o dono tambem estara relaxado e feliz (e vice versa). Se em certos casos a castracao pode providenciar esse relaxamento, porque nao falar desapaixonadamente dela?
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 16, 2003 12:51 pm

Básicamente chegamos a um ponto de convergência, só que com uma pequena diferença de critérios - eu admito a castração por conveniência EFECTIVA (e não futura ) para a saúde do cão.

Da minha parte não houve nem haverá relutância em abordar o tema e penso que não o fiz com nenhuma espécie de sentimentalismo, antes aportei soluções concretas para a resolução dos problemas que a castração teòricamente resolve. Isto é, não disse que "não castro porque não e pronto)...

Outra coisa é que não se concorde com os meus argumentos. Por isso mesmo é que eles são meus, e, na minha opinião, não foram rebatidos.

Um abraço para a Holanda.

José Carlos
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

domingo nov 16, 2003 1:14 pm

jcsousa Escreveu: Ora bem, os meus cães são cães de canil. Fazem exercício diário (TODOS), em grupo ou isolados, e são soltos de manhã e de tarde 1 hora de cada vez. Aceitam o canil como local de descanso onde se sentem protegidos e não são menos felizes por isso. Ebtram em casa quando lhes permito, mas o sítio deles é no canil

Pois, o meu caso é completamente diferente: não tenho canil, tenho só um cãozinho e é "cão de apartamento", vive o tempo todo conosco, vai de carro conosco, vai aos passeios, ao cafe no verão, é um cão que partilha a nossa vida toda, e foi com essa ideia que o comprei.
Quando tiramos férias, em agosto, o Dylan tinha 3 meses y meio, para que não fique sozinho nem a gente tivesse que ficar de férias em casa, e como já tinha as vacinas todas, fomos fazer campismo, de tenda, e o cão veio conosco, o marotinho recorreu toda a Costa Vicentina de carro conosco, dormui na tenda com a gente, socializou com outros cães no parque, passamos todos umas férias óptimas, inclusivamente o cão.
Ora bem, eu não pretendo que todas as pessoas fazam a mesma vida que eu faço com o meu cão, acho que cada cão é um cão mas tambem cada dono é um dono e há inúmeras maneiras de se ter um cão, nem todos tem o cão pelas mesmas razões nem da mesma forma, nem no mesmo ambiente.
Cá em Faro, onde eu vivo, há montes de cães na rua, mesmo cães com dono, andan à solta pela rua, sem trela e sem açaime, não chateiam a ninguem e ninguem se queixa, mas acontecem às vezes brigas pelas cadelas em cio, o meu cão ainda é criança e eu não tenciono deixar que fique à solta, mas pus-me a pensar na chatice de ter o cão, já adulto, envolvido nessas situações, a tentar fugir da gente para ir ter com cadelas, o mesmo a conseguir fugir e engravidar alguma cadelinha, como lhe aconteceu à Megaran.
Não levo a mal o "horror sagrado" que acometeu a algums foristas perante a minha pergunta, até achei piada, não faz mal, mas gostava que fique aqui a ideia de nem todos os donos fazem a mesma vida com os seus cães, e que se calhar o que para mim é bom, para outros bem pode ser mau.
Olhem, para que não fique cá este ar tão "sério", quando eu disse ao meu marido que gostava de castrar o cão, o gajo abriu os olhos e disse: "mas, para que, fofa? queres que cante ópera?" :o
Novamente, gostava que ninguem fique chateado.
E ainda por cima, gostava voltar a pedir-vos desculpas pelos meus erros ortográficos, a gente continua a aprender português, que não é facil!

Alicia
Responder

Voltar para “Cães”