Tudo para chinchilas saudáveis

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

sexta set 03, 2010 6:00 pm

Exacto, não te apresses a arranjar companheiros para as tuas chinchilas porque desde que elas sejam devidamente estimuladas (terem espaço para poderem saltar e correr, terem brinquedos que possam roer e andar a transporta-los de um lado para o outro, serem soltas regularmente por bons períodos de tempo, tomarem o seu banhinho, etc.) eles vivem perfeitamente bem sozinhas. Acostuma-te primeiro a essas, garante-lhes boas condições, deixa que elas se afeiçoem a ti e depois logo pensas se queres e se tens condições para arranjar mais uma ou duas. ;)
RubenLPT
Membro Veterano
Registado: sexta ago 27, 2010 4:24 am

sexta set 03, 2010 6:04 pm

:wink: tem razao :P nada de pressas :twisted:
RubenLPT
Membro Veterano

sexta set 03, 2010 8:19 pm

alguem me sabe se os Fit Bits da Vitakraft(alfafa em cubos) sao bons para dar aos animais?
é que nunca comprei dessa marca.

o mais adequado para os dentes deles será a madeira pinho nao tratada ou usar blocos minerais?
GSfanatic
Membro Veterano
Registado: sexta jul 04, 2008 2:10 pm

sexta set 03, 2010 9:17 pm

Os Fit Bits são muito bons. São os que eu dou aos meus.

Podes dar-lhes pinho não tratado (eu costumo comprar na loja de animais), mas a pedra de cálcio deve sempre estar na gaiola.
Kathamina
Membro Veterano
Registado: domingo mai 03, 2009 4:22 pm

sexta set 03, 2010 9:19 pm

GSfanatic Escreveu:Os Fit Bits são muito bons. São os que eu dou aos meus.

Podes dar-lhes pinho não tratado (eu costumo comprar na loja de animais), mas a pedra de cálcio deve sempre estar na gaiola.
Offtópic....
GsFanatic...como estás tu...saudades...méssene ***
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 04, 2010 12:16 pm

se der esses fit bits aos meus bichinhos nao será perciso comprar aquela alfafa equesita que vos monstrei certo?

sim vou comprar tambem pedra de calcio :wink:
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

sábado set 04, 2010 1:12 pm

RubenLPT Escreveu:se der esses fit bits aos meus bichinhos nao será perciso comprar aquela alfafa equesita que vos monstrei certo?

sim vou comprar tambem pedra de calcio :wink:
Exacto, basta esses cubinhos da Fit Bits, não precisa da alfafa em rama.
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 04, 2010 1:16 pm

ja sei que tenho de dar um cubo de 2 em 2 dias mas resta saber e á um pra cada um ao um para os dois..

em relação a pedra de calcio qual compra? calci fit da vitakraft tambem?
SdSilva
Membro
Registado: segunda mar 29, 2010 2:07 pm

sábado set 04, 2010 1:42 pm

Dar alfafa de 2 em 2 dias não é uma "regra" rígida, pode ser de 3 em 3, uma vez por semana... Depende também das guloseimas que se dão às chinchilas. E, sim, um cubinho para cada uma.

Em relação ao cálcio, eu dou essas "pastilhas" da VitaKraft às minhas meninas. Elas não roem logo tudo, ainda fica lá uns dias até roerem tudo. Dou uma "pastilha" a cada uma e depois só volto a dar duas semanas depois de serem roídas.

Mas isso já sou eu... Dou o cálcio, por dar... Não creio que seja uma grande necessidade delas.

Não sei como fazem os restantentes users...
RubenLPT
Membro Veterano

sábado set 04, 2010 1:59 pm

em relação a guloseimas dou 1 vez por semana 1 uva passa e banana desidratada (nao do mesmo dia) alfafa andava a dar em rama mas como morro em setubal e na loja de animais só a alfafa castanha (esquesita) vou começar a dar alfafa em cubos.

o melhor será dar de 3 em 3 dias nao? :?
RubenLPT
Membro Veterano

segunda set 06, 2010 11:43 pm

como sabem tenho 2 chinchilas pai e filha e já esta na hora de separa-los senão ja sabem...... :twisted:

actualmente vi uma loja que tem uma gaiola com medidas 46.8X46.8X93 e pelo preço de 34.99. nao trás prateleiras mas é facil de fazer.

acham ela cara ao acham que está boa para o preço que é?

se souberem de melhores a bom preço agradecia que me avisassem.
RubenLPT
Membro Veterano

segunda set 06, 2010 11:50 pm

só mais uma coisa.
a femea ainda é novinha cerca de 3, 4 meses mas tenho reparado e muitas vezes até que o macho está sempre em cima dela os dois muito quietinhos e estou com medo que ela engravide apesar de ainda ser nova claro porque nao quero nada de pai com filha por causa daquele tal assunto que falámos. a consanguinidade.

já olhei para a rata dela pra ver se está vermelha mas nada. as vezes ja podia tar de cio :|
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

terça set 07, 2010 2:42 pm

elas com 4 a 5 meses podem efectivamente engravidar... o melhor é separar o mais rapidamente possivel. elas nao ficam com os genitais vermelhos de sangue mas sim mais inchados e com a vulva aberta. há sites onde pode ir pesquisar para ver fotos. eu pessoalmente nunca consegui "ver" se elas estao no cio mas sei logo quando oiço o barulho que o macho faz de "excitado" atras da femea. quando ele faz esse barulho normalmente so apos o 3º dia é que a femea deixa acasalar (o cio dura 5 dias todos os 28 dias) e depois do acasalamento o macho faz uns solulos caracteristicos (va ver ao youtube chinchilla aftersex hiccups) de maneira que já sabe que ele fez o trabalho. Não significa que engravide directamente. exemplo disso é a minha chinchila ébano que so engravidou apos completados os dois anos, e nao foi por falta de tentativas do macho :twisted: mas pronto as ébano já tem esta caracteristica de criarem muito tarde. em todo o caso nao arrisque, é melhor separar nao vá a femea ter uma gravidez prematura e ainda por cima com consanguinidade

va dando novidades
chiquinho234
Membro Veterano
Registado: quinta ago 26, 2010 4:32 pm
1cão
gatos
chinchilas
hamsters

quinta set 16, 2010 4:09 pm

RubenLPT Escreveu:só mais uma coisa.
a femea ainda é novinha cerca de 3, 4 meses mas tenho reparado e muitas vezes até que o macho está sempre em cima dela os dois muito quietinhos e estou com medo que ela engravide apesar de ainda ser nova claro porque nao quero nada de pai com filha por causa daquele tal assunto que falámos. a consanguinidade.

já olhei para a rata dela pra ver se está vermelha mas nada. as vezes ja podia tar de cio :|
Olá tens que separar a femea do macho deixa ela numa gaiola sozinha e nunca podes por o pai junto com a filha.Le mais sobre as chinchilas.O teu familiar devia ter dado só apenas uma chinchila não duas. Ela ainda não tem idade para ter crias.Esperavas que ela vosse um pouco maior depois arranjavas uma companhia para ela.Boa sorte.
RubenLPT
Membro Veterano

quinta set 16, 2010 5:16 pm

lol? já sabia do problema da consanguinidade. só trouxe mesmo ele porque era mal tratado pelo familiar e fiquei com imensa pensa do que ele fazia ao bicho.
enervava ele de uma tal maneira que o bicho punha-se em pé e começava a deitar um liquido ou urina e a fazer ruidos.
fazia isso tudo ao animal só porque mudar o comportamento da femea ter morrido mas o mais engraçado é que ele desde que está comigo anda mansinho e nunca me mordeu, já ao meu primo deu-lhe uma dentada que foi da cozinha para a casa de banho a sangrar.
Responder

Voltar para “Exóticos”