O Paco está quase com 8 meses e continua só com um testículo... a vet viu-o há cerca de 2 meses e na altura quando apalpou (não arranjo palavra melhor

Moderador: mcerqueira
Só com esta idade? Com 8 meses já é "velhote" para fazer isso?casalc Escreveu: Existe um tratamento, através de injecções, que pode ser feito aos cães entre os 3 e os 4 meses para ajudar a descer o testiculo escondido. Este tratamento está "prescrito" nos livros dos veterinários, tem ratios de sucesso descritos, e no entanto há muitos veterinários que preferem esperar que desçam naturalmente (como no seu caso) quando a taxa de sucesso é quase nula.
Se andar por aqui alguém com formação em veterinária, gostava de "ouvir" uma opinião.
Obrigado.
Só uma pequena "achega" :O Kriptoquidismo (nome da coisa, "Kripto" provém do grego "escondido") tem origem heriditária, e é dominante. Ou seja, pai que tem a doença transmite aos filhos, e mãe portadora transmite aos filhos.
Isto é o que dizem os livros. No entanto ainda hoja não percebo porque há ninhadas com um filhote kriptoquidio e irmãos com dois testiculos.
casalc Escreveu: MMPA,
Só terá que ser removido o "escondido".
Criador que se preze, só deverá deixar sair o cão após o periodo de carência imposto pelo CPC (60 dias). Se até aos 60 dias o cão não tem os 2 tesículos "palpáveis" no escroto então dificilmente descerão de forma natural.
Note que digo "palpáveis" porque muitas vezes sentem-se os dois testiculos e um deles foge para cima com facilidade. Nestes casos acaba por se alojar no escroto.
Não é correcta a afirmação de que só descem passados uns meses. Biologicamente (segundo os livros) descem logo após o nascimento.
Aproveito para lançar aqui uma dúvida que tenho
Existe um tratamento, através de injecções, que pode ser feito aos cães entre os 3 e os 4 meses para ajudar a descer o testiculo escondido. Este tratamento está "prescrito" nos livros dos veterinários, tem ratios de sucesso descritos, e no entanto há muitos veterinários que preferem esperar que desçam naturalmente (como no seu caso) quando a taxa de sucesso é quase nula.
Se andar por aqui alguém com formação em veterinária, gostava de "ouvir" uma opinião.
Obrigado.
Olá Nel,nel Escreveu: Olá
No meu Kiko também desceu apenas um testículo. Como lhe apareceu um pequeno quisto numa perna, aproveitou-se a anestesia e retirou-se o testículo que não desceu.
Não estou tão certo que, neste caso particular, isto seja um problema genético, porque das duas ninhadas dos mesmos progenitores, foi o único cachorro que teve este problema. Mas de modo algum estou a contrariar o que foi dito anteriormente, até pelo facto de eu não ter competência para tal. Limito-me a dar o meu testemunho. E, como é óbvio e à cautela, o Kiko nunca será reprodutor.