[fotos] Répteis e Anfíbios Autóctones Portugueses...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 03, 2010 5:34 pm

Ghost22 Escreveu:
dinodane Escreveu:ó minha mãe, mas vocês acham que o animal que a Perapado tem no quintal é uma víbora, animal raro no nosso país? Quantos de vocês já viram uminha...? Não será mais acertado SUPÔR que se trata de uma vulgar cobra rateira...?

A não ser que pretendam infundir medo na pessoa e fazerem com que a mate por recear ser venenosa... :roll:
ohh... minha mãe...depois se for venenosa não é você que é mordida né? eu compreendo.
e as cobras rateiras são venenosas apesar de não representar um perigo verdadeiro para o Homem.
e a pessoa não a vai matar se pesquisar e vir que não é nenhuma ameaça.

não é correcto é tar a dizer que é isto e aquilo sem a ver. pode ser um animal raro mas não impossivel de ver e de se apanhar.
Sim já vi uma.

A não ser que queira infudir conhecimento errado a pessoa e depois acontece como muita gente que pensa que as osgas são venenosas tambem (que não são claro).
Quem me parece que está a querer infundir conhecimento errado é o menino. A esmagadora maioria das cobras autóctones de Portugal são INOFENSIVAS para animais como cães e gatos e pessoas, têm uma função importante na Natureza e devem ser preservadas e não mortas por causa de crendices e receios infundados.
Se a Perapado fosse uma pessoa mal informada, tola e sugestionável pelos vossos comentários parvos andaria agora á procura dela para a matar. :roll:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Ghost22
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 12:27 pm

sexta set 03, 2010 5:41 pm

dinodane Escreveu: Quem me parece que está a querer infundir conhecimento errado é o menino. A esmagadora maioria das cobras autóctones de Portugal são INOFENSIVAS para animais como cães e gatos e pessoas, têm uma função importante na Natureza e devem ser preservadas e não mortas por causa de crendices e receios infundados.
Se a Perapado fosse uma pessoa mal informada, tola e sugestionável pelos vossos comentários parvos andaria agora á procura dela para a matar. :roll:
A esmagadora maioria. ainda bem que o disse. não quer dizer que só haja INOFENCIVAS ou quer?
Se não a viu como pode afirmar que é isto ou aquilo?
o conhecimento errado que estou a dar é dizer que existe cobras venenosas em Portugal? Está certo, não digo mais isso então, visto estar errado. :wink:
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

sábado set 04, 2010 1:17 pm

Existem sim espécies de cobras venenosas em Portugal (4) e se as pessoas tiverem respeito por todas elas (venenosas e não venenosas) não correm riscos (desnecessários) de serem mordidas!

Quanto a ser uma das duas espécies de Víbora, não posso dizer nada, sendo que uma (Vipera seoanei) excluo imediatamente, a não ser que a user Peperado more no Parque Nacional da Peneda-Gerês, a outra (Vipera latastei) excluo se a user mora em cidade... Das vezes que vi foi sempre em locais com presença humana muitíssimo reduzida, mas não é de excluir que o seja... O que me leva a pensar que não é o gén. Vipera é ter subido a uma árvore.

A cobra-de-capuz é de risco mínimo de injecção de veneno uma vez que sendo opistóglifa (dentes inoculadores na zona posterior do maxilar), tem dentes inoculadores pequenos ao contrário da cobra-rateira (Malpolon monspessulanus), mas os venenos não são assim tão potentes quanto possam pensar (a não ser que se seja alérgico ou ser uma criança ou idoso frágeis). Com as víboras, sendo solenoglifas (dentes inoculadores na zona anterior do maxilar) é necessário ter um cuidado ainda mais redobrado, ainda por cima o veneno pode ser fatal, no entanto não existem registos de mortes com mordeduras de Vipera latastei ou Vipera seoanei em Portugal (e se não me engano mesmo na Península Ibérica).

É de referir que as cobras só mordem se se sentirem encurraladas e fazem-no em último recurso e muito raramente o fazem sem avisar primeiro! Por isso tenham respeito pelo animal e saem ilesos ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
Ghost22
Membro
Registado: terça jul 20, 2010 12:27 pm

sábado set 04, 2010 1:37 pm

AlunoBioGeo Escreveu:Existem sim espécies de cobras venenosas em Portugal (4) e se as pessoas tiverem respeito por todas elas (venenosas e não venenosas) não correm riscos (desnecessários) de serem mordidas!

Quanto a ser uma das duas espécies de Víbora, não posso dizer nada, sendo que uma (Vipera seoanei) excluo imediatamente, a não ser que a user Peperado more no Parque Nacional da Peneda-Gerês
A ultima da pagina 19(colocada pelo user cris17), que especie achas que é?
AlexRD
Membro
Registado: segunda mar 17, 2008 10:29 am

sábado set 04, 2010 8:49 pm

pika_sp Escreveu:numa ribeira perto de tavira
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Imagem

Uploaded with ImageShack.us
Alguém pode informar que espécie é?

Cumps
Apalone
Membro Veterano
Registado: segunda set 15, 2008 5:46 pm

sábado set 04, 2010 8:52 pm

Ghost22 Escreveu: A ultima da pagina 19(colocada pelo user cris17), que especie achas que é?
É uma Natrix maura, acho que se diz bilineada.

http://www.hlasek.com/foto/natrix_maura_4192.jpg

http://farm4.static.flickr.com/3047/276 ... 14.jpg?v=0

Em relação às Malpolon a preocupação pode ser a de se alimentarem de roedores que podem estar infectados, não é o veneno, mas mesmo incomodadas nunca vi nenhuma morder, só fazem é muito barulho. :D
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

sábado set 04, 2010 9:20 pm

Fui agora ao lixo, e encontrei pelo caminho isto, como estava escuro quando passei por ele até pensei que fosse um rato grande, mas depois vi-o a saltar. xD

Pics: 1 2 3 4

Já lhe dei uma zophoba, e o gajo/a comeu-a em segundos. xD

E também, pelo que dá para ver na 1ºfoto, ele já não têm a pata esquerda de trás. :(
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

sábado set 04, 2010 11:27 pm

e solta-lo»»»?
Raiquiis
Membro Veterano
Registado: sábado jan 02, 2010 6:15 pm

sábado set 04, 2010 11:42 pm

Tekilla Escreveu:e solta-lo»»»?
Claro que já o soltei, foi só tirar as fotos e dar-lhe comida para compensa-lo. -.-
Enfim, há cada um.
AlexRD
Membro

sábado set 04, 2010 11:49 pm

Raiquiis Escreveu:Enfim, há cada um.
É por haver cada um que se perguntou.
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

domingo set 05, 2010 8:57 am

se eu nao soubesse como era o tuga não perguntava
AlunoBioGeo
Membro Veterano
Registado: terça mar 25, 2008 8:40 pm

domingo set 05, 2010 12:10 pm

Ghost22 Escreveu:
AlunoBioGeo Escreveu:Existem sim espécies de cobras venenosas em Portugal (4) e se as pessoas tiverem respeito por todas elas (venenosas e não venenosas) não correm riscos (desnecessários) de serem mordidas!

Quanto a ser uma das duas espécies de Víbora, não posso dizer nada, sendo que uma (Vipera seoanei) excluo imediatamente, a não ser que a user Peperado more no Parque Nacional da Peneda-Gerês
A ultima da pagina 19(colocada pelo user cris17), que especie achas que é?
Natrix maura, sem dúvida... E como diz o Apalone, as duas listras ao longo do corpo denunciam-na ;)
"<strong>O que sabemos &eacute; uma gota, o que ignoramos &eacute; um oceano.</strong>" (Isaac Newton)

<strong>"Existem duas coisas infinitas: o Universo e a Estupidez Humana. Mas n&atilde;o tenho certeza acerca do universo." </strong>(Albert Einstein) <strong>

"Todos os P&aacute;ssaros s&atilde;o Aves, mas nem todas as Aves s&atilde;o P&aacute;ssaros!" </strong>(M&aacute;xima da Zoologia, que pode ter v&aacute;rios sentidos na vida)

<strong>- Nunca te esquecerei, meu pequenino... Estar&aacute;s sempre comigo C&iacute;cero!</strong>
AlexRD
Membro

domingo set 05, 2010 12:20 pm

Alguém pode identificar a rã?
golyas
Membro Veterano
Registado: terça abr 06, 2010 10:26 pm
1cão
1python c. brongersmai
1Morelia spilota Variegata
1E. Taeniura
1archachatina

quarta set 15, 2010 8:12 pm

No meu jardim do norte encontro todo o tipo de rãs =D alguém sabe de que espécie são?

a pequenina
Imagem

Imagem

Imagem

a grandona

Imagem

Imagem

Imagem

:D
joaoplscosta
Membro Veterano
Registado: domingo abr 19, 2009 2:31 pm

quarta set 15, 2010 8:18 pm

A primeira parece-me uma rana perezi e o segundo um bufo bufo.
<p><strong>
</strong></p>
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”