Só tem um...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

MMPA
Membro Veterano
Registado: terça abr 02, 2002 11:00 pm

domingo nov 16, 2003 2:38 am

Olá a todos,
O Paco está quase com 8 meses e continua só com um testículo... a vet viu-o há cerca de 2 meses e na altura quando apalpou (não arranjo palavra melhor :oops: ) só sentiu um, mas disse que o outro ainda podia descer. Pois é, não desceu... Que complicações é que pode vir a ter no futuro? É frequente acontecer isto?
casalc
Membro Veterano
Registado: quinta jul 11, 2002 10:29 pm
Contacto:

domingo nov 16, 2003 3:24 am

[quote]Que complicações é que pode vir a ter no futuro? É frequente acontecer isto?[/quote]

Mais frequente do que parece...

Não sendo veterinário, vou apresentar a minha explicação com base numa experiência vivida há bem pouco tempo:

O Kriptoquidismo (nome da coisa, "Kripto" provém do grego "escondido") tem origem heriditária, e é dominante. Ou seja, pai que tem a doença transmite aos filhos, e mãe portadora transmite aos filhos.
Isto é o que dizem os livros. No entanto ainda hoja não percebo porque há ninhadas com um filhote kriptoquidio e irmãos com dois testiculos.

Para efeitos de concursos o exemplar não serve. É desqualificado.
Para efeitos de criação o exemplar não deverá ser utilizado, pois é portador e transmite a doença.
O facto de ele se encontrar recolhido torna-o não fértil. Os espermatozóides necessitam de uma temperatura inferior à do corpo (temperatura do escroto) para sobreviverem. Há sempre outro testiculo e o cão pode procriar.

O testiculo que não desceu para o escroto, mantém-se no canal inguinal e não é absorvido. Isto significa que existe uma forte probablidade de este testiculo de menor tamanho (porque não se desenvolve da mesma forma que o outro) degenerar em tumor. A sua veterinária deverá recomendar-lhe que este seja removido.

Se adquiriu o cão num criador consciente, este deverá responsabilizar-se e entregar-lhe outro cão (deveria ter avisado antes de lho entregar). Mas aqui põe-se o problema da relação animal/dono que não comporta troca de mercadoria boa por defeituosa.
Outra forma será a devolução de uma parte ou totalidade do custo do cão.

Cumprimentos
MMPA
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 3:43 am

Obrigada pela sua resposta!
Da próxima vez que fôr ao vet falo-lhe sobre isto. Mas se fôr removido é só o que não desceu ou são os dois?
O cão não foi adquirido num criador (é uma looooooonga história...),mas em todo o caso, se tivesse sido, como poderia o criador saber que o cão só tem um testículo, se os ditos só descem passados uns meses?
casalc
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 16, 2003 4:02 am

MMPA,

Só terá que ser removido o "escondido".

Criador que se preze, só deverá deixar sair o cão após o periodo de carência imposto pelo CPC (60 dias). Se até aos 60 dias o cão não tem os 2 tesículos "palpáveis" no escroto então dificilmente descerão de forma natural.
Note que digo "palpáveis" porque muitas vezes sentem-se os dois testiculos e um deles foge para cima com facilidade. Nestes casos acaba por se alojar no escroto.
Não é correcta a afirmação de que só descem passados uns meses. Biologicamente (segundo os livros) descem logo após o nascimento.

Aproveito para lançar aqui uma dúvida que tenho:

Existe um tratamento, através de injecções, que pode ser feito aos cães entre os 3 e os 4 meses para ajudar a descer o testiculo escondido. Este tratamento está "prescrito" nos livros dos veterinários, tem ratios de sucesso descritos, e no entanto há muitos veterinários que preferem esperar que desçam naturalmente (como no seu caso) quando a taxa de sucesso é quase nula.
Se andar por aqui alguém com formação em veterinária, gostava de "ouvir" uma opinião.
Obrigado.
MMPA
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 4:07 am

casalc Escreveu: Existe um tratamento, através de injecções, que pode ser feito aos cães entre os 3 e os 4 meses para ajudar a descer o testiculo escondido. Este tratamento está "prescrito" nos livros dos veterinários, tem ratios de sucesso descritos, e no entanto há muitos veterinários que preferem esperar que desçam naturalmente (como no seu caso) quando a taxa de sucesso é quase nula.
Se andar por aqui alguém com formação em veterinária, gostava de "ouvir" uma opinião.
Obrigado.
Só com esta idade? Com 8 meses já é "velhote" para fazer isso?
casalc
Membro Veterano
Contacto:

domingo nov 16, 2003 4:17 am

Só com esta idade? Com 8 meses já é "velhote" para fazer isso?
[/quote]

Com 8 meses já o testiculo não tem possibilidade de recuperação. Não se esqueça que não cresceu como o "irmão" que desceu.
O tratamento referido está descrito no Feldmann (acho que é assim que se escreve o nome de uma das biblias dos veterinários) e não tem sucesso depois dos 4 meses.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 9:29 am

O Kriptoquidismo (nome da coisa, "Kripto" provém do grego "escondido") tem origem heriditária, e é dominante. Ou seja, pai que tem a doença transmite aos filhos, e mãe portadora transmite aos filhos.
Isto é o que dizem os livros. No entanto ainda hoja não percebo porque há ninhadas com um filhote kriptoquidio e irmãos com dois testiculos.
Só uma pequena "achega" :

Se realmente o kriptoquidimos é dominante é perfeitamente normal que apareça na mesma ninhada filhos com um e dois testiculos. Afinal, e partindo do exemplo que o macho é portador terá Qq ou QQ (tendo em conta que sendo dominante o macho apresenta só um testiculo), e sendo a femea normal será obrigatoriamente qq

Ora bem QQ x qq = 100% Qq - neste caso todos os filhotes apresentam apenas um testiculo. Mas se for Qq x qq = 50% Qq + 50% qq, sendo portanto metade da ninhada "doente" (ou seja, so com um testiculo) e a outra metade perfeitamente normal.

Isto, ignorando outros fenomenos de genetica e baseando nas mais simples leis de transmissão.
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

domingo nov 16, 2003 10:49 am

Existem muitas coisas discutiveis.
A primeira de todas é porque não retirar os dois testículos a um animal monorquídeo, já que se está com a "mão na massa". Isso evita situações de tentação em cruzar esses cães mais tarde, sem falar nas vantagens da castração em termos de diminuição ( embora não total da líbido sexual e de certos tipos de agressão).

Infelizmente o tratamento injectável preconizado é hormonal, e todos sabemos como se torce o nariz na globalidade a tudo que mexa com hormonas.

Finalmente, os testículos depois dos dois meses dificilmente migrarem é uma falácia, existem tantas possibilidades de os mesmos migrarem depois dos dois meses como antes, não é uma data limite. No caso dos 8 meses é que já é um lapso de tempo excessivamente longo.

No que se refere aos contratos aqui é que a porca torce o rabo. Já ouvi falar de muitos casos de batalhas legais ( embora não cá em Portugal) de cães que eram supostos serem usados em exposições e que teriam um problema ou outro.

Pela minha parte não teria problemas nenhum em dar um novo cão ou o dinheiro de volta a um comprador, desde que este CASTRE OBRIGATÓRIAMENTE o cão com a falta, caso ainda o não tenha feito. Quando li isto fui desempoeirar os nossos registos e não temos nenhum de um cão com esta situação, o que em vinte e tal anos é de facto extraórdinário.

E daí, talvez não ;)
casalc Escreveu: MMPA,

Só terá que ser removido o "escondido".

Criador que se preze, só deverá deixar sair o cão após o periodo de carência imposto pelo CPC (60 dias). Se até aos 60 dias o cão não tem os 2 tesículos "palpáveis" no escroto então dificilmente descerão de forma natural.
Note que digo "palpáveis" porque muitas vezes sentem-se os dois testiculos e um deles foge para cima com facilidade. Nestes casos acaba por se alojar no escroto.
Não é correcta a afirmação de que só descem passados uns meses. Biologicamente (segundo os livros) descem logo após o nascimento.

Aproveito para lançar aqui uma dúvida que tenho

Existe um tratamento, através de injecções, que pode ser feito aos cães entre os 3 e os 4 meses para ajudar a descer o testiculo escondido. Este tratamento está "prescrito" nos livros dos veterinários, tem ratios de sucesso descritos, e no entanto há muitos veterinários que preferem esperar que desçam naturalmente (como no seu caso) quando a taxa de sucesso é quase nula.
Obrigado.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 12:42 pm

O problema de provocar através de tratamento a descida do testículo é, quanto a mim (que não sou veterinário) que se está a "mascarar" um defeito que com já se disse, é transmissível.

O cão com criptorquidismo deixaria de parecê-lo e, se fosse usado para reprodução pelo novo dono, contribuiria para o aparecimento de mais cães com esse defeito.

No meu entender, vejo como pouco ético esse procedimento e neste caso concordo que se venda ou afereça o cachorro apenas com garantia de que não será usado para reproduzir. Eis outro caso em que admito a castração.

Cumprimentos

José Carlos
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

domingo nov 16, 2003 1:10 pm

No Bono também só um dos testículos desceu....
Foi sempre acompanhado pelo Vet, desde o início, que me falou então de uma possível cirúrgia por volta dos 5 anos de idade, para não degenerar em tumor. O Bono tem neste momento 4 anos, e nas visitas periódicas ao Vet, não me voltaram a falar no assunto, no entanto, existem algumas dúvidas que ainda não consegui esclarecer..... Por exemplo, o Caniche de um familiar meu, também tem apenas um testículo "descido", e apesar de sempre ter sido acompanhado pelo Vet, nunca foi operado...Está actualmente com 11 anos e nunca teve quaisquer problemas... A probabilidade do testículo que não desceu , degenerar em tumor é de facto muito grande? Aconselham-me a insistir neste assunto com o meu Vet? Gostaria de saber algumas opiniões.

Obrigado.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
CMagro
Membro
Registado: segunda set 01, 2003 10:48 am

domingo nov 16, 2003 1:18 pm

Olá a todos,

Já coloquei esta questão ao meu vet, pois o Cocker de uma amiga também tem esse problema, e a resposta do meu vet foi que prefere não operar, pois a partir do momento em que o vet tem conhecimento do problema, consegue detectar cedo, caso realmente se venha a formar um tumor, e ai sim, deverá ser operado.
Já o vet da minha amiga, deu-lhe indicação de que deveria ser operado ao completar um ano.

Acho que nestes casos se deverá sempre tentar obter mais do que uma opinião (profissional), para se poder então tomar a decisão.
MMPA
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 2:49 pm

Obrigada pelas respostas, :D
Grande cão que fui arranjar, hein? ;) Só tem um tin-tin, é coxo, ressona, rói tudo o que apanha... :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 6:32 pm

Se disfrutar dele como ele certamente disfruta de si, é realmente um grande cão.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 6:47 pm

Olá

No meu Kiko também desceu apenas um testículo. Como lhe apareceu um pequeno quisto numa perna, aproveitou-se a anestesia e retirou-se o testículo que não desceu.
Não estou tão certo que, neste caso particular, isto seja um problema genético, porque das duas ninhadas dos mesmos progenitores, foi o único cachorro que teve este problema. Mas de modo algum estou a contrariar o que foi dito anteriormente, até pelo facto de eu não ter competência para tal. Limito-me a dar o meu testemunho. E, como é óbvio e à cautela, o Kiko nunca será reprodutor.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
MMPA
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 6:53 pm

nel Escreveu: Olá

No meu Kiko também desceu apenas um testículo. Como lhe apareceu um pequeno quisto numa perna, aproveitou-se a anestesia e retirou-se o testículo que não desceu.
Não estou tão certo que, neste caso particular, isto seja um problema genético, porque das duas ninhadas dos mesmos progenitores, foi o único cachorro que teve este problema. Mas de modo algum estou a contrariar o que foi dito anteriormente, até pelo facto de eu não ter competência para tal. Limito-me a dar o meu testemunho. E, como é óbvio e à cautela, o Kiko nunca será reprodutor.
Olá Nel,
O caso da reprodução não é problema, nunca pensei cruzar o Paco. Mesmo que ele não tivesse o tal problema da pata ou este do testículo, não o cruzaria. Para quê? Há tanto cão por aí que precisa de donos, não percebo nada de reprodução de cães, não tenho interesse nenhum em pôr cá mais uns desgraçados, já viu... se saíssem ao pai... ;) :lol:
Responder

Voltar para “Cães”