registo de um cao (lop)

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

dauphin
Membro Júnior
Registado: domingo jan 19, 2003 6:13 pm

domingo nov 16, 2003 5:27 pm

Boa tarde a todos os foristas,

Sendo eu uma "amadora" (comparando com vocês) na criação de cães, e tendo em conta que até agora o único cão tive desde pequena é um SRD, poderiam explicar como se faz um resgisto e se o resgisto de que tanto falam é o mesmo que se faz na câmara da nossa residência e se não for qual é a diferença entre os mesmos?

Note-se que quando referi a "criação de cães" referia-me a um animal de companhia e/ou de guarda, sendo que não pretendo ser criadora de ninhadas.

os meus cumprimentos....
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo nov 16, 2003 5:47 pm

A questão é essa, Dauphin.
A criação tem por objectivo a reprodução.

Se procurar (em cima "pesquisar") há vários tópicos sobre criação de cães.

Bons criadores procuram mais do que fazer ninhadas para vender - procuram a perfeição nos standards da raça, quer em beleza, quer em carácter, quer em trabalho (corrijam-me se estiver errada).
O criador vulgar quer apenas vender (ver tópico "puppy mills").

Ao procurarem aperfeiçoar a raça os cruzamentos tornam-se fundamentais.
Tudo depende de quem se é filho, para se procurar que a descendência herde algumas das caracteristicas dos pais e para se tentar eliminar alguns dos defeitos.
Aqui têm muita importância o "pedigree".

Para nós (meros donos) e em especial para aqueles que foram conquistados por uma raça (que é como quem diz pelo carácter, comportamento e aparência) é importante saber que o cão é puro.
Não tanto o seu "pedigree".
A única maneira de se ter a certeza da pureza rácica de um cão é o LOP.

Quantas vezes me falam de labs agressivos ?
E eu digo sempre "como sabe que é puro ?".
É que é estranho.
dauphin
Membro Júnior

domingo nov 16, 2003 6:12 pm

aisd obrigada pela sua resposta mas a minha dúvida não é essa.... até porque como tentei referir no meu post anterior eu não sou criadora (desculpem se me expressei mal no post anterior), não sou criadora eu simplesmento tenho um cão SRD mas para companhia... a minha dúvida está relacionada com a diferença entre registos, ou seja, o registo efectuado na câmara municipal da minha residência é o mesmo que o LOP?
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 6:37 pm

Olá dauphin

O registo na Junta de Freguesia não tem nada a ver com o registo no LOP (Livro de Origens Português).
Todos os cães, quer sejam de raça ou não, devem ser obrigatoriamente registados na Junta de Freguesia, que passará a respectiva licença.

No C.P.C. (Clube Português de Canicultura) efectua-se o registo no LOP, que passará um documento comprovativo desse registo onde constam os dados do cão e do proprietário e a ascendência (pedigree). Como referiu a aisd, um cão que não seja registado no LOP não pode ser considerado de raça pura.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo nov 16, 2003 6:40 pm

desculpem a ignorancia mas...essa licença da junta de freguesia serve verdadeiramente para que?

desde ja obrigada
Dalilah
Membro Veterano
Registado: sexta set 05, 2003 12:01 am
Localização: Cães (Dalilah - São Bernardo, Laika - Alaskan Malamute, Rebeca - Basset Hound) , Peixes, Papagaio
Contacto:

domingo nov 16, 2003 6:40 pm

Não. Na câmara faz-se uma licensa para se ter os cães, obrigatória por lei. O LOP, que significa Livro de Origens Português, é um documento feito pelo Clube Português de Canicultura, que prova que temos um cão de raça pura e indica a sua ascendência, entre outras coisas.

Cumprimentos.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 6:51 pm

Aleacim Escreveu: desculpem a ignorancia mas...essa licença da junta de freguesia serve verdadeiramente para que?
Olá
Não tem que pedir desculpa ;)
Como a licença é obrigatória por lei, mediante o pagamento anual (não me lembro de quanto) serve para comprovar esse pagamento.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

domingo nov 16, 2003 6:55 pm

ou seja...eu tenho de pagar a junta de freguesia por ter um cão!!??
é triste...ainda por cima a junta de freguesia não me da nada em troca.
obrigada pelo esclarecimento...não gostei foi muito da parte do pagar :)
jocas
dauphin
Membro Júnior

domingo nov 16, 2003 6:56 pm

como disse Aleacim para que serve o registro efectuado na câmara e se todos os cães podem fazer esse registo?

obrigada pela vossa cooperação e ajuda....

atenciosamente....
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

domingo nov 16, 2003 9:16 pm

Olá,
O Registo Camarário e a licença Anual são duas coisas distintas. O Registo Camarário faz-se apenas uma vez, e a licença é renovada anualmente. O registo tem como função o mesmo que tem um recenseamento nos humanos, isto é, saber quantos somos e onde vivemos ;). A Licença é uma especie de Taxa que pagamos por ter cão. Será, mal comparado, ao mesmo que pagar o' selo do carro' anualmente. Pagamos para ter direito a circular e, supostamente, para usufruir de alguns beneficios :o . Quais beneficios? Isso é que eu gostava de saber!! Na realidade, apesar de pagarmos mais do que os restantes municipesm acabamos por não ter quaisquer beneficios complementares! Aliás, só vejo é mais restrições e obrigaçõe......não pode circular por aqui, não pode entrar ali, proibido a permanência de cães acolá, multa porque o cão correu em cima da relva...etc. etc... Não vejo nenhuma Area reservada para cães ou nenhuma infraestrutura (pelo menos no meu municipio) feita para eles! Os únicos gastos que vejo relacionados com cães são os sinais de proibição ou os panfletos de 'consciencialização' da população para os 'perigos' para a saúde pública que são estes nossos 'monstros'!!
Para saber mais sobre o registo e licença camarários, veja a Portaria 1427/2001 ( pode encontrá-la em www.rottpt.net, no tópico "Legislação").

Cumprimentos
Paulo C.
Responder

Voltar para “Cães”