Agressividade entre cão e cadela

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
PedroPA
Membro Veterano
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

domingo set 05, 2010 6:56 pm

Uma amiga minha tem um cruzado de Pastor Alemão (macho) que foi adoptado há mais ou menos 2 anos. O cão veio ainda jovem para casa e ela colocou-o numa escola para desenvolver a socialização e treinar obediência. Depois de 2 meses retirou-o da escola, uma vez que o horário dela já era um bocado apertado. Não, ela não o deixa horas a fio sozinho em casa. O cão está sempre acompanhado pelos pais (com mais de 60 anos). Além disso ela está com ele de manhã, há hora de almoço e à noite. Até aqui tudo bem. Há uns dias ela recebeu um pedido de uma senhora que não pode manter mais a cadela em casa e está difícil de arranjar dono. Esta minha amiga foi visitar a bichana e apaixonou-se. A cadela ainda tem 5 meses, ela levou-a para casa e como não sabia qual seria a reacção do cão decidiu-o apresentá-los fora do território do cão. Assim foi. Eles foram apresentados na casa do vizinho. Estavam separados por uma porta em que se conseguiam ver e cheirar. Ela ficou junto do cão e a cadela ficou sozinha do outro lado.

O problema é: quando estavam frente a frente, o cão foi recompensado enquanto não ladrou. Depois começou a ladrar mas segundo ela, este ladrar é bem diferente do ladrar de agressividade do cão. Além disso o cão não ficou com o pêlo eriçado no lombo. Mas havia sempre a dúvida se ele a ia ou não magoar.

Este cão a partir do momento em que saiu da escola, apenas teve contacto com outros cães esporadicamente e já há mais ou menos 1 ano que não tem contacto com cadelas. Todavia, numa vez que foi passear encontrou um cão macho aparentemente sem dono e o PA demonstrou agressividade.

É mesmo necessário escola de treino? O problema dela é o horário, porque ela quer mesmo adoptar a cachorra e não consegue levar o cão a um treinador. Ela tem disponibilidade financeira, tempo (embora não coincida com o horário da escola de treino que já contactou) e está bem informada acerca das necessidades básicas dos cães. Ela seria mesmo uma excelente dona.

A minha questão é: é uma reacção normal por parte do cão dela? O comportamento dele demonstrou agressividade? Deve arriscar e deixar mesmo que eles fiquem em contacto um com o outro?

Eu não a consigo ajudar mais, já lhe dei algumas dicas de como apresentá-los e mesmo assim nunca passei pela experiência de apresentar cães mal socializados...

Se poderem dar alguma dica... Já pesquisei a Arca e encontrei um vídeo que postaram aqui há uns dias que mostrava que devem cheirar o rabito uns dos outros para se conhecerem e quando começavam a ladrar era desviar a atenção para outra coisa. Vou mostrar-lhe o vídeo assim que tiver oportunidade. Também já vi aqui um tópico de um Golden macho que era agressivo para a cadela com quem ia cruzar ( :lol: ) e uma das sugestões era precisamente colocar uma rede entre as casotas. Foi precisamente esse conselho que tentei imitar. Bom eu não consegui encontrar mais nada de especial na Arca. Apareceram milhentos itens na pesquisa que fiz e não consegui consultar todos.

Além das perguntas que já fiz acima queria também saber se algum dos foristas se lembrar de algum tópico parecido a este se me puder enviar o link. Eu não consegui encontrar nenhum que respondesse a estas dúvidas. Se conseguirem dar mais alguma dica agradeço.

Cumprimentos.

Editei para dizer que: o cão está castrado.
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 05, 2010 8:01 pm

em relação a horários,normalmente as escolas têm aulas aos fins de semana.
a carlota vive há 7 anos com o cão e há 3 com outra cadela. pois as coisas chegaram a um ponto que não pode ficar junta com os outros. tudo pode acontecer até matarem-na. incluindo o cão. não que mostre agressividade, mas age por matilha
anjjazul
PedroPA
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 8:03 pm

Ela trabalha inclusive ao fim-de-semana
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 05, 2010 8:05 pm

e ao fim da tarde?
anjjazul
PedroPA
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 8:10 pm

o horário dela é incerto, é o problema dos turnos, e ainda tem 2 part times
anjjazul
Membro Veterano

domingo set 05, 2010 8:23 pm

a estrela anda numa escola com um horário flexível. tem aulas aos fins de semana e às 3ªs e 5ªs feiras ao fim da tarde. se nãopuder ir no diaestipulado, vai noutro. estou contente
anjjazul
LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

domingo set 05, 2010 10:12 pm

Olá, Pedro... :D

Quando trouxemos a Iara para casa, tinha ela 2 meses e meio, já existia o Negrito, com cerca de 3 anos...Ambos de raça Boxer!

Como a Iara ainda era muito pequenina, fizemos a apresentação na cozinha...Inicialmente o Negrito, era muito bruto e cheirava a Iara, e empurrava-a com o focinho...ladrava e chorava, então colocamo-la no chão para estarem mais à vontade...às tantas já ele andava a brincar com ela...Mas...O Negrito já tinha tido contacto com bébés... :wink:

Quando o Negrito, morreu começámos a ver a Iara a desaparecer literalmente...não comia, não brincava com ninguém, sempre à espera que quado voltássemos da rua trouxéssemos o Negrito... Então, trouxémos o Máximo...muiiiiito complicado :o ...foram precisos mais de 15 dias até a Iara aceitar o novo amigo dela... :D

Chegámos a ter 2 parques montados em casa para ela perceber que ou tinham todos espaço ou ficavam todos confinados...Os 2 parques era para ela não morder nenhuma pata do cachorro... :wink:

Todos os dias faziamos a "hora do recreio", juntávamos os 2 no pátio e entrávamos em casa todos juntos...de vez em quando lá viamos aqueles olhares que so os donos reconhecem e lembrávamos a Iara que estávamos ali! E que era um bébé, não era para fazer mal.

Hoje em dia, quando sai um para o Veterinário, o outro não come, não brinca, só quer é ter o amigo de volta... :D

Ponham 2 coleiras nos cães, saiam à rua...falem com eles enquanto se aproximam...e quando voltarem para casa, entrem os 4 sem medo, nem adrenalinas, pois eles sentem...coloquem uma taça de àgua para cada um deles e tirem as trelas, indicando ao mais novo na casa onde está a àgua dele... :wink:

Fiquem junto deles sempre, até terem confiança!

Atenção:

- Nunca, fazer festas a um só! Fazer sempre aos 2 ao mesmo tempo;

- Não coloquem, nem deêm comida aos 2 juntos, pois inicialmente podem ter problemas; (os meus cães, comem todos separados) :wink:

De certeza que terá mais opiniões, esta foi a minha opinião e o meu testemunho do que fazemos com os nossos "novos" inquilinos... :D

Boa Sorte! :wink:

Cumprimentos
PedroPA
Membro Veterano

segunda set 06, 2010 4:10 pm

Obrigado pelos vossos conselhos que têm sido muito úteis.

Hoje eu fui lá a casa para ajudá-la com a socialização. Peguei na cadela e fui aproximando-a lentamente do cão. Este começou a cheirar o rabito para a conhecer e não apresentou quaisquer sinais de agressividade. Ele cheirou, cheirou e depois como vimos que ele não a ia morder deixámos que ele viesse para o pé de nós e colocámos a cachorra também no chão. O cão lá continuou a cheirar e deu-se muito bem com ela. Quer dizer, não brincam nem nada, o que é certo é que ele não foi nada agressivo . O problema é que ele às vezes é bruto, ou seja tem brincadeiras brutas. Ele deve pesar uns 35 kg. Já a cachorra que ainda é bem novita, tem quase 5 meses pesa no máximo 5 kg. É verdade que ainda vai crescer mas nunca o suficiente para conseguir fazer frente a um cão com 35 kg. Ao princípio o relacionamento dos dois vai ter de ser vigiado.

Que acharam deste comportamento? Normal, não?
LazzieJazzie
Membro
Registado: sexta set 03, 2010 2:45 pm

segunda set 06, 2010 6:36 pm

PedroPA Escreveu:Obrigado pelos vossos conselhos que t�m sido muito �teis.

Hoje eu fui l� a casa para ajud�-la com a socializa��o. Peguei na cadela e fui aproximando-a lentamente do c�o. Este come�ou a cheirar o rabito para a conhecer e n�o apresentou quaisquer sinais de agressividade. Ele cheirou, cheirou e depois como vimos que ele n�o a ia morder deix�mos que ele viesse para o p� de n�s e coloc�mos a cachorra tamb�m no ch�o. O c�o l� continuou a cheirar e deu-se muito bem com ela. Quer dizer, n�o brincam nem nada, o que � certo � que ele n�o foi nada agressivo . O problema � que ele �s vezes � bruto, ou seja tem brincadeiras brutas. Ele deve pesar uns 35 kg. J� a cachorra que ainda � bem novita, tem quase 5 meses pesa no m�ximo 5 kg. � verdade que ainda vai crescer mas nunca o suficiente para conseguir fazer frente a um c�o com 35 kg. Ao princ�pio o relacionamento dos dois vai ter de ser vigiado.

Que acharam deste comportamento? Normal, n�o?
Na minha opinião, foi boa...Ainda bem que está a correr bem!:D

Cumprimentos
anjjazul
Membro Veterano

segunda set 06, 2010 7:21 pm

o tamanho não quer dizer muito. o max pesa uns 30 kgs e a dora pesa uns 7 kgs. ve-los a brincar, é de rir. ele morde-lhe as orelinhas, devagarinho, as patinhas. ela dorme em cima dele. :)
anjjazul
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

segunda set 06, 2010 9:48 pm

A mim parece tudo muito normal. Nem acho que haja agressividade especial, é o normal de adaptação de um animal ao outro.
PedroPA
Membro Veterano

segunda set 06, 2010 9:56 pm

Sim mas de vez em quando vemos que ele é um bocado bruto e não sabemos se é para brincar ou para mordiscar, por isso têm de te sempre vigilância... A dúvida foi realmente o facto de ele odiar cães machos. E não sabíamos como ia ser com as fêmeas.

Obrigado a todos! :wink:
Responder

Voltar para “Cães”