Como já aqui disse em alguns tópicos, há cerca de um ano adoptamos um rafeiro mal tratado que andava por aqui a pedir comida. Ficamos com ele, tratamos da enorme ferida que tinha, foi operado por causa das praganas e também castrado nessa mesma altura.
Pouco tempo depois de se sentir da casa, começou a mostrar-se agressivo (ladrar, embora nunca tentando atacar) para os estranhos que cá entravam. A este comportamento nunca foi, se calhar erradamente, dada muita importância pois ele acabava por se calar quando percebia que eram pessoas conhecidas, para quem mostrava carinho depois de estarem aqui.
Desde há uns tempos para cá que já tinha ameaçado morder umas pessoas (por ameaças digo boca aberta direccionada às pernas mas dava meia volta muito antes de lá chegar), mas mais uma vez o comportamento foi repreendido mas não alvo de muita atenção.
Tudo isto para dizer que há bocado acabou por morder mesmo uma senhora que nem sequer entrou no terreno, ia simplesmente sossegada a passar na estrada. A senhora esta neste momento no hospital "apenas" com ferida na perna, nada de grave, mas ainda sim mordida de um cão.
Dirão vocês automaticamente: vedem o terreno. Ora é aqui que se prende o problema: o meu pai não admite tal opção. Quando souber do que acabou de acontecer não se a injecção não será a única opção que lhe passará pela cabeça. E é agora que eu preciso de ajuda, o que sugiro, que soluções há??
Quem nunca tenha visto, custa a acreditar que um cão tão meigo consiga ser agressivo. É daquele tipo de cães que serve de boneco, colchão, cavalo, tudo, para crianças desde os 3 aos 8 anos. E toda esta agressividade só é demonstrada aqui no terreno de casa, porque saindo daqui é indiferente a pessoas, outros cães, nunca reage a nada.
Será um treinador uma possível solução? Ele obedece a comandos básicos ensinados por mim, mas nunca foi a uma escola ou treinador. Já pedi opinião a um veterinário que me disse que isso não faria efeito, mas outro disse que talvez resultasse. Queria saber as vossas opiniões e experiências e também sugestões para o que fazer... O que quer que seja vai sair do meu bolso e do meu tempo, só quero dar-lhe uma segunda oportunidade...