Criação de Diamantes Mandarim

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
bagulho
Membro
Registado: quarta set 10, 2003 4:51 pm

domingo nov 16, 2003 12:25 pm

Boa Dia a todos :!: :!: :!:
Eu sou novo aqui e como tou a começar a fazer criação de Diamantes Mandarim pensei que aqui me pude-sse ajudar para começar bem a minha criação :!: :!: :!: .
Só mais uma pergunta :
- Eu tenho um casal de Diamantes Mandarim que fez criação e tiveram 3 filhotes só que a femêa e o macho abandonaram o ninho e os filhos como só tinham 3 dias de vida ñ pude fazer nada para os salvar .
Por isso peço a quem ler esta mensagem me pude-sse enviar dicas para que isto não volte a aconteçer .

Fico á espera de respostas o meu mail é [email protected] .
sac
Membro Veterano
Registado: terça set 17, 2002 11:06 am

domingo nov 16, 2003 8:03 pm

Aconteceu-me o mesmo e sinceramente não sei explicar os motivos. No entanto antes disso já tinham feito algumas posturas sem nunca terminar o choco.
Uma das causas poderá ser a idade deles (muito novinhos) uma outra poderá ser incompatibilidade.
Aconselho-o a dar-lhes um descanso até porque já não é altura para criação. Lá para Janeiro/Fevereiro tente novamente, é normal que as primeiras criações sejam falhadas.

Espero ter ajudado de alguma forma.
bagulho
Membro

domingo nov 16, 2003 9:14 pm

Obrigado pela ajuda Sónia .
E só + uma pergunta : Como é isso de eles não serem compativeis :?: :?: :?: é que eu acho estranho porque eles dão-se muito bem e andam sempre a acariar-se um ao outro e quando a femea abandonou dava para reparar que o macho metia-se á porta do ninho para a xamar mas o coitadinho não teve sorte porque ela nunca mais ligou ao ninho . ja agora pedia-lhe que se ñ fosse xato para si me pude-sse dar algumas dicas para começar a minha criaçao e tmbem se sabe algum site sobre estas aves ou de criadoures de exoticos .

Adeus e obrigado
sac
Membro Veterano

domingo nov 16, 2003 9:27 pm

Eles parecem então dar-se bem...

Poderá ser mesmo a falta de experiência ;)

Que ninho é que lhes colocou?
Os Mandarins gostam de ninhos fechados (tipo em madeira) e que fibras usou para eles construirem o ninho?
Piscas
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

segunda nov 17, 2003 10:33 am

Caro Bagulho:

Questões de incompatibilidade dos casais à parte, já que parece não ser esse o seu caso, uma vez que os seus mandarins concluíram com êxito o choco e os "pequenotes" até chegaram a nascer, há muitas outras questões que podem aqui ser colocadas como razões para o sucedido.
A primeira prende-se com o que aqui já foi mencionado, que é a idade do casal. se os mandarins forem muito novos, é natural que não concluam com sucesso a criação. Mas, há uma outra questão a que gostaria de me referir. Muitas vezes, as pessoas iniciam a criação pouco depois de terem adquirido um casal de mandarins, fornecendo-lhes as condições ideais para tal, como seja a colocação do ninho na gaiola de criação e o fornecimento de diferentes fibras para a sua construção. As aves aceitam de imediato este "repto" e iniciam a criação. O maior problema é que as aves ainda nem sequer tiveram tempo de se habituarem à sua nova morada e já embarcam na "empreitada!" da criação. A consequência directa pode ser o abandono precoce dos ovos ou das crias, por não se sentirem seguras na sua nova morada. É verdade que os mandarins se adaptam com relativa facilidade aos mais diferentes ambientes, mas não menos verdade é que a criação só deve ser iniciada quando eles se sentirem confiantes na sua nova casa.
Outra questão que deve ser levantada prende-se com a época de criação. Os mandarins são aves que criam durante todo o ano mas, por experiência própria, aconselho-o a que a primeira criação de um casal coincida com os meses quentes. Isto porque é natural que os jovens casais não passem o tempo suficiente no ninho (por falta de experiência), sobretudo depois das crias terem nascido. O problema acaba por ser atenuado se a temperatura ambiente for alta, já que as crias, ainda sem penas, não necessitam de tanto calor por parte dos pais. É claro que não existirão estes problemas se possuir uma sala aquecida (ou com temperaturas moderadas, sem grandes oscilações) e o facto de estarmos no Inverno acaba por ser irrelevante.
No que toca à incompatibilidade dos casais, ela existe, embora entre os mandarins não costume ser muito expressiva. Tudo se deve ao facto de nós formarmos os casais, ao invés de deixar as aves fazer essa tarefa. Pior do que a incompatibilidade dos casais é mesmo o excesso de consanguinidade, o que deve ser evitável, a menos que os nossos objectivos passem por um apuramento da raça, nomeadamente para obter exemplares de boas características para participarem em exposições e concursos.
De momento, não me ocorre mais nada relevante para aplicar na sua situação, mas caso necessite de mais esclarecimentos sobre esta raça, terei o maior gosto em ajudá-lo.

Cumprimentos
Piscas ;) ;) ;)
Misswhite
Membro Veterano
Registado: sexta jul 18, 2003 9:15 pm

segunda nov 17, 2003 3:20 pm

Vamos continuar:

*****************Desprezo*****************
bagulho
Membro

segunda nov 17, 2003 4:05 pm

Boa tarde Sónia :!: :!: :!:

Eu coloquei-lhes um ninho parecido com o dos piriquitos mas mais pequeno e com uma abertura até mais ou menos ao meio do ninho e tambem lhes coloquei um caixinha própria com material para eles fazerem o ninho nuna pet shop .

Obrigado por me ter ajudado nas 2 vezes que precisei de ajuda :D :D :D
bagulho
Membro

segunda nov 17, 2003 4:06 pm

Eu coloquei-lhes um ninho parecido com o dos piriquitos mas mais pequeno e com uma abertura até mais ou menos ao meio do ninho e tambem lhes coloquei um caixinha própria com material para eles fazerem o ninho nuna pet shop .

bagulho
Membro

segunda nov 17, 2003 4:06 pm

bagulho
Membro

segunda nov 17, 2003 4:07 pm

bagulho
Membro

segunda nov 17, 2003 4:11 pm

Desculpem é que isto aperecia nada e eu pensei que isto ñ tive-sse entrado foi mesmo sem querer :? :cry: :?
sac
Membro Veterano

segunda nov 17, 2003 4:36 pm

Olá Bagulho,

Não tem nada que agradecer.

Penso que esse ninho serve, eu pessoalmente tenho um para periquitos, mas tive que alargar a entrada porque de inicio ficaram muito desconfiados e não entravam :)
Quanto ao material para a construção do ninho, eu coloquei pêlo de cabra, não sei se foi o mesmo que usou.

No entanto leve em consideração as dicas do Piscas que certamente o irão ajudar muito ;)
BocaJrs
Membro Júnior
Registado: sexta out 31, 2003 1:54 pm

segunda nov 17, 2003 4:46 pm

sac Escreveu: Penso que esse ninho serve, eu pessoalmente tenho um para periquitos, mas tive que alargar a entrada porque de inicio ficaram muito desconfiados e não entravam :)
Quanto ao material para a construção do ninho, eu coloquei pêlo de cabra, não sei se foi o mesmo que usou.
Permite me discordar mas não penso k seja "defeito" do ninho nem do material k lhe é fornecido . Eu pessoalmente tenho "resmas" de Mandarins e eles desde k tenham alguma coisa para fazer o ninho ( e digo mesmo alguma coisa pois até cascas de semente de girassol eles levam para o ninho) eles fazem em qualquer lugar ( no meu caso é um viveiro e ele fazem no em cima de uma lampada k le se encontra).
Para mim o teu problema continuo a dizer k foi o facto de mexeres muito no ninho.

8)
bagulho
Membro

segunda nov 17, 2003 4:48 pm

De que zona do pais voce é Sónia :?: :?: :?:
Voce tem tido boas criações :?: :?: :?:

Obrigado pelas ajudas e agora já sei que quando tiver duvidas venho aki e pergunto-lhe e obrigado tambem pela sua desponibilização para me ajudar :D :D :D
sac
Membro Veterano

segunda nov 17, 2003 4:53 pm

Olá :)

Como já disse anteriormente também me aconteceu o mesmo que a você. Fizeram o choco até ao fim e as crias nasceram, mas passados uns 3 dias a fêmea abandonou o ninho e eles morreram.
Neste momento estão em descanso e só para o ano é que volto a tentar ;)
Responder

Voltar para “Aves”