É normal um gato não obrar durante um dia inteiro?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
A minha gata é saudável, faz as necessidades diariamente sem problemas, come sempre apenas e só ração e tem sempre água fresca à disposição. Mas de longe a longe, costuma passar um dia sem fazer cocó. O xixi faz sempre. Será normal?
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia
Pois não sei, os meus fazem pelo menos duas vezes ao dia, brindam-nos pela manhã quando estamos a comer o pequeno almoço e depois à noite quando estamos a jantar, parece que é de propósito, esperam sempre por nós
Eu acho que o normal será fazer todos os dias, pelo menos uma vez, mas o melhor é numa próxima consulta colocar essa questão ao vet

Eu acho que o normal será fazer todos os dias, pelo menos uma vez, mas o melhor é numa próxima consulta colocar essa questão ao vet

Sónia
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 22, 2010 8:47 pm
Sim, isto pode ser normal. Tenho dois gatos, uma macho e uma fêmea, e às vezes isto acontece.
A alimentação com proteínas de boa qualidade, escovar o gato regularmente, relva para gatos (pode ser também do jardim) e pasta de malte costumam ajudar.
A alimentação com proteínas de boa qualidade, escovar o gato regularmente, relva para gatos (pode ser também do jardim) e pasta de malte costumam ajudar.
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado jan 03, 2009 11:12 am
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
uma boa ração com fibras, como as anti bolas de pêlo, costuma resolver o problema da obstipação; ter à mão um vaso com ervinhas também ajuda, bem como uma colher(inha) de óleo (vegetal ou animal) na ração. A obstipação pode ser perigosa, mas há muitos meios de a evitar. 

Acredito na Paciência, na Persistência, no Pai Natal e no Poder do Fiambre!
-
- Membro Veterano
Uma pequena obstipação não costuma ser problema para o gato.
Pela sua natureza de sobreviver também em regiões muito secas, os gatos conseguem "economizar" o líquido para outras funções, reduzindo a humidade nas fezes. Geralmente isto não traz consequência para o gato.
Porém há gatos que sofrem e se queixam de vóz alta quando vão fazer as necessidades, sofrendo devido as fezes muito duras.
Para ajudar o animal pode-se tomar as medidas já descritas acima e sempre ter água fresca à disposição.
Pela sua natureza de sobreviver também em regiões muito secas, os gatos conseguem "economizar" o líquido para outras funções, reduzindo a humidade nas fezes. Geralmente isto não traz consequência para o gato.
Porém há gatos que sofrem e se queixam de vóz alta quando vão fazer as necessidades, sofrendo devido as fezes muito duras.
Para ajudar o animal pode-se tomar as medidas já descritas acima e sempre ter água fresca à disposição.
-
- Membro Veterano
- Localização: Chamarrita, Kyikoo & outros nobres felinos, cadelas e o ouriço Eugénio.
Pois, mas nas regiões secas de onde provêm os gatitos, eles extraem a água dos alimentos que consomem, por isso praticamente não bebem água. Já as rações secas que lhes damos e o preconceito contra a comida húmida levam a obstipações - que começam sempre por ser pequenas... - e aos problemas renais de que padecem os gatos "cosmopolitas"...Sirikit Escreveu: Pela sua natureza de sobreviver também em regiões muito secas, os gatos conseguem "economizar" o líquido para outras funções
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda mar 01, 2010 10:32 am
Depois de passar um dia sem fazer cocó, na manhã seguinte a minha gata foi à caixa e fez uma mão cheia de bolinhas, como é normal. E depois ao final do dia voltou a fazer. Isto de ficar um dia sem fazer cocó, porque xixi faz sempre acontece de longe a longe, mas deixa-me sempre preocupado. Devo mudar a ração ou acrescentar alguma coisa à ração para evitar este problema?
-
- Membro Veterano
já lhe responderam a essas questões... 

-
- Membro Veterano
[/quote]
Pois, mas nas regiões secas de onde provêm os gatitos, eles extraem a água dos alimentos que consomem, por isso praticamente não bebem água. Já as rações secas que lhes damos e o preconceito contra a comida húmida levam a obstipações - que começam sempre por ser pequenas... - e aos problemas renais de que padecem os gatos "cosmopolitas"...[/quote]
Sempre digo que ração seca é uma questão de marketing - aqui em Portugal a ideia pegou tão bem, que as comidas de lata ou refeições cozidas (especialmente para os pets) são simplesmente condenadas.
Eu também dou ração seca, além da de lata. A gata não gosta muito de lata, raras vezes come, já o gatão come diariamente (teve cálculos há dois anos, quando parei de dar por ser obeso - voltei a dar - nunca mais teve problemas).
Pois, mas nas regiões secas de onde provêm os gatitos, eles extraem a água dos alimentos que consomem, por isso praticamente não bebem água. Já as rações secas que lhes damos e o preconceito contra a comida húmida levam a obstipações - que começam sempre por ser pequenas... - e aos problemas renais de que padecem os gatos "cosmopolitas"...[/quote]
Sempre digo que ração seca é uma questão de marketing - aqui em Portugal a ideia pegou tão bem, que as comidas de lata ou refeições cozidas (especialmente para os pets) são simplesmente condenadas.
Eu também dou ração seca, além da de lata. A gata não gosta muito de lata, raras vezes come, já o gatão come diariamente (teve cálculos há dois anos, quando parei de dar por ser obeso - voltei a dar - nunca mais teve problemas).