Cimento ou plastico? Casotas

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Melhor tipo de casota

cimento
10
26%
plastico
28
74%

Total de votos: 38
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

segunda set 13, 2010 3:01 pm

kaminaru Escreveu:
MRJN Escreveu:Imagem
Tenho uma casota igual para a minha bixarada. O único problema que tenho com essa casota é que nas alturas de maior vendaval ando atrás dela quintal afora...

É muito porreira no Inverno, não deixa entrar àgua, mas no Verão é um bocado quente... :\
Sim nós não a prendemos ao chão (tinhamos que o furar e a casa é alugada) porque até dá para a mover para outro lado - agora até a rodámos com a entrada para outro lado para não entrar frio. Mas aqui o vento não bate muito e como o corredor do quintal é grande e dá umas voltas o vento é cortado. No verão bate ali sombra e se vir que tá muito calor eu rego-a (pode ser que lhe nasçam flores ou assim) :lol:

Kamiru disse que era boa no inverno como ainda não experimentámos nessa época acha que isola bem do frio? É que quero mesmo levá-lo para casa nas noites frias para um dia de manhã não ter um desgosto.
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 13, 2010 3:14 pm

MRJN Escreveu:Kamiru disse que era boa no inverno como ainda não experimentámos nessa época acha que isola bem do frio? É que quero mesmo levá-lo para casa nas noites frias para um dia de manhã não ter um desgosto.
Sim, a casota não me parece ser má isolada. Todas as peças encaixam perfeitamente bem e tudo ficou sem "buracos". Só a entrada é que deverá ficar virada para um sitio mais resguardado.
Os meus cães dormem lá durante o dia no Inverno... e como são 2 sempre se aquecem um ao outro. De qualquer maneira o calor gerado pelo corpo deles é o suficiente para manter a casota quentinha. Para além disso comprei um colchão com um tecido fofo para eles estarem mais confortáveis. Testei isso entrando dentro da casota depois deles estarem lá a dormir. Está quentinho. :)
Durante a noite eles dormem dentro de casa.

Na realidade quero ver como vai ser este ano... a Bekas já está muito grande e tenho de ver se ainda cabem os 2 dentro da casota.
MRJN
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 3:39 pm

kaminaru Escreveu:
MRJN Escreveu:Kamiru disse que era boa no inverno como ainda não experimentámos nessa época acha que isola bem do frio? É que quero mesmo levá-lo para casa nas noites frias para um dia de manhã não ter um desgosto.
Sim, a casota não me parece ser má isolada. Todas as peças encaixam perfeitamente bem e tudo ficou sem "buracos". Só a entrada é que deverá ficar virada para um sitio mais resguardado.
Os meus cães dormem lá durante o dia no Inverno... e como são 2 sempre se aquecem um ao outro. De qualquer maneira o calor gerado pelo corpo deles é o suficiente para manter a casota quentinha. Para além disso comprei um colchão com um tecido fofo para eles estarem mais confortáveis. Testei isso entrando dentro da casota depois deles estarem lá a dormir. Está quentinho. :)

Na realidade quero ver como vai ser este ano... a Bekas já está muito grande e tenho de ver se ainda cabem os 2 dentro da casota.

Sim era isso que queria fazer. De dia fica na rua quentinho com os sacos cama (essa do colchão é uma optima ideia vou arranjar um também daqueles de espuma) e de noite ficava em casa.
nunorcduarte
Membro
Registado: segunda nov 02, 2009 3:28 pm

segunda set 13, 2010 4:00 pm

MRJN Escreveu:
kaminaru Escreveu:

Sim era isso que queria fazer. De dia fica na rua quentinho com os sacos cama (essa do colchão é uma optima ideia vou arranjar um também daqueles de espuma) e de noite ficava em casa.
isso dos colchões não é uma péssima ideia no que questões higiénicas diz respeito?
Imagino que com a sujidade e humidade das patinhas o colchão se torne num ninho de bichezas... ou estou a ver mal a coisa?
MRJN
Membro Veterano

segunda set 13, 2010 4:02 pm

nunorcduarte Escreveu:
MRJN Escreveu:
kaminaru Escreveu:

isso dos colchões não é uma péssima ideia no que questões higiénicas diz respeito?
Imagino que com a sujidade e humidade das patinhas o colchão se torne num ninho de bichezas... ou estou a ver mal a coisa?

Pois isso não me lembrei eu...Então mas deve dar para tirar e por a secar naqueles dias de inverno com sol e se for baixinho de espessura deve dar para lavar na máquina. Digo eu?!
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda set 13, 2010 4:38 pm

nunorcduarte Escreveu:
jofelix Escreveu:
nunorcduarte Escreveu:Eu estou neste momento a construir um canil para a Oxy. Vai ficar com uma área coberta com +-2,5m2 e mais 2,5m2 de área descoberta. Pelo que já me apercebi e em relação ao calor esta solução é excelente pois nestes dias de grande calor a área coberta mantêm-se fresca, para os dias de inverno se a coisa se tornar muito fria, coloco uma lâmpada de infravermelhos...

Como a porta do canil vai estar aberta de modo a ter acesso a todo o quintal, nem sei se ela a vai usar, mas que vai ficar porreiro, vai.
Que tipo de cobertura vais usar?
Aconselho-te a telha "Sandwich".
Aproveita e faz uma casota ( é + aconchegante para os dias mais rigorosos) do mesmo material.

Um abraço
A cobertura foi feita com laje de betão, penso ser suficiente para manter um bom isolamento térmico...
Uma casota em painel sandwich? humm... para um PA quem dimensões farias?

abc
Se laje de betão fosse suficiente, as nossas casas não precisavam de aquecimento :)
Para a segunda questão: Comp.1xalt.0.70xLarg.0,80, para que o cão possa andar à vontade e tu também (para limpar). Um dos lados podes fixá-lo com dobradiças para que possas abrir para limpeza. O feitio da casota deixo à tua imaginação.
Na minha zona este material, novo, custa +- 15€/m2, mas podes procurar em sucateiros, onde encontrarás pontas, a preço muito mais acessível, de borla ou quase, e servem para o efeito.
Este material protege do frio e do calor

Edit: Se eventualmente comprares novo, pede para que cortem a medida exacta que queres, e lembrei-me de uma coisa: Antes de comprares, pergunta se não têm umas pontas, para fazer uma casota para o cão. Comigo resultou, trouxe uma casota por CINCO euros.

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
nunorcduarte
Membro
Registado: segunda nov 02, 2009 3:28 pm

segunda set 13, 2010 5:07 pm

jofelix Escreveu:
nunorcduarte Escreveu:
jofelix Escreveu:
nunorcduarte Escreveu:Eu estou neste momento a construir um canil para a Oxy. Vai ficar com uma área coberta com +-2,5m2 e mais 2,5m2 de área descoberta. Pelo que já me apercebi e em relação ao calor esta solução é excelente pois nestes dias de grande calor a área coberta mantêm-se fresca, para os dias de inverno se a coisa se tornar muito fria, coloco uma lâmpada de infravermelhos...

Como a porta do canil vai estar aberta de modo a ter acesso a todo o quintal, nem sei se ela a vai usar, mas que vai ficar porreiro, vai.
Que tipo de cobertura vais usar?
Aconselho-te a telha "Sandwich".
Aproveita e faz uma casota ( é + aconchegante para os dias mais rigorosos) do mesmo material.

Um abraço
A cobertura foi feita com laje de betão, penso ser suficiente para manter um bom isolamento térmico...
Uma casota em painel sandwich? humm... para um PA quem dimensões farias?

abc
Se laje de betão fosse suficiente, as nossas casas não precisavam de aquecimento :)
Para a segunda questão: Comp.1xalt.0.70xLarg.0,80, para que o cão possa andar à vontade e tu também (para limpar). Um dos lados podes fixá-lo com dobradiças para que possas abrir para limpeza. O feitio da casota deixo à tua imaginação.
Na minha zona este material, novo, custa +- 15€/m2, mas podes procurar em sucateiros, onde encontrarás pontas, a preço muito mais acessível, de borla ou quase, e servem para o efeito.
Este material protege do frio e do calor

Edit: Se eventualmente comprares novo, pede para que cortem a medida exacta que queres, e lembrei-me de uma coisa: Antes de comprares, pergunta se não têm umas pontas, para fazer uma casota para o cão. Comigo resultou, trouxe uma casota por CINCO euros.

Um abraço
Vou estudar essa hipótese :)
Não devo ter dificuldade para arranjar umas sobras de painel sandwich e se melhorar o conforto da bicha, vale o esforço ;)
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda set 13, 2010 6:34 pm

Já as de cimento de verão são mais frescas, e no inverno em tempo de vendaval as de cimento ficam no mesmo sitio :lol: :lol: :lol:
Depende dos gostos de cada um e das carteiras.
Como são muitos eu optei por cimento.
.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda set 13, 2010 6:42 pm

Bikejorer Escreveu: As barracas de madeira para além dos poros têm as zonas de encaixes que também acumulam sujidade, mas se se conseguir vedar todos os poros e frestas... é óptimo.

Mesmo assim continuo-o a preferir as de plástico, fáceis de levar desinfectar, manusear e mais do que suficientes para o clima que temos. E cumprem todos os requisitos que eu considero essenciais para ter os meus cães em excelente estado de saúde e condição física, o que regra geral acontece.

No entanto, estou aberto a novas hipóteses, podia enviar-me alguns links sobre barracas que considere credíveis e adaptados ao nosso clima?
por acaso tenho alguns links interessantes sobre casotas de madeira, mas são para serem feitas em casa, referem-se principalmente às medidas e materias,no entanto calculo que não lhe interessem, uma vez que todas acabam por ter junções e todos os perigos associados a estas para a saude e bem estar dos cães.
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

segunda set 13, 2010 6:58 pm

nunorcduarte Escreveu: isso dos colchões não é uma péssima ideia no que questões higiénicas diz respeito?
Sim Nuno, é verdade. O colchão tem de ser posto a arejar (torna-se complicado no Inverno) e há um spray que se costuma colocar nas zonas mais susceptiveis a bixarada. É mais fácil na altura do Inverno ter uma manta em vez do colchão. Outra alternativa seria colchão se plástico com uma coberta por cima. Assim é mais fácil de lavar :)
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

segunda set 13, 2010 6:59 pm

Confesso que há aqui uma coisa estranha neste tópico... há tanta preocupação com a falta de higiene nas instalações dos cães e nas suas camas :o

Sera preferivel manter os animais em condições 'estereis' do que lhes proporcionar conforto? compreendo os motivos porque se retiraram os utensilios de madeira da industria alimentar, mas dos alojamentos de animais de companhia :roll: imaginem os 'apports' :twisted:

Obvio que quando chega o inverno as camas ficam molhadas, mais que não seja por causa das patas molhadas, mas isso não é justificação para manter um animal sem cama... até porque o chão das casotas também se molha... as camas são para serem lavadas frequentemente, e que tem animais no exterior deve ter em atenção que precisa de um numero maior de camas para poder trocar quando estas se molham...

se o cimento fosse um materiar capaz por si so de isolar termicamente uma construção as nossas casas não tinham paredes exteriores duplas com isolamento nas caixas de ar... e sim, de verão as casotas de cimento são fornos, é só lhes dar um solinho para aquecerem, ou nunca experimentaram a entrar num sotão?

mas prontos cada qual é que sabe de si e do que faz e escolhe para os seus animais...
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

segunda set 13, 2010 7:47 pm

Muito obrigado a todos por responderem! :D
Acho que vou optar por uma casota de plastico. Mas boa, porque ha algumas que me parecem ser muito fracas. A da fotografia que aparece neste forum e uma das candidactas. Quanto ao material para se colocar dentro da casota ja li algures que nao se devia por mantas porque absorvem muito a humidade e pode por os caes doentes, mas sim palha ou feno(nao sei se e a mesma coisa)! alguem apoia isto? sera confortavel e hijienico?
Lukilu
Membro Veterano
Registado: sexta mai 14, 2010 10:12 pm

segunda set 13, 2010 7:54 pm

Os colchões dos meus fui eu que fiz e ficam super baratos.

Material:
- Retalho de tecido (compro a 1 euro na feira, são restos de panos de camisas que sobram das fábricas...j+a vi uma camisa na Zara do mesmo tecido :oops: )

- Esponja (2 ou 3 sacos de esponja aos bocadinhos)

- Fecho de 80 cm

Medidas: 1mx1,20m com 15 cm de altura

Gosto de personalizar com um aplique de uma patinha em feltro.

Para lavar retiro um pouco da esponja e meto a almofada na máquina. Diariamente ponho-as ao sol, quando chove ponho no telheiro a arejar.

Como fica barato mudo de pano e esponja quase anualmente.
Pode ser cosido à mão ou à máquina. Numa loja por uma almofada do mesmo tamanho pediram 70 euros!! Tenho que procurar fotos delas para postar aqui.
"Procuro dono de raça, porque dono vira-lata eu já tive!"  - Campanha de adopção no Brasil
princessa
Membro Veterano
Registado: sábado mar 13, 2010 11:46 pm

segunda set 13, 2010 8:07 pm

Lukilu Escreveu:Os colchões dos meus fui eu que fiz e ficam super baratos.

Material:
- Retalho de tecido (compro a 1 euro na feira, são restos de panos de camisas que sobram das fábricas...j+a vi uma camisa na Zara do mesmo tecido :oops: )

- Esponja (2 ou 3 sacos de esponja aos bocadinhos)

- Fecho de 80 cm

Medidas: 1mx1,20m com 15 cm de altura

Gosto de personalizar com um aplique de uma patinha em feltro.

Para lavar retiro um pouco da esponja e meto a almofada na máquina. Diariamente ponho-as ao sol, quando chove ponho no telheiro a arejar.

Como fica barato mudo de pano e esponja quase anualmente.
Pode ser cosido à mão ou à máquina. Numa loja por uma almofada do mesmo tamanho pediram 70 euros!! Tenho que procurar fotos delas para postar aqui.
:D
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

segunda set 13, 2010 10:46 pm

xenita Escreveu:Já as de cimento de verão são mais frescas, e no inverno em tempo de vendaval as de cimento ficam no mesmo sitio :lol: :lol: :lol:
Depende dos gostos de cada um e das carteiras.
Como são muitos eu optei por cimento.
.
A placa "sandwich" é isotérmica, portanto, fresca no verão e quente no inverno, e se estiver aparafusada como deve ser, não voa. Além disso é mais fácil de limpar e as pulgas, carraças, ácaros e outra bichesa dá-se mal com este material :lol: :lol: :lol:
Quanto à carteira de cada um ... é como disse acima ... "pontas" são mais baratas e fica uma boa casota por meia dúzia de tostões.

Nota: São mais confortáveis que as de cimento, porque estas são abrasivas. Xenita, como estão os cotovelos dos teus cães? Ainda têm pêlo ou já têm calo? :lol:

Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
Responder

Voltar para “Cães”