Doberman em Portugal

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TiagoVP
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: terça ago 17, 2010 1:32 pm
Localização: Mix Guruvari; Pitucha

sexta set 10, 2010 3:27 pm

Olá

Eu gostava de aqui deixar uma questão que no meu entender me parece pertinente. Apesar de eu não ter nenhum Doberman, esta é a raça que mais me fascina e parece-me que a mesma está a caír no esquecimento no nosso país, será apenas uma opinião minha mal formada ou uma realidade? E por que razões? Será que as pessoas deixaram de gostar desta bela e nobre raça pelo simples facto de já não se poder cortar as orelhas? Não sei penso eu...

Cumprimentos a todos os amantes da raça! E aos outros também :D
PedroPA
Membro Veterano
Mensagens: 626
Registado: sexta abr 23, 2010 6:16 pm

sexta set 10, 2010 3:39 pm

Na minha modesta opinião e atenção que não tenho nenhum Dobermann, acho que esta raça não caiu no esquecimento de ninguém. Simplesmente não é das raças mais populares no nosso país e ainda bem. Aqueles que verdadeiramente gostam das características do Dobermann e têm condições para os ter, acabam por adquirir um e não é pelo facto de as orelhas estarem ou não cortadas. Essa não é a essência da raça. Há muito mais para além de um cão esbelto e elegante, de focinho comprido e orelhas cortadas. Existem pessoas que os gostam de os ver mais de uma maneira e outras que preferem ver as orelhas erectas. Mas penso que o mais importante está no carácter de um Dobermann.

E espero que esta raça continue como está, sem que hajam pseudo-criadores a estragar a raça, como acontece com o Labrador o Yorkie, etc, etc.

Corrijam-me no que estiver enganado, pois nunca tive Dobermann's na minha vida.
TiagoVP
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: terça ago 17, 2010 1:32 pm
Localização: Mix Guruvari; Pitucha

sexta set 10, 2010 3:49 pm

Srº PedroPA penso que você é bem capaz de ter razão no que diz, e sim na minha opinião as caracteristicas que mais se destacão em um Doberman são a nivél de personalidade não desfazendo da sua beleza obviamente que é inegável. Eu também nunca tive um Doberman (pelo menos que eu me lembre porque o meu pai teve um quando eu era pequeno) mas desejo um dia ter condições para poder ter um! Por enquanto vou apenas sonhando com a hipotese.

Cumprimentos
TiagoVP
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: terça ago 17, 2010 1:32 pm
Localização: Mix Guruvari; Pitucha

sábado set 11, 2010 6:11 pm

Afim de vêr este assunto mais discutido gostaria que o mesmo fosse movido para o Forum dos cães caso seja possivel.

Muito obrigado e desculpa pelo incomodo
TiagoVP
Membro Júnior
Mensagens: 47
Registado: terça ago 17, 2010 1:32 pm
Localização: Mix Guruvari; Pitucha

terça set 14, 2010 1:04 am

Obrigado por terem movido o tópico.

Peço agora então alguns ecos da parte dos foristas...

Cumprimentos
sobaka
Membro Veterano
Mensagens: 862
Registado: quarta abr 07, 2010 7:02 pm

terça set 14, 2010 7:52 am

as modas vão e vêm. não sei o que exactamente aconteceu em Portugal mas suspeito que fosse algo parecido com aquilo que passou na Rússia:
em tempos o doberman esteve na moda e foi bastante estragado não pela criação irresponsável (na altura só se podia crusar os animais com o consentimento dos clubes da raça) mas pelo uso indevido que entrava em conflito com as características de raça.
graças a isso o doberman ganhou a fama de ser um cão histérico, imprevisível e com grande possibilidade de se tornar agressivo para com todos a partir de uma determinada idade.
agora a raça doberman não é assim tão popular o que é muito bom para os próprios cães porque agora só tem o doberman quem realmente gosta e percebe da raça.
filipa02
Membro Veterano
Mensagens: 714
Registado: segunda mai 27, 2002 12:38 pm
Localização: 1 DA (dakar), 2 rafeiros (tripé e zulu), 2 periquitos, 2 agapornis e 2 gatos (tobias e Riscas)

terça set 14, 2010 1:40 pm

Sim, de facto a moda do Doberman já lá vai...entretanto surgiram os Rott que vieram substituir os "bad boys" com a vantagem de serem mais corpolentos, para imporem mais respeito e medo.
Ainda, os mitos que se foram criando em torno da raça, como ficarem agressivos para os próprios donos a partir de uma certa idade, o cérebro crescer muito para o tamanho do crânio...enfim, essas pérolas do conhecimento.
Eu gosto bastante de Dobers e apesar de não achar muita graça aos cortes das orelhas e caudas, acho que esta raça fica bastante desfavorecida com as orelhas inteiras...esteticamente são bem mais bonitos com as orelhas erectas.
Acho óptimo não estarem na moda... assim só os procuram os verdadeiros apreciadores da raça.
Também já tivemos a moda dos PA, dos Husky's, dos Cocker...enfim, vai variando.

Saudações,
Filipa
TheOne
Membro Veterano
Mensagens: 3802
Registado: sexta fev 05, 2010 5:33 pm

terça set 14, 2010 1:54 pm

Pois, ainda bem que o dobermann caiu no esquecimento, só ajuda a manter a raça em "condições"!

É a minha raça de eleição, tenho 3 exemplares, um muito velhote com 13 anos, uma cadela com 6 anos e um estróina com 1 ano :lol:
Frequentemente vejo pessoas que elogiam os meus cães, é um orgulho sim, mas ao mesmo tempo dizem que era raça que não as atraía e que não teriam um. Muitas destas opiniões baseiam-se nos mitos antigos que dizem que os dobermanns enlouquecem aos 7 anos porque o cérebro cresce mais que o crânio, outros dizem que são cães tendencialmente agressivos, e eu deixo-os com essas convicções, pois se uma pessoa acredita num mito sem sequer questionar o porquê do mesmo, não merece ter um cão com a categoria do dobermann.

Imagem
"Eu sou responsável pelo que digo, não pelo que você entende." - Auto desconhecido

"O maior prazer de uma pessoa inteligente, é fazer de idiota perante um idiota a fazer de inteligente!" - Autor desconhecido
klap
Membro
Mensagens: 83
Registado: sexta set 18, 2009 6:39 pm

terça set 14, 2010 11:27 pm

Existem bastantes criadores ainda de dobs e todos com bons cães e boas ninhadas. Como já foi dito o que mudou foi a moda como não está na moda não há é muitos criadeiros.
Para mim o que está no esquecimento é por estes cães a fazer trabalho, que é o que a mim mais me fascina na raça.
Responder

Voltar para “Cães”