Olá, quero meter a minha colherada.
Antes do mais Cockinhas, bons posts.
Disse o Wasp1975:

"Um pró valor do LOP e outro contra valor do LOP. Cada um com os seus argumentos, sejam eles válidos ou não, tenham eles que animais tiverem. Eu, curiosamente, estou inserido num deles embora num tom mais moderado…"
Na minha opinião quem não reconhece "valor" ao LOP não conseguiu ainda perceber o que é um assento de genealogia... o problema é que continuam a atribuir ao documento uma carga que ele não tem, o LOP não garante qualidade, saúde, conformidade ao estalão ou ausência de doenças congénitas.

" Até agora nunca observei ninguém dizer que não concorda com a existência de raças. Pessoas a criticarem e satirizarem a existência do LOP já as vi e são bastantes na arca, independentemente de terem razão ou não.
O LOP prova a ascendência de um determinado animal, cão ou gato, e por sí só prova também a pureza do animal em questão. Mas o facto de um animal ser puro sangue da raça X tem valor? ."
Evidentemente que tem e especialmente para quem o vai COMPRAR.
Vamos lá a ver: um cão é um cão, certo? Mas quando se opta por uma determinada raça é porque se quer um cão com determinadas características, tamanho, aspecto, funcionalidade, temperamento, etc. Portanto o mínimo dos minímos de que o comprador se deve assegurar é que o cachorro é de facto um exemplar dessa raça.

"Só há raças porque a Natureza assim o decidiu, só houve alguém que ao longo de gerações se deu ao trabalho de anotar nomes e descendências de cães porque tinham muito tempo para o fazer e porque o valor monetário compensava."
Not true. As raças de cães são inteiramente fruto da SELECÇÃO ARTIFICIAL feita pelo homem. Na Natureza, factores recessivos como por exemplo as orelhas pendentes do Cocker desapareceriam em duas ou três gerações.
De resto, para ter uma ideia existem n exemplos de raças cuja aparência hoje em dia nada tem a ver com alguns "originais", dou-lhe como exemplo o Galgo Afegão, onde é que aquela pelagem seria perpetuada nos cruzamentos aleatórios, naturais, já que para a caça (antes de ser um acessório de moda era um sight hound) seria um enorme estorvo?
Da mesma forma diga-me por favor como é que raças como os braquicefálos Pug ou bulldog inglês sobreviveriam naturalmente. Para além de não se conseguirem reproduzir naturalmente, aqueles focinhos recuados representam uma grande desvantagem natural e esse traço desapareceria muito rápidamente, pois um cão ofegante com dificuldades respiratórias e muito sensível ao calor não teria muitas oportunidades de transmitir os seus genes à geração seguinte.

" O Arquivo de identificação tem tanto a haver com o CPC como o Bilhete de identidade tem a haver com o LOP, por outras palavras: Nada! O Bilhete de identidade prova que és pessoa X, filha(o) de Y e Z mas em nenhum lado do B.I. diz: Caucasiana. Da outra face, o LOP diz várias vezes Raça:XPTO, diz quais são os ascendentes, mas de forma alguma poderá ser classificado como bilhete de identidade do animal, já que não prova que o próprio papel pertence àquele animal. No B.I. há dados relevantes que permitem identificar a pessoa, que eu saiba o mesmo não se pode dizer do LOP."
é apenas uma analogia mas até é correcta. Por isso é que agora o chip é obrigatório para obter o pedigree definitivo e em alguns países já se começa a usar o ADN.

"A grande maioria das pessoas que são contra o LOP pensam assim. Eu tenho outra versão diferente… Quem é aquele fulano, e que autoridade tem, ele para dizer sobre a raça do meu gato se nunca o viu? (ou cão)"
Não entendi. Repito que a grande maioria dos que são "contra" o LOP desconhecem o que é e para o que serve ou têm alguma "raivinha" porque pagaram bem por um cão de "pais incógnitos" só descobrindo depois que deviam ter tido outros cuidados.

"E aliás se puseres essa questão a um criador o que ele irá pensar que o que lhe interessa é que o animal foi vendido. Por outro lado posso fazer uma outra pergunta, já que por certo este parágrafo vai induzir a eterna resposta “isso são criadeiros, estamos a falar de CRIADORES”, conhecem algum criador que após a venda do gato/cão tenha feito visitas ao comprador para ver qual o estado do animal? É simples, após venda do animal, o mesmo passa a ser responsabilidade de outrem. O Criador lava daí as suas mãos…"
É uma opinião sua.
Para mim um criador não vive da criação de cães, é um hobby que faz por dedicação, vocação e amor a uma raça. Conheço muitos criadores que fazem exactamente isso que o Wasp acha impensável e que preferem dar a um cão do que vendê-lo a quem a quem não tem perfil ou condições para os ter. Mas a verdade é que prevalece a noção da criação mercantilista, mas olhe wasp, a verdadeira canicultura não é isso e assim o vai entender quando conhecer pessoas ligadas ao meio e que o fazem com ética.

"Claro que podes ter a certeza da raça do animal. Basta teres alguns euros e mandares fazer um exame genético."
Claro que NÃO. Ainda não descobriram marcadores genéticos que permitam determinar pelo ADN qual a raça do animal... há por aí um site americano que diz que faz mas é uma fraude.
O único exame de ADN que se faz é para determinar se determinado cachorro é mesmo filho de quem se diz ser e é preciso ter o ADN dos pais para comparar.

" A Sra. Carla Molinari, que não é nenhuma deidade, tem duração limitada e o mesmo não se pode dizer da Mãe Natureza."
Não percebo para que é a senhora chamada para este assunto. Se está a fazer menção ao Registo Inicial sugiro que se informe melhor a que raças é feito e como se processa. O facto de um cão ter conseguido um RI só implica que a sua descendência tenha LOP ao fim de três gerações de animais consistentes com o padrão da raça e só se faz a raças Portuguesas no intuito de salvaguardar o património genético português de determinados cães pastores e de trabalho que existem no nosso país que têm sido seleccionados para essa aptidão há séculos .

"Eu não vejo mal nenhum, mas também não conheço nenhuma raça que implique LOP. "
Não entendi. Todas as raças TÊM de ter uma assento genealógico, sejam de cães ou cavalos.

"Quem escolhe cães, sejam eles de que raça forem, é tão bom como quem escolhe gatos, sejam também eles de que raça forem… O que interessa é terem as capacidades para os terem, o resto “são cantigas” e passeios ao ar livre."
De acordo.

"A diferença não é entre criadeiro e criador? Pelo menos é o que tenho lido aqui na arca…"
Claro que sim. Um criador SELECCIONA o stock com que faz criação, em temperamento e saúde, com vista a obter o que é para si o cão ideal dessa raça.

"Curiosamente há cerca de um mês atrás, estava eu a ler o “Marley & Me” quando dizem isso mesmo nas primeiras páginas, e repetem-no algumas vezes. Eu aqui tenho sentimentos algo descoincidentes, e admito que posso estar redondamente enganado, mas acho que a genética estará mais apegada à parte física do ser enquanto que a educação estará mais relacionada com o temperamento. Por outro lado reconheço que talvez haja raças mais propensas a terem um intelecto mais apurado do que outras..."
O temperamento também é hereditário. Cães agressivos, inseguros, excessivamente tímidos não devem ser usados na reprodução.
Cumprimentos.