segunda out 20, 2003 3:08 pm
olá...
Olha relativamente a doenças, que eu tenha conhecimento, até hoje não soube de caso algum de doenças transmitidas ao homem, até mesmo porque os esquilos são animais muito asseados, o que os leva a fazer as necessidades sempre no mesmo canto (normalmente no lado oposto ao da comida). Vacinas, não tenho conhecimento de que alguém tenha vacinado o seu esquilo, mas é provavel que o façam, mas atenção, se o quiseres fazer procura bem um vet de confiança e que perceba alguma coisa de esquilos, pois a maioria só percebe de cães e gatos, e podem dár uma sobredosagem e matar o teu esquilo. Mas pessoalmente não vejo nessecidade para isso.
Comida, como base de alimentação os esquilos comem uma ração própria para eles que encontras fácilmente á venda nos hipermercados. Essa ração é composta de sementes e frutos secos. Se não dá-lhes mistura para papagáio que também contem essas sementes.
Também lhes deves dár fruta e legumes crús exepto citrinos. Atenção, também lhes podes dár avelãns e amendoins, dos quais eles gostam muito, mas não deves dár em demasia pois engordam muito.
Dá-lhes um por dia, como goloseima, assim estarás a habituar o teu esquilo de que tu és a dona e pássa a gostár muito de ti pois fáz a associação Dona=Goloseima.
Juntar casais, eu aconcelho sempre:
Se queres ter um animal que possa vir a ter qualquer tipo de afecto por ti, compra só um esquilo pois este necessita da tua companhia e vai ser mais fácil de domesticar. Se queres um casal para criação ou somente para terem companhia, compra-os sempre no mesmo sitio, ou seja que já tenham estado juntos e nunca juntar esquilos de locais diferentes.
Falo disto por experiencia própria pois uma femea já me matou um macho.
No caso dos casais mentaliza-te de que serão quase sempre animais mais ariscos pois não necessitam de ti para nada. Nos dois casos aconcelho-te a compra-los o mais novinhos possivel.
Contudo não quer dizer que em todos os casos em que tens um só esquilo, o consigas domesticar pois os animais têm perssonalidades diferentes.
Dá-lhe uma gaiola grande com ramos para poder exercitar uma caixa para fazer ninho.
Em média um esquilo pode durar uns seis anos.
O esquilo fáz um bom animal de extimação, se for essa a tua escolha, boa sorte e estima-o...
Acho que é tudo, mais qualquer duvida, pergunta.
Espero ter ajudado.
Até á próxima
Filipe Peniche