Tratar sem stressar
-
- Membro
- Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm
Boa noite.
Na semana passada reparei que a minha chinchila estava com perda de pêlo à volta dos olhos e levei-a ao veterinário. A vet disse-me para passar com um produto (não sei se posso dizer a marca) com um cotonete nas zonas afectadas. Lá fui à farmácia compra-lo mas quando tentei administra-lo foi um 31 dos caraças. É óbvio que ela tenta fugir sempre que lhe fazemos o tratamento. Até agora temos conseguido a muito custo, mas tenho medo de a estar a stressar demasiado e que o medicamente lhe faça mal à mucosa do olho se por acaso o cotonete raspar no olho nas suas tentativas de fuga. Alguém tem uma dica para me ajudar a fazer o tratamento sem este circo todo?
Obrigada. =)
Na semana passada reparei que a minha chinchila estava com perda de pêlo à volta dos olhos e levei-a ao veterinário. A vet disse-me para passar com um produto (não sei se posso dizer a marca) com um cotonete nas zonas afectadas. Lá fui à farmácia compra-lo mas quando tentei administra-lo foi um 31 dos caraças. É óbvio que ela tenta fugir sempre que lhe fazemos o tratamento. Até agora temos conseguido a muito custo, mas tenho medo de a estar a stressar demasiado e que o medicamente lhe faça mal à mucosa do olho se por acaso o cotonete raspar no olho nas suas tentativas de fuga. Alguém tem uma dica para me ajudar a fazer o tratamento sem este circo todo?
Obrigada. =)
Com o meu, que já anda em tratamentos há quase 2 meses (tadinho
), eu faço o seguinte:
-Coloco uma camisola à volta dele (para tapar as patas traseiras)
-Tapo-lhe os olhos (para si é complicado fazer isso, visto o tratamento ser na vista
)
-Deito-o na mesa (a minha mãe segura-o)
Visto que o que vai tratar é a zona dos olhos, fica um pessoa à frente a segurar a chin e a outra atrás a fazer o tratamento. Segure a chin pela zona da boca (sem tapar o nariz, para que possa respirar). Assim ela não poderá afastar a cabeça.
Outro truque que funcionava quando eu fazia o tratamento sozinha:
-Coloco a camisola à volta dele (isso eu faço sempre)
-Encosto-o a mim, de modo a que as costas dele estejam encostadas ao meu peito
-Apoio a perna na cama ou numa cadeira, de modo a que ele tenha um apoio para as patinhas (senão ele começa a espernear e lá se vai a camisola)
-Faço o tratamento com ele de pé, com a cabeça encostada ao meu ombro (assim ele não consegue afastar a cabeça, porque está a "parede ombral" atrás).
Vá tentando várias formas até acertar com uma. O meu chinchila já anda nisto há quase 2 meses e não está stressado (e no caso dele eu tenho de espremer pus da zona do queixo 2 vezes por dia). Fica stressado na altura, claro, mas assim que volta para a gaiola vem logo agarrar-se às grades a pedir um docinho. Às vezes o problema somos nós. Ficamos stressados e transmitimos esse stress para os nossos meninos.
Boa sorte
PS: Se faltar algum "r" é porque a tecla está a falhar (eu revi o texto, mas posso não ter apanhado tudo).

-Coloco uma camisola à volta dele (para tapar as patas traseiras)
-Tapo-lhe os olhos (para si é complicado fazer isso, visto o tratamento ser na vista

-Deito-o na mesa (a minha mãe segura-o)
Visto que o que vai tratar é a zona dos olhos, fica um pessoa à frente a segurar a chin e a outra atrás a fazer o tratamento. Segure a chin pela zona da boca (sem tapar o nariz, para que possa respirar). Assim ela não poderá afastar a cabeça.
Outro truque que funcionava quando eu fazia o tratamento sozinha:
-Coloco a camisola à volta dele (isso eu faço sempre)
-Encosto-o a mim, de modo a que as costas dele estejam encostadas ao meu peito
-Apoio a perna na cama ou numa cadeira, de modo a que ele tenha um apoio para as patinhas (senão ele começa a espernear e lá se vai a camisola)
-Faço o tratamento com ele de pé, com a cabeça encostada ao meu ombro (assim ele não consegue afastar a cabeça, porque está a "parede ombral" atrás).
Vá tentando várias formas até acertar com uma. O meu chinchila já anda nisto há quase 2 meses e não está stressado (e no caso dele eu tenho de espremer pus da zona do queixo 2 vezes por dia). Fica stressado na altura, claro, mas assim que volta para a gaiola vem logo agarrar-se às grades a pedir um docinho. Às vezes o problema somos nós. Ficamos stressados e transmitimos esse stress para os nossos meninos.
Boa sorte

PS: Se faltar algum "r" é porque a tecla está a falhar (eu revi o texto, mas posso não ter apanhado tudo).
-
- Membro
Que se passa com o teu chinchila GSfanatic? 
Para já eu tenho tido ajuda do meu namorado porque da primeira vez tentei fazer o tratamento sozinha e simplesmente não consegui. O meu namorado segura-a com as costas dela encostadas ao peito dele (com uma mão por baixo e outra na barriga) e eu ponho o medicamento. Mas ela foge sempre com a cabeça e começa a coçar-se com as patas da frente. -___-'
Bem, vou tentar as tuas dicas GSfanatic. Obrigadíssima. =)

Para já eu tenho tido ajuda do meu namorado porque da primeira vez tentei fazer o tratamento sozinha e simplesmente não consegui. O meu namorado segura-a com as costas dela encostadas ao peito dele (com uma mão por baixo e outra na barriga) e eu ponho o medicamento. Mas ela foge sempre com a cabeça e começa a coçar-se com as patas da frente. -___-'
Bem, vou tentar as tuas dicas GSfanatic. Obrigadíssima. =)
Há cerca de 2 meses atrás ele teve um abcesso no maxilar e teve de ser operado. 1 mês mais tarde voltou a ser operado, pois tinha um tumor. Infelizmente no local do abcesso voltou a formar-se pus (que agora eu espremo duas vezes por dia) e a inteligência rara tanto mexeu na cicatriz do tumor que abriu um buraco (arrancou os pontos) e agora o buraco está aberto e eu tenho de limpá-lo também 2 vezes por dia. Ele já está tão farto que até já me morde
.
Espero que as coisas corram melhor por aí.
Quando o teu namorado segurar a chin, ele que coloque as patinhas dianteiras entre o dedo indicador e o médio. Assim ela não poderá lá ir com as patinhas.

Espero que as coisas corram melhor por aí.

Quando o teu namorado segurar a chin, ele que coloque as patinhas dianteiras entre o dedo indicador e o médio. Assim ela não poderá lá ir com as patinhas.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
quanto à contenção de chinchilas não posso acrescentar nada. quanto ao coçar os olhos, o mais fácil será certamente fabricar um colar isabelino. Assim não chega lá.
http://www.lacasadelasmascotas.com/b2c/ ... f=BustColl
http://www.lacasadelasmascotas.com/b2c/ ... f=BustColl
-
- Membro
Xiii GSfanatic, nem consigo imaginar o teu suplicio. =( Espero mesmo que isso melhore!
Acho que vou seguir o teu conselho também buzio. Vou fazer o que a GSfanatic disse na altura de administrar o medicamento e depois vou-lhe colocar um colar para ele não ter tendência a coçar (o que certamente retira o medicamento e suja ainda mais aquela zona). Buzio, há algum material que aconselhes para fabrico do colar?
Acho que vou seguir o teu conselho também buzio. Vou fazer o que a GSfanatic disse na altura de administrar o medicamento e depois vou-lhe colocar um colar para ele não ter tendência a coçar (o que certamente retira o medicamento e suja ainda mais aquela zona). Buzio, há algum material que aconselhes para fabrico do colar?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 07, 2002 9:58 pm
- Localização: total : 92 ... se não nasceu nenhum durante a noite....
Não faço ideia. por vezes em alguns vets encontra-se colares para pequeninos. Já vi também um papagaio com um feito de uma capa plástica de um caderno, mas não sei até que ponto não magoa o pescoço ou se deva proteger nessa área (com adesivo?). Nunca necessitei de nenhum, por isso não sei aconselhar.
-
- Membro
Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.
Mas ela mexe nos olhos mesmo após o tratamento? É mesmo possível que ela consiga tirar a pomada? A pomada não é absorvida?MartinhaNS Escreveu:Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.
Eu sinceramente não estou a ver como conseguirá colocar um colar feito por si. Eu teria muito receio de magoá-la.
Má! Tás tu a duvidar dos dotes artísticos para os trabalhos manuais da MartinhaNS?GSfanatic Escreveu:Mas ela mexe nos olhos mesmo após o tratamento? É mesmo possível que ela consiga tirar a pomada? A pomada não é absorvida?MartinhaNS Escreveu:Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.
Eu sinceramente não estou a ver como conseguirá colocar um colar feito por si. Eu teria muito receio de magoá-la.

HamsterVille - Criação e selecção de hamsters sírios http://hamsterville.no-ip.org/
-
- Membro
Ainda não experimentei o teu método GSfanatic, mas quando lhe pomos o medicamento ela coça imediatamente os olhos (o que retira boa parte do medicamento e, como ela anda com as patinhas pela gaiola e pelo chão da casa de banho, transfere porcarias para os olhos). Antes de lhe pôr o que quer que seja vou ligar para a vet a ver o que ela acha (hoje não foi ela que me atendeu, foi a secretária) porque também tenho medo de a magoar.GSfanatic Escreveu:Mas ela mexe nos olhos mesmo após o tratamento? É mesmo possível que ela consiga tirar a pomada? A pomada não é absorvida?MartinhaNS Escreveu:Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.

-
- Membro
O problema não é conseguir fazer um cone ou não (porque é relativamente fácil), é mesmo o material a usar porque tenho medo que a magoe. Mas por acaso até tenho jeito para os trabalhos manuais, mas não é isso que está em questão. =PPure Escreveu:Má! Tás tu a duvidar dos dotes artísticos para os trabalhos manuais da MartinhaNS?GSfanatic Escreveu:Mas ela mexe nos olhos mesmo após o tratamento? É mesmo possível que ela consiga tirar a pomada? A pomada não é absorvida?MartinhaNS Escreveu:Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.
LOL, não sou má não senhor! Sou uma fofa! Uma querida! Um amor! Tu é que és mau!Pure Escreveu:Má! Tás tu a duvidar dos dotes artísticos para os trabalhos manuais da MartinhaNS?GSfanatic Escreveu:Mas ela mexe nos olhos mesmo após o tratamento? É mesmo possível que ela consiga tirar a pomada? A pomada não é absorvida?MartinhaNS Escreveu:Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.

Eu não duvido dos dotes da MartinhaNS. Duvido é que chinchila fique quieta o suficiente para que a MartinhaNS consiga colocar o colar sem a magoar. Como é óbvio ela não poderá usar fita adesiva (agarrava-se ao pêlo e era uma festa para tirá-la), agrafos também não, clips... talvez fosse possível (provavelmente seria essa a minha escolha de material). Mas depois há o problema da menina não ficar quieta, do colar poder ficar demasiado largo ou apertado... é complicadito.
MartinhaNS, porque não liga para mais veterinários da sua zona para saber se têm colares para pequenos mamíferos? Pode ser que tenham e o vendam.
-
- Membro
Exacto, o meu receio é relativo aos materiais e à largura do colar. Eu pensei em ligar para outras duas instituições (não sei se posso dizer o nome) mas depois pensei que por não ser cliente lá eles não me fizessem o jeito. =/ Vou ligar e já digo alguma coisa.GSfanatic Escreveu:LOL, não sou má não senhor! Sou uma fofa! Uma querida! Um amor! Tu é que és mau!Pure Escreveu:Má! Tás tu a duvidar dos dotes artísticos para os trabalhos manuais da MartinhaNS?GSfanatic Escreveu:Mas ela mexe nos olhos mesmo após o tratamento? É mesmo possível que ela consiga tirar a pomada? A pomada não é absorvida?MartinhaNS Escreveu:Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.
Eu sinceramente não estou a ver como conseguirá colocar um colar feito por si. Eu teria muito receio de magoá-la.![]()
Eu não duvido dos dotes da MartinhaNS. Duvido é que chinchila fique quieta o suficiente para que a MartinhaNS consiga colocar o colar sem a magoar. Como é óbvio ela não poderá usar fita adesiva (agarrava-se ao pêlo e era uma festa para tirá-la), agrafos também não, clips... talvez fosse possível (provavelmente seria essa a minha escolha de material). Mas depois há o problema da menina não ficar quieta, do colar poder ficar demasiado largo ou apertado... é complicadito.
MartinhaNS, porque não liga para mais veterinários da sua zona para saber se têm colares para pequenos mamíferos? Pode ser que tenham e o vendam.
Perguntar não ofende, certo?MartinhaNS Escreveu:Exacto, o meu receio é relativo aos materiais e à largura do colar. Eu pensei em ligar para outras duas instituições (não sei se posso dizer o nome) mas depois pensei que por não ser cliente lá eles não me fizessem o jeito. =/ Vou ligar e já digo alguma coisa.GSfanatic Escreveu:LOL, não sou má não senhor! Sou uma fofa! Uma querida! Um amor! Tu é que és mau!Pure Escreveu:Má! Tás tu a duvidar dos dotes artísticos para os trabalhos manuais da MartinhaNS?GSfanatic Escreveu:Mas ela mexe nos olhos mesmo após o tratamento? É mesmo possível que ela consiga tirar a pomada? A pomada não é absorvida?MartinhaNS Escreveu:Liguei agora para a vet mas eles não têm colares. Bah. Vou passar numa papelaria a ver se há lá alguma coisa que eu possa usar. Roer ela não rói, tenho é medo que possa magoar.
Eu sinceramente não estou a ver como conseguirá colocar um colar feito por si. Eu teria muito receio de magoá-la.![]()