Exposições de gatos-Tavira-27/28 Abril 2013

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 15, 2010 4:01 pm

Aí foi avaliado por dois juízes, que certificaram que ele é um Europeu
Não sabia que isto se processava desta forma. Então um gato de raça não tem que ter pedigree que o suporte?

Bem sei que nas expos de gatos as coisas são diferentes, pois até rafeiros podem competir. De qualquer modo, a ser assim surpreende-me, como é que um gato de ascendência desconhecida dos juízes pode ser "promovido" a gato de raça?
Ou melhor, um exemplo: se eu tiver um gato tipo persa tipado sem pedigree que até sei ser filho de um persa e de uma rafeira inscrevo-o numa expo e automaticamente por olhómetro dos juízes passa a ser um persa bonafide apto a ter descendência certificada como tal?

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

quarta set 15, 2010 4:11 pm

Imaginem que na próxima exposição apareciamos lá todos com os nossos gatos domésticos e sem raça definida. A confusão que não ia ser. Não por culpa dos gatos, mas dos donos :lol: .
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 15, 2010 4:13 pm

Isso não sei, Dinodane, terá de ver nos regulamentos do CPF e da FIFe – coisa de que eu não percebo nada –, mas sei que no caso dos Europeus é assim porque foi assim. E tem lógica, porque um Europeu é um doméstico com certas características. É um caso um bocado à parte das outras raças.
Lembro-me de que uma vez, numa exposição, um dos juízes achou que o Tassebem devia passar a Europeu, mas depois concluíram que não.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

quarta set 15, 2010 4:14 pm

June76 Escreveu:Imaginem que na próxima exposição apareciamos lá todos com os nossos gatos domésticos e sem raça definida. A confusão que não ia ser. Não por culpa dos gatos, mas dos donos :lol: .
Ia ser bem giro. :wink:
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
June76
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 4:25 pm

Tassebem Escreveu:
June76 Escreveu:Imaginem que na próxima exposição apareciamos lá todos com os nossos gatos domésticos e sem raça definida. A confusão que não ia ser. Não por culpa dos gatos, mas dos donos :lol: .
Pois ia. Com tantos donos babados que aqui há, convencidos que os seus meninos são os mais lindos, havia de haver muito dono assanhado!

Eu acho compreensível que os gatos europeus possam ser seleccionados a partir de gatos sem lop tirados da rua, pois trata-se de uma raça nova, que pelo que entendi, surgiu com o intuito de valorizar os tradicionais "gatos do telhado". E não me parece que exista gato que melhor os defina que um gato tigrado de olhos verdes.
Tassebem
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 4:32 pm

June76 Escreveu:
Tassebem Escreveu:
Pois ia. Com tantos donos babados que aqui há, convencidos que os seus meninos são os mais lindos, havia de haver muito dono assanhado!

Eu acho compreensível que os gatos europeus possam ser seleccionados a partir de gatos sem lop tirados da rua, pois trata-se de uma raça nova, que pelo que entendi, surgiu com o intuito de valorizar os tradicionais "gatos do telhado". E não me parece que exista gato que melhor os defina que um gato tigrado de olhos verdes.
Em vez de ser só eu e a Dorby e mais um ou outro expositor de domésticos, ia ser uma verdadeira batalha campal. Aí é que tinha graça! :lol:
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta set 15, 2010 4:33 pm

dinodane Escreveu:
Aí foi avaliado por dois juízes, que certificaram que ele é um Europeu
Não sabia que isto se processava desta forma. Então um gato de raça não tem que ter pedigree que o suporte?

Bem sei que nas expos de gatos as coisas são diferentes, pois até rafeiros podem competir. De qualquer modo, a ser assim surpreende-me, como é que um gato de ascendência desconhecida dos juízes pode ser "promovido" a gato de raça?
Ou melhor, um exemplo: se eu tiver um gato tipo persa tipado sem pedigree que até sei ser filho de um persa e de uma rafeira inscrevo-o numa expo e automaticamente por olhómetro dos juízes passa a ser um persa bonafide apto a ter descendência certificada como tal?
Olá Dinodane,

Pelo que percebo funciona mais ou menos como o RI nas raças portuguesas. Tb se pode ter um "rafeiro" que passa a Serra se estiver dentro do estalão da raça, certo?
Nos gatos acho que não é atribuido lop, mas ai tem de ser a Tassebem a explicar, pq essa parte já me escapa.
Eu só não percebia é como se inscrevem os gatos a concurso, se na categoria de domésticos ou se logo como Europeu.

Editei para corrigir o nick

Edito 2ª vez para acrescentar que só é possível para o europeu. Um persa, um bosques, um siamês sem lop não podem ir a concurso por mais perfeitinhos que sejam.
Está algures nos regulamentso do clube.
Última edição por amus em quarta set 15, 2010 5:08 pm, editado 1 vez no total.
June76
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 4:49 pm

Perdoem-me, mas para mim, o conceito de raça é uma forma de obter lucro através dos bichanos. A maior parte das raças de gatos existentes actualmente foram criadas pelo homem, através de cruzamentos entre diversos gatos diferentes. Vejam o caso dos Siamêses actuais, que não têm nada a ver com o Siamês tradicional originário do Sião. Isto porque devido ao sucesso que estes gatos tiveram, já havia imensos Siamêses sem lop, resultado do cruzamento com domésticos. Assim, para não perderem o lucro, os criadores trataram de fazer experiências, de forma a alterarem a raça.
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta set 15, 2010 5:14 pm

June76 Escreveu:Perdoem-me, mas para mim, o conceito de raça é uma forma de obter lucro através dos bichanos. A maior parte das raças de gatos existentes actualmente foram criadas pelo homem, através de cruzamentos entre diversos gatos diferentes. Vejam o caso dos Siamêses actuais, que não têm nada a ver com o Siamês tradicional originário do Sião. Isto porque devido ao sucesso que estes gatos tiveram, já havia imensos Siamêses sem lop, resultado do cruzamento com domésticos. Assim, para não perderem o lucro, os criadores trataram de fazer experiências, de forma a alterarem a raça.
É a sua opinião e tem direito a ela :wink:

Mas acredite que uma criação assente em boas bases e que vise o aperfeiçoamento não dá ponta de lucro. Talvez quando, neste caso o gatil, se torne conhecido, possa perfazer as despesas com o valor das vendas dos gatinhos. Mas alguém que os vende a 2000€ deve ter tido muito mais despesa com os pais e bastante para tornar credivel a sua linha.

Tal como os siameses, praticamente todas as raças foram alteradas no decorrer dos anos. O persa tinha focinho curto, mas não era tão tipado, nos Main, pelo que me disseram, já não são apreciados gatos tão grandes, etc etc
Tassebem
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 5:41 pm

Não sei se a criação dá lucro ou prejuízo. Há quem diga que sim, há quem diga que não.
Também desconheço por que é que, ao longo dos tempos, se foram alterando raças em relação ao padrão original, mas isso parece acontecer em muitos casos, e não me espantaria que tivesse sido por acção de lóbis a que tenham estado subjacentes, como em tudo, questões económicas.
Que algumas alterações não beneficiam os espécimes do ponto de vista estético, eu (como muitas pessoas) acho que não, mas aí pode dizer-se que gostos não se discutem, e são subjectivos.
Com o que não concordo de todo é com alterações que prejudiquem o bem-estar e a saúde dos animais -- e, neste ponto, a polémica dá pano para mangas. :roll:
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta set 15, 2010 6:06 pm

RI nas raças portuguesas. Tb se pode ter um "rafeiro" que passa a Serra se estiver dentro do estalão da raça, certo?
Sim, mas isso não acontece numa expo em que, não havendo à priori LOP ou RI nem a inscrição se pode fazer.

Quanto à opinião da June sobre a questão da raça, não concordo em absoluto.
Se não fosse a selecção artificial feita pelo homem e se se deixasse a Natureza seguir o seu curso, todas as raças desapareceriam e deixariam de haver grupos de gatos com aparência homogénea. A maioria das características determinadas por factores genéticos recessivos tenderiam a desaparecer a não ser em grupos isolados geográficamente onde não houvesse grande mistura no pool genético. Por exemplo, os pêlos longos e sedosos seriam os primeiros a desaparecer, excepto nos climas frios onde continuaria a haver gatos de pêlo semi-longo e que cai no Verão como os Bosques da Noruega.
Também não acho que o cat fancy seja motivado pelo dinheiro. Por razões estéticas sim, sem dúvida, tal como na selecção das raças caninas.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Tassebem
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 6:17 pm

dinodane Escreveu:
RI nas raças portuguesas. Tb se pode ter um "rafeiro" que passa a Serra se estiver dentro do estalão da raça, certo?
Sim, mas isso não acontece numa expo em que, não havendo à priori LOP ou RI nem a inscrição se pode fazer.

(...)
Então, cruzando esta informação com a do Amus, está explicado: só o Europeu é que pode não ter LOP, e só acontece nos gatos porque são admitidos domésticos nas exposições.
June76
Membro Veterano

quinta set 16, 2010 12:30 am

Ok, eu compreendo que se não fossem os criadores não se conseguiriam manter as caracteristicas de determidadas raças. Mas se os gatos de raça não tivessem dado algumas escapadelas com os domésticos, de certeza que não haveria tanta variedade de domésticos :) .

Se aqui no forum volta e meia nós estamos assanhadas, imaginem o que seria numa exposição :lol: . A Tassebem e a Dorby têm muito fair play. É provável que os bichanos saiam às donas (daí comportarem-se tão bem e não arranharem nenhum juiz). Eu divirto-me só de imaginar o Lelito do Intrigado (um lindo taby point de olhos azuis) a dar umas valentes dentadas nos juizes quando eles o fossem examinar.
KittensLover
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 1:15 pm

quinta set 16, 2010 8:14 am

:lol: :lol: :lol:
Miboki
Membro Veterano
Registado: quinta dez 18, 2008 9:51 pm

quinta set 16, 2010 10:05 pm

Tassebem Escreveu:Fotos do NoName:

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Foto da Nelas:

Imagem
O NoName é um senhor gato, muito bonito, e tem um padrão de pêlo fora do comum.
A Nelas é uma fofura.
Agora só falta fotos da Tugui.

E aproveito para dar os parabéns à Tassebem e à Dorby pelos prémios que os gatinhos obteram.

Um dia gostava de ir a uma exposição de gatos e também de cães, nunca fui a nenhuma e gostava d eir para ver como é, e ver raças de gatos e cães que nunca vi de perto.

Quanto a concorrer nem pensar nisso, antes que fique sem os meus gatos porque concerteza iriam fugir :D .
Responder

Voltar para “Gatos”