Esquilos terrestres

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossos amigos mais exóticos
Responder
psd0203
Registado: domingo set 12, 2010 5:29 pm

quarta set 15, 2010 3:11 pm

Olá a todos!!

Antes de mais deixei-me apresentar, chamo-me Pedro e sou um amante de animais!!

Cá em casa tenho um pouco de tudo, 2 cães, uma caturra, peixes e dois esquilos terrestres!!

E é precisamente por causa deles que ando aqui pela net e que descobri o vosso forum.

Os dois pequenos entraram num sono profundo à um pouco mais de um mês, deixando praticamente de comer e beber. Nessa altura fiquei assustado e lançei-me no google à procura do que poderia estar a acontecer, até que vi em alguns sites informações sobre a hibernação. Ao que parece eles poderiam estar a hibernar.

Neste momento, eles continuam a dormir, só que estão mesmo muito muito magros... Já só são praticamente pele e osso...
Estou outra vez aqui pela net à procura de informações sobre a hibernação em animais domésticos.

Será que alguém me pode ajudar?
Será normal os esquilos terrestres hibernarem e perderem tanto peso?
Como se cuida de um animal doméstico que está a hibernar, posso mudar o fundo da gaiola na mesma?

Muito obrigado,
Pedro
Bondage2010
Membro Veterano
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm

quarta set 15, 2010 3:18 pm

Hibernar em Agosto??
cdoroedor
Membro Veterano
Registado: segunda jul 19, 2010 7:36 pm

quarta set 15, 2010 3:31 pm

acho um pouco esquisito...
pois eles hibernao quando tem frio.acho eu :twisted: :wink:
boa sorte.
MartinhaNS
Membro
Registado: quinta jan 14, 2010 10:30 pm

quarta set 15, 2010 3:54 pm

Olá. Eu não percebo nada de nada de esquilos, mas sei que há algumas espécies que fazem estivação. Não sei se será o caso. Boa sorte. ;)
kitten
Membro Veterano
Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm

quarta set 15, 2010 8:32 pm

Hibernar? com 30º C?.

Leve os esquilos ao vet de imediato.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
Tekilla
Membro Veterano
Registado: quarta ago 11, 2010 9:06 pm

quarta set 15, 2010 8:52 pm

MartinhaNS Escreveu:Olá. Eu não percebo nada de nada de esquilos, mas sei que há algumas espécies que fazem estivação. Não sei se será o caso. Boa sorte. ;)
em casa nao é por termos dias de 30 e poucos graus que eles vão estivar, isso é em climas deserticos ou onde a temp sobe muito alem do normal
Tekilla
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 8:54 pm

se pesquisar tudo como pesquisou acerca da hibernação entao ta bem lixado da vida
em vez de tar sentado numa cadeira a pesquisr no google porque nao ir a um veterinario? ou onde mora nao existe nenhum? se estao pelo e osso nao acha estranho?
psd0203

quarta set 15, 2010 9:30 pm

Sim, eu acho muito estranho e é por isso que procuro ajuda.

O motivo que me levou a ainda não ter ido a um veterinário prende-se exactamente com o facto de na minha zona não haver um veterinário de animais exóticos.

Para além disso, quando comecei a pesquisar as questões sobre a hibernação, encontrei isto aqui neste fórum:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?p=572481
...Assim, é bem natural que seja possível observá-los a cambalear como se estivessem embriagados, sentindo vontade de fazer necessidades, os esquilos deslocam-se até ao local apropriado, ainda que meio adormecidos. Quando o esquilo está adormecido (parecendo morto), a sua respiração é muito lenta e o seu corpo fica frio, assim sendo, é aconselhável que se certifique bem de que o seu esquilo está a hibernar e não está morto...

E como era exactamente este o comportamento dos meus esquilos, não os levei de imediato ao veterinário...

Neste momento eles continuam com este comportamento, mas muito mais magros... Vou ligar para o Hospital Veterinário do Restelo, que apesar de ser longe da minha casa, pode ser que me ajudem. Alguém me aconselha alguma outra clinica?

Obrigado
Tekilla
Membro Veterano

quarta set 15, 2010 11:01 pm

por norma os animais hibernam a partir dos 15 ou 10 graus pra baixo

este mês tem estado de 30 para cima, estranho não?
psd0203

quinta set 16, 2010 6:24 am

por acaso já li em vários sítios que não é só a temperatura que faz com que os animais hibernem... mas já percebi a sua ideia!
Andry25o
Membro Veterano
Registado: segunda ago 17, 2009 11:19 pm
2 gatas,
2 porquinhos da india
4 chinchilas,
4 Furões xD

quinta set 16, 2010 8:47 am

ja tive uma experiencia assim com um esquilo que tinha e tive de mete-lo numa caixinha ao pé do aquecedor para ele acordar... mas masi tarde voltou a hibernar e morreu mesmo bem tentei o aquecedor e ja não deu nada... ficou pele e osso tambem... esperimente metelos numa caixinha em que possa ve-los e com respiração ao pé do aquecedor e com uma toalha... tambem me aconteceu com um hamester que ainda á mais esquisito e fiz o mesmo e resultou.... não sou muito intendida nestas coisas mas pelo menos isso comigo funcionou
psd0203

quinta set 16, 2010 9:16 am

Muito obrigado Andry25o!

Acabei agora de marcar uma consulta no ExoClinic em Algés. Espero que eles me possam ajudar!

Cpts,
P
psd0203

quinta set 16, 2010 10:37 am

Bom, apesar de ir agora com os esquilos para o veterinário, fica aqui uma nota para as pessoas que pensam que os esquilos terrestre só hibernam com o tempo frio:
http://research.uleth.ca/rgs/burrow.cfm
Hibernating adult female Richardson's ground squirrels are continuously underground from July through February. In the active season, time spent sleeping decreases with increasing day length, reaching a minimum of 9-10 hours sleep in May and June.

http://research.uleth.ca/rgs/hib_physiol.cfm
When Richardson's ground squirrels are in the physiological state of torpor their body is rolled into a ball with the head tucked between the hind legs and the tail wrapped over the crown.
Torpor bouts last about 4-6 days in July and August, then steadily become longer as soil temperature declines. In early January, Richardson's ground squirrels spend 20-25 consecutive days in torpor, with body temperature dropping as low as 0°C. Torpor bouts are interrupted by brief periods of re-warming to the normal mammalian body temperature of 37°C. These arousals last less than 24 hours and consist of a 2- to 3-hour period of re-warming, followed by 12-15 hours when the animal is warm but mostly inactive. Body temperature then slowly cools back down to ambient soil temperature and the squirrel enters another torpor bout. As a general trend, the colder the soil, the colder the animal and the longer the torpor bout.

Só espero não estar a matar os pequenos com o facto de os estar a acordar para levar ao veterinário... :S
Responder

Voltar para “Exóticos”