Urgente - Cão com esgana!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
kool
Membro
Registado: domingo mar 23, 2003 6:09 pm

terça nov 18, 2003 2:02 pm

Boa tarde!

O cão do meu amigo tem esgana, e ele já levou-o ao veterinário, neste momento vai iniciar um tratamento. Pelo que pesquisamos na net há o perigo de ficar com sequelas após o tratamento, gostariamos de saber se voçes sabem mais agluma informação actualizada.

Cumprimentos,

kool
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça nov 18, 2003 3:22 pm

Infelizmente a experiencia que eu tive com um cao com esgana nao teve um final feliz.
Embora o cao em questao nao fosse meu, pois andava abandonado na rua porque o dono quando o viu doente po-lo fora de casa.
O meu marido contou-me essa história, e eu disse-lhe para trazer o cao que o levariamos ao VET. Foi o que ele fez. Levei-o lá e como estava num estado deploravel ficou internado, deitava secreçoes purulentas com sangue do nariz e da boca e mal conseguia por-se de pé. Tinha grande dificuldade em respirar e violentas diarreias com sangue.
Ficou internado durante quase 1 mes, e aos poucos foi melhorando. Todos os dias eu ia visitá-lo, pois o VET era perto de onde morava. Aos poucos, aquilo que começou por pura pena deu lugar a um profundo carinho. Eu gostava mesmo daquele cão. Inclusivamente disse ao meu marido que já que iríamos custear o tratamento, iríamos ficar com ele pois o dono não merecia tê-lo de volta. Comecei a levar o meu boxer á visita, para se habituarem um ao outro em território neutro.
Um dia quando o fui visitar a VEt disse-me que tinham surgido problemas, pois o LUCkY (nome que eu ironicamente lhe dei) tinha espasmos musculares devido ao vírus que tinha subido ao cérebro. Fiquei desoladíssima, mas não desistimos. Ele melhorou um pouco e então teve alta. Ficou sempre com tiques na cabeça, mas tentamos não nos preocupar com isso. Ele estava mais gordinho e era um bonito cão do tipo pastor alemão.

Dias depois começou com violentos espasmos , caia ao chão, esperneava, espumava da boca e urinava-se. Fomos ao VET que disse ser epilepsia, receitou-lhe medicamentos mas os espasmos continuavam. Começou então a olhar para nós com olhar agressivo e a querer morder. Tinha essas reacções de repente, sem que nada nem ninguém o provocasse . Começamos a ter medo dele. Por vezes o meu bbe estava na cadeirinha e ele de repente avançava para ele. Uma vez valeu-me o meu boxer para nao haver uma desgraça.
Os ataques epilépticos continuavam, 2, e 3 vezes por dia. Não fazia efeito a medicação . Estava cada vez mais agressivo e alucinado.
Tivemos que o “adormecer”. Foi um choque terrível para todos nós.
Nada disto teria acontecido se o dono dele o tivesse vacinado.
Possivelmente haverá outras historias com finais felizes.
Mas aproveito para fazer um apelo. Vacinem os vossos cães, logo a partir dos 45 dias e repitam os reforços. Só a vacinação os poderá proteger.

Boa sorte para o caozinho do seu amigo, e vá dando noticias.
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça nov 18, 2003 3:55 pm

Há uma história destas com final feliz: o Tião, o cãozinho do Tchinho, acho que ele contou num outro tópico que o seu cão teve esgana em bebe e as secuelas foram só uma fragilidade dos dentes, o coisa semelhante.
Acho que foi no tópico chamado "higiene dental" o coisa assim, pode buscar no index do forum, não é um tópico antigo.
Boa sorte para o seu amigo, é uma tristeza quando acontecen estas coisas :(

Alicia
aligra
Membro Veterano
Registado: sexta out 24, 2003 5:01 pm

terça nov 18, 2003 4:03 pm

Desculpe, Kool, não é nesse tópico da higiene dos dentes, é neste:
http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... =&start=15
É um tópico chamado "Sera um cão hiper-activo?" que iniciou o mesmo Tchinho e numa das mensagems fala da esgana que apanhou o Tião quando era bebe.
Boa sorte

Alicia
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça nov 18, 2003 5:20 pm

Olá

Pode obter mais informação sobre a esgana aqui:
http://whippetp.no.sapo.pt/esgana.htm
.
<p>&nbsp;</p>