Madeira - SPA - Plano regional de esterelização
Moderador: mcerqueira
-
sofiaabreulopes
- Membro Veterano
- Mensagens: 11414
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
Notícia Fresquinha:
Madeira
Sociedade Protetora dos Animais avança com plano regional de esterilização
2010-09-16, 10h58
Funchal, 16 set (Lusa) -- A Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD) do Funchal quer avançar até novembro com um Plano Regional de Esterilização, disse à Lusa o seu presidente para "diminuir o flagelo do abandono".
Gonçalo Nuno dos Santos adiantou que já falou com o executivo regional para dar consistência financeira ao plano, no sentido de "envolver câmaras, juntas de freguesias e sociedade civil, para travar o número cada vez mais elevado de abandonos de animais".
A ideia é ter ao dispor da população operações a preços acessíveis, para diminuir "o flagelo do abandono que se tem verificado neste últimos anos" uma vez que uma "cirurgia custa em média para cima de cem euros", disse.
Segundo dados da associação, de janeiro de 2008 a julho de 2010 foram abandonados, na Madeira, 8443 animais.
Nas contas da SPAD, o mês de maior abandono registou a entrada de 372 animais sem dono, o que "equivale a 12 abandonos diários".
É no verão e no outono que se verifica "o maior número de abandonos de animais na Madeira", por oposição aos primeiros trimestres de cada ano.
"E, só no ano em curso, já foram abandonados 1924 animais, nas estatísticas referentes à primeira metade deste ano", exemplifica.
Gonçalo Nuno dos Santos acredita que a população canídea abandonada numa década, a confirmarem-se estas tendências, "poderá atingir os 35 mil indivíduos".
Para o presidente da SPAD, "pese embora as dificuldades" dos últimos tempos, os madeirenses "têm sabido responder aos vários apelos que lhes são dirigidos", recordando "a onda de solidariedade" existente, quando foi a evacuação do Canil Municipal do Vasco Gil, aquando dos incêndios que deflagraram na região.
JYCA
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Fonte: Agência LUSA
Madeira
Sociedade Protetora dos Animais avança com plano regional de esterilização
2010-09-16, 10h58
Funchal, 16 set (Lusa) -- A Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD) do Funchal quer avançar até novembro com um Plano Regional de Esterilização, disse à Lusa o seu presidente para "diminuir o flagelo do abandono".
Gonçalo Nuno dos Santos adiantou que já falou com o executivo regional para dar consistência financeira ao plano, no sentido de "envolver câmaras, juntas de freguesias e sociedade civil, para travar o número cada vez mais elevado de abandonos de animais".
A ideia é ter ao dispor da população operações a preços acessíveis, para diminuir "o flagelo do abandono que se tem verificado neste últimos anos" uma vez que uma "cirurgia custa em média para cima de cem euros", disse.
Segundo dados da associação, de janeiro de 2008 a julho de 2010 foram abandonados, na Madeira, 8443 animais.
Nas contas da SPAD, o mês de maior abandono registou a entrada de 372 animais sem dono, o que "equivale a 12 abandonos diários".
É no verão e no outono que se verifica "o maior número de abandonos de animais na Madeira", por oposição aos primeiros trimestres de cada ano.
"E, só no ano em curso, já foram abandonados 1924 animais, nas estatísticas referentes à primeira metade deste ano", exemplifica.
Gonçalo Nuno dos Santos acredita que a população canídea abandonada numa década, a confirmarem-se estas tendências, "poderá atingir os 35 mil indivíduos".
Para o presidente da SPAD, "pese embora as dificuldades" dos últimos tempos, os madeirenses "têm sabido responder aos vários apelos que lhes são dirigidos", recordando "a onda de solidariedade" existente, quando foi a evacuação do Canil Municipal do Vasco Gil, aquando dos incêndios que deflagraram na região.
JYCA
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Fonte: Agência LUSA
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
-
jofelix
- Membro Veterano
- Mensagens: 2300
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
- Localização: YODA, HOPI e KASHA
100 % de acordo.dinodane Escreveu:Excelente iniciativa.
É pena que não seja extensível ao " Contenante "
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
sofiaabreulopes
- Membro Veterano
- Mensagens: 11414
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
jofelix Escreveu:100 % de acordo.dinodane Escreveu:Excelente iniciativa.
É pena que não seja extensível ao " Contenante "
Um abraço
pois, coloquei aqui pois pode ser que alguém se inspire
mas quem pode e manda não anda por aqui
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Mensagens: 12907
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
A generalização desta iniciativa a todo o território nacional também depende de nós.
Faço parte de um movimento chamado Campanha de Esterilização de Animais Abandonados (http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/), e estamos a tentar, através de grupos de munícipes que se organizam a nível municipal, sensibilizar as autarquias e outras entidades para a necessidade da esterilização maciça de cães e gatos, nomeadamente de colónias de gatos, dos animais que são dados em adopção pelos canis e dos animais de pessoas carenciadas.
Neste momento estamos a dinamizar um abaixo-assinado, a subscrever por personalidades do meio cultural, político, artístico, desportivo, etc., em que pedimos ao ministro da Agricultura que lance, através da Direcção Geral de Veterinária, uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos.
Por isso, se conhecerem figuras públicas, por favor reencaminhem-lhes este documento:
http://campanha-esterilizacao.com/docum ... es.doc.doc
Entre os primeiros subscritores estão a Rosa Mota, o general Loureiro dos Santos, o João Baião e os escritores José Luís Peixoto e Fernando Dacosta.
Vejam este tópico sobre a nossa campanha e este abaixo-assinado nos Pedidos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74331
Escusado será dizer como seria importante que reuníssemos um grande número de assinaturas representativas.
Faço parte de um movimento chamado Campanha de Esterilização de Animais Abandonados (http://campanhaesterilizacaoanimal.wordpress.com/), e estamos a tentar, através de grupos de munícipes que se organizam a nível municipal, sensibilizar as autarquias e outras entidades para a necessidade da esterilização maciça de cães e gatos, nomeadamente de colónias de gatos, dos animais que são dados em adopção pelos canis e dos animais de pessoas carenciadas.
Neste momento estamos a dinamizar um abaixo-assinado, a subscrever por personalidades do meio cultural, político, artístico, desportivo, etc., em que pedimos ao ministro da Agricultura que lance, através da Direcção Geral de Veterinária, uma campanha nacional de esterilização de cães e gatos.
Por isso, se conhecerem figuras públicas, por favor reencaminhem-lhes este documento:
http://campanha-esterilizacao.com/docum ... es.doc.doc
Entre os primeiros subscritores estão a Rosa Mota, o general Loureiro dos Santos, o João Baião e os escritores José Luís Peixoto e Fernando Dacosta.
Vejam este tópico sobre a nossa campanha e este abaixo-assinado nos Pedidos:
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=74331
Escusado será dizer como seria importante que reuníssemos um grande número de assinaturas representativas.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
sofiaabreulopes
- Membro Veterano
- Mensagens: 11414
- Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
- Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*
Acabei de reencaminhar para algumas pessoas conhecidas e que sei adorarem animais - elas pp também os acolhem sempre que podem e neles "tropeçam" 
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, “Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There’s not one name left for me.”</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">“I’ve left you ’til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I’ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!”</p>
<p> </p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>
</p>
<p> </p>
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Mensagens: 12907
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Obrigada, Sofia. 
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
jofelix
- Membro Veterano
- Mensagens: 2300
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
- Localização: YODA, HOPI e KASHA
Olá,
Bom, se dizem que uma centena de figuras públicas, faz mais que milhares de outros subscritores ... vou ficar à espera
Bom, se dizem que uma centena de figuras públicas, faz mais que milhares de outros subscritores ... vou ficar à espera
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Mensagens: 12907
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Não dizemos, esperamos. E há que tentar todas as vias. É por uma boa causa.
E não fique à espera, Jofelix. Se conhece alguma figura pública (ou alguém que conheça), reencaminhe o pedido de subscrição do abaixo-assinado.
E não fique à espera, Jofelix. Se conhece alguma figura pública (ou alguém que conheça), reencaminhe o pedido de subscrição do abaixo-assinado.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
cbfernandes
- Membro
- Mensagens: 135
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
sofiaabreulopes Escreveu:Notícia Fresquinha:
Madeira
Sociedade Protetora dos Animais avança com plano regional de esterilização
2010-09-16, 10h58
Funchal, 16 set (Lusa) -- A Sociedade Protetora dos Animais Domésticos (SPAD) do Funchal quer avançar até novembro com um Plano Regional de Esterilização, disse à Lusa o seu presidente para "diminuir o flagelo do abandono".
Gonçalo Nuno dos Santos adiantou que já falou com o executivo regional para dar consistência financeira ao plano, no sentido de "envolver câmaras, juntas de freguesias e sociedade civil, para travar o número cada vez mais elevado de abandonos de animais".
A ideia é ter ao dispor da população operações a preços acessíveis, para diminuir "o flagelo do abandono que se tem verificado neste últimos anos" uma vez que uma "cirurgia custa em média para cima de cem euros", disse.
Segundo dados da associação, de janeiro de 2008 a julho de 2010 foram abandonados, na Madeira, 8443 animais.
Nas contas da SPAD, o mês de maior abandono registou a entrada de 372 animais sem dono, o que "equivale a 12 abandonos diários".
É no verão e no outono que se verifica "o maior número de abandonos de animais na Madeira", por oposição aos primeiros trimestres de cada ano.
"E, só no ano em curso, já foram abandonados 1924 animais, nas estatísticas referentes à primeira metade deste ano", exemplifica.
Gonçalo Nuno dos Santos acredita que a população canídea abandonada numa década, a confirmarem-se estas tendências, "poderá atingir os 35 mil indivíduos".
Para o presidente da SPAD, "pese embora as dificuldades" dos últimos tempos, os madeirenses "têm sabido responder aos vários apelos que lhes são dirigidos", recordando "a onda de solidariedade" existente, quando foi a evacuação do Canil Municipal do Vasco Gil, aquando dos incêndios que deflagraram na região.
JYCA
*** Este texto foi escrito ao abrigo do novo Acordo Ortográfico ***
Fonte: Agência LUSA
Pois, eu sou daquelas pessoas que só vendo para crer.
Custa-me a acreditar que as autoridades governamentais cá da ilha se vão preocupar seriamente com este grande problema dos abandonos que temos cá. E apoiar financeiramente este plano, é outra história.
Já fazem vista grossa à muitos anos.
Na minha opinião a própria SPAD não funciona muito bem a nível de protecção dos animais.
Ainda a semana passada estive lá, sem saber, já perto do horário de encerramento, com um gatinho que havia sido encontrado dentro de uma mota. Estava cheio de óleo nos olhos e no focinho e não mexia muito bem as patas traseiras. Para meu espanto recusaram-se a me atender. Só depois de muita insistência é que lá levaram o gato à vet só para ver.
Acabei por ficar com o gatinho, claro!!
Se este plano for para a frente é muito bom. Mas primeiro o ideal era mudar a mentalidade do povo acerca dos animais, é porque as estatísticas que a SPAD apresenta de quase 2.000 animais abandonados desde o início do ano, não são reais. Esses devem ser os animais que deram por lá entrada.
Basta dar uma volta pelo Funchal e arredores para ver o flagelo que por cá existe. São cães abandonados por tudo quanto é sítio.
Até os próprios turistas se queixam nos hotéis e às autoridades, o que é vergonhoso!!!
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
-
jofelix
- Membro Veterano
- Mensagens: 2300
- Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am
- Localização: YODA, HOPI e KASHA
Olá,cbfernandes Escreveu: ...
Até os próprios turistas se queixam nos hotéis e às autoridades, o que é vergonhoso!!!
Talvez, repito, talvez a campanha vá para a frente, exactamente para não criar má imagem junto dos turistas.
E estou convencido que se essas queixas chegarem aos ouvidos do Alberto João ele põem a campanha em marcha e alguém há-de pagar.
Ele pode ter, e tem certamente, muitos defeitos mas quando mete as mãos nalguma coisa ... saiam da frente
É preciso um Alberto João para o Continente, ou então o ... Pinto da Costa, que adora animais )
Um abraço
« Se ouvir, esqueço, mas se vir, nunca mais esqueço » (Confúcio) http://www.youtube.com/watch?v=8n2WKBoA9gY&aia=true
-
Tassebem
- Membro Veterano
- Mensagens: 12907
- Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
- Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca
Obrigada, enolamai.
Sem dúvida: já se viu que o abate, para além de desumano, não dá resposta ao problema. É preciso atacá-lo na fonte, no enorme excesso de população.
Cbfernandes, claro que o ideal seria a mudança de mentalidades, e lá chegaremos. Mas também para isso e para que se faça esterilização maciça, como é preciso, é crucial haver, para já, vontade política. E é essa que está a faltar, e é isso que se está a tentar mudar.
Sem dúvida: já se viu que o abate, para além de desumano, não dá resposta ao problema. É preciso atacá-lo na fonte, no enorme excesso de população.
Cbfernandes, claro que o ideal seria a mudança de mentalidades, e lá chegaremos. Mas também para isso e para que se faça esterilização maciça, como é preciso, é crucial haver, para já, vontade política. E é essa que está a faltar, e é isso que se está a tentar mudar.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
-
cbfernandes
- Membro
- Mensagens: 135
- Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
- Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys
Jofelix, o Tio Alberto neste momento tem muita coisa entre mãos, é que este ano as coisas estiveram muito complicadas por cá. Foi o 20 de Fevereiro, os fogos florestais, as pazes com o Sócrates...jofelix Escreveu:Olá,cbfernandes Escreveu: ...
Até os próprios turistas se queixam nos hotéis e às autoridades, o que é vergonhoso!!!
Talvez, repito, talvez a campanha vá para a frente, exactamente para não criar má imagem junto dos turistas.
E estou convencido que se essas queixas chegarem aos ouvidos do Alberto João ele põem a campanha em marcha e alguém há-de pagar.
Ele pode ter, e tem certamente, muitos defeitos mas quando mete as mãos nalguma coisa ... saiam da frente![]()
É preciso um Alberto João para o Continente, ou então o ... Pinto da Costa, que adora animais )![]()
Um abraço
Não sei se o argumento dos turistas servirá para muita coisa.
Existe à uns anos uma colónia de gatos, numa promenade muito conhecida aqui na Madeira, que fica mesmo à frente de alguns hóteis de 4 e 5 estrelas. É um lugar onde muitos turistas passeiam.
Os gatos por lá deambulam, dia e noite. É ver os pequenitos sem os olhinhos, por causa da coriza.
Sei de alguns casos em que são os próprios turistas a alertar as autoridades para os maus-tratos e acabam por adoptar e levar para o seu país de origem os animais.
Tassebem, quando falo em mudança de mentalidades, refiro-me não aos caso de abandono mas ao próprio acto de levar o animal para ser esterilizado/castrado.
Porque até podem fazer uma campanha em massa de esterilizações, mas se ninguém levar os animais, de nada servirá.
E ainda existem muitas pessoas por quem não passa pela cabeça fazer isso ao seu animal.
Mas espero mesmo bem que esta campanha se realize. Tenho uma gata vadia a quem dou de comer, que gostava muito de poder esterilizar. Mas os 125 euros que pedem na SPAD são incomportáveis, para quem tem dois animais seus, que têm do bom e do melhor
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Pois, a SPAD é um caso um tanto ou quanto "especial". Quando aconteceu o temporal em Fevereiro, o seu presidente manifestou-se a favor do abate de cabras na serra, cabras essas que foram soltas pelos proprietários afectados, para que não morressem à fome, pois os donos não podiam mantê-las nos recintos por questões de segurança, além de que outras fugiram por destruição dos mesmos. Se eu vivesse naquelas zonas, era chumbo nas patas dos guardas florestais que andavam de arma em punho a abater toda a cabra que lhes aparecia à frente, e ainda guardava uns cartuchos para o presidente da SPAD, que se manifestou a favor disso, e do director das florestas, um suposto eng. Rocha da Silva, que ordenou o abate. É uma chatice chegar à SPAD e entregar um cão abandonado ou um gato, desatam logo a procurar motivos de saúde para "adormecê-los", apesar desta instituição ter um corpo clínico bem competente. Ali nas cúpulas da direcção é mais jogo político do que preocupação com os animais. Por isso surgiu entre nós a PATA, uma espécie de dissidentes da SPAD, mas aqueles que se preocupam somente com os animais. Contudo estes têm as mãos atadas, pois a falta de verbas impede-os de ir mais além. Curioso que quando a PATA faz uma campanha de adopção, vejo pouca gente aderir, quando é a SPAD costuma ter mais sucesso, embora fazendo comparação com o nº de animais "adormecidos", nem há comparação, a PATA mantém-nos acordados. Vamos a ver no que isto dá, se formos a ver, os incêndios de 13 de Agosto até vieram ajudar a SPAD, dado que com a ameaça a pairar sobre o canil municipal, houve uma anormal vaga de adopções que ajudou muito o panorama, de cento e tal cães lá alojados, muitos foram adoptados e têm agora um novo lar.