Criadores de Diamantes Mandarim ; Pirquitos e Canários !!!

Fórum para trocar ideias sobre os nossos amigos com penas.
Responder
bagulho
Membro
Registado: quarta set 10, 2003 4:51 pm

terça nov 18, 2003 3:05 pm

Boa tarde a todos :!: :!: :!:

Começei a fazer criação destes 3 tipos de aves e gostava que criadores que vissem este tópico me pudessem dar algumas dicas e tb os seus mail´s para sempre que precisa-se de exlarecer alguma duvida vos mandar um mail :!: :!: :!:

Fico á espera da vossa coloburação para ver se tenho sorte com estas criações :D :D :D
bagulho
Membro

terça nov 18, 2003 4:14 pm

Será que custa assim tano deixar uma dica sobre essas especies no meu tópico :?: :?: :?:
É que eu tou a começar a minha criação e gostava de a começar da melhor maneira.
Peço a que for a este tópico ( criador ou apenas vesitantes ) que me deixem o que soberem neste tópico .
bitex
Membro
Registado: quarta abr 16, 2003 5:12 pm
Localização: uma cadela bichon maltês um rafeiro galinhas 3 canários 1 periquito 5 mandarins

terça nov 18, 2003 4:45 pm

eu só sei quanto a periquitos e já te deves ter aprecebido é o lamarosa o site é http://periquitos.pt.vu
Piscas
Membro
Registado: quinta dez 26, 2002 12:26 pm
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

terça nov 18, 2003 4:54 pm

caro amigo:

À semelhança do que acontece consigo, também tenho como hobbie a criação de mandarins, canários e periquitos, para além de outras espécies como bengalins, degolados, dominós, capuchinhos de cabeça branca e, mais recentemente, bicos de chumbo. No entanto, a minha maior experiência é com os mandarins tendo tirado, até ao momento, exactamente 97 crias.
Quanto às dicas que pede, é sempre preferível ser você a levantar questões, pois as respostas poderão ser direccionadas para os seus problemas e para as suas dúvidas. E o melhor espaço para o fazer é mesmo o Fórum, onde todos poderão ajudá-los.
Poderá ter a certeza que, sempre que as suas questões tenham a ver com mandarins, eu próprio terei o maior prazer em tentar ajudá-lo. Poderá não ser com a brevidade que deseja, mas verá que não fica sem resposta.
Quanto à informação sobre estas aves, poderá encontrar um rol bastante completo na net, bastando para tal fazer uma pesquisa, ou poderá adquirir alguns bons livros, como a Enciclopédia das Aves de Gaiola, de E.Verhoef Verhallen, distribuida em Portugal pela Livros&Livros (passo a publicidade).
Aproveito para lhe deixar um endereço onde poderá encontrar muita informação útil, sobretudo acerca de mandarins.

http://avilandia.planetaclix.pt

Cumprimentos
Piscas ;) ;) ;)
bagulho
Membro

terça nov 18, 2003 8:05 pm

Boa Noite Piscas

Eu queria-te perguntar se os Diamantes Mandarim fazem criação melhor num viveiro junto com outros Diamantes Mandarim e com canários ou em gaiolas pequenas ( daquelas tem tem uma divisória ao como para os canários ) :?: :?: :?:

Um Abraço
Fábio Bagulho
Norwich
Membro
Registado: quarta mar 05, 2003 8:07 pm
Localização: canários; um dalmata; um gato; 2 tartarugas de faces rosadas ; 3 perikitos; e a minha irmã ;P

terça nov 18, 2003 8:34 pm

Um pequeno aparte:
antes de se começar a fazer uma criaçao deve-se fazer uma pesquisa sobre os animais, as condiçoes que precisam, o ambiemte, etc..
Nao compre animais sem ter feito isso 1º
fike[[]
Piscas
Membro
Localização: 2 cães, 4 gatos, aves (mandarins, bengalins, capuchinhos, canários, periquitos, degolados e dominós)

quinta nov 20, 2003 3:53 pm

Caro Bagulho:
Peço desculpa por não ter respondido antes à sua questão, mas a verdade é que só agora tive tempo para o fazer.
Os mandarins são aves extremamente adaptáveis e não necessitam de muito espaço para criarem. Por isso, podem criar tanto num viveiro como numa gaiola de criação, em iguais condições de sucesso. Note que caso queira reproduzi-los num viveiro, em condições de colónia, necessitará colocar mais ninhos do que casais em criação, por forma a dar-lhes hipótese de escolha. Ao mesmo tempo esta será também uma forma de ter criações bem sucedidas, já que os mandarins são aves que tendem a monopolizar os ninhos e são territoriais, o que pode originar algumas pequenas lutas entre os machos.
No que toca a fazer criação no mesmo viveiro de mandarins e canários, não o aconselho. Isto porque os canários são aves que precisam de sossego para criarem e numa situação destas iriam ser facilmente perturbados pelos mandarins, que poderiam, inclusive, invadir os ninhos dos canários. Fora da época de reprodução são duas aves que convivem sem problemas, desde que disponha de um viveiro espaçoso.
O meu conselho, quanto à criação dos mandarins, seria criá-los em gaiolas de criação (as tais que refere como sendo para canários), isto por várias razões: Será mais fácil isolar em cada gaiola os casais que quer reproduzir e, com isto, garantir crias de melhor linhagem e saúde; tornam-se mais fáceis as inspecções ao ninho e a anilhagem das crias; permite controlar o número de posturas (e criações) de cada casal. Isto porque os mandarins são aves que criam todo o ano, mas devem ter um período de repouso. Caso lhe seja permitido, têm posturas sucessivas (muitas vezes começam uma nova postura logo que as anteriores crias abandonam o ninho), o que se torna demasiado desgastante para as fêmeas e acaba por ter implicações na qualidade das crias (tamanho, saúde, características genéticas, etc). Numa gaiola de criação pode interromper as posturas retirando o ninho, o que costuma ser suficiente para levar as fêmeas a não por ovos. Já num viveiro essa situação torna-se mais difícil, já que, mesmo retirando os ninhos os mandarins acabam sempre por encontrar um local para porem os ovos (comedouros, entre a vegetação, num canto do solo, etc).
Quanto ao ninho, uma questão que colocou noutro tópico, os mandarins preferem ninhos fechados, tipo caixa de madeira ou cesto de vime em forma de pêra, mas também criam em ninhos em forma de taça. Pessoalmente uso ninhos em forma de pêra, por achar que se adaptam melhor a este tipo de aves. Nunca foram rejeitados e tenho tido criações com sucesso. O material que lhe forneço para o recheio do ninho é sisal (que corto em pequenos pedaços, pelo de cabra, pequenos pedaços de papel e erva seca).

Espero ter ajudado
Cumprimentos
Piscas ;) ;) ;)
bagulho
Membro

quinta nov 20, 2003 8:08 pm

Boa Noite Piscas :!: :!: :!:

Queria-lhe agradeçer pela ajuda ke me tem dado e tb perguntar se ter bengalins junto com mandarins em criação faz mal é ke deram-me um casal de bengalins e so os posso ter junto com os mandarins pk nao tenho mais espaço para os ter
Piscas
Membro

sexta nov 21, 2003 2:11 pm

Caro bagulho:

Ter bengalins junto com mandarins não costuma ser problema. São duas espécies de aves que convivem perfeitamente, até porque têm hábitos muito semelhantes. No seu caso, e uma vez que tem os mandarins em criação, sugeria que proporcionasse ao bengalins condições para também criarem. Isto porque os bengalins são "loucos" por ovos e têm uma propensão muito grande para a criação (daí serem usados como amas de muitas espécies mais "difíceis", como os Diamantes de Gould, chocando os ovos destes e alimentando as crias como se fossem suas). O que poderá acontecer é os bengalins invadirem o ninho dos mandarins e quererem ser eles a chocar os ovos (acredite que o fariam ser qualquer problema).
O facto de ter estas duas espécies juntas, e só uma delas em criação, tem também a ver com o espaço que tem disponível. Se se tratar de um viveiro ou gaiola ampla e espaçosa, não vejo qualquer problema. Caso se trate de uma gaiola pequena, então o melhor será não juntar as espécies e deixar que os mandarins tenham o sossego suficiente para criarem as suas crias.

Espero ter ajudado
Cumprimentos
Piscas ;) ;) ;)
Responder

Voltar para “Aves”