CÃES ASSASSINOS...OUTRA VEZ?!?!?!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda nov 17, 2003 8:05 pm

Mas que inferno o nosso! :evil: :evil: Nosso, leia-se donos de cães assassinos...

Desculpem este meu desabafo sobre um assunto que está sobejamente debatido e discutido, mas as coisas parece que quanto mais se fala pior é... :(

Na sexta feira passada, no programa "Vidas Reais" na TVI, programa esse que comecei a ver porque falavam no abate de 2 cães "perigosos"... adivinhem... 2 Dobermanns... O caso em si não interessa para aqui, apesar dos 2 cães terem sido abatidos a tiro por engano :evil: , o que me chateou foi o comentário do apresentador mais ou menos a meio do programa, que foi qualquer coisa parecida com isto: normal que numa história em que entrem 2 dobermanns alguém saia mordido, o que não é normal é que seja a dona a morder!" Isto é, o comentário até teve piada, mas o princípio em que ele se baseia é que é, e desculpem a expressão, NOJENTO... :o :o :evil:

Com comentários deste género, num programa com a audiência que aquele tem, é normal que eu vá a passear na rua e continue sempre a ouvir aquelas boquinhas que nós, os donos dos cães "perigosos", ouvimos constantemente...

ASSIM NÃO DÁ!!! :x

Deste modo é impossível melhorar a imagem dos nossos bichanos, para as pessoas em geral, vale mais um comentário ouvido na televisão do que o de alguém que convive com estes animais no dia-a-dia. :?

Mas não é só, hoje deu um programa no canal Odisseia sobre "Man Eaters", e mais uma vez adivinhem lá quem é que foi um dos "convidados"... pitbulls e rottweilers... a atacarem uma criança sem razão aparente, só porque se soltaram, isto, claro, relatado no documentário. Como se não bastasse, fizeram uma simulação desses cães a morderem o miúdo todo para que as pessoas vissem bem a violencia do ataque. :evil:

Realmente eu continuo a achar que ASSIM NÃO DÁ!

Um abraço a todos que eu agora tenho de ir ser mordida pelo meu cão, não posso desonrar a raça! :o :o :o :roll: :roll:
Que inferno :(

A sério, isto é um assunto muito grave e eu não vejo grandes saídas, pelo menos enquanto a televisão não mudar...

Beijocas a todos
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

segunda nov 17, 2003 9:18 pm

não me leve a mal...mas a sua reacção também não e a melhor. ficar revoltado com as pessoas que acham esses caes perigosos não e soluçao...até porque não podemos dizer que caes da raça doberman, rottweiller e outras raças do genero não são perigosos...eles tem sim tendencia a se-lo...resta a pessoas como voce, que querem correr o risco de os ter, tentar educa-los o melhor possivel com vista a diminuir os comportamentos agressivos.

tenho um familiar que tem um rottweiller e, sinceramente, não e um animal do qual me aproximo mas, a unica coisa que lhe disse foi para o tratar bem e, já que é considerado perigoso, fazer um seguro.

não podemos revoltar-nos contra as pessoas que tem medos de certos bichos,, temos sim de lhes mostrar que não é bem assim. o seu comentario mostra a sua impaciencia com os humanos...e se voce não consegue lidar com pessoas da mesma raça que voce...como poderá lidar com os caes?!

mais uma vez lhe digo...não tenho nada contra essas raças...logo que os donos consigam educa-los e ajuda-los na sua relação com os humanos. porque ter um cão destes não é apenas querer que as pessoas gostem dele e não fazer o minimo esforço para que tal aconteça.

se tentar compreender o medo das pessoas talvez consiga transmitir-lhes o lado positivo dos animais que aqui defende.

obrigada
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

segunda nov 17, 2003 9:54 pm

Aleacim Escreveu: até porque não podemos dizer que caes da raça doberman, rottweiller e outras raças do genero não são perigosos...eles tem sim tendencia a se-lo...resta a pessoas como voce, que querem correr o risco de os ter, tentar educa-los o melhor possivel com vista a diminuir os comportamentos agressivos.
Boas
Creio que esta sua intervenção não foi muito feliz. Está a dizer-me que raças como os Rotts e os Dobermans têm tendência a ser perigosos? Compreendo que me diga que são cães que têm um feitio mais dominante, mas daí a serem perigosos... eles são simplesmente o reflexo do dono e só se tornam perigosos se os donos o permitirem. Risco de ter um cão destes? :roll: 'Tentar educá-los o melhor possível com vista a diminuir os comportamentos agressivos'? Desculpe, mas caso eles sejam educados, não se pode falar de comportamentos agressivos... nós não educamos para que sejam menos agressivos, mas sim para não o serem de todo. O único problema é que cães como os rotts fazem muito mais estragos se atacarem do que, por exemplo, um caniche anão, que normalmente morde muito mais vezes que os outros... e por causa disto são notícia, logo, as pessoas têm uma percepção bastante distorcida do que é um rott, ou qualquer outro cão denominado 'potencialmente perigoso'... enfim, cá estamos nós, mais uma vez, a discutir a mesma coisa. Gira o disco e toca o mesmo... ;)
Aleacim, não foi um ataque pessoal, simplesmente me aproveitei das suas palavras para dizer algumas coisas a ninguém em especial
Pajo
Membro
Registado: terça jan 15, 2002 2:10 pm

terça nov 18, 2003 9:59 am

Aleacim:

Quando falamos de algo temos que saber o que estamos a falar. A sra ou sr nunca ouviu falar em animais perigosos, o que se houve falar é em animais potencialmente perigosos, que é completamente diferente. desculpem a comparação mas com a humanidade é a mesma coisa, quem sabe artes marciais, pode ser considerado um potencial perigoso, ou quem teve uma educação de ghetos pode ser um potencial.

Pode dizer-me o seguinte, como tenho um rottweiler estou a puxar a brasa...Pois não estou, lido com cães a algum tempo fiz muitas asneiras e aprendi muito.

So mais uma coisa, Nos ultimos 3 anos foram registados 9000 rotts , imagine-se os que não foram, ó obvio que numm universo tão grande a probabilidade de ocorrerem acidentes aumenta.

Continuo a dizer qualquer cão com mais de 20 kg é um potencial perigoso, independentemente da raça.
nokio
Membro Veterano
Registado: segunda mar 04, 2002 3:26 pm
Contacto:

terça nov 18, 2003 2:35 pm

Aleacim escreveu
não me leve a mal...mas a sua reacção também não e a melhor. ficar revoltado com as pessoas que acham esses caes perigosos não e soluçao...até porque não podemos dizer que caes da raça doberman, rottweiller e outras raças do genero não são perigosos...eles tem sim tendencia a se-lo...resta a pessoas como voce, que querem correr o risco de os ter, tentar educa-los o melhor possivel com vista a diminuir os comportamentos agressivos.
Olá Aleacim ,

Não quero parecer indelicado, mas acho que esta resposta é típica daqueles que assistem e são "educados" por esses mesmos programas de tv de que fala a Texuga!!! Para já, não tem cães dessas raças, e o pouco contacto que tem é por conhecidos... (é o que me parece), tal como quase todas as histórias que se ouvem por aí, que foi este conhecido que contou a aquele conhecido que por sua vez nos contou!

Quer dizer são todos conhecidos! Mas conhecer e aprofundar os comportamentos de determinada raça... isso é coisa que muito poucos "conhecidos" fazem, limitando-se a contar histórias a conhecidos!

Acho também interessante o modo como quase catalóga a texuga pela sua revolta ao ver estes programas! Então e não é legítimo!?? Tendo em conta que ela tem um cão que pessoas como voçê acusam de perigosos quando são verdadeiros doces e muito mais tolerantes que muitos cães.

Esta crítica não é pessoal, mas sim generalizada a pessoas como a Aleacim, que apesar de não serem contra estas raças, continuam a ter um medo enraizado e muitas vezes irracional de certas raças.

Nokio.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 18, 2003 3:09 pm

nokio Escreveu:
Não quero parecer indelicado, mas acho que esta resposta é típica daqueles que assistem e são "educados" por esses mesmos programas de tv de que fala a Texuga!!! Para já, não tem cães dessas raças, e o pouco contacto que tem é por conhecidos... (é o que me parece), tal como quase todas as histórias que se ouvem por aí, que foi este conhecido que contou a aquele conhecido que por sua vez nos contou!

Acho também interessante o modo como quase catalóga a texuga pela sua revolta ao ver estes programas! Então e não é legítimo!?? Tendo em conta que ela tem um cão que pessoas como voçê acusam de perigosos quando são verdadeiros doces e muito mais tolerantes que muitos cães.
É isso mesmo Nokio, vejo que também deve passar pelo mesmo que eu, já tive oportunidade de ver o seu magnífico dobermann, que desde já lhe dou os parabéns por possuir tão belo exemplar desta raça. Talvez por isso seja mais fácil para alguém que possua um ou mais cães destas raças, compreender aquilo que eu quero dizer quando demonstro o meu descontentamento em relação a estes tipos de comentários em programas de tv de grandes audiências.
E repito: ASSIM NÃO DÁ!!!
Abraços a todos
Texuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
sea
Membro Veterano
Registado: domingo jun 22, 2003 8:20 pm

terça nov 18, 2003 3:17 pm

Sinceramente... e dizemos nós mal dos telejornais. Quando são os proprios membros de um site de animais que diz que as raças têm tendência para serem perigosas!!!
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 18, 2003 3:18 pm

...até porque não podemos dizer que caes da raça doberman, rottweiller e outras raças do genero não são perigosos...eles tem sim tendencia a se-lo...resta a pessoas como voce, que querem correr o risco de os ter, tentar educa-los o melhor possivel com vista a diminuir os comportamentos agressivos
Olá,
Eu queria só perguntar com base em quê é que você faz uma afirmação destas?!!! Se a Federação Veterinária Europeia (FVE), que engloba as maiores autoridades veterinárias da maioria dos países da Europa, afirma que não se pode dizer que a raça seja determinante para definir um cão como "perigoso" ou "não perigoso", qual é a base científica (ou mesmo empírica) que lhe serviu de suporte a esta afirmação?!
Concerteza que o que eu vou dizer lhe vai parecer absurdo, mas dizer que um Rottweiler tem tendências inatas para a agressividade é tão verdade como dizer que um negro tem tendência inata para roubar!!!
É a sociabilização e a educação que torna um cão mais ou menos agressivo, e não a raça a que pertence.
É certo que existem cães perigosos, e isto tanto na raça Rottweiler e Dobermann como noutras, mas não foi concerteza a raça que os fez assim!! As causas são variadas, e vão desde o treino mal direccionado ou mal feito por pessoas mal intecionadas ou mal informadas, a problemas genéticos derivados de maus cruzamentos e má selecção de exemplares. Mas isto faz com que cães perigosos surjam em muitas raças, incluindo aquelas que muitas vezes são tidas como não fazendo mal a ninguém.
Certo que se tivermos um Yorkshire agressivo e perigosos não é o mesmo do que se tivermos um Dobermann nas mesmas condições, mas isso é derivado ao tamanho e à força, e não à raça. Mesmo assim, será que se pode usar o tamanho como regra para defenir a perigosidade ( ou Potemcial perigosidade)? Também aqui ficamos com problemas! Pessoalmente prefiro um Rottweiler de 58 Kilos bem educado e sociabilizado do que um Labrador de 25 Kilos completamente deseducado e desobediente!! Na minha prespectiva, nestas circunstâncias, o Labrador será potencialmente mais perigosos que o Rottweiler....sem dúvidas!
Como determinar então a potencial perigosidade? Bem...como é que isto se faz com as pessoas? Que necessidade sentimos, e como é feita a distinção das potencialmente perigosas das outras em termos de legialação? Resposta: NÂO SE FAZ, porque TODOS SÂO IGUAIS! O que se faz é uma serie de leis de convivência em sociedade que são IGUAIS para TODOS e que TODOS devem respeitar. Independentemente de serem de raça negra, ranca, amarela ou vermelha, independentemente de pesarem 50 Kilos ou 120Kilos, independentemente de serem federados em karatê ou serem pacifistas!!! Quem não respeita as regras, é penalizado em conformidade!

Abraços
Paulo C.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça nov 18, 2003 4:08 pm

Aleacim Escreveu: tenho um familiar que tem um rottweiller e, sinceramente, não e um animal do qual me aproximo mas, a unica coisa que lhe disse foi para o tratar bem e, já que é considerado perigoso, fazer um seguro.
Olá

E especialmente se for com o gato ao colo.
Um abra&ccedil;o
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

terça nov 18, 2003 4:23 pm

Ora aí está,

Pior que um Rott ou Dobermann ou Fila ou ..... é o nosso pequeno gato doméstico, e ainda pior é o meu Guga, cão SRD, 5 Kg. de peso, lindo de morrer mas ái de quem lhe tocar. Recebe as festas e quando a pessoa se vira para se ir embora morde-lhe as pernas.

Outra do meu cão "potencialmente perigoso". O Kiff (Boxer) foi atacado por uma cadela Pitt Bull. Coseguiu esquivar-se ao ataque mas o Guga ficou pendurado no pescoço do Pitt que felizmente se limitou a ignorá-lo.

E agora? Quem comenta o meu cão não potencialmente mas realmente perigoso?
linda76
Membro Veterano
Registado: quarta fev 27, 2002 4:47 pm
Contacto:

terça nov 18, 2003 4:55 pm

Bem, eu nem sei muito bem o que dizer, mas confesso que começo a ficar desmoralizada....

E como dona de uma rott, confesso que há reações que não se entendem... sobretudo porque eu tb tenho medo de certos cães (estigmas, etc...), mas não faço alarido. Se acho que um cão qq não é de confiança, mudo de passeio e pronto. Não faço alarido... não berro aos sete ventos que tá ali um cão de raça X ou Y como se o proprio Demo em pessoa andasse por ali....

Eu gostava de facto, que as pessoas que têm os seus luluzinhos, se sentissem descriminadas por simplesmente ter um cão e queria ver se elas gostavam.

De qq modo, para rematar, não me parece um problema do povo português. Somo acanhados, mal informados, etc, mas neste aspecto, e pelo que se vê pela europa fora, acho que a mentalidade é bastante semelhante.
jujubele
Membro Veterano
Registado: sexta out 31, 2003 12:59 pm
Rita (cadela) ,Mimosa (gata), Tobias (gato) 1 caturra

terça nov 18, 2003 5:06 pm

Cães assassinos ou donos idiotas e insensíveis ?

Eu tambem já tive um desses “caes assassinos”, um boxer.
Era “um perigo” quando ele saltava para cima de mim ou dos meus filhos e nos lambia “selvaticamente “ .
Era tão perigoso, tão perigoso que quando pus ao seu cuidado uma gatinha bebé, que estava abandonada ele em vez de a engolir, acolheu-a e tomou conta dela, lambia-a como se de um cachorro se tratasse.

Quando o meu boxer estava a comer e ela se aproximava para comer na tigela dele, o “Joy” esperava que ela se alimentasse e só depois ia comer. E mesmo próprio de um selvagem, não é?

O meu JOY era um doce, meigo muito querido e nunca me causou problemas. Era um animal extremamente equilibrado, seguro de si, e extremamente amigo das crianças, o que é próprio de cães de grande porte. Até no VET ele era um senhor. Mesmo quando teve que receber tratamentos dolorosos, ele manteve sempre a calma e o equilibrio, nunca mostrou os dentes.

Ate ao fim da sua curta vida (morreu o ano passado com 7 anos com câncer) foi sempre um amigo de toda a família.
Agora de uma coisa eu tenho a certeza, o meu cão deu “amor” a todos nós, porque foi isso que ele recebeu tambem.

E tenho a certeza que isso acontece com todos aqueles que tem Rottweillers, Dobermans ou outras raças “consideradas perigosas” e que amam os seus cães, eles são amigos carinhosos e nada desequilibrados ou selvagens.

Agora se alguns donos ( os chamados idiotas e insensíveis) e eu conheço alguns, os fecham nas varanda e não os deixam entrar dentro de casa, não os deixam conviver em familia, mantendo esses animais como prisioneiros, dia após dia, ano após ano , não se podem queixar se estes desenvolverem comportamentos desequilibrados e agressivos (qual de nós não ficaria desequilibrado e agressivo com um tratamento assim, durante toda a vida?) .

Mas isso acontece com todas as raças, até com os inofensivos caniches e yorkshires se tiverem tratamento semelhante, mas é claro que uma dentada de um desses cães não é noticia de jornal.....

Podem ter a certeza que não existem raças perigosas, mas sim donos perigosos, que pela maneira como tratam os seus animais, deviam ter apenas cães “a pilhas” e não de carne e osso.
Elsa
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça nov 18, 2003 7:06 pm

Eu acho que são as circunstâncias potencialmente perigosas que definem a perigosidade do cão.

Exemplos:

3 caniches toy e uma criança de 2 anos. A criança está sozinha com os cães, puxa o rabo a um, dá um pontapé no outro e este ao fim de algumas rosnadelas de aviso.. ferra-lhe uma mão e a criança cai no chão a espernear e a berrar. Os outros excitam-se e começam a atacar a criança. mordem-lhe o pescoço, a cara, o corpo...

1 yorkshire terrier que está muito bem sentado no sofá e uma criança pequena aproxima-se para lhe dar uma festa. O cão ferra-lhe uma dentada na cara.

Vários miudos, ao passar na rua, pôe em prática uma brincadeira de mau gosto quando passam em frente do portão de uma vivenda. Adoram atirar pedras a um labrador que ladra histérico aquela provocação. Todos os dias acontece o mesmo. Um dia, dá-se a coincidência do carro ter que sair e o portão é aberto. o cão está agora na rua e os miudos viram a esquina e entram na rua. O cão ataca-os. Um cai ao chão e é mordido no pescoço.

Bem.. podia estar aqui a contar histórias o resto do dia.. e com certeza não me faltava exemplos. Mas se em todos estes casos ocorrer uma morte ou uma mutilação grave... estes cães são considerados perigosos? Estas raças serão perigosas? ....

São "potencialmente perigosos" tal como qualquer cão que tenha dentes, apenas depende das circustâncias... um caniche faz tanto dano a uma criança como um Rottweiler a um adulto. Uma criança é menos que um adulto? Então porque é que o Rottweiler é menos que o caniche? Porque é que está na lista?

Tenho a certeza que estes casos sairiam no jornal ou na televisão mas nem se referiam as raças. Mas se fossem dobermanns ou Rottweilers.. era logo a primeira coisa a ser dita, e redita, pois o facto de serem daquelas raças é noticia suficiente e até se esqueceriam de referir em que circustâncias aconteceu o acidente.

É engraçado a hipocrisia dos jornalistas... no caso das pessoas, quando há crimes, ninguém faz referência ás raças...e porquê.. precisamente para não se criarem ondas de histerismo colectivo e estigamatização de TODAS as pessoas daquelas raças e instabilidade social. Então porque fazem o contrário com os cães? È irresponsável no minimo! As pessoas andam assustadas, alerta á minima noticia sobre essas feras, olham por detrás do ombro a toda a hora... e os jornalistas exploram esse medo e alimenta-no de propósito para venderem jornais ou terem audiências.

Isto só acabaria quando houvesse algum lobby poderoso de proprietários das raças dos cães visados... ;) Mas infelizmente nem o CPC nem os clubes das raças fazem nada para travar esta onda de ignorância e histerismo.

Se acontecer como aconteceu com o dobermann... este histerismo está cá para ficar...
Sir_Lancelot
Membro Júnior
Registado: quinta out 02, 2003 6:06 pm

terça nov 18, 2003 7:28 pm

Elsa Escreveu: Isto só acabaria quando houvesse algum lobby poderoso de proprietários das raças dos cães visados... ;) Mas infelizmente nem o CPC nem os clubes das raças fazem nada para travar esta onda de ignorância e histerismo.
Ou isso ou… um simples programa em qualquer canal nacional dedicado a animais domésticos; bastaria isso para desmistificar muitas ideias erradas.

Não me lembro que tenha já alguma vez existido algum... e actualmente, pelo que tenho visto, também não me parece que exista; talvez porque não dá audiências... Mas bastaria o CPC patrocinar esse programa e oferecê-lo a uma das TVs nacionais que tenho dúvidas que não aceitassem.

Muitas vezes o ataque frontal não é a melhor táctica, sendo que o melhor é lutar com as mesmas armas do “inimigo”.
alexandrasantos
Membro Júnior
Registado: domingo nov 02, 2003 8:06 pm

terça nov 18, 2003 8:35 pm

Sim, concordo plenamente que há uma grande diferença entre " perigoso " e " potencialmente perigoso ". As raças de guarda, incluindo os Rotties e Dobies como carinhosamente gosto de os chamar, foram genèticamente seleccionadas para guardar. Por isso é perfeitamente natural que a sua carga genética POSSA contribuir para ATITUDES agressivas mais frequentes do que raças que foram genèticamente seleccionadas para o pastoreio, por exemplo. Uma atitude agressiva não é de maneira nenhuma sinónimo de cão agressivo.
É óbvio que, pela força que têm, uma dentada dum Rottie ou Dobie faz muito mais estragos que uma dentada de um Caniche ou Cocker. No entanto, o Cocker é uma das raças propensas a sofrer de agressividade idiopática e um dos sintomas mais comuns desta patologia são ataques inesperados tanto a pessoas como a outros animais.
Para além do treino e socialização que já foram mencionados por outros membros, também há donos que antes de adquirirem um cão não se informam junto de um criador sobre o temperamento e características da raça. Adquirem o cão sem terem conhecimentos das suas necessidades. Para mim, isso é uma grande falha. Há uns tempos atrás, mostraram na televisão um caso de um homem de 70 anos que foi atacado e morto pelos seus dois Rotties. Está claro que este episódio serviu, e de que maneira, para reforçar a idéia dos Rotties serem cães assassinos. No entanto, reparei que as imagens mostraram duas boxes no quintal onde os cães viviam , o que me leva a crer que a ligação entre aquele dono e os Rotties era nula, para não falar na frustração dos cães por se sentirem presos numa box durante a maior parte da sua vida. Um dos grandes prazeres e necessidades dos Rotties é estar com os donos.
Infelizmente, os media também gostam de explorar situações trágicas. Por que é que não mostram, também, programas de Dobies a detectarem drogas e explosivos por exemplo ?
Cumprimentos,
Alexandra
Responder

Voltar para “Cães”