A minha 1º gatinha em apartamento

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Mary83
Membro Veterano
Registado: sexta set 17, 2010 9:48 am

sexta set 17, 2010 9:59 am

Olá a todos!
Sou nova aqui pelo forum por isso ainda estou um pouco perdida :? se fizer alguma asneira desculpem-me!

Estou a pensar adquirir uma gatinha azul da russia, já iniciei contacto com um gatil que faz criação mas estou um pouco perdida com os procedimentos. Sei que a gata tem pedigree, vai haver contrato de compra/venda, no entanto a senhora diz-me que apenas me dará o Lop depois de eu castrar a miaufas (já que é para companhia), eu perguntei se ela já tinha chip e a senhora disse-me que não! :roll:

Confesso que estou confusa, pois é a primeira vez que vou ter uma gatinha com pedigree, já tive vários gatos mas eram todos vadios adoptados, por isso não sei ao certo quais são os procedimentos a seguir.

- Não deveria ser a criadora a colocar o chip logo no inicio antes de vender a gatinha?
- Eu comprando a gata sem chip, posso colocar eu? Onde e como faço?

Ficarei agradecida pela vossa ajuda!
Obrigada :D
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta set 17, 2010 10:34 am

Antes de mais tenho de louvar essa criadora, pois exigir a esterilização das suas ninhadas destinadas a companhia mostra ser uma pessoa responsável e preocupada. De facto há demasiados animais supostamente de raça (sem LOP) com características indesejáveis, a procriar e a estragar as raças e mesmo dos com LOP nem todos estão aptos a reprodução, daí serem apenas para companhia como
é o caso. Era bom ver mais criadores com essa preocupação.

Quanto ao chip esclareça com ela. Pode vir com chip em nome dela e depois alterarem os dados ou se vier sem chip pode colocar você. Mas se tem dúvidas pergunte-lhe.

Não posso deixar de dizer que também existem gatos SRD da cor azul, para quem gosta da cor sem fazer questão da raça e quer adoptar. :wink:
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
Mary83
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 10:50 am

Sim... O que a criadora me disse foi que primeiro eu esterelizava a gatinha, depois ela envia-me o LOP e de seguida se eu quiser posso então colocar o chip. Eu só fiquei na dúvida porque pensei que o chip e lop estivessem associados, que para ter o Lop seria necessário a gatinha levar com o chip primeiro.
Sabem mais ou menos o valor pela colocação do chip, onde posso fazer?

Quando à raça, já há alguns anos que sou fascinada pelos azuis da russia, mas nunca consegui encontrar nenhum abandonado, ou com a pelagem parecida!
<p><strong><u>Mary83</u></strong></p>
<p>Quanto mais conhe&ccedil;o o ser humano, mais gosto dos animais!</p>
MRJN
Membro Veterano
Registado: domingo abr 13, 2008 7:25 pm
Localização: PPPZ - Parece um Partido mas quer dizer Pablo/Pipa/Piggy e Zappa

sexta set 17, 2010 10:54 am

Olá!

Quanto ao chip posso dizer que é o vet que o coloca. No fim entrega-lhe 3 cópias: 1 para si, 1 para a junta para registar a gatinha na junta de freguesia da sua residência e outro para enviar por correio à SIRA (Sistema de Identificação e Recuperação Animal) no caso de os dados que o vet indicou via web não cheguem à SIRA ou estejam errados.

Pelo menos com o nosso cão foi assim.

A introdução do chip é com uma agulha própria (tipo a dos piercings para a língua :lol: ) e não doi (o nosso não se queixou). E lá tem toda a informação do seu bichinho.

A raça, a cor, a espécie, morada, telefone, nome do vet, data de nascimento do bicho, n.º de registo e pedigree.

Boa sorte!
NessieG
Membro Veterano
Registado: segunda set 14, 2009 8:38 am
Localização: 3 gatinhos:Buffy;Mia;Simão e 3 porquinhas da india: Pitchu, Blitzen e Vixen

sexta set 17, 2010 10:56 am

Olá!

Chip nos gatos não é obrigatório, só nos cães, mas estou a pensar em por nas minhas princesas por uma questão de segurança, o preço depende de vet para vet, no vet onde vou fica a 25eur.

Eu tenho uma paixão enorme pelos Maine Coon mas por enquanto não tenho coragem de comprar um com tantos gatinhos para adoptar, mas um dia hei-de ter um :).

Boa sorte com a nova gatinha :)
Mary83
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 11:06 am

Obrigada pelas vossas respostas!
MRJN - disse-me que é colocada toda a informação da gata no chip, mas questiono-me uma coisa, se a criadora só me dá o Lop depois de eu castrar a gata, para eu poder ter informações sobre o registo e pedigree terei então de colocar o chip só depois da tratadora me mandar o Lop correcto?

Nessie - eu tenho já dois "rafeiritos" muito fofos e meiguinhos (que só fazem traquinices) mas de facto a paixão pelos azuis da russia é cada vez maior e já andava aos anos para conseguir ter uma
kaminaru
Membro Veterano
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm

sexta set 17, 2010 11:09 am

NessieG Escreveu:Olá!

Chip nos gatos não é obrigatório, só nos cães
De acordo com as informações dos vets dos meus caes, o chip não é obrigatório em cães.
MRJN
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 11:23 am

Bem eu pus chip por quesões de segurança, já registei na junta de freguesia tb e agora segue-se o seguro.

Pois sendo assim só mesmo depois de a gatinha estar castrada...
elsasmc
Membro Veterano
Registado: terça jun 17, 2008 2:46 pm
Localização: Kikas, Xaninha, Luna, Fofinha e Babsy mais todos os outros q entram e saem em FAT

sexta set 17, 2010 11:42 am

Já dei vários gatos azuis, como por exemplo o Tobias
http://arcadenoe.sapo.pt/petsite/tobias/43544

E agora temos a Larissa, azul e branca, que nem a beleza lhe vale...
http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopi ... sc&start=0

Podia ter procurado bem que se encontra gatos azuis para adopção, mas já que decidiu comprar ao menos parece ser uma compra ponderada e a um criador sério e não criadeiros de vão de escada.

O chip nos gatos é bom claro, mas infelizmente poucas pessoas se dão ao trabalho de ver se um gato encontrado tem chip, tem mais resultados no caso dos cães. E mesmo assim, convém certificar que os dados foram mesm enviados para a base de dados pois há animais com chip e sem dados associados, porque o vet não deu seguimento aos papéis.
<p>O ronronar sai de uma v&aacute;lvula de seguran&ccedil;a existente no pesco&ccedil;o do gato para atenuar o excesso de satisfa&ccedil;&atilde;o.
</p>
<p>ADAP - Associa&ccedil;&atilde;o de Defesa dos Animais de Portim&atilde;o <a href="http://animaisdeportimao.blogspot.com">http://animaisdeportimao.blogspot.com</a></p>
MRJN
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 11:53 am

elsasmc Escreveu: E mesmo assim, convém certificar que os dados foram mesm enviados para a base de dados pois há animais com chip e sem dados associados, porque o vet não deu seguimento aos papéis.
Por isso envei uma por correio à SIRA além dos dados enviados via web pelo vet.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 17, 2010 12:09 pm

kaminaru Escreveu:
NessieG Escreveu:Olá!

Chip nos gatos não é obrigatório, só nos cães
De acordo com as informações dos vets dos meus caes, o chip não é obrigatório em cães.
O seu vet que se informe melhor.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta set 17, 2010 12:16 pm

Mary83 Escreveu:Obrigada pelas vossas respostas!
MRJN - disse-me que é colocada toda a informação da gata no chip, mas questiono-me uma coisa, se a criadora só me dá o Lop depois de eu castrar a gata, para eu poder ter informações sobre o registo e pedigree terei então de colocar o chip só depois da tratadora me mandar o Lop correcto?
Grande confusão. O chip tem apenas um número. Esse número estará associado a uma ficha numa base de dados que contem os dados básicos do animal (espécie, raça, sexo, idade) e a identificação, morada e contactos do proprietário, o pedigree não interessa aqui.
Eu não sei como funciona no Clube Português de Felinicultura, no CP Canicultura o LOP só passa a definitivo quando o novo dono do animal chipa o mesmo em seu nome e passa essa info junto com o doc provisório para o CPC. Mas se a criadora diz que é opcional, é porque o CPF não o exige.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Mary83
Membro Veterano

sexta set 17, 2010 1:22 pm

Elsasmc - Os gatinhos são de facto muito fofinhos!
Dinodane - lol... de facto confusão mesmo, ando aqui meia perdida nisto de Lops e chips...
Responder

Voltar para “Gatos”