a kika esta doente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pedrod
Registado: sábado set 18, 2010 12:51 pm

sábado set 18, 2010 1:15 pm

Bom dia, nem sei muito bem começar visto ser a primeira mensagem mas vamos la.

Tenho uma gata com 7 anos que esta semana começou a sentir-se mal. Na terça feira achei-a muito murchita e com a respiração muito forte e levei-a ao vet. Ela la lhe fez um raio-x e viu uma mancha nos pulmoes (no mediastino?) e portanto começou-lhe a dar antibiotico para a broncopneumonia.
Entretanto teve de la ir todos os dias fazer soro porque estava muito desidratada, teve de fazer um clister porque estava cheia de fezes e nao ia a casa de banho e fez tambem uma punção de medula para tentar perceber se é linfoma. Mas quando vinha para casa comia, bebia e parecia melhor apesar de não dormir, penso eu porque o cateter do soro a incomodava.

Ate aqui tudo bem, mas ontem quando veio do vet e depois de lhe tirarem o cateter chegou a casa num estado como eu nunca tinha visto, fez chichi pelas pernas abaixo, uma respiração ofegante, com vomitos, enfim..a medica achou que foi pelo stress e para lhe dar algum tempo mas isto foi as 5 da tarde, a 00:00 estava ainda com muita dificuldade em respirar, como nunca tinha estado, respirava de boca aberta e com gemidos. A medica sempre me disse que se ela começasse a respirar assim para a levar ao hospital e foi o que fiz.

Ficou la durante esta noite passou umas horas numa camara de oxigenio e entretanto fui busca-la de manha e ela estava muito melhor, mas assim que entrou no carro começou logo a abrir a boca, chegou a casa e neste momento esta no mesmo estado em que estava ontem. Muita dificuladade em respirar, geme, não sabe como há-de estar, não come, não bebe.

Entretanto falei com a doutora que falou com o vet que a viu no hospital e parece que todos suspeitam do mesmo, ou seja, linfoma. Isto pela localização da mancha e a idade dela, ah e o resultado da medula veio inconclusivo.

Ela disse pa esperar e continuar a dar-lhe o antibiotico a ver se ela respondia porque 4 dias era muito pouco tempo mas sinceramente ja perdi qualquer esperança de que fosse uma pneumonia ou assim.

Acham normal esta reação dela? Estava tao bem hoje de manha no hospital, e assim que chega a casa entra neste stress.

Enfim, desculpem la o testamento mas estou a escrever aqui porque nao sei o que hei-de fazer, custa-me muito ve-la neste estado sem poder fazer nada e apenas esperar. Não sei se alguem aqui ja passou por algo semelhante, linfomas, dificuldades respiratórias...

Pedro Dias
June76
Membro Veterano
Registado: quinta jul 02, 2009 2:22 am

sábado set 18, 2010 1:46 pm

Pedro,

Lamento imenso o que está a passar com a sua gatinha. Eu não o posso ajudar pois não tenho qualquer conhecimento sobre as doenças que fala. Apenas espero que seja uma situação passageira.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

sábado set 18, 2010 2:30 pm

Pedro, estou um pouco como a June76...

Tenho uma gata asmática mas que, felizmente, há muito tempo que não tem crises.

Só me ocorre dizer-lhe o seguinte: se a Kika, em casa, fica nesse estado, não seria de continuar internada? Por outro lado, certamente foram os vets que lhe deram alta... Pelo sim pelo não, eu tirava dúvidas novamente com os veterinários do hospital, nem que seja fazendo um telefonema e descrevendo a situação. Eles lhe dirão se deve levar lá novamente a Kika ou não.

As melhoras da menina. :)
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
enolamai
Membro Veterano
Registado: domingo jun 13, 2010 9:30 am

sábado set 18, 2010 2:43 pm

lamento :(

as melhoras da gatinha. se for mesmo linfoma desejo-lhe muita força e coragem :wink:

lamento não conseguir ajudar mais....
pedrod

sábado set 18, 2010 3:19 pm

Obrigado pelas palavras.
Tassebem Escreveu:Pedro, estou um pouco como a June76...

Só me ocorre dizer-lhe o seguinte: se a Kika, em casa, fica nesse estado, não seria de continuar internada? Por outro lado, certamente foram os vets que lhe deram alta... Pelo sim pelo não, eu tirava dúvidas novamente com os veterinários do hospital, nem que seja fazendo um telefonema e descrevendo a situação. Eles lhe dirão se deve levar lá novamente a Kika ou não.

Pois, não há mesmo nada a fazer se não esperar mas custa muito ve-la desta maneira, é um desespero.

Eles deram alta porque ela estava muito melhor mas assim que a pus no carro começou logo a abrir a boca pa respirar. Eles acham que pode ser do stress porque ela que nunca teve nenhum problema de repente em 4 dias tudo lhe aconteceu.

Por agora vou esperar ate que o antibiotico faça uma semana e depois logo se vê.
martasal
Membro Veterano
Registado: terça dez 22, 2009 6:48 pm
Localização: Nina, Tété e Ruca; mais os que vão aparecendo em condições especiais...

sábado set 18, 2010 3:26 pm

Tassebem Escreveu:Pedro, estou um pouco como a June76...

Subscrevo as palavras da Tassebem. As melhoras da Kika.
<p>Se os humanos t&ecirc;m Alma,os animais tamb&eacute;m t&ecirc;m Alma. Se os humanos t&ecirc;m Livre Arb&iacute;trio, os animais tamb&eacute;m o t&ecirc;m. Se n&atilde;o podermos saber isto com toda a certeza,ao menos poderemos dar-lhes o benef&iacute;cio da d&uacute;vida!&nbsp; </p>
<p>Marc Bekoff</p>
Nita77
Membro Veterano
Registado: quinta mai 28, 2009 10:48 am

sábado set 18, 2010 5:57 pm

Também concordo com a Tassebem.

Mais vale insistitr com os vets do que a situação piorar e, se achar que algo mais podería estar a ser feito, não hesite e peça já outra opinião.

As melhoras da gatinha.
<p>"Vir&aacute; o dia em que a matan&ccedil;a de um animal ser&aacute; considerada crime tanto quanto o assassinato de um homem."&nbsp;Leonardo da Vinci</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado set 18, 2010 6:17 pm

as melhoras e que não seja nada de grave
anjjazul
Tassebem
Membro Veterano
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 19, 2010 1:24 pm

E como está a Kika hoje? Espero que melhor. :)
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
pedrod

domingo set 19, 2010 4:19 pm

Nem por isso.

A respiração esta mais estabilizada apesar da dificuldade mas não come desde sexta feira e só do cheiro da comida fica logo com vomitos. A vet ontem disse-me que era mais preocupante o desconforto dela (tambem ja não dorme a uns dias) do que propriamente o não comer visto ter estado a soro na sexta.

Estou muito preocupado porque nesta altura ja gostava de ver alguma melhoria, nem que fosse no apetite mas ela esta cada vez mais fraca.

Amanha vou ao vet e provavelmente terei de começar a tomar algumas decisoes, veremos.
Tassebem
Membro Veterano

domingo set 19, 2010 4:32 pm

Então ficamos à espera de notícias amanhã e que até lá a Kika melhore.
&laquo;Ningu&eacute;m cometeu maior erro do que aquele que nada fez, s&oacute; porque podia fazer muito pouco.&raquo; Edmund Burke
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo set 19, 2010 4:35 pm

As melhoras da Kika

Na minha opinião ela devia ainda estar internada, se não come e está com problemas respiratórios, nem sei como lhe deram alta :(
S&oacute;nia
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

domingo set 19, 2010 7:06 pm

catrules Escreveu:As melhoras da Kika

Na minha opinião ela devia ainda estar internada, se não come e está com problemas respiratórios, nem sei como lhe deram alta :(
NEM MAIS :o devia continuar a soro
anjjazul
pedrod

segunda set 20, 2010 8:18 pm

Bem, obrigado a todos os que aqui escreveram palavras de conforto.

Hoje fizeram-lhe uma citologia e tiraram-lhe quase um copo de agua :o de um liquido dos pulmoes e ao que parece isso estava-lhe a causar grande desconforto porque ela hoje ja esta a respirar melhor e ate ja bebe agua.

De qualquer das formas deram-me quase 100% certeza de ser um linfoma apesar de só amanha ter os resultados da citologia, que espero, sejam concretos para o bem ou para o mal.
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

segunda set 20, 2010 8:20 pm

As melhoras da Kika :(
S&oacute;nia
Responder

Voltar para “Gatos”