CÃES ASSASSINOS...OUTRA VEZ?!?!?!?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

alexandrasantos
Membro Júnior
Registado: domingo nov 02, 2003 8:06 pm

terça nov 18, 2003 8:35 pm

Sim, concordo plenamente que há uma grande diferença entre " perigoso " e " potencialmente perigoso ". As raças de guarda, incluindo os Rotties e Dobies como carinhosamente gosto de os chamar, foram genèticamente seleccionadas para guardar. Por isso é perfeitamente natural que a sua carga genética POSSA contribuir para ATITUDES agressivas mais frequentes do que raças que foram genèticamente seleccionadas para o pastoreio, por exemplo. Uma atitude agressiva não é de maneira nenhuma sinónimo de cão agressivo.
É óbvio que, pela força que têm, uma dentada dum Rottie ou Dobie faz muito mais estragos que uma dentada de um Caniche ou Cocker. No entanto, o Cocker é uma das raças propensas a sofrer de agressividade idiopática e um dos sintomas mais comuns desta patologia são ataques inesperados tanto a pessoas como a outros animais.
Para além do treino e socialização que já foram mencionados por outros membros, também há donos que antes de adquirirem um cão não se informam junto de um criador sobre o temperamento e características da raça. Adquirem o cão sem terem conhecimentos das suas necessidades. Para mim, isso é uma grande falha. Há uns tempos atrás, mostraram na televisão um caso de um homem de 70 anos que foi atacado e morto pelos seus dois Rotties. Está claro que este episódio serviu, e de que maneira, para reforçar a idéia dos Rotties serem cães assassinos. No entanto, reparei que as imagens mostraram duas boxes no quintal onde os cães viviam , o que me leva a crer que a ligação entre aquele dono e os Rotties era nula, para não falar na frustração dos cães por se sentirem presos numa box durante a maior parte da sua vida. Um dos grandes prazeres e necessidades dos Rotties é estar com os donos.
Infelizmente, os media também gostam de explorar situações trágicas. Por que é que não mostram, também, programas de Dobies a detectarem drogas e explosivos por exemplo ?
Cumprimentos,
Alexandra
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

terça nov 18, 2003 8:59 pm

Olá Alexandra,
Queria apenas fazer duas correcções:
Os Rottweilers não foram 'seleccionados geneticamente ' para guarda. Esta raça de origens ancestrais (vários séculos) era usada originalmente para pastoreio e condução de gado. Com o advento dos caminhos de ferro, as manadas deixaram de ser transportadas pelas 'estradas' e o cão perdeu muita da sua utilidade. Posteriormente teve uma fase da sua vida em que serviu para puxar carrocinhas ( pois é...os cães também servia para isso) dos açougueiros que iam para o mercado (e na volta também serviam de guarda da sacola de moedas para que os donos pudessem beber à vontade ;)). No inicio do Século XX, a policia alemã constatou as qualidades da raça em termos de temperamento, inteligência e facilidade de treino e decidiu usá-lo , tonrnado-o assim oficialmente um cão policia ( tal como o pastor alemão). Actualmente é usado para guarda e como companhia.
Muita gente tem esta imagem que o Rottweiler é uma raça criada recentemente e até produto de manipulação genética. Em paralelo com o Dobermann já ouvi até dizer que foram criados pelas SS do Hitler!!!! Absurdo!! O Rottweiler é uma raça que nasceu de forma semelhante a, por exemplo, o serra da estrela! O Dobermann foi uma raça criada (através de cruzamentos e selecção) por um cobrador de impostos ( que deu o nome à raça) que se queria proteger de assaltantes nas suas deslocações.

O homem que foi morto pelo casal de rottweilers não era o dono dos cães, mas sim o pai do dono dos caes. E, segundo chegou a constar ( mas não se aprofundou porque a hora não era propicia para falar nessas coisas ao dono dos cães) o senhor não era propriamente uma pessoa com muito tacto e carinho para lidar com cães, se é que me faço entender. Tudo o que eu possa dizer nesta base seria especular, mas vejo muitas hipoteses de provocar um "acidente".

Cumprimentos
Paulo C.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

terça nov 18, 2003 9:45 pm

No entanto, o Cocker é uma das raças propensas a sofrer de agressividade idiopática e um dos sintomas mais comuns desta patologia são ataques inesperados tanto a pessoas como a outros animais.
Sem dúvida, eu conheci uma senhora que tinha um cocker, de tal modo agressivo, que ela já tinha ido várias vezes ao hospital para receber tratamento médico, muitas vezes para ser cosida, porque o cão dela simplesmente estava muito bem a dormir debaixo de uma cadeira e sem mais nem menos atirava-se às pernas dela e mordia até que alguém viesse em seu auxilio. Eu várias vezes perguntava o que se passava com aquele cão, e quem a conhecia dizia que nunca tinha batido ao cão, e ele já era bem velho, e nunca ralhava com ele... Ela era mordida e quase que tinha pena do cãozinho porque ele não sabia o que fazia....
Essa senhora tinha um Renault 5 velhote e teve de mandar por redes de protecção porque já tinha tido vários acidentes à custa do cão... ele saltava do banco de trás para lhe morder na cabeça! :o
Isto sim, isto é um cão mesmo perigoso! E no entanto a raça é até aconselhada para quem tem crianças! :o ;)
Mas claro, como em todas as raças, há DONOS e DONOS...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Aleacim
Membro Veterano
Registado: terça nov 11, 2003 9:14 pm
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

quarta nov 19, 2003 12:00 am

antes de mais tenho de vos pedir desculpa mas...estou a fazer um trabalho sobre animais e precisava de opiniões sinceras de alguns donos de cães considerados "perigosos". como tal não poderia vir aqui pedir opiniões pois nunca são totalmente "abertas e verdadeiras" como quando "provocamos" uma reacção.
eu gosto de cães, adoro caes, claro que tenho preferencia entre umas raças e outras...mas quanto a ser perigoso ou não...também concordo que parte mais do dono do que do cão.
não queria ferir ninguem e muito menos tirar valor de alguma raça.
fiquei preocupada com a vossa reacção e continuo sem saber como irão reagir pois não vos quero "usar" mas precisava de opinioes sinceras...de alguem que ama os seus cães e que os defende.
sei que não é a forma mais correcta, mas não podia correr o risco de ter opinioes influenciadas.
já agora...espero não estar a abusar...
...vou fazer um trabalho sobre animais que (em principio) se intitulará "oferecidos no Natal, abandonados no ano novo" (frase muitas vezes usada no forum). pedia assim a todos aqueles que queiram ajudar a fazer um trabalho com vista a chamar a atenção para o problema do abandono dos animais para de alguma forma deixarem o seu contributo...uma opinião, um artigo que conheçam, um lugar onde se pode deixar os animais quando se viaja.
será um trabalho curricular (universitário). mas acredito que qualquer meio serve para chamar a atençao para essa triste realidade por que passam muitos animais ao serem abandonados.

mais uma vez peço DESCULPA se feri os sentimentos de alguem ou se acham que não procedi correctamente...mas o meu unico objectivo e defender os animais e mostrar todas as faces de um problema.

espero não ser mal compreendida e espero ainda poder contar com a ajuda de todos no trabalho que referi sobre o abandono de animais.

obrigada
Pedra
Membro Veterano
Registado: sexta set 20, 2002 9:41 pm

quarta nov 19, 2003 12:09 am

Aleacim Escreveu: antes de mais tenho de vos pedir desculpa mas...estou a fazer um trabalho sobre animais e precisava de opiniões sinceras de alguns donos de cães considerados "perigosos".
...vou fazer um trabalho sobre animais que (em principio) se intitulará "oferecidos no Natal, abandonados no ano novo" (frase muitas vezes usada no forum). pedia assim a todos aqueles que queiram ajudar a fazer um trabalho com vista a chamar a atenção para o problema do abandono dos animais para de alguma forma deixarem o seu contributo...
O trabalho é sobre cães considerados "perigosos", ou sobre o abandono de animais?
Isabel
Aleacim
Membro Veterano
Localização: cão (yorkshire terrier - tó; rafeiro - santacomba; husky-caniche - tobias) gata (siamês - tareka)

quarta nov 19, 2003 12:13 am

[quote=Pedra]

O trabalho é sobre cães considerados "perigosos", ou sobre o abandono de animais?
Isabel
[/quote]

o trabalho que vou começar agora é sobre abandono de animais.
o trabalho anterior é que era sobre animais considerados perigosos (o termo não é meu) e sobre até que ponto o seriam. foi também um trabalho curricular.
AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

quarta nov 19, 2003 12:51 am

Quais serão as raças de cães potencialmente perigosos afinal? TODAS

Quais são as raçãs de cães perigosos? Esta questão tem que ser colocada de outra forma, mais ou menos assim: Quais são as pessoas que necessitavam de aprender alguma coisa antes de ter um cão? Aquelas que tornam um cão perigoso... isto já de animo leve para não falar daqueles que necessitariam mesmo de um tratamento psiquiatrico.

Quero com estas questões dizer que sinceramente não consigo entender o porquê de que se fala em raças de cães perigosos quando se deveria falar de pessoas incapacitadas para ter um cão. É que realmente não entendo mesmo... ultrapassa-me... senão reparem como podem falar em raças perigosas, darei como exemplo um rott e um SRD do mesmo tamanho e porte, qual é a diferença???? Que eu saiba ambos têm dentes e ambos podem morder ao ponto de causar a morte até!!

Então e os cães de pequeno porte? Não têm dentes na mesma? Tudo bem é mais dificil conseguirem matar alguém, mas não é possivel? Principalmente nos tão falados casos de crianças?

Se querem listar raças potencialmente perigosas, coloquem todas as raças existentes na mesma lista e incluam também os SRD!!!

Isto faz lembrar o transporte de cães em comboios, é obrigatório o uso de açaime mas no entanto só "implicam" com cães de grande porte, é que os pequenos não mordem querem ver!!! :roll:

E para finalizar, não, não estou com esta "conversa" toda porque tenho um cão erradamente listado como potencialmente perigoso, como algumas pessoas são acusadas (não me refiro aqui!), tenho uma golden, mas não é por isso que vou deixar de me preocupar, porque hoje são os rotts, pitts etc... amanha serão todos e em vez de cães passamos a ter um animal dentro de uma gaiola na sala para enfeitar :evil:
Pedra
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 12:54 am

Como prefere, pm ou aqui mesmo?
Nem tem conta...
AleCa
Membro
Registado: quinta nov 06, 2003 6:43 pm
Localização: Cadela - Kyara, Gatos - Mel, Bianca, Cuca, Pirralho, Soneca, Lana e Dolly

quarta nov 19, 2003 1:03 am

Pedra Escreveu: Como prefere, pm ou aqui mesmo?
Nem tem conta...
Suponho que essa resposta seja para a Aleacim... desculpe mas se era para mim não entendi :oops:
Aleacim
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 1:05 am

Pedra Escreveu: Como prefere, pm ou aqui mesmo?
Nem tem conta...
eu não sei se estava a fazer a pergunta a mim mas suponho que sim.
eu abri um topico/forum que se chama trabalho sobre abandono de animais de estimação. podem responder aqui, lá ou mesmo para o email [email protected]

quanto a isso da conta...desculpe a ignorancia...sou nova poor aki...não sei a que se refere.
obrigada
Pedra
Membro Veterano

quarta nov 19, 2003 1:16 am

Aleacim Escreveu:
quanto a isso da conta...desculpe a ignorancia...sou nova poor aki...não sei a que se refere.
obrigada

:p não descanse que não lhe estou a pedir o seu número de conta bancaria ;)
Isabel
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

quarta nov 19, 2003 2:49 pm

Boas
Aleacim, de certa forma compreendo o que fez, mas nem por isso concordo. Aqui há algum tempo, um outro membro deste fórum estava a realizar um trabalho pelas mesmas razões, mas dirigiu-se às pessoas em particular (por pm) que achava que poderiam ajudar. Creio que esta sim era a atitude correcta a ter, mas enfim. Águas passadas.
Boa sorte para os trabalhos.
Aleacim
Membro Veterano

quinta nov 20, 2003 12:21 am

Pedra Escreveu:
Aleacim Escreveu:
obrigada

:p não descanse que não lhe estou a pedir o seu número de conta bancaria ;)
Isabel
Se me pedisse era bom sinal...pois se tivesse o numero da minha conta a unica coisa que podia fazer era depositar ;) o que é optimo pra mim.

de qualquer maneira...sempre que tiver algo a acrescentar sobre o tema que propos pode faze-lo no forum ou deixar uma mensagem privada :)
obrigada
dip
Registado: segunda fev 10, 2003 3:06 pm

quinta nov 20, 2003 2:46 am

é impressionante a ignorancia humana ....
Animais potencialmente perigosos são todos aqueles q vivem á face da terra o instinto de sobrevivência é o instinto mais forte q existe na terra e os cães não são excepção se atacam ou é por medo , desconhecimento (falta de sociabilização),ou por condiccionamento (adestracção) e não pense q os Yorkshire`s são diferentes precisam do mesmo treino q os cães maiores as vezes até mais pois ao serem tratados como bonecas barbies perdem a noção de q são cães e q existe uma hierarquia q precisa de ser respeitada e metem-se em problemas .
Há e só mais um concelho sobre cães [u]potencialmente perigosos [/u] (oss q os ignorantes da assembleia da republica nos querem impingir e os q outros ignorantes q ando pelas nossas ruas consideram) ,quando quiser reconhecer um é muito simples , [u]OLHE PARA O DONO DO ANIMAL[/u]
dip
Registado: segunda fev 10, 2003 3:06 pm

quinta nov 20, 2003 2:47 am

é impressionante a ignorancia humana ....
Animais potencialmente perigosos são todos aqueles q vivem á face da terra o instinto de sobrevivência é o instinto mais forte q existe na terra e os cães não são excepção se atacam ou é por medo , desconhecimento (falta de sociabilização),ou por condiccionamento (adestracção) e não pense q os Yorkshire`s são diferentes precisam do mesmo treino q os cães maiores as vezes até mais pois ao serem tratados como bonecas barbies perdem a noção de q são cães e q existe uma hierarquia q precisa de ser respeitada e metem-se em problemas .
Há e só mais um concelho sobre cães [u]potencialmente perigosos [/u] (oss q os ignorantes da assembleia da republica nos querem impingir e os q outros ignorantes q ando pelas nossas ruas consideram) ,quando quiser reconhecer um é muito simples , [u]OLHE PARA O DONO DO ANIMAL[/u]
Responder

Voltar para “Cães”