O regresso do Kiko

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
paulograve
Membro Veterano
Registado: domingo nov 08, 2009 11:05 am
Pretita;
Chico;
Sushi

domingo set 19, 2010 3:09 pm

Lamento imenso o sucedido....
Mas acho muito estranho, que tipo de contacto tiveram os gatos, o grande cheirou o pequeno, pelo comportamento dele nao acredito que o tenha lambido, a unica forma de contagio poderá ter sido indirectamente através das vossas mãos, é a unica explicação...

Mas nao deixe que isto a mande abaixo, se tem condiçoes, e um dia lhe aparecer uma daquelas situaçoes que todos nos sabemos, adopte-o! O seu bichano pode estranhar, mas adapta-se, e vai acabar por lhe fazer bem!

Tenho uma gata à 6 anos, e nao ponderava ter mais nenhum, vivo em apartamento, à coisa de 1 ano encontrei uma bicha na rua esquelética, comecei a dar-lhe comida, quando ela ficou em cio, mandei esteriliza-la, e como tinha que fazer pos-operatorio num sitio sossegado, meti-a num quarto vazio do meu T2, recuperou, e acabou por ficar, a minha outra que é super agressiva com pessoas estranhas, mas comigo é só mimo, foi um filme para se adaptar, tive que lhe cortar as unhas para nao se magoarem, ao fim de 1 mes, ja se toleravam, agora ainda nao se dao bem, mas toleram-se e sao ambas felizes, as vezes dou com elas as 2 na cama, uma em cada canto é certo!
No outro dia encontrei um gatinho abandonado com menos de 2 semanas de vida, aqui esta ele na minha sala, biberao a cada 3 horas, ta com uma diarreiazita, e nao sei se o consigo vingar, espero que sim!

Para quem só queria 1!!!!
Mindless
Membro Veterano
Registado: quarta nov 25, 2009 9:52 am

domingo set 19, 2010 5:16 pm

Lamento muito Marmag.
Resta-me desejar as melhoras do Kiko.
Em relação à reacção do seu marido, acho-a compreensível, mas não posso concordar com ela.
Tenho o meu Yuri doente, ainda não sabemos o que tem, aguardamos o resultado das análises.
O pequeno veio cá para casa para fazer companhia á Sakura que nos parecia tristinha. 3 ou 4 dias depois do Yuri chegar a Sakura adoptou-o; parecia mesmo mamã dele.
Ora, mediante o resultado das análises do Yuri, a Sakura poderá vir a ser testada também, pois ele pode ter transmitido o parasita (é o que parece agora mais provável) à Sakura. Segundo a vet, o Yuri já estava doente antes de vir para nossa casa.
Espero sinceramente que a gatita não esteja doente, mas se estiver, nós estamos cá para ela e não me arrependo nada de ter adoptado o Yuri, doente ou não. Quando ele está bem, é sempre uma comédia cá em casa. Mete-se em tudo quanto é sítio, lava a loiça, lava o chão, lava as paredes, bebe água do bidé.

Adoptar gatinhos é sempre um risco, mas eu nunca deixaria de o fazer.
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 19, 2010 5:39 pm

Possivelmente são reacções a quente, Mindless, é natural.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo set 19, 2010 7:29 pm

De facto as colónias são situações "anormais" para os gatos, não é um comportamento próprio de um felino, e existem em contexto urbano, onde os animais são sustentados ou tem de alguma maneira acesso a uma fonte de alimentos. Penso que pode-se dizer que é um comportamento "criado" pelo homem.
O tipo de caçador que o gato é não lhe dá nenhuma vantagem em associar-se e enquanto os canídeos podem ajudar a criar filhotes que não são deles, os machos gatos tendem a ser perigosos para as crias e as fêmeas tendem a raptá-las , mas também as podem matar e eu vi já pessoalmente as duas situações. Portanto, a colónia não é de longe um exemplo de algo que os gatos façam por instinto!

Eu posso trazer um gato da rua mas duvido muitissimo de duas coisas: 1º que ele se sinta "grato" por isso....2º que ele tenha de dar também essa chance a outro! A nossa obrigação maior é em relação aos animais que já temos em casa. Penso que tudo o que fizermos depois terá de ter em conta o que já lá temos. Se os gatos pudessem falar acho que muitos donos não iam gostar do que ouviam, quando quisessem "ajudar" outros bichanos!

E sim, acredito mesmo que se deve, tanto em relação a animais como filhos, dar tudo a apenas um em vez de menos em relação a dois. Nunca acreditei que onde comem dois comem três e no género...
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo set 19, 2010 8:10 pm

Então mas quem tem um animal não pode ter outro porque o 1º pode não gostar?
Mas quem é que manda em casa, é o gato/ cão, ou somos nós?

Sim, o felino é por natureza um animal solitário, mas estamos a falar dos nossos gatuchos, estamos a falar de um ambiente urbano, em que este não tem necessidade de ir caçar para sobreviver, está em casa refastelado e tem comida na tigela à sua disposição quando quer, um outro animal ajuda muito a por exemplo se distrair e não ficar um gato apático por tantas horas sozinho à espera que os donos cheguem, ao menos correm, brincam, fazem wrestling, divertem-se :D

Em relação aos filhos, concordo que para os ter é necessário ter condições de disponibilidade de tempo e obviamente de algum dinheiro, mas sinceramente eu pessoalmente adoro ter dois irmãos mais velhos (irmão e irmã) que tanto me ajudaram e ensinaram e não trocaria essa experiencia por mais bens materiais que poderia ter, tivemos o suficiente e mais importante que isso fomos felizes e somos muito unidos, tenho pena das pessoas que não puderam/ podem ter irmãos, é maravilhoso, se bem que obviamente quando somos novos há sempre aquelas zangas super normais :wink:
Sónia
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

domingo set 19, 2010 8:28 pm

É claro que o dono mete em casa quantos bichos quiser, mas os gatos não vão em histórias de quem manda. Tem a sua vidinha própria cujas leis não são bem como as nossas!
E de facto muitas vezes está-se tão bem só com um, todo sossegadinho, para quê criar confusão?
O que acho piada é que as pessoas falam como se fosse para o bem dos gatos, mas se o gato pudesse escolher dizia logo que outro só se for para truca truca, de resto vai-te embora ó melga!
De pequeninos é uma coisa, agora introduzir um novo animal junto com um gato já adulto, acho que é um stress muito grande.
Tive 2 gatas desde bebés e mesmo assim, com muito espaço e liberdade, por vezes pegavam-se. Sei de certeza porque as conheci bem, que uma/um terceiro elemento seria um problema, os animais até se poderiam habituar mas até lá chegar seria expô-los a um stress enorme. Para quê?
Para fazer uma boa acção? Boas acções tinha de as fazer com elas, que nasceram numa arrecadação de uma gata semi vadia e bastante trabalho me deram!
catrules
Membro Veterano
Registado: sábado ago 08, 2009 11:29 pm
1 Gata
1 Papagaia

domingo set 19, 2010 8:39 pm

Os meus tem poucos meses de diferença e deram-se logo bem, ela veio num sabado á noite e juntámos os dois na 2ª feira, sem stress nenhum, eles são os dois ainda novinhos.

Eu, se pudesse tinha mais, não gatos, mas 1 cão e 1 coelho gostava de ter, adoro ver as diferentes especies a conviver são um espectaculo, mas é preciso tempo para cuidar dessa malta toda, por isso, por enquanto, só terei estes dois gatos :D
Sónia
Mindless
Membro Veterano

domingo set 19, 2010 9:30 pm

Tassebem Escreveu:Possivelmente são reacções a quente, Mindless, é natural.
Sei que é perfeitamente normal :wink: .
Com o passar do tempo, vai de certeza, reconsiderar. Mas sei que com o pouco tempo que o Kuiki esteve na família, a "fidelidade" ainda se deva muito mais ao Kiko.

Agora o que interessa é que o gatito melhore.
Que fim de semana mau para a gateza :( .
Tassebem
Membro Veterano
Registado: terça jul 01, 2008 4:01 pm
Localização: Tassebem, Mantorras, Flea, Mimas, Naná, Sprite, Andrea, Butterfly, Cristas, Tugui, Juca

domingo set 19, 2010 9:53 pm

moslie Escreveu:É claro que o dono mete em casa quantos bichos quiser, mas os gatos não vão em histórias de quem manda. Tem a sua vidinha própria cujas leis não são bem como as nossas!
E de facto muitas vezes está-se tão bem só com um, todo sossegadinho, para quê criar confusão?
O que acho piada é que as pessoas falam como se fosse para o bem dos gatos, mas se o gato pudesse escolher dizia logo que outro só se for para truca truca, de resto vai-te embora ó melga!
De pequeninos é uma coisa, agora introduzir um novo animal junto com um gato já adulto, acho que é um stress muito grande.
Tive 2 gatas desde bebés e mesmo assim, com muito espaço e liberdade, por vezes pegavam-se. Sei de certeza porque as conheci bem, que uma/um terceiro elemento seria um problema, os animais até se poderiam habituar mas até lá chegar seria expô-los a um stress enorme. Para quê?
Para fazer uma boa acção? Boas acções tinha de as fazer com elas, que nasceram numa arrecadação de uma gata semi vadia e bastante trabalho me deram!
Não queira saber o stress deles, moslie, cá em casa é uma fortuna em anseolíticos e psicólogos para os gatos e para o cão.
Cada caso é um caso, e no seu as gatas não se davam. Mas, na maior parte dos casos, corre bem e eles são visivelmente felizes.
Mas recentremo-nos no tópico, OK? Peço desculpa à Marmag que, neste momento, está triste pelo bebé e muito preocupada com o Kiko.
«Ninguém cometeu maior erro do que aquele que nada fez, só porque podia fazer muito pouco.» Edmund Burke
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

domingo set 19, 2010 11:09 pm

Antes de mais, lamento o que sucedeu. No entanto pode ser evitado se forem cumpridas duas regras:

1 O recém chegado deve ir ao veterinário antes sequer de entrar em casa.

2 Deve ser feito um período de quarentena de uma a duas semanas.

Se houver estes cuidados as coisas correm melhor de certeza.
As melhoras do Kiko.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
ambv
Membro Veterano
Registado: domingo mar 22, 2009 7:14 pm

segunda set 20, 2010 12:27 am

paulograve Escreveu:Lamento imenso o sucedido....
Mas acho muito estranho, que tipo de contacto tiveram os gatos, o grande cheirou o pequeno, pelo comportamento dele nao acredito que o tenha lambido, a unica forma de contagio poderá ter sido indirectamente através das vossas mãos, é a unica explicação...

Mas nao deixe que isto a mande abaixo, se tem condiçoes, e um dia lhe aparecer uma daquelas situaçoes que todos nos sabemos, adopte-o! O seu bichano pode estranhar, mas adapta-se, e vai acabar por lhe fazer bem!

Tenho uma gata à 6 anos, e nao ponderava ter mais nenhum, vivo em apartamento, à coisa de 1 ano encontrei uma bicha na rua esquelética, comecei a dar-lhe comida, quando ela ficou em cio, mandei esteriliza-la, e como tinha que fazer pos-operatorio num sitio sossegado, meti-a num quarto vazio do meu T2, recuperou, e acabou por ficar, a minha outra que é super agressiva com pessoas estranhas, mas comigo é só mimo, foi um filme para se adaptar, tive que lhe cortar as unhas para nao se magoarem, ao fim de 1 mes, ja se toleravam, agora ainda nao se dao bem, mas toleram-se e sao ambas felizes, as vezes dou com elas as 2 na cama, uma em cada canto é certo!
No outro dia encontrei um gatinho abandonado com menos de 2 semanas de vida, aqui esta ele na minha sala, biberao a cada 3 horas, ta com uma diarreiazita, e nao sei se o consigo vingar, espero que sim!

Para quem só queria 1!!!![/quote]

E eu para quem não queria nenhum pq achava que não tina condições, tenho três!! 8) E a última não tolera as outras duas. Ao fim de 1 ano lá ficam na mesma divisão, mas desde que não se aproximem muito, a coisa vai andando... No princípio era um inferno. Agora já estão melhores.

Marmag, lamento muito a morte do gatito. Quanto ao Kiko, há-de ver que melhora e esse comportamento é só temporário. Realmente é muito estranho essa virose só nesse gatito e ter pegado ao Kiko. Mas o que importa é que ele vai recuperar. Vamos fazer força para isso. :wink:
Marmag
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

segunda set 20, 2010 8:18 am

1 O recém chegado deve ir ao veterinário antes sequer de entrar em casa.

O Recem chegado não entrou em casa sem ir ao veterinário, foi desparasitado e observado. à partida estava tudo bem

Não fiz de facto periodo de quarentena, coloquei-os em sitios diferentes e fiz 2 breves apresentações

Fiz o que sabia...se soubesse o que sei hoje teria feito de outra forma :(
surceror
Membro Veterano
Registado: terça ago 31, 2010 8:29 am

segunda set 20, 2010 9:01 am

Marmag Escreveu:O Recem chegado não entrou em casa sem ir ao veterinário, foi desparasitado e observado. à partida estava tudo bem

Não fiz de facto periodo de quarentena, coloquei-os em sitios diferentes e fiz 2 breves apresentações

marmag,
Lamento muito o sucedido, apenas posso imaginar a angústia pela qual deve estar a passar...Por favor não se martirize..Não poderia prever que tal iria acontecer nem imaginar que o pequenino viria tão doente e tão rapidamente contagiar o Kiko, mesmo com o pouco contacto entre os dois...Tenho mesmo muita pena que tudo tenha corrido assim, principalmente pelo entusiasmo que tinha pela chegada do pequenino..
agora é esperar que o kiko recupere, e enchê-lo de mimos...
Espero que tudo corra bem e que o Kiko recupere bem e rápido.
Mindless
Membro Veterano

segunda set 20, 2010 9:08 am

Marmag Escreveu:1 O recém chegado deve ir ao veterinário antes sequer de entrar em casa.

O Recem chegado não entrou em casa sem ir ao veterinário, foi desparasitado e observado. à partida estava tudo bem

Fez o que sabia e a meu ver, a mais não é obrigada.
Não vale a pena bater mais no ceguinho. O pequenino não vingou, mas o Kiko vai conseguir superar esta fase menos boa.
Marmag
Membro Veterano
Registado: quarta jun 02, 2010 1:05 pm

segunda set 20, 2010 9:09 am

obrigada surceror
Ontem a vet disse-me que ele não come, nem faz as suas necessidades, também não vomitou e ela não vê sangue em lado nenhum.
Hoje vai fazer análise para vermos o que se está a passar

Obrigada a todos
Responder

Voltar para “Gatos”