Teorias sobre enigmas...

Fórum para trocar ideias, tirar dúvidas, colocar e responder a questões sobre os nossosss amigosssss

Moderador: mcerqueira

Responder
geckomorphs
Membro Veterano
Registado: sexta mai 22, 2009 12:24 pm

domingo set 19, 2010 10:03 pm

Resolvi partilhar duas teorias que na minha óptica assenta para melhor para explicar o síndrome enigma...como por aqui pelo fórum existe muitos users que tem enigmas resolvi partilhar....

Algunos opinaban que la luz intensa puede desencadenar los ataques. Esto tiene su explicación, como pasa con los ataques epilépticos (descargas neuronales), ya que el síndrome enigma tiene todas las pintas de ser también un síndrome neurológico. Aunque no he encontrado ninguna opinión más de gente que haya probado a mantener a oscuras a un enigma y que se recuperara del todo del síndrome una vez desencadenado.

Estas dos teorías son sobre los factores desencadenantes (lo que origina el ataque), y tienen su lógica en otras especies, incluyendo la nuestra, y también los jerbos predispuestos a la epilepsia, el estrés de cogerlos en la mano puede desencadenar de inmediato uno de estos ataques.

Pero la teoría que nos interesaría a nosotros es sobre las causas del síndrome, lo que verdaderamente sería la raíz del problema. La única teoría que he encontrado y que me suena plausible es la del déficit en la asimilación correcta de la vitamina B1, la tiamina. La tiamina es muy importante para el sistema nervioso (incluyendo nervios y cerebro) porque ayuda a que absorban la glucosa que necesitan. La ausencia de tiamina provoca la degradación de las fibras nerviosas y problemas como falta de coordinación y hormigueo en las extremidades. Es importantísima para tratar el síndrome de abstinencia y el "delirium tremens" en los alcohólicos ...
La teoría es que los enigmas tendrían algún problema en absorber o utilizar correctamente esta vitamina, y esto les ocasionaría estos problems neurológicos. Puede que algunos la absorbieran mejor que otros y por eso no mostraran los síntomas ... esto sería la explicación de por qué unos sí y otros no. De nada serviría añadir vitamina B1 en su dieta si el problema es que no la saben aprovechar.

La otra teoría es bastante diferente, y se basa en que quizás el problema de los enigmas no es neurológico sino vestibular, ya sabéis, el sistema del oído que controla el equilibrio, ya que las personas afectadas por problemas vestibulares tienen problemas de equilibrio, inestabilidad, sensación de giro y movimiento de los objetos.
La base de esta teoría, es que estos problemas podrían ser desencadenados por el nistagmo, que es un movimiento involuntario de los ojos causado por el mal funcionamiento de las áreas del cerebro que controlan los movimientos oculares, y también por alteraciones en el oído medio.
La explicación de esta teoría es que el nistagmo es muy típico en los albinos (también en los humanos albinos), y lo cierto es que el gen enigma apareció por primera vez como mutación aleatoria, en los Bell albinos. Así que los primeros enigmas fueron Bell enigmas, que eran albinos sólo de ojos (albinos oculares) y no de cuerpo. Puede que les quedara este trastorno por conservar este gen que casualmente quedaría asociado con su albinismo ocular, porque el resto del cuerpo no tenía características de albino. Y quedaría tan íntimamente ligado el gen enigma al nistagmo, que sería inherente en él.

Desculpem estar escrito em espanhol mas eu retirei isto dum fórum espanhol e nunca traduzi.....

Fonte: fórum espanhol agora qual não me recordo visto que tenho muita informação compilada sem os sites...
trustz
Membro Veterano
Registado: sexta jun 06, 2008 2:45 pm
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo set 19, 2010 10:59 pm

A teoria das causas oculares e das luzes parece-me plausível mas também de certa forma um pouco contraditória.

Vejamos que tanto enigmas mantidos em zonas escuras como zonas claras apresentam o syndrome e outros nem sequer o apresentam.
Além disso, quem tem geckos normalmente mantem tudo nas mesmas divisões alojados nos mesmo tipo de set-ups, e nem todos atrofiam.
Penso que no caso do syndrome haja também muito fortemente aplicado o factor "azar" que neste caso se aplica aos animais com syndroma elevado.

Vou dar 2 exemplos daqui de casa que não estão directamente relacionados com luzes, uma vez que mantenho TODOS os geckos com a mesma luminosidade.

No ano 2008 penso eu, foi quando adquiri o primeiro enigma. Uma fêmea que comprei com 4 meses, completamente às cegas, ou seja, sem saber se apresentava ou não syndrome, na verdade eu nem estava muito a par da "doença", comprei o animal porque o axei simplesmente lindo, apesar de parecer "feio pa caramba" compatativamente com outros. Nunca em momento algum mostrou algum sintoma diferente de todos os geckos que tenho. A única coisa nela que se via enigma eram os olhos pretos (sem eclipse, que eu saiba) e as pintas e marcações no corpo/ cauda relativamente limpa.

Dessa fêmea tive algumas crias, desde Tremper Enigmas, a Enigmas het Tremper, Albinos sem enigma e normais sem enigma embora com padrões mais Jungly.
De todos esses animais nunca vi nenhum caso de syndroma ou atitude estranha a caçar ou mudar de pele, a não ser um caso relatado no final de 2009, mas segundo o dono se tinha syndrome era muito leve.
O que reparei e me deixeu impressionado foi o grau decrescente de qualidade genética, ou seja a nível de escala. Começaram a nascer Tremper Enigmas e Enigmas het Tremper. Depois nasceram Enigmas het Tremper e Tremper Albinos. Depois nasciam só Tremper albinos e no fim tive 2 normais. Ou seja. é como a evolução das morphs em geckos leopardo, mas no sentido inverso. começa-se com o TOp e acaba-se no Normal. Foi mesmo estranho para mim.

Em 2010 Cruzei a mesma femea enigma com um dos seus próprios filhos, um tremper enigma. Cruzei o mesmo macho com uma fêmea Raptor.

Do cruzamente entre os 2 enigmas sairam 1 enigma, 2 enigmas albinos, um normal e um blizzard. de todas as crias nenhuma apresentou syndroma ou algo parecido excepto num deles que inicialmente parecia ter um pequenino problema de "pontaria" mas que em pouco tempo parece ter desaparecido, se é que existia realmente. (cruzamento entre 2 enigmas).

Do cruzamento do Enigma Albino com Raptor nasceram 2 Tremper Enigmas. Se posso falar de syndrome sobre eles, sim. Ambos com um grau muito elevado. Pareciam "atrofiados" a todos os níveis. Não se alimentavam nem conseguiam mudar a pele sozinhos.
O problema das mudas de pele eu já conhecia como sendo comum nos casos mais avançados, mas nunca pensei que a dificuldade de alimentação fosse tão notória, mas na verdade era compreensível pois um animal que praticamente so anda em círculos e a cambalear nao conseguia nem olhar para o alimento quanto mais fazer pontaria.
Eu Já tinha visto animais com syndroma à venda numa feira, a virarem-se de barriga para o ar e a dar "cambalhotas" para trás, mas nunca o tinha presenciado de tão perto como foi com estes 2 bebés.
Manti os 2 durante pouco mais tres semanas e percebi que não havia volta a dar. Tudo o que podia correr mal com eles estava a correr pior ainda. ambos tiveram o mesmo destino. O qual estou completamente convicto que foi o mais acertado. Envolveu um adormecimento e posteriormente morte de processo não doloroso.

Descrito em poucas palavras, era uma doença mental acentuadíssima como se via descrito na internet, mas presenciada ao vivo e a cores.

Agora a situação que me deixa a pulga atrás da orelha.

Várias teorias dizem que cruzando enigmas com não enigmas reduz a probabilidade ou o grau de sindroma dos nascimentos e que cruzando enigmas aumenta-se muito o numero e grau de syndrome. E eu pergunto-me, porque é que, sendo filhos do mesmo pai Enigma Albino, os filhos da femea Raptor apresentavam syndroma e os filhos da Enigma (filhos de 2 enigmas) não apresentavam qualquer sintoma À semelhança dos do ano anterior.
Todos os bebés são mantidos exactamente nas mesmas condições, e com o mesmo grau de luminosidade. relembro que de ambas as femeas nasceram enigmas albinos.

Se fosse para criar uma teoria baseada no que por cá aconteceu nestes anos, o que eu diria, (parecendo estúpido ou não) é que se geckos nascem com syndroma acentuado, a culpa será da fêmea, enigma ou não. Mas dizendo isto baseio-me apenas em 2 machos e 2 femeas. Longe de ser um "estudo" plausível penso eu.

Resumindo esquematicamente os acontecimentos de cá.

Albino Macho não enigma X Enigma Femea = Não Syndrome (excepto 1 caso leve no final)
Albino Enigma Macho X Enigma Femea = Não Syndrome (com dúvidas leves num dos caso)
Albino Enigma Macho X Albino não enigma Femea = Syndroma acentuado

Isto foi o resultado da minha experiência física com enigmas.
Os 2 Enigmas com syndroma a nascer cá em casa, foram factor suficiente e determinante para eu parar com a criação de enigmas. A partir do momento em que "senti" que estava de certa forma a contribuir para a criação de animais mentalmente desajustados. Deixei também o apelo a quem ficou com os que não apresentavam syndrome para que fossem mantidos como "pet-only". E Estando eles com quem estão, acredito que assim será.

No geral, e reunindo todos os casos relatados que conheço, o controlo deste tipo de doenças não está nas nossas mãos. Podemos evitá-la deixando de reproduzir enigmas, e apelando aos nossos amigos e conhecidos e a nós mesmos para não adquirir ou reproduzir mais enigmas, sejam eles aparentemente saudáveis ou não. Feliz ou infelizmente aconselho-o por experiência própria.
Ricardo Leitão
Calsonic
geckomorphs
Membro Veterano

domingo set 19, 2010 11:23 pm

Eu na minha opinião isto esta relacionado com os genes transmitido pelo pai ou seja, o pai enigma tem uma pré-disposição para transmitir o gene que acentua o síndrome nos filhos enigma...isto sabendo que o macho tem mais predominância na transmissão de genes..

Quanto ao cruzamento de enigma com os normais para fazer baixar a probabilidade do síndrome, na minha opinião, isso não resulta visto que o gene é sempre transmitido ou por parte da mãe ou do pai...agora pode acontecer e acredito que aconteça é uma diminuição nos sintomas visíveis.
trustz
Membro Veterano
Localização: BOLD STRIPED BANDIT DIABLO BLANCO SNOW GIANT SUNGLOW JUNGLE ECLIPSE EMERINE DESIGNERS

domingo set 19, 2010 11:47 pm

QUando se fala em enigma syndrome, fala-se em sintomas visíveis. Pelomenos para mim. Sempre li que syndrome estava sempre presente em todo e qualquer enigma, mesmo que escondido no fundo do poço.
E a minha fêmea comprova isso.
Ricardo Leitão
Calsonic
geckomorphs
Membro Veterano

segunda set 20, 2010 12:23 am

Disseste aquilo que eu tinha acabado de dizer...
trustz
Membro Veterano

segunda set 20, 2010 5:50 am

quanto aos genes transmitidos pelo pai... e se este nao for enigma?
Ricardo Leitão
Calsonic
geckomorphs
Membro Veterano

segunda set 20, 2010 10:57 am

quando falei do genes enigma do pai, falei a titulo de exemplo....desde que um dos progenitores tenha gene enigma passa a copia do gene para as crias...
Responder

Voltar para “Répteis e Anfíbios”