Primeiro cio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
TheZen
Membro
Mensagens: 162
Registado: sexta jun 11, 2010 6:00 pm

segunda set 20, 2010 10:54 am

Como não sei gostaria de saber com que idade se dá o primeiro cio e quando há o perigo de as cadelitas engravidarem. Muito obrigada
Bondage2010
Membro Veterano
Mensagens: 5838
Registado: terça set 08, 2009 12:03 pm
Localização: *********

segunda set 20, 2010 12:05 pm

TheZen Escreveu:Como não sei gostaria de saber com que idade se dá o primeiro cio e quando há o perigo de as cadelitas engravidarem. Muito obrigada
O primeiro cio pode dar-se partir dos 6 meses de idade geralmente ...e o perigo de engravidar pode dar-se durante o período do cio se a cadela tiver com um cão. 8)
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 20, 2010 12:13 pm

Varia de cadela para cadela e tem relação com o porte. As mais pequenas iniciam mais cedo, por volta dos 6 meses, as de porte grande e gigante podem começar aos 9 meses ou mais tarde.
Depois de chegar a maturidade sexual fazem um cio de 6 em 6 meses.

Cada cio dura cerca de 3 semanas. Op eríodo em que têm maior chance de engravidar é na segunda semana mas isso não é certo, portanto o melhor a fazer é resguardar a cadela durante o tempo todo até sair do cio.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheZen
Membro
Mensagens: 162
Registado: sexta jun 11, 2010 6:00 pm

segunda set 20, 2010 12:31 pm

dinodane Escreveu:quote]

Muito obrigado. É que a cadelinha pequena que vêm na foto parecia ontem estar mas só faz 6 meses em 3 de Outobro e fiquei na duvida. Realmente o vet disse-me que a mais pequena seria um pouco mais cedo menstruada. É que há outra irmã que é muito maior e que já agora mostro aqui numa foto
Imagem
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda set 20, 2010 12:46 pm

e tem a certeza de que é mesmo cio? :?
Eu explico a minha pergunta: eu como tinha horror a anestesias, não tinha ainda esterelizado a minha Tucha Maria. Vai daí, quase na altura de vir o cio, começou com corrimento, e eu a ver se era o cio - mas de sangue, nada, só se lambia. Bendita a hora em que ela ia todos os meses ao VET cortar as unhas - 1º cão, e eu naba nestas coisas.
Era só uma piometra aberta :o resultado, depois de antibiotico e analises, faca com ela :?
Veja bem a Tucha Maria tb era de porte pequeno - é a cadelinha do meu avatar, e teve o 1º cio por volta dos 7 meses :!:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda set 20, 2010 12:50 pm

TheZen, as cadelas não menstruam.
O sangramento do cio nada tem a ver com a menstruação das mulheres e não se usa esse termo quando se fala de cadelas. É cio ou estro.
Há cadelas que não têm corrimento sanguinolento quando estão com o cio.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

TheZen
Membro
Mensagens: 162
Registado: sexta jun 11, 2010 6:00 pm

segunda set 20, 2010 12:52 pm

sofiaabreulopes Escreveu:
Veja bem a Tucha Maria tb era de porte pequeno - é a cadelinha do meu avatar, e teve o 1º cio por volta dos 7 meses :!:
Não era não e nem era nada. A mãe anda sempre a lavar as filhotas e pareceu-me ver sangue na vagina dela, mas era impressão minha porque fui logo buscar um paninho branco e nada.Tinha sido a própria saliva da mãe que fez a vagina ficar humida e parecer-me um pouquito de sangue. Mas como já andava com esta duvida decidi pôr hoje o tema e agradeço as informações.
sofiaabreulopes
Membro Veterano
Mensagens: 11414
Registado: quarta mar 29, 2006 8:19 pm
Localização: Micas Maria, Tobias Manuel, Lolita, *Ratatui* *Tucha Maria*

segunda set 20, 2010 12:53 pm

explicado!!!!! :wink:
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The little creature said, &ldquo;Dear Lord,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">There&rsquo;s not one name left for me.&rdquo;</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">The Father smiled and softly said,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">&ldquo;I&rsquo;ve left you &rsquo;til the end.</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">I&rsquo;ve turned my own name back to front,</p>
<p class="MsoNormal" style="MARGIN: 0cm 0cm 0pt">And called you Dog, my friend!&rdquo;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p><a href="http://chamaram-mesafira.blogspot.com/" ... om/</a></p>
<p><a href="http://www.patavermelha.com/">http://ww ... /</a>&nbsp;
</p>
<p>&nbsp;</p>
kaminaru
Membro Veterano
Mensagens: 577
Registado: segunda abr 12, 2010 5:17 pm
Localização: Pulgas, Bekas, Yu~Ki

terça set 21, 2010 7:22 am

Por incrivel que pareça a Bekas teve o cio aos 5 meses... ninguém estava à espera desta.... :(
MarciaSilva
Membro Veterano
Mensagens: 498
Registado: terça fev 24, 2009 8:50 pm
Localização: Orfeu - Pastor alemão *
Hilly - Bull Terrier *
Lucas - Europeu comum

terça set 21, 2010 7:59 pm

dinodane Escreveu:TheZen, as cadelas não menstruam.
O sangramento do cio nada tem a ver com a menstruação das mulheres e não se usa esse termo quando se fala de cadelas. É cio ou estro.
Há cadelas que não têm corrimento sanguinolento quando estão com o cio.
E depois há aquelas que têm corrimento sanguinolento durante todo o cio :evil:

:wink:

O 1º cio da minha cadela foi aos nove meses... o 2º já está atrasado pois já passaram quase 8 meses desde o 1º cio!
"Uso os animais para instruir os homens" Jean de La Fontaine
MaguiC
Membro Veterano
Mensagens: 886
Registado: domingo fev 28, 2010 5:22 pm
Localização: Vicky e Simba

terça set 21, 2010 8:44 pm

Só acrescento (e confirmem esta afirmação) que existem cadelas que só têm o cio uma vez por ano, mito ou não, isso já não sei, mas se alguém souber...(já não preciso de me preocupar com isso porque a Vicky tá esterilizada:) , mas gosto sempre de saber mais acerca dos bichos;) )
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça set 21, 2010 8:46 pm

Há sim.

As cadelas da raça Basenji só fazem um cio por ano, tal como as lobas.

Mas há casos esporádicos, ainda há pouco alguém disse que a sua PA só fazia um por ano.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”